O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

[Deletar por favor]

Iniciado por Nokdef, 26/09/2013 às 19:27

Você sabia o que significava a palavra "Fulame" e "Alabastrino"?

Sim,Não,respectivamente
Sim,Sim,respectivamente
Não,Não,respectivamente
Não,Sim,respectivamente
26/09/2013 às 19:27 Última edição: 27/04/2019 às 02:05 por Nokdef
[Deletar por favor]

Obrigado ADM!

27/09/2013 às 16:26 #1 Última edição: 27/09/2013 às 16:43 por Kazuyashi
Como esta é uma aula bem específica, você poderia tê-la postado na área de textos e roteiros. Dessa forma, você conseguiria até mesmo atingir um público mais homogêneo e teria mais visibilidade e feedback. Se for do seu interesse, depois peça para algum moderador movê-lo.

Bom, mas vamos comentar a aula. Primeiro a estrutura:

Cara, a formatação não está nada boa. Nada boa mesmo. Parece que você simplesmente copiou e colou o texto de algum editor e deu "enviar", sem a menor preocupação com as pessoas que vão lê-lo. Não é uma aula sobre um assunto só, é sobre vários. No mínimo, você poderia dividi-los por blocos, definindo o término de um e início de outro. Você o fez usando o "deslizar", mas não ficou bom. Enfim, digo com toda a certeza e sinceridade que poucas pessoas se aventurariam a ler algo formatado dessa maneira desleixada.

E, ainda no quesito "estrutura", outra coisa me incomodou bastante: o uso da vírgula. Quer ver? Saca só: você,como se ignorasse o espaço necessário entre a vírgula e a palavra seguinte,simplesmente grudou um elemento no outro,deixando algo completamente confuso e perturbador de se ler,tal como essa observação que acabei de escrever.Isso não é nada legal de se fazer. E eu,involuntariamente,acabei rimando sem querer.Enfim...

Viu? Isso é completamente perturbador. Dá até dor nos olhos. Mas deixando isso de lado, vamos para o conteúdo:

Também sou desses chatos, escrotos e irritantes adeptos do bom português na construção de qualquer texto. Geralmente tendo a levar este meu lado em consideração quando estou tecendo um feedback para qualquer que seja o trabalho, e, em se tratando de algo destinado a, justamente, tratar do bom português, costumo ser um pouco mais radical.

E isso acontece por um motivo bem simples: se alguém se predispõe a defender o bom português, e, mais que isso, a ensinar como usá-lo, o mínimo a se esperar de alguém assim é que também faça uso de um bom português e seja caprichoso enquanto o faz. O contrário disso seria bastante ilógico, certo? Então.

E, como um bom chato, escroto e irritante adepto do bom português, ainda mais sob essa circunstância citada acima, não poderia deixar de falar que você pecou em alguns pontos. Vamos por partes:

Olá,eu sou o Nokdef,um maker antigo,que voltou á suas atividades recentemente.Antes eu usava outros sites e resolvi migrar para o Centro RPG Maker.
Como meu primeiro tópico,resolvi postar um pequeno (ou nem tanto) tutorial sobre a língua portuguesa,destinado para roteiristas.

Erro de digitação. O certo seria: às.

Uma aula sobre a língua portuguesa não deveria ser destinada apenas aos roteiristas, mas sim aos escritores e interessados em geral. E, se assim fosse, que tratasse de elementos comuns apenas aos roteiristas, coisa que não acontece. E, ainda que não seja sobre o seu texto, preciso fazer uma constatação sobre esse assunto: na verdade, por mais que se intitulem assim, posso afirmar com certeza que 80% dos makers que se dizem 'roteiristas' nunca escreveram um roteiro sequer. São escritores e só. 'Roteiro' não se resume à escrita de premissa de algo e pronto, acabou. É muito, mas muito mais que isso. Enfim, para não me alongar muito nesse ponto, acho que você se equivocou um pouco na introdução da aula.

Muito bem,todos nós creio eu,já estão cientes da atualização na ortografia.Muita coisa saiu,acentos retirados e outras coisas a mais mudaram bruscamente.Veja:

Faltou uma vírgula entre "nós" e "creio".

Essa vírgula entre "saiu" e "acentos" não caiu bem. Ou use um ponto e modifique a frase para algo como: "Muita coisa saiu. Acentos foram retirados e outras coisas sofreram mudanças bruscas.", ou deixe a vírgula, mas ajuste a frase. Algo como: "Muita coisa saiu, como, por exemplo, acentos, cujos quais alguns foram retirados, e outras coisas que mudaram bruscamente" soaria melhor.

"Quando a porta se abriu,todos puderam ver a realidade encima de sua expressão,do seu olhar...Sua face deu sentido á palavra alabastrino"

Esse foi um dos mais graves que achei. Encimar é verbo. Significa "elevar", "colocar sobre". Se fosse para usar esta palavra, precisaria ajustar a frase para algo como: "[...] puderam ver a realidade encimar sua expressão, seu olhar [...]". Como, pela construção da frase, claramente esta não foi a intenção, a palavra foi empregada errada. No lugar do verbo, você deveria usar o substantivo ali. E, no caso, ele vem acompanhado da preposição. O certo seria em cima.

Há outros errinhos aí, mas não vou listá-los todos. Se decidir formatar o texto, aproveite para dar uma revisada que será bem-vinda.

