O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Como falar Iggrien? (Parte I)

Iniciado por Valeffort, 20/08/2013 às 13:08

20/08/2013 às 13:08 Última edição: 20/08/2013 às 22:17 por Valeffort
O ALFABETO

O, A, I, E, U, B, D, Z, S, C, Q, T, P, G, R, N, M, L, H, V, F, W.

A GRAMÁTICA

PRONOMES

Spoiler

Existe um corpo total de 11 (onze) pronomes no idioma, são eles:

Haza (singular)

Spoiler
No (eu)
Eco (tu/você)
Mit (ele)
Tez (ela)
Din (isto)
[close]
Elv elp (plural 1)

Spoiler
Loid (nós) *inclusivo*
Ind (eles ou elas)
[close]
Elv els (plural 2)

Spoiler
Elg (nós) *exclusivo*
Elfi (vocês)
Olni (eles)
Old (elas)
[close]
[close]

TRANSFORMAÇÕES FUNDAMENTAIS

Spoiler

O verbo se transforma de acordo com tempo verbal + pronome pessoal:

(1) PRESENTE (ZAN) [O QUE É]
Spoiler
•   Na primeira e na sexta pessoa do presente, o verbo é conjugado após o radical da palavra. Aqui se adiciona a consoante 'n'.
•   Da segunda até a quinta pessoa do presente (pronomes singulares), o verbo se conjuga antes do radical da palavra. Aqui se adiciona a consoante 'd'.
•   Da sétima até a décima primeira pessoa do presente, o verbo se conjuga antes do radical da palavra. Aqui se aciona a consoante 'b'.
[close]

(2) FUTURO (OLW ZAN) [O POR VIR]
Spoiler
•   O futuro obedece a todas as regras de conjugação dos verbos no presente, contudo antes da forma conjugada do verbo, se adiciona a partícula 'owl' em todos os casos.
•   Caso o futuro seja incerto, a partícula a se usar é "Mom".
•   Caso o futuro seja idealizado, a partícula a se usar é "Tot".
•   "Owl" também é usado para futuros decididos no momento (repentinamente).
[close]

(3) PASSADO (EL ZAN) [O QUE FOI]
Spoiler
•   Na primeira e na sexta pessoa do passado, o verbo é conjugado após o radical da palavra. Aqui se adiciona a partícula 'um'.
•   Da segunda até a quinta pessoa do passado (pronomes singulares), o verbo se conjuga antes do radical da palavra. Aqui se adiciona a partícula 'el'.
•   Da sétima até a décima primeira pessoa do passado, o verbo se conjuga antes do radical da palavra. Aqui se adiciona a partícula 'mel'.
[close]
[close]

TRANSFORMAÇÕES FUNDAMENTAIS (II)

Spoiler

O pronome se transforma de acordo com tempo verbal:

[close]

ARTIGOS

Spoiler

Pronomes sempre são escritos, a princípio, com letra maiúscula. Por outro lado, artigos são iniciados, sempre, por letra minúscula.

Alguns exemplos.:

[close]

ARTIGO NEGATIVO REVERSATIVO

Spoiler

Dependendo da posição em que se encontra, o artigo "din" tem um efeito sobre o substantivo sobre o qual ele dá sentido. Observe as tabelas.

Na posição habitual do artigo, din não é mais do que um artigo que dá gênero ao substantivo. Porém se o substantivo vem antecedendo este artigo, em especial, o sentido da palavra transforma-se automaticamente seu antônimo.
[close]

VERBOS

Spoiler
Qualquer palavra que comece e termine em vogal é um verbo. As vogais são: o, a, i, e, u. A seguir a lista com alguns dos verbos importantes.

[close]

SÍMBOLOS VERSATIVOS

Spoiler

Símbolos versativos são, nada mais e nada menos do que, ideias abstratas. Duas figuras unidas que dão origem a uma nova ideia de ação, onde duas ideias concebem um novo verbo.
Dos símbolos versativos puros (verbo + verbo = verbo) são alguns exemplos:

ori etali (ter + decidir) – ponderar.
ori ugari (ter + pesar) – contar.
ati ewia(brilhar + fundar) – estrear.
ali eluna (fingir + morrer) – atuar.
ie udi (ser + sentir) – estar.
ie qogga (ser + tempo) – imortalizar.

