O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

iMaker #1 - Lançamento!

Iniciado por fbu, 25/08/2013 às 15:32

25/08/2013 às 15:32 Última edição: 01/09/2019 às 09:41 por Victor Sena

Download

"Nasce um novo projeto no cenário maker nacional.
Uma revista de língua portuguesa que pretende trazer a cada número conteúdos fantásticos dedicados aos desenvolvedores e aspirantes à criação de jogos nas ferramentas da série RPG Maker."

EDIÇÃO #1:

Spoiler
CitarFIRST LOOK:
* As Aventuras de Bolinha
* Forgotten
* Captain Booty: Voyage of the Hallowed Shorts

ANTEVISÃO:
* Final Fantasy: The Lament of Crystals

ANÁLISE MAKER:
* Epic Elf
* Blood Seeker
* Jon Snow - Além da muralha
* Drunkmaster 2

REPORTAGEM MAKER:
* Entrevista com Spirit Young, criador da saga Epic Elf

MATÉRIA MAKER:
* A tão cobiçada moderação
* Entrevista da Castelo RPG com Don Miguel
* Como ser um bom maker
* Os vários tipos de makers

DOWNLOAD CENTER:
* Pack de Tiles VX/Vx Ace

NOSTALGIA:
* Especial RPG Maker Brasil
[close]

Procura-se redatores e pessoal interessado em colaborar com as futuras edições da revista! Leiam a primeira edição para ficarem a saber mais. Os interessados devem enviar a candidatura para o endereço: imakerproject@gmail.com, de preferência com um trabalho (pode ser uma resenha, um artigo, etc...) a acompanhar!

Obrigado pela atenção! Esperemos que gostem da revista.
BOA LEITURA & BONS JOGOS! :)

"A estrada é longa e desconhecida, e cada passo será um momento inesquecível,
rumo aos mais belos lugares que se escondem para lá do que ainda não conheci."

25/08/2013 às 15:50 #1 Última edição: 25/08/2013 às 16:03 por Kazuyashi
Que belo trabalho, Fbu! Muito digno mesmo. Ainda estou lendo, mas já gostei do que vi. Os textos são bem escritos, além de o layout ser agradável e facilitar a leitura. Parabéns e obrigado por tomar essa iniciativa. Tentarei acompanhar o lançamento das edições posteriores.

Um grande abraço,

Kazuyashi.

Uia, achei interessante :o
Irei baixar, ler, e assim que tiver acesso novamente comentarei o que achei, mas desde já, parabéns pela iniciativa =D

Kisses and Goodbye!
Gifts:
Danti | Misty

Pô ontem mesmo a mercia me apresentou a Revista Maker e hoje temos outra revista. Ótima iniciativa! Gostei muito do design, assim como o Kazuyashi achei a escrita boa e espero que continuem com o projeto.

PS: Quem é esse fantasma que se manifestou logo acima de mim?

Viva a lenda!

Para já só queria dizer que vos amo por reconhecerem este trabalho que, por agora, ainda é solo! Espero mais apreciações e mais pessoal interessado em falar comigo, sempre apresentado sugestões, críticas e ideias para futuras edições. :)

Citação de: fbu online 25/08/2013 às 16:33
Para já só queria dizer que vos amo por reconhecerem este trabalho que, por agora, ainda é solo! Espero mais apreciações e mais pessoal interessado em falar comigo, sempre apresentado sugestões, críticas e ideias para futuras edições. :)

Opa, estamos aqui para isso!  :ok:

Esqueci de falar, eu ia fazer uma sugestão e não sei porque escapou da minha mente na hora que fui fazer o comentário. Coloque um índice com o número da página da matéria X ou Y para facilitar a localização.

Viva a lenda!

Apreciei muito o trabalho, parabéns.
Fico impressionado por ter dito que ainda é solo, haha. Como o Vincent disse, espero que prossigam com o projeto. Vejo algumas comunidades que fazem uma revista e depois não lançam outras edições. É bem chato isso.
fear is the mind-killer

Caraca, solo? Muito bom.
Parabéns, estou baixando e parece ser uma ideia bastante promissora e bem elaborada!
Abraços
"Uns sentem a chuva; outros apenas se molham." -- Bob Dylan

Vualá! O que temos aqui...

Bem parceiro, dei uma folheada só para ver, e realmente o visual ficou
bem legal. E curti muito as inúmeras dicas/curiosidades/frases ao longo
das páginas... haha, daora. E se tratando que... sozinho!? Parabéns!

