O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Dungeon For The Win

Iniciado por GDL, 14/10/2013 às 18:21

14/10/2013 às 18:21 Última edição: 14/12/2013 às 21:45 por GuilhermeDL
[box class=calendar_today]

[box class=plainbox]
Dungeon For The Win
[/box]
[box class=plainbox]Olá Centristas! Comemorando um ano de volta da CRM, a equipe do site vem apresentar um concurso que testará suas capacidades como Makers em geral, passando pelas áreas de mapeamento, eventos e roteirização. Desafiamos vocês a nos desafiarem! Nos dê um desafio, nos dê uma Dungeon![/box]

[box class=titlebg]
O que é o concurso?
[/box]
[box class=plainbox]DFTW é uma competição onde os makers terão o período de quarenta e cinco dias para desenvolveram um jogo no estilo Dungeon Crawler (confira está matéria para mais informações) que são jogos de exploração de mapas e resolução de puzzles.[/box]

[box class=titlebg]
O Tema?
[/box]
[box class=plainbox]Um cavaleiro traído que tenta fugir de um calabouço e suas armadilhas sanguinárias. Um superespião que tenta se infiltrar na base de alta tecnologia da maior empresa do mundo sem ativar um sofisticado sistema de segurança... Enfim, a sua criatividade é seu limite a temática do jogo e consequentemente da Dungeon é totalmente livre, bastando, obviamente, seguir algumas pequenas regras:[/box]

[box class=errorbox]
REGRAS

-A data limite para entrega dos trabalhos é dia 30 de Novembro, o link de download do jogo deve ser enviado para os membros [user]GuilhermeDL[/user], [user]Uhtred[/user] e [user]VincentVII[/user] (detalhe: precisa ser enviado para os três!!).

-O projeto deve estar desencriptado.

-O jogo poderá possuir no máximo oito mapas, e no mínimo quatro mapas jogáveis.

-O jogo poderá possuir dois mapas sem gameplay, para, por exemplo, títulos por eventos ou introduções da historia. Esses mapas não poderão fazer parte da jogabilidade.

-A dimensão dos mapas não poderá passar de 40x40.

-O jogo poderá ser feito em qualquer versão do RPG Maker.

-O tamanho final do projeto desencriptado não pode ultrapassar 50mbs

-A dungeon deverá possuir uma batalha contra um boss no ultimo mapa da dungeon.

-A dungeon poderá contar com batalhas durante a exploração, isso contara pontos extras, MAS caso o jogo possua tais batalhas, avaliaremos a qualidade (equilíbrio, desafio) e se essa avaliação for ruim, não contabilizaremos os pontos extras.

-O sistema de batalha é de escolha LIVRE, pode ser um ABS por eventos, pode ser aquele sistema de batalha com 2000 mil linhas de script, o importante é tirar o máximo do sistema que escolher, e uma boa utilização será exigência minima.

-Recursos livres, podem atacar a Sprite resources que deixamos.

-A dungeon deve possuir pelo menos um puzzle. (No caso do maker optar pela criação de mais de um puzzle avalieremos a nota principal a partir do melhor deles, sendo que os demais contabilizarão pontos extras se bem feitos).
[/box]

[box class=titlebg]
A Avaliação:
[/box]
[box class=windowbg2]
A análise dos jogos será feita por nossa equipe e focara em dois pontos principais: A jogabilidade e a Ambientação (Mapeamento e Historia). As notas serão de 0 a 10, no final da avaliação as notas serão somadas e uma média sera estabelecida:
[/box]

Mapeamento:
[box class=windowbg2]O ambiente criado pelo mapa, a coerência dele com a proposta ou enredo do jogo, e a funcionalidade dos mapas no que se diz respeito a movimentação e exploração.[/box]
PS: Caso o desenvolvedor opte por criar algum gráfico próprio, daremos a ele um ponto na nota desta categoria.

História:
[box class=windowbg2]A criatividade no desenvolvimento da historia e a forma como ela é apresentada  durante a Dungeon.[/box]

Jogabilidade:

- Criatividade, programação e desafio do puzzle
[box class=windowbg2]A dificuldade e o funcionamento do puzzle, lembrem-se de que o desafio precisa ser solucionável, olho dobrado na dificuldade. [/box]
- Criatividade, programação e desafio do chefe final
[box class=windowbg2]A dificuldade e a criatividade no Boss, seja no sistema de batalha que for, vamos exigir um bom uso das ferramentas disponíveis, então tenham cuidado na hora de selecionar ou criar seus sistemas de batalhas[/box]
PS: Caso o desenvolvedor opte por criar batalhas em outros andares, as avaliaremos e caso atinjam um bom nível de qualidade, serão computados 2 pontos extras na avaliação do chefe.