Há ainda símbolos versativos mistos, eles possuem um verbo (que sempre se inicia e termina por vogal) e um termo auxiliar.

ati ita (brilhar + trevas) – conflitar.
ali uqas (fingir + pássaro) – voar.

NOTA: NÃO EXISTEM SÍMBOLOS VERSATIVOS MISTOS COM OS VERBOS "IE" E "ORI".

[close]

ESTRUTURA DA SENTENÇA

Spoiler

Os adjetivos antecedem os pronomes na forma base, e também no tempo presente.
EXEMPLO: "Ne Tez uicc ie" (inteligente + ela + muito + é) (ela é muito inteligente).

Os adjetivos sucedem os pronomes quando conjugados no passado e/ou futuro.
EXEMPLO: "Node ne uicc ie" (eu-futuro + inteligente + muito + ie-presente) (Meu futuro eu inteligente será).
EXEMPLO: "Elftzi terin udi" (vocês-passado + saúde (saudável) +sentir-presente) (No passado, vocês estavam bons (saudáveis)).

Os adjetivos (entre si) se sucedem em ordem alfabética (de acordo com a organização dos sons da língua).
EXEMPLO: "Pas ne Tez uicc ie" (brilhante + inteligente + ela + muito + é) (ela é brilhante e muito inteligente).

Os pronomes aparecem como o primeiro termo.
EXEMPLO: "Dintzi arun ie" (Isto-pasado + assim (desta forma) + é-presente) (Isto é deste jeito).

Dois sujeitos, especificados pelos respectivos nomes, devem aparecer no final da sentença. Neste caso primeiro vem o adjetivo seguido pelo verbo uma pausa (vírgula) e o nome dos dois sujeitos.
EXEMPLO: "Suyte iqi, Hones zimmus Tsas" (Enorme + estar em amor + "," + Nome + partícula aditiva + Nome) (Hones e Tsas estão apaixonados).

Quando utilizados, os artigos sempre sucedem o sujeito, em seguida pode-se adicionar um adjetivo ou um verbo.
EXEMPLO: "Mit qeiros domuzi" (O + homem + corre) (o homem corre).

Quando utilizados, os artigos, para o tempo passado ou futuro os artigos se localizam no final do período após uma vírgula.
EXEMPLO: "Candis ouipi lomdi, din" (Candis + cortou + perna, "artigo neutro").

Existe a possibilidade de que verbos apareçam antes do pronome, nestes casos, o pronome não pode estar caracterizado por um adjetivo. Nestes casos o pronome deve ser identificado pelo tempo verbal. (TRANSFORMAÇÕES FUNDAMENTAIS (II)) Aqui não se respeita a regra de conjugação.
EXEMPLO:"Ie ind ie ind?" (ser + eles ou elas + ser + eles ou elas) (Quem são vocês).

Spoiler

(EM CONSTRUÇÃO)
<> Os verbos, tradicionalmente, aparecem após o pronome.
<> Os verbos (entre si) se sucedem em ordem alfabética (de acordo com a organização dos sons da língua). A <> salvo, símbolos versativos mistos.
[close]
[close]

(EM CONSTRUÇÃO)
Aye, sir!

Uma coisa interessante seria você explicar o que Iggrien. Eu realmente não tenho noção o que é isso.
Coloque uma pequena introdução e tal.

Safety and peace, brother.
ALGUÉM FALOU EM JAIMES DESING?!

// -> cHEAT .exeKUTIVE OFF-ice ~~//

Iggrien é uma língua, não é? Pois tudo leva a crer que é isso.  Mas aí, não entendi porque está postando isso.  Me pergunto quem vai ter saco pra parar pra ler algo do tipo.

Outra coisa, por que não posta todos as informações em um tópico só? Separar por "partes" leva a pensar que você está querendo chamar muito a atenção pra algo que nem merece tanta assim.

Acho que temos um aprendiz de Tokien aqui. Essa língua aí é bem complicada, e eu acho que como o lobozero disse de uma forma levemente mais agressiva, deveria colocar tudo em um só tópico, talvez dividir em spoilers com as partes que seriam postadas em cada tópico. No mais, boa sorte com isso, eu pessoalmente não tenho força de vontade o suficiente para ficar criando línguas.
To Die Is To Find Out If Humanity Ever Conquers Death

21/08/2013 às 13:28 #4 Última edição: 21/08/2013 às 13:32 por Valeffort
Li os comentários e vou responde-los (individualmente).

@Dias Anders

A palavra Iggrien, por si só, remete a um idioma. Iggrien é também um projeto em Net Play (RPG XP) que eu estou desenvolvendo. Esse tópico foi criado objetivando separar os assuntos. Já que eu vi que amigos da comunidade estavam encontrando problemas com postagens longas.
Talvez você deve-se ver o Projeto (clique aqui) e o Índice (clique aqui).

@lobozero

Desculpe-me, mas eu não entendi?

Spoiler
Eu também não espero que você leia este comentário, afinal... Acho que você nem leu o tópico todo antes de comentar, acho que sequer leu o tópico, mas isso é apenas o que eu penso.
[close]
Vejo que você é uma pessoa antiga aqui da comunidade, mas se quer mesmo saber... Eu não me importo.
Estimado lobozero, quem é você para presumir coisas? Quando você diz: "Me perguntou quem vai ter saco para parar para ler algo do tipo", sou eu quem se pergunta, quem é você?
Aqui é uma comunidade Maker, acho que as pessoas são livres, dentro das regras do fórum, para postarem os seus projetos e fazerem amigos.
O seu comentário não me acrescentou nada de bom, apenas me ofendeu de forma enrustida. A arrogância ofende de qualquer forma.
Tenho porém visto outra coisa, além de sua leve despreocupação com a gramática, quando o senhor diz: "Porque não posta todas as informações em um tópico só?" - Bem, como eu disse ao Dias, mas vou repetir: "Já que eu vi que amigos da comunidade estavam encontrando problemas com postagens longas."
E a fim de comentário você sugere, ou melhor já dispõe sua opinião, nada salutar, de que o projeto não tem motivos para ter "tanta atenção assim".
Vindo de um Veterano essas palavras não parecem cabíveis, outrossim cabais. O ambiente maker foi construído para formar amizades, trocar ideias, dar vazão a criatividade. Eu acredito que você perdeu a essência do Maker e, principalmente, é uma pessoa arcaica, que não está apto a deparar-se com novidades.
É presunçoso e, repito mais uma vez, arrogante. Eu espero que tenha sido apenas comigo, assim sendo, eu espero que eu mude minha opinião sobre você. Não tenho dúvidas que o comentário denegri a minha pessoa, através do presente objeto, o meu projeto.

@B.loder

Não sou aprendiz de Tolkien, apesar de reguardar à ele todo o mérito de sua vasta e maravilhosa obra literária. De certa forma toda língua é complexa, e isso não depende de um, dois ou mais construtores, o cérebro leva um tempo até se acostumar com o uso de outro código. Afinal, todo o aprendizado requer tempo, paciência e prática.

Spoiler
Contudo, eu não espero que ninguém queria aprender o Iggrien, ou todas as demais línguas que vão se originar dele.
[close]
Existe um ditado que diz: "Que os bons me sigam!", bem... Quem estiver interessado no Iggrien pode me ajudar a criar o idioma, eu realmente ficaria feliz. Eu tenho força de vontade, eu vou terminar. Eu sempre penso desta forma. Com este tipo de pensamento hoje eu falo Português, Inglês, Espanhol, Italiano e Alemão. Agora eu vou concluir meu projeto e iniciar-me em Francês, Esperanto e Japonês.
Obrigado pelos votos de boa sorte. E se possível, sempre seria bom ver comentários como os seus aqui. Não sei se você viu a minha resposta ao caros colegas, mas eu não agrupei os tópicos devido aos recentes comentários de que as postagens demasiadas longas estavam passando por dificuldades. Por isso a separação dos tópicos.
Também, serve para que (aos interessados, se houver) tirem suas dúvidas sobre determinado assunto no respectivo tópico do assunto.

Para você ver o índice, onde encontra-se o link para os tópicos e os respectivos assuntos contidos neles (clique aqui).
Aye, sir!