Depois verei, ao menos um pouco, mais a fundo. Tem bastante coisa
interessante.
  :XD:

Bom, já que todo mundo falou bem, a parte das criticas chatinhas ficaram comigo, né? Vamos lá.
Spoiler
- Não entendi o porque da segunda página ser a capa, só que azul... Desnecessário.
- Não entendi o por que de alguns tópicos no glossário estarem sublinhados.  Seria um erro? Ou é para dar mais destaque? (se for destaque, vivemos num mundo onde recursos são mais valiosos que jogos)
- E dizer que o concurso de "Bruxas" da Condado foi um destaque é um puta puxasaquismo... Só UM membro entregou e ainda ficou uma merda.  As vezes é bom dizer a verdade, não só o que está acontecendo por cima dos panos.
- Agora falando mais do MEU ponto de vista: Só acredito que matérias falando de "projetos em desenvolvimento" é uma grande burrada, sério.  Projetos não são jogos, isso é mais que um fato.  E como sabemos, um projeto pode muito bem sumir da noite para a madrugada.  Então acredito dar destaque de uma página inteira para projetos é desnecessária.
- Esse lance de dar 10 páginas avaliando o jogo do Fulano e dar 5 páginas para a avaliação do jogo do Ciclano (exemplo) dá a pensar que um jogo seja mais importante que o outro.  Sei muito bem que os jogos tem mais pontos a comentar, mas não ter um padrão e alguns terem mais destaque do que outros leva a pensar nisso.
- Bem, o que me motivou a ler a revista mesmo foi a tal matéria com o Dom.  Mas dei com a testa na parede, pois parece que é antiga.  Seria interessante colocar a data de que ano é a tal.
- E no Download Center, você só postou aqueles recursos por que foi você quem fez/editou? Hum, levou a pensar. =x
- Olha, acho que o meu humor foi amputado quando nasci, porque creio que aquela Guilda do Hidromel ficou algo nonsense.  Tudo bem ter aquelas imagens que são para ser engraçadas, mas quando toca na questão de "gosto", aí acredito que pega pesado.  Uma revista é para ser feita para os leitores, certo? Então todos os leitores são diferentes, e sei muito bem que agradar todos não é fácil.  Então não é com música que você vai conseguir.  Sugiro que quando for tocar no assunto música para Makers, recomende OST ou criações dos próprios Makers (vide inspiração sonora da CRM).  Não que eu não goste daquele "MOTHER LOVE BONE", para falar a verdade nunca ouvi falar, mas como já disse hoje aqui no fórum: gosto é que nem bunda. (Ou quer ficar parecendo aquela rádio da Condado que só tocava "Rock" e nada mais? =/)
[close]

É isso.  Como já disse, todos falaram o que eu tinha pra falar do lado bom da revista, mas alguém tem que dar criticas que podem ajudá-la futuramente.  Sim, sou chato, quem não gostou que me chupe.  Boa sorte com a revista, jovem.

Cara, que trabalho é esse?

Eu sei da dificuldade que é criar uma revista, na verdade eu sei da dificuldade da parte visual, mas pelo que vejo tu passou não só pela dificuldade visual quanto também na dificuldade de encontrar conteúdo suficiente pra criar essa revista, que diga-se de passagem, tem MUITO conteúdo.

Gostei de tudo, esse tipo de arquivo é que deve ser preservado por muitos anos pois são coisas que não se deve perder, se hoje tivessemos edições antigas de revistas makers leriamos antentamente tudo o que acontecia em tempos passados e veríamos a evolução das coisas mais facilmente, eu tenho lembranças antigas mas não consigo lembrar de tudo, inclusive essa entrevista com o Don Miguel acredito ter lido nos meus primórdios do maker, tempos de MU e Menace (antiga).

Enfim, parabéns mesmo, gostei de tudo e principalmente do bom humor nos artigos, e claro, errinhos todas revistas vão ter, então não ligue muito para isso.

Aguardando a próxima edição!

Olá Fbu, lembras-te de mim? Falávamos algumas vezes no tempo da RPG Maker Portugal.

Então mano, a revista está muito boa. Li-a completamente numa tarde e fiquei muito feliz depois de termina-lo, gostei muito do clima bem humorado e maduro da escrita. Ao ler a revista eu ri muito, mas também aprendi muitas coisas, ou seja, acaba por ser algo lúdico.

Acho fixe o teu respeito pelos jogos do RM 2k/3 e partilho do teu gosto por jogos de comédia.