Garantindo uns pontinhos extras:
[box class=windowbg2]Caso o criador apresente um GDD (confira esse tutorial para mais informações) do projeto na hora da entrega do mesmo, daremos uma pontuação extra.[/box]

[box class=titlebg]
Segunda Etapa
[/box]
[box class=windowbg2]Os cinco projetos que tiverem as melhores médias serão expostos e levados a votação popular, consequentemente, o que possuir a maior votação levará o prêmio para casa.[/box]

[box class=titlebg]
Premiação
[/box]
[box class=plainbox]
A premiação para os três primeiros colocados do concurso será feita da seguinte forma:
1º colocado:

200 ouros + Medalha + The Last Remnant

2º colocado:

100 ouros + Medalha + Game Dev Tycoon - Steam Edition

3º colocado:

70 ouros + Medalha + Dysfunctional Systems: Learning to Manage Chaos
[/box]

[/box]

14/10/2013 às 18:37 #1 Última edição: 14/10/2013 às 18:48 por K.A.O.S
 Tenho três dúvidas:

• Tem algum problema do jogo a ser entregue ser um projeto já em criação? Meu atual projeto é extremamente focado em dungeons e acredito que ele esteja dentro das regras.(Fora que a própria 'demo' dele mandará o jogador se aventurar dentro de uma)
  • Existe algum limite imposto p/ o uso de pictures ou panoramas? Fora o tamanho máximo que o projeto poderá ter, claro.
  • Foi mencionado o limite máximo de mapas, porem digamos que eu utilize panoramas na criação destes... Se eu mudar o panorama, assim como alguns eventos que servem como forma de criar uma colisão(ou até um script p/ facilitar), eu daria impressão de ser um mapa novo porem na verdade é o mesmo mapa de antes, com cara nova. Isso será permitido?

Ótimo concurso caras, meus sinceros parabéns!
Clique nas imagens p/ visualizar as aulas

Muita vontade de participar  :wow:

Só preciso achar bons resources,melhorar meu mapeamento,criar uma boa história,pensar [e fazer] um puzzle legal e coerente com a história,fazer um boss criativo e ganharei o concurso  :lol:

E esses prêmios,são jogos?

Citação de: K.A.O.S online 14/10/2013 às 18:37
Tenho três dúvidas:

• Tem algum problema do jogo a ser entregue ser um projeto já em criação? Meu atual projeto é extremamente focado em dungeons e acredito que ele esteja dentro das regras.(Fora que a própria 'demo' dele mandará o jogador se aventurar dentro de uma)
  • Existe algum limite imposto p/ o uso de pictures ou panoramas? Fora o tamanho máximo que o projeto poderá ter, claro.
  • Foi mencionado o limite máximo de mapas, porem digamos que eu utilize panoramas na criação destes... Se eu mudar o panorama, assim como alguns eventos que servem como forma de criar uma colisão(ou até um script p/ facilitar), eu daria impressão de ser um mapa novo porem na verdade é o mesmo mapa de antes, com cara nova. Isso será permitido?

Ótimo concurso caras, meus sinceros parabéns!
1-Não, desde que siga as demais regras, não existe problemas em usar algo já em produção.
2-Não, qualquer método é livre, desde que não quebre nenhuma das regras impostas, no seu caso, a unica complicação seria o tamanho limite, ou seja: A treta é sua na hora de não ultrapassar o tamanho imposto. xD
3-Nós vamos verificar os IDs dos mapas, não o que acontece neles na hora de verificar o limite permitido. Desde que se passe no mesmo mapa/ID, fique a vontade para fazer a modificação que quiser. \o

Citação de: Ryugo online 14/10/2013 às 18:55
Muita vontade de participar  :wow:

Só preciso achar bons resources,melhorar meu mapeamento,criar uma boa história,pensar [e fazer] um puzzle legal e coerente com a história,fazer um boss criativo e ganharei o concurso  :lol:

E esses prêmios,são jogos?
Sim, jogos disponíveis na Steam, o vencedor vai precisar de uma conta no site para poder receber os jogos. \o

Hehe, adoro quando pegam temas de coisas que eu gosto.

