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Como fazer uma noite menos artificia

Iniciado por Preza Negra, 14/10/2013 às 11:34

14/10/2013 às 11:34 Última edição: 14/10/2013 às 14:29 por Preza Negra
Queria saber como fazer uma noite menos azul e menos preta.
qualquer coisa, uso de imagem, evento, script.
dês de q ela dê um traço melhor ao mapa.  :uu:
Spoiler
ouvi falar de tutoria de vaga-lumes a noite, alguém ai sabe aonde conseguir?
[close]

Poxa isso e Bem Facil ehheh e so ir em eventos
e cliccar na Aba de ajustar cor da tela. algo
assim e la você configura a cor da "Noite"
ate chegar na cor ideal que você deseja.
=)

14/10/2013 às 12:09 #2 Última edição: 14/10/2013 às 12:13 por K.A.O.S
 Bom, vou dar minha opinião sobre o assunto porem não leve ela como a unica verdade, todos tem seu jeito de fazer as coisas e talvez você desenvolva um meio melhor que o meu!

Começando pelo básico, jamais utilize esses scripts de iluminação! Eles deixam um aspecto muito feio no jogo pois querem 'forçar' que o único lugar onde será possível ver o mapa deverá ter uma iluminação, porem o que ninguém entende é que o próprio céu serve como uma iluminação, mesmo a noite. Isso pode até ser viável pra interiores porem no geral eu não recomendo que utilize estes scripts.

A melhor forma de dar um aspecto de noite é brincar com a tonalidade da tela e utilizar pictures.

Vou te passar os tons de tela que eu testei e gostei na seguinte ordem: Nome: [vermelho, verde, azul, cinza]

Floresta/cidade de noite: -102, -85, -34, 85
Dungeons de noite: -51, -34, -17, 68
Floresta/cidade de dia/tarde: -34, -51, -75, 34
Interiores bem iluminados: -68, -85, -102, 85

As pictures também causam grande impacto na forma que o mapa será mostrado. Utilize fogs, abuse dos efeitos de tempo(chuva e etc, de preferencia um script a parte pois a chuva padrão do maker não é muito boa)

Um exemplo de configuração pra fog(Via 'Call script'):

$fog.name = 'Clouds'
$fog.hue = 0
$fog.tone = [0,0,0,0]
$fog.opacity = 20
$fog.blend = 2
$fog.zoom = 200
$fog.sx = 2
$fog.sy = 1
$fog.show(1)


screen.weather(21, 35, 5)
$fog.name = 'Shade'
$fog.hue = 0
$fog.tone = [0,0,0,0]
$fog.opacity = 50
$fog.blend = 0
$fog.zoom = 100
$fog.sx = 0
$fog.sy = 0
$fog.show(1)


Lembrando que deve existir uma picture chamada 'Clouds' no seu projeto caso utilize este exemplo.

Agora sobre os 'vaga-lumes' que você mencionou, o processo é este aqui:


A imagem a esquerda será a picture 1, colocada com 50% de opacidade ou menos dentro do jogo. A imagem a direita será a picture 2, colocada na mesma posição da picture 1 porem com sua blendagem em add(adicionar). A opacidade é algo que precisa ser testada pois varia de mapa pra mapa.
Depois, use a segunda imagem denovo porem como picture 3, na mesma posição das outras, porem desta fez diminua seu tamanho de forma que ela fique bem pequena... Sua configuração deve ser add(adicionar) tambem.

O resultado será algo próximo a isso:


Entendeu o conceito?

Este é um exemplo mais simples que inclusive usei em outro tópico pra explicar pro carinha como ambientar melhor o mapa dele:



Abraços!
Clique nas imagens p/ visualizar as aulas



Muito bom K.A.O.S, ótimo...  :clap:
e Mepps, vlw mesmo assim por tenta ajuda, mas o manow ai se supero.  :ok:

Problema resolvido, portanto, tópico trancado! :lock: