O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

RPG MAKER na ESCOLA

Iniciado por Brittus, 21/08/2013 às 12:49

Bem, acho que isso tornaria o estudo mais divertido, mas não ajudaria em muitas coisas. Criarem mais jogos didáticos seria algo bom, eu até faria isso e venderia, mas o meu RPG Maker é pirata e n quero pedir pros meus pais comprarem a licença, pq eles diriam um belo não.
Criar jogos poderia ajudar em lógica.
Minha professora de matemática estava reclamando outro dia que não tem muitos jogos de matemática para o 7º ano e eu até pensei sobre isso, mas n sou muito boa em matemática.
Você achou que teria algo interessante aqui? Huehuehuehue.

Ah, tipo, nem que seja pouca coisa me termos de eficácia, o RPG Maker
poderia sim ajudar, um pouco em matemática/geometria (com plano cartesiano,
equações, afins), em português, talvez em uma ambientação do texto ou na
formulação de um, enfim... pode não ser a forma direta de ensinar, mas com
certeza, vai ter bem mais atenção dos alunos do que um livro aberto na mesa.

Mas particularmente, se fosse decisão minha aplicar ou não o RPG Maker na
escola, eu colocaria como uma atividade extra-curricular, como uma "educação
física alternativa" e sem ser necessariamente física. Hehe.
  :XD:

Eu já vi RPG Maker sendo usado na escola várias vezes. Lembro de ter visto um vídeo sobre uma escola que utilizava RPG Maker em algumas aulas há um tempo, cheguei até a ver um cara que fez um joguinho sobre a história da cidade dele ou algo assim, e chegou a receber apoio da prefeitura e etc. E não foram as primeiras vezes que vi isso.

Tenho um amigo que é professor em Curitiba e já lecionou usando RPG Maker em suas aulas, e disse que os seus alunos gostavam muito (inclusive usava jogos meus de exemplo, haha). Tenho um outro que esses dias veio me dizer que está trabalhando na proposta de um projeto de faculdade que tem como objetivo ensinar programação através do RPG Maker também, em outras escolas.

Enfim, não sei se entendi exatamente suas intenções no tópico, mas propor o uso do RPG Maker na escola é uma idéia interessante, seja desenvolvendo jogos pra trabalhos escolares ou propondo pra que se ensinem alguma matéria através do rpg maker, como introdução à programação ou até mesmo uma ferramenta pra desenvolver uma narrativa. Há muitos usos interessantes pra ferramenta.

Quanto a questão de ter uma licensa, geralmente escolas não compram licensas e usam softwares pirateados mesmo, duvido muito que qualquer escola que tenha usado RM nas aulas tenha adiquirido versões licensiadas do programa. Só acho que fazer um jogo e vendê-lo sem a licensa é uma situação diferente, já que você vai estar usando isso pra lucrar, enquanto o propósito da escola seria diferente.

Bem, eu quase me esqueci de um ponto importante:
Mal tem papel nas escolas publicas, imagina um computador, que pegue o RPG Maker. Ou alguém que compre a licença.
Você achou que teria algo interessante aqui? Huehuehuehue.

Saindo um pouco do rpg maker, há também programas como scratch, do MIT, que podem ser usados em escolas. Se não me engano, com 8 anos as crianças já podem começar a 'brincar' com a ferramenta.