Enfim, grande trabalho de um dos makers que inspiram-me até hoje a continuar nesse mundinho, rsrs :)

Abraços o/

27/08/2013 às 22:38 #12 Última edição: 27/08/2013 às 22:44 por fbu
Citação de: lobozero online 27/08/2013 às 15:47
  Bom, já que todo mundo falou bem, a parte das criticas chatinhas ficaram comigo, né? Vamos lá.
Spoiler
- Não entendi o porque da segunda página ser a capa, só que azul... Desnecessário.
- Não entendi o por que de alguns tópicos no glossário estarem sublinhados.  Seria um erro? Ou é para dar mais destaque? (se for destaque, vivemos num mundo onde recursos são mais valiosos que jogos)
- E dizer que o concurso de "Bruxas" da Condado foi um destaque é um puta puxasaquismo... Só UM membro entregou e ainda ficou uma merda.  As vezes é bom dizer a verdade, não só o que está acontecendo por cima dos panos.
- Agora falando mais do MEU ponto de vista: Só acredito que matérias falando de "projetos em desenvolvimento" é uma grande burrada, sério.  Projetos não são jogos, isso é mais que um fato.  E como sabemos, um projeto pode muito bem sumir da noite para a madrugada.  Então acredito dar destaque de uma página inteira para projetos é desnecessária.
- Esse lance de dar 10 páginas avaliando o jogo do Fulano e dar 5 páginas para a avaliação do jogo do Ciclano (exemplo) dá a pensar que um jogo seja mais importante que o outro.  Sei muito bem que os jogos tem mais pontos a comentar, mas não ter um padrão e alguns terem mais destaque do que outros leva a pensar nisso.
- Bem, o que me motivou a ler a revista mesmo foi a tal matéria com o Dom.  Mas dei com a testa na parede, pois parece que é antiga.  Seria interessante colocar a data de que ano é a tal.
- E no Download Center, você só postou aqueles recursos por que foi você quem fez/editou? Hum, levou a pensar. =x
- Olha, acho que o meu humor foi amputado quando nasci, porque creio que aquela Guilda do Hidromel ficou algo nonsense.  Tudo bem ter aquelas imagens que são para ser engraçadas, mas quando toca na questão de "gosto", aí acredito que pega pesado.  Uma revista é para ser feita para os leitores, certo? Então todos os leitores são diferentes, e sei muito bem que agradar todos não é fácil.  Então não é com música que você vai conseguir.  Sugiro que quando for tocar no assunto música para Makers, recomende OST ou criações dos próprios Makers (vide inspiração sonora da CRM).  Não que eu não goste daquele "MOTHER LOVE BONE", para falar a verdade nunca ouvi falar, mas como já disse hoje aqui no fórum: gosto é que nem bunda. (Ou quer ficar parecendo aquela rádio da Condado que só tocava "Rock" e nada mais? =/)
[close]

É isso.  Como já disse, todos falaram o que eu tinha pra falar do lado bom da revista, mas alguém tem que dar criticas que podem ajudá-la futuramente.  Sim, sou chato, quem não gostou que me chupe.  Boa sorte com a revista, jovem.
Mano, lamento, mas essa postura de crítico que não liga para o que os outros pensam comigo não funciona. :) Não acho que sejas chato, apenas um pouco rude porque ninguém tem de te chupar, certo?

Agora, realmente foi interessante o comentário porque, como disseste, o pessoal só apontou as coisas boas e não falou realmente daquilo que pode ser melhorado. Não concordo com boa parte daquilo que apontaste, mas para te mostrar que ponderei nos pontos e realmente me interessei em tentar compreender aquilo que enunciaste vou por partes.

* A segunda página ser azul é apenas um capricho visual. A revista não foi criada para ser impressa, logo, qual o problema com haver uma página deste tipo? Desnecessário era se fosse em branco, amigo, aí sim seria desnecessário.

*  Pois, não sei que tópicos te estás a referir! :S Talvez tenha sido erro.

* Não tentei agradar ninguém em relação à Condado. Se fizesses críticas construtivas eu aceitiaria numa boa, mas o que estás a dar a entender é que eu quero destacar uma comunidade e ser lambe-botas. Pois, estás totalmente enganado. Eu não participo em nenhuma comunidade maker em particular e aquilo em que me baseei para escrever os artigos da secção What's Up foi através do portal de cada uma das comunidades. Se a Santuário não é atualizada há meses, não posso dizer nada. Se a Mundo RPG Maker publica os links semanais talvez seja relevante destacar isso uma vez que há comunidades que não postam nada há várias semanas. Então, aí tens a verdade, ninguém te está a esconder nada, moço.

* Ok, do TEU ponto de vista! Levei isso em conta, mas ainda assim tenho de discordar. A revista pretende ter um foco especial em projetos e jogos completos. Em projetos porque, como podes ler no Editorial, acreditamos que é importante motivar os criadores. No meu caso, ter um projeto que esteja em desenvolvimento a ser analisado numa revista maker dá-me muito gosto, seja essa avaliação boa ou má. E lá está... uma página inteira é o que damos. Normalmente em revistas especializadas nas antevisões de jogos grandes e ainda a serem produzidos por grandes companhias dá-se 2 páginas no máximo. E qual o problema no número de páginas? Não, não quero que a revista fique cheia de páginas só para ser mais gorda. Na MakerWorld davam um quadrado pequeno e cabia em cada página três análises de projetos. Tudo bem. Mas como disse, a iMaker quer focar-se no que os membros fazem e motivá-los. Se houver motivação, os projetos não "somem da noite para a madrugada".