Sempre quis criar algo a lá Biding of Isaac, Aliens RL, Pokémon Mistery Dungeon, Zeldinha clássico e outras cacetadas de jogos excelentes do estilo Dungeon Crawler.

Também sempre quis dar um uso para esse script...

E para os leigos, sim, foi pra ajudar ocês.
Preguiça de postar sistemas.

Tá, tenho que dar meu comentário aqui.

O concurso é muito bom, gostei da ideia do GDL desde quando surgiu e agora finalmente ela está em prática e aqui temos um concurso legal, que fará os membros terem a oportunidade de criar algo no maker, de ter enfim um joguinho (mesmo que pequeno) completo e também de aprender e melhorar suas habilidades como maker.

Além disso tudo, ainda estarão disputando por 3 ótimos jogos como prêmio final.

E o que é necessário? Praticamente não muita coisa, afinal são no máximo 8 mapas com dimensões de no máximo 40x40 (que é um mapa pequeno), podendo usar aquele sistema de batalha que você sempre quis e gostou ou então criar um novo só para isso, podendo ter ou não batalhas na parte de exploração e só tendo como regra ter um boss final, o que convenhamos, é uma das partes mais legais criar um boss fodelão que queira matar o herói chato.

Outra coisa, o tempo que se tem pra fazer é enorme, mais de um mês pra fazer algo razoavelmente fácil e curto.

Eu não vou participar porque serei jurado, mas realmente espero que o restante dos bons makers que temos aqui participem e nos mandem o que fizeram ... estamos sempre buscando trazer novidades e coisas legais aos membros, então espero uma boa participação nesse concurso que foi feito pensando em vocês, então como diz a introdução do concurso, desafiamos vocês a nos desafiarem.

Concurso um tanto quanto divertido.
Irei com muita certeza participar já tenho algo em mente.
Usarei todos os recursos que tenho aqui.
Boa sorte aos demais.
Aquele abraço.

Faalco!~

14/10/2013 às 19:42 #7 Última edição: 14/10/2013 às 20:12 por K.A.O.S
 Ultima dúvida, caso alguém utilize um mapa como tela de titulo, o mesmo será contado como um dos mapas usados?(famoso caso da tela de titulo por eventos)

E bem lembrado, boa sorte a todos!  :wow:

-edit-

nvm, ja achei uma forma de 'burlar' isso mesmo que conte, haha!
Clique nas imagens p/ visualizar as aulas

Muito interessante esse concurso, como sou novato aqui no fórum eu não sei como faço para participar, alguém pode me ensinar?

"Um cavaleiro traído que tenta fugir de um calabouço e suas armadilhas sanguinárias. Um superespião que tenta se infiltrar na base de alta tecnologia da maior empresa do mundo sem ativar um sofisticado sistema de segurança... Enfim, a sua criatividade é seu limite a temática do jogo e consequentemente da Dungeon é totalmente livre."

Pode parecer idiota, não entendi. Pode criar 100% a história ou seguir o modelo de "Um cavaleiro traído que tenta fugir de um calabouço bláblá e..."? .-.

Bem, vou participar disso! Ótima ideia, De Lima. xD

Essa "qualquer engine" quer dizer qualquer mesmo ou só relacionado aos makers?

Citação de: Gr!Lo online 14/10/2013 às 19:46
Essa "qualquer engine" quer dizer qualquer mesmo ou só relacionado aos makers?

Somente engines do RPG Maker, quando se diz "qualquer engine" refere-se a versão dela!  :blink:

Enfim, eu achei o concurso MUITO bom e interessante, e é algo para vermos se a galera da uma desenferrujada e trabalhe tanto para concluir o projeto quanto para melhorarem suas habilidades. Eu estou pensando seriamente em participar!  :cool:

Acho que vou tentar e.e (Sempre tento, quase todos concursos)

Converso que a vontade te participar e bem grande o problema e que estou trabalhando em um novo projeto e essa criação esta sendo um pouco difícil pois estou sem tempo dentro de ouros problemas.mesmo sendo um pequeno jogo precisaria para essa minha criação por um tempo(algo que não quero fazer)enfim ainda estou com minhas dúvidas se vou participar ou não mais se não poder estarei aqui pra ajudar quem quiser.
''Você nunca sabe a força que tem, até que a sua única alternativa é ser forte.''

eita fórum animado, o concurso é muito bom e interessante... gostei mesmo, vontade e ideias que não faltam para participar mas... sinceramente estou um pouco enferrujado, vamos lá ver.

Parabéns pela bela ideia...   :clap:
... ... ...