Citação de: Valeffort online 21/08/2013 às 13:28
Eu também não espero que você leia este comentário, afinal... Acho que você nem leu o tópico todo antes de comentar, acho que sequer leu o tópico, mas isso é apenas o que eu penso.
Por que eu não iria ler? E como eu disse no comentário anterior, muitos não teriam saco para ler tudo isso, e eu não tive.  Olhei por cima e deduzi, simples assim.

Vejo que você é uma pessoa antiga aqui da comunidade, mas se quer mesmo saber... Eu não me importo.
Estimado lobozero, quem é você para presumir coisas? Quando você diz: "Me perguntou quem vai ter saco para parar para ler algo do tipo", sou eu quem se pergunta, quem é você?
Eu sou só um membro da comunidade Centro RPG Maker, prazer.  E cara, tenho todo o direito de presumir coisas aqui, como qualquer outro membro.  Respondo mais disso abaixo.

Aqui é uma comunidade Maker, acho que as pessoas são livres, dentro das regras do fórum, para postarem os seus projetos e fazerem amigos.
O seu comentário não me acrescentou nada de bom, apenas me ofendeu de forma enrustida. A arrogância ofende de qualquer forma.
Sim, todo mundo sabe que aqui é uma comunidade Maker.  E não é que "você acha", todos aqui tem direito de postar o que quiserem e terem essa frescura de fazerem amizades.  Então se tem tudo isso, também sou livre de presumir em qualquer tópico que seja, seja de línguas "importantes" ou não.

Tenho porém visto outra coisa, além de sua leve despreocupação com a gramática, quando o senhor diz: "Porque não posta todas as informações em um tópico só?" - Bem, como eu disse ao Dias, mas vou repetir: "Já que eu vi que amigos da comunidade estavam encontrando problemas com postagens longas."
E a fim de comentário você sugere, ou melhor já dispõe sua opinião, nada salutar, de que o projeto não tem motivos para ter "tanta atenção assim".
Vindo de um Veterano essas palavras não parecem cabíveis, outrossim cabais. O ambiente maker foi construído para formar amizades, trocar ideias, dar vazão a criatividade. Eu acredito que você perdeu a essência do Maker e, principalmente, é uma pessoa arcaica, que não está apto a deparar-se com novidades.
Em momento algum eu pedi para ser veterano aqui no fórum e não é só porque sou veterano que tenho que, simplesmente, sair por aí sendo um ser a se admirar ou respeitado pelo fórum.  Se pensam assim, que me tirem de uma vez desse cargo e parem de pegar no meu saco quanto a isso (já não bastava quando eu era redator).
  Sobre o sua descrição de como deveria ser o ambiente maker, só te digo uma coisa: vá jogar Haboo.
  E não, não sou uma pessoa arcaica.

É presunçoso e, repito mais uma vez, arrogante. Eu espero que tenha sido apenas comigo, assim sendo, eu espero que eu mude minha opinião sobre você. Não tenho dúvidas que o comentário denegri a minha pessoa, através do presente objeto, o meu projeto.[/justify]
Obrigado por me definir.  E não, não foi só contigo.  E só para esse comentário não ser considerado flood: Boa sorte com o seu novo e interessante idioma/língua.

21/08/2013 às 18:09 #6 Última edição: 21/08/2013 às 18:14 por Valeffort
 :XD:

@lobozero,
Agora, depois de com toda esta explicação, está tudo okay por mim. Sério, eu acho que estava esperando uma coisa mais assim. Eu só estava puto com a crítica ruim e pequena. Eu gosto de ver monólogos de "por quê" não, etc.
Não vou vir aqui tentar ser seu amiguinho, já notei que você é um mala. Mas, pelo comentário, notei que você realmente não leu e mesmo assim comentou sabendo do que estava falando (como eu presumi). Obrigado, inclusive pelo sarcasmo. Eu ri, ri horrores. Bom saber que não é só comigo, assim sendo... Tenha uma boa noite, e querendo ou não, obrigado pelos votos ao projeto! :D
Mesmo que eu presuma que não foram nada mais, nada menos do que sarcasmo e piada, mas não lhe conheço, não saberia afirmar com certeza.