* Novamente, o número de páginas que se dá a um jogo é irrelevante. Vão haver quantas páginas forem precisas para que o leitor fique bem informado e convencido daquilo que, na nossa opinião enquanto gamers e makers aficionados, o jogo vale. Quantidade não é sinónimo de qualidade. Para nós é um critério obsoleto que preferimos não seguir para ter liberdade de produzir o conteúdo. :)

* Sim, amigo, concordo aqui. Acho que é importante a data. Mas como a Castelo RPG já se foi embora há muitos anos, nem eu próprio sei a data ao certo da publicação da matéria. Se os dados do Wayback Machine estão corretos, ela deve ter surgido durante o ano de 2006.

* Fui eu o autor daqueles recursos. Se fosses tu teria havido matéria na mesma. Há aqueles que fazem e aqueles que falam dos que fazem, e ainda falam mal. -.- E se eu quiser fazer publicidade ao meu jogo vou ser condenado por isso? Na MakerWorld o hian fazia isso a cada edição e não foi por isso que a revista ficou com má fama. Se criei aqueles recursos, se eles ganharam destaque e se é algo que eu acho importante disponibilizar pois acredito que vai ajudar jogos de RPG Maker, então tens alguma coisa contra? Não vejo o quê. Completamente irrelevantes e sem sentido essas tuas "críticas", meu caro. Aqui tenho de te dizer. Analisa fatos concretos. Quando quiseres criticar alguma coisa, aponta exemplos específicos de que alguém agiu mal. E não o "que te levou a pensar" :rei:

* Tudo bem. Opiniões são opiniões. Nós gostamos daquele espaço. Também acho que nas próximas edições as piadas devem ser mais focadas no RPG Maker. É apenas um lugar para descontrair e rir um pouco, mas se rir não é contigo, passa à frente nas páginas ^^. Quanto à música. Tens a tua razão enquanto leitor, cada um gosta daquilo que ouve. Mas se leres com atenção não estamos a obrigar ninguém a ouvir a banda. Estamos a sugerir. Quem quiser ouvir, ouve. Quem não quiser, não ouve. Em relação às OSTs, é bem pensado. :será:

~~~

Não vou ficar feito imbecil e pedir desculpas se fui rude. Não gostei da forma como me abordaste. Daquilo que enunciaste só houve três pontos ou quatro que realmente concordei. De resto, pareceu-me que tentaste dar uma postura de crítico mauzão que gosta de ser odiado. Ainda assim, espero não te ter desrespeitado. E agradeço imenso a tua ajuda com os pontos onde realmente estiveste bem em criticar!

Citação de: Uhtred online 27/08/2013 às 16:37
Cara, que trabalho é esse?

Eu sei da dificuldade que é criar uma revista, na verdade eu sei da dificuldade da parte visual, mas pelo que vejo tu passou não só pela dificuldade visual quanto também na dificuldade de encontrar conteúdo suficiente pra criar essa revista, que diga-se de passagem, tem MUITO conteúdo.

Gostei de tudo, esse tipo de arquivo é que deve ser preservado por muitos anos pois são coisas que não se deve perder, se hoje tivessemos edições antigas de revistas makers leriamos antentamente tudo o que acontecia em tempos passados e veríamos a evolução das coisas mais facilmente, eu tenho lembranças antigas mas não consigo lembrar de tudo, inclusive essa entrevista com o Don Miguel acredito ter lido nos meus primórdios do maker, tempos de MU e Menace (antiga).

Enfim, parabéns mesmo, gostei de tudo e principalmente do bom humor nos artigos, e claro, errinhos todas revistas vão ter, então não ligue muito para isso.

Aguardando a próxima edição!

Estive a reler e, de fato, deparei-me com erros de gramática :D mas pronto, é sinal que preciso de contratar um revisor, hehe.

@Chaos: Obrigado! Uau, ainda te lembras da RPG Maker Portugal? Mesmo assim, obrigado pelo suporte e pelas palavras. Realmente importante! Obrigadão e espero que sigas a revista.

Muito bom cara, lembrar de blood sekeer e a RMB quase me fez chorar kkk, parabéns pelo trabalho!

Citação de: Paranoid online 28/08/2013 às 00:51
Muito bom cara, lembrar de blood sekeer e a RMB quase me fez chorar kkk, parabéns pelo trabalho!

[2]
eahueehue

Joguei muuuito Blood seeker nos meus primórdios, não frequentava a RMB, mas já usava o maker naquela época...

Mas enfim, poha, que trabalho épico cara *-*
É extremamente difícil como o Uht disse, sabemos da dificuldade que é produzir um material assim em equipe, solo então eaiuehueahueaea

Meus parabéns! E obrigador por dispor com a gente ;D
.