Saindo dessa parte de correção, o conteúdo que você trouxe é bem interessante. É um guia legal para pautar os mais desinformados e pode ser uma boa fonte de estudos. Só não concordo com o vocabulário. Claro que ter um léxico vasto e diversificado é ótimo por inúmeras razões, porém cuidado. Muito cuidado.

Se a pessoa não tiver domínio pleno dessas palavras mais extravagantes, é preferível que nem as use. Será um verdadeiro tiro pela culatra. Primeiro porque dará a clara impressão de pedantismo. Segundo porque se o texto no geral tiver uma natureza bastante diferente das palavras mais pomposas, gerará um desconforto gritante. É preciso adequar uma coisa com a outra, caso contrário o resultado será um verdadeiro horror.

Confesso que fiquei com preguiça de responder os significados de cada uma das palavras, mas à exceção de "jactância", que agora já sei o que é, e "Chiça Penico", que, ao que parece, é uma expressão natural de Portugal para denotar alguém zangado, conheço todas elas.

Enfim, você só precisa formatar melhor o texto e revisá-lo. Ele traz um conteúdo interessante e seria uma pena que tivesse poucas visualizações por culpa dessas faltas.

Um grande abraço,

Kazuyashi.

Maldito seja, Kazuyashi! Você com seus wall texts gigantes que deixam todos os meu comentários seguintes insignificantes e sem sentido.

Bom, vamos lá garoto que já chegou fazendo rebuliço no tópico das fotos:

Risco o nome do Kazuyashi e assino no lugar, assino embaixo de tudo que o Kazuyashi falou. Para um tópico de aula de português o mínimo que se espera é que seja escrito de uma forma correta (e uma formatada para deixá-lo mais apresentável não vai machucar ninguém).

Eu também não diria que foi uma aula (apesar de ter dever de casa), mas sim uma série de dicas e explicações curtas. Mas tudo bem, elas são importantes. Eu mesmo não manjo nada da reforma ortográfica e escrevo do jeito que o Word pede. Só lembro mesmo de que ideia não tem mais acento, algo que eu não gostei porque não consigo lê-la sem o acento.

Finalizando, dê uma ajeitada na formatação do texto, deixe-o bem mais bonito, arrume os erros que o Kazu citou e não apronte mais no tópico de fotos.

Viva a lenda!

@Vincentão

Finalmente! Precisava dar o troco em você, senhor VincentVII! Já faz alguns posts que o senhor comenta exatamente os pontos em que eu gostaria de tocar. Esta foi a minha revanche! Muhahaha!  :o__o:

E só complementando, essa nova reforma é uma coisa horrível, com certeza. Infelizmente precisamos nos adequar, mas que são estúpidas, ah, isso são.

Enfim, concordo com o Vincentão se ele concordou comigo, eu não poderia discordar dele porque seria o mesmo que discordar de mim, me tornando um pouco (bastante) esquizofrênico, coisa que sou moderadamente, mas não tanto e bem lembrando: evite aquele tipo de situação no tópico das fotos, cara. =s

No mais, um grande abraço,

Kazuyashi.

Bem,em questão ao meu erro,foi fail para caramba!Eu não fiz a aula para ter um maior feed foi mesmo para ajudar a galera.A questão do dever de casa,foi mais algo que partisse do interesse da pessoa.Eu usei o padrão de tópicos da área de tutoriais,e tentei organizar ao máximo,pena que foi uma tentativa quase falha.Gostei dos comentários de ambos,e no meu próximo tutorial/aula vou tentar fazer algo mais organizado,prometo! :lol:

Tranquilo, cara. Esse tipo de coisa acontece. A maior parte dos erros não foi gritante. Só os apontei porque sou chato mesmo. Hehe. Além do "encima", o que mais me incomodou foi o fato de as vírgulas estarem coladas com as palavras, mas como eu disse, é só questão de revisão mesmo. Se der um trato no texto e na formatação, terá algo bem legal aí.

De qualquer forma, um grande abraço e boa sorte,

Kazuyashi.

Olha, eu gostei bastante das coisas escritas acima e se eu puder ajudar com algo de português (algo que amo estudar! *-*) Estamos aí!

Uma coisa que se percebe nas escritas são as idéias MUITO cruas e pesadas, tipo:
Escreve uma biblia inteira pra dizer que o cara foi tomar água na cozinha e se assustou.
Nem todo mundo tem o costume de ler o que escreveu. Muitos erros passam despercebidos aí.
Dica: SEJE BREVE, MENAS coisas perdidas pq daí o português bem dizido ninguém correge! :D
Quando for escrever alguma coisa e estiver em dúvida, procure no dicionário online!

Sim, eu tenho essa mania! UHAUIHAUIHA

A respeito do vocabulário extra, como já foi citado, se a pessoa não tem total noção do português em si, usar umas dessas palavras é dar um tiro no pé.
ex: Defenestrou a caneca pela janela.
Defenestrar = Ato de jogar pela janela. =)

HAHAHA Desculpe, não me contive ;_;

Enquanto no fórum se dá aula de português falando sobre GRAMÁTICA, na minha escola da aula de português falando sobre história g.g ( barroco, arcadismo, trovadorismo, humanismo bla bla bla bla, aprendi isso ano passado mas mesmo assim, duvido que esse ano não vai ter V: )

@topic

Ótimo tópico cara, para quem tiver animo estiver interessado em realmente ter uma escrita ótima sem seguir o corretor, isso realmente cai bem {:'
Tudo vai dar certo (y(8.