#EDIT

O nome do jogo é Habbo.
Aye, sir!

(...)Tenho porém visto outra coisa, além de sua leve despreocupação com a gramática(...)

E o feitiço vira-se contra o feiticeiro quando se diz "vou vir". Não defendendo o lobozero, que acredito eu, seja dispensável esse feito aqui no tópico, porém infelizmente não consegui me conter e tive que comentar, concordo com ele em alguns pontos.
É mesmo interessante criar um novo idioma para seu projeto, com certeza digno de aplausos pelo trabalho e dedicação, porém acredito que não seja necessário todo esse escarcéu por conta de um comentário feito pelo nosso velho colega lobozero. De certa forma você estava ofendendo-o e isso não tem ligação alguma com o que está em pauta.

Sobre o seu tópico, eu gostei da ideia de exemplificar todas as aplicações que foram expostas, só me incomodou um pouco a simplicidade excessiva nos artigos negativos reversativos (essa palavra existe?), algo mais elaborado ficaria melhor.
Enfim, não irei me alongar muito, meus votos e pensamentos já expus no tópico do projeto, espero que possa concluí-lo ou ao menos lançar uma demonstração para que eu possa dar um parecer maior e melhor. Até mais ver!  :blink:

Olha, agora estou meio cansado pela hora e tal, então não vou ter saco para ler, porém eu já havia visto seu projeto, acho interessante porém eu não tenho interesse em aprender, pelo menos atualmente, assim como Esperanto que eu comecei a aprender mas fiquei com preguiça, o que eu curto mesmo é o Inglês, mas depois vou ver melhor isso, parece interessante =]
seus pubububu.

nho
DeMolay

Olá amigos, obrigado - mesmo - pela atenção. Acredito que isso, diferentemente do que aparenta ser, tem sido bastante salutar.

@Mistyrol

Eu realmente não acho que você "defende" ou não o lobo, não precisa. Isso aqui não é uma guerra, uma disputa, ou sequer uma briga. Agora se você concorda com ele, assim como outros, eu diria que sim, daí então eu tenho que reavaliar o meu conceito. Eu parto do princípio de que, se mais uma pessoa discorda de mim, passa a ser meu dever reparar no feito como um todo.

@DFox

Eu o compreendo. Em minha opinião, não há necessidade alguma de você me dar qualquer tipo de satisfação, entretanto fico feliz que tenha feito :]
Sou levado a crer que você dá crédito ao projeto, que por hora, só possuí contras. Afinal, quem é que fala Iggrien? Como é que vou trocar experiências? Com quem vou intercambiar os meus conhecimentos? São tantas as desvantagens, mais do que eu posso contar.
Agora, pensando um pouco melhor... Esse projeto deveria estar jogado na categoria Ideias Iniciais, porque vou levar anos construindo e reformando o idioma até que ele chegue com um corpo ao público.
Mesmo assim, acho que posso mante-lo aqui. Obrigado pelo seu comentário de qualquer forma. Saiba que eu vou estar aqui, fazendo este trabalho seguir em frente.

FAQ.

Você espera que pessoas aprendam o Iggrien?

R: Não, eu não espero, todavia ficaria feliz em ver isto. Anos atrás eu comecei um livro com uma língua secreta, notei que não tinha organização nenhuma naquilo. Eu vejo que muitos livros falham na criação dos próprios idiomas. Porque primeiro vem a história e depois o idioma, quando ambos, na verdade, deveríam nascer juntos.

Você se importa com os comentários?

R: Sim, com todos eles. É importantíssimo interagir, elucidar os problemas, receber boas ideias, ver o retorno do projeto. É isso.

Há uma chance de você parar de criar o idioma?

Claro! Se eu morrer, e só se eu morrer, daí eu paro (ahsuashaushau). Não vou, e nem pretendo, mesmo com tantos afazeres, assim como tantos outros, parar de construir o meu idioma. Agora o projeto está parado por falta de pessoas para trabalhar na equipe, ele tem uma chance de ser parado. Há também a possibilidade de que o projeto mude de "Online" para "Offline", no bom e velho estilo RPG.
Aye, sir!