O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Mapa escuro! Tem praticamente nada e-e'

Iniciado por Gabriel, 16/10/2013 às 19:34

Não sei bem o motivo de estar postando este mapa aqui, acho que séria legal se avaliassem o, me falando se consegui retratar bem o que queria.
Queria retratar uma casa bem pequena e realmente escura, não só pelo fato de haver apenas uma vela acesa mais também para não mostrar a identidade dos personagens que nela estão.

Spoiler
[close]

Your friend Sky
Quédate con Dios

16/10/2013 às 19:36 #2 Última edição: 16/10/2013 às 19:47 por Mistyrol
Realmente não sei como avaliar esse mapa, Sky! A escuridão excessiva prejudicou muito, dá pra ver algumas coisinhas mas nada que seja efetivo. O máximo que dá para falar é que é um mapa escuro!

Citação de: Mistyrol online 16/10/2013 às 19:35
Hm.. bela windowskin!  :noface:

Maldito seja, Mistyrol, com suas frases de efeito!

Viva a lenda!

Rapaz, não abuse tanto assim da escuridão!  :O_O:

Existem diversas formas de dar um efeito que esconda a identidade do personagem porem este ai é o que eu menos recomendo!

Outra coisa, acho que grande parte da galera que mexe no RPG Maker XP/VX/VXA comete este mesmo erro... Confundem escuridão com tela quase que totalmente preta. Se este fosse um jogo 3D até dava pra entender porem mesmo assim seria exagerado.

Posso te dar um conselho? Sei que é algo meio fora do que você quer mas procure entender um pouco de design gráfico pois assim você acabará entendendo iluminação, cores e etc. Isso vai te ajudar muito a criar ambientes ricos e bem estruturados.

Abraços!
Clique nas imagens p/ visualizar as aulas

Concordo com todos vocês. E também agradeço esse belo conselho que me deu K.A.O.S
Vou tentar diminuir esta escuridão, só que também não terá muita logica, pois a casa nem janela tem.
Spoiler
[close]

Uma saída seria você ampliar o raio de iluminação da vela. Mas o quarto ficou muito bom!

Viva a lenda!

Como dito, coloque uma iluminação melhor na vela.

Assim avaliando o mapa pela screen do tópico, até parece que não teve nada de design, e sim que você usou o comando escurecer tela do maker.

Tomei a liberdade de fazer um exemplo de como essa sala deveria ficar no escuro, tudo bem?

Primeiro, preciso comentar que o mapa apesar de pequeno ficou muito bem feito! Parabéns quanto a esta parte! ^^ Agora aqui é o que eu fiz:

O efeito foi feito em menos de 3 minutos(sério) usando apenas o pincel suave(soft brush) do photoshop. Eis aqui a camada de sombra:

Pra ocultar um personagem, basta intensificar a sombra em algum canto e colocar ele la, ou então alterar a cor do próprio sprite... Tem N formas de conseguir o resultado!
Clique nas imagens p/ visualizar as aulas

Realmente, to com você nos quesitos "não sei porque postar" e "não tem praticamente nada". Não dá pra enxergar nada aí, mas acho que já deram umas dicas a respeito.

Venho postar mais pra recomendar o Tópico de Avaliação Rápida, que é o mais indicado pra se postar maps individuais, principalmente se você mal tem o que mostrar nele. Parece que ultimamente o pessoal tá esquecendo que esse tópico existe justamente pra isso e fica criando vários tópicos  pra postar só um mapa em cada, e parece que a moderação tá esquecendo de recomendar o mesmo.

Citação de: Cronus online 16/10/2013 às 20:32
Venho postar mais pra recomendar o Tópico de Avaliação Rápida, que é o mais indicado pra se postar maps individuais, principalmente se você mal tem o que mostrar nele. Parece que ultimamente o pessoal tá esquecendo que esse tópico existe justamente pra isso e fica criando vários tópicos  pra postar só um mapa em cada, e parece que a moderação tá esquecendo de recomendar o mesmo.

Não tenho nada a ver com essa área, mas acho que ninguém está recomendando porque criar um tópico com apensa um mapa aqui não infringe nenhuma regra. A parte de Avaliação Rápida é mais para como o nome já diz, uma crítica rápida para o mapa. Claro que no tópico tem essa recomendação, mas não é obrigatório.

E eu acho que a melhor recomendação nem seria postar nesse tópico, mas fazer uma galeria e ir atualizando por lá. Mas o problema é que esses tópicos tendem a ficar esquecidos, então entendo a razão para que os membros fiquem criando diversos tópicos aqui.

Viva a lenda!

Se o problema for realmente o fato de tópicos ficarem "esquecidos", acho que isso é algo inevitável, tanto para galerias quanto para esses tópicos de apenas um trabalho, a diferença basicamente é a quantidade de tópicos. Além do mais, o autor pode simplesmente upar o tópico da galeria com uma mensagem de atualização para quando ele tiver algo novo para mostrar e o tópico não ficar lá no quintos dos infernos, assim como se faz nos tópicos de projetos/jogos.

Daqui há algum tempo vai haver muitos tópicos de mesmos autores sobre avaliação de um ou dois trabalhos, e bem, ficaria melhor organizado se todos esses trabalhos fossem em apenas um só tópico, principalmente se forem trabalhos sobre a mesma coisa.

E me desculpem pelo Off-topic.

... K.A.O.S, muito obrigado pelo seu exemplo, agora eu realmente entendo o que vocês querem dizer, mas de qualquer modo, como você insere as sombras no maker? Por onde e como? Pois todos os modos que tentei não deram certo. Se não for pedir demais, por favor me diga como você as insere no maker. Me desculpe a burrice!

Não sou o KAOS mas ... basicamente você insere a imagem em forma de picture e coloca um evento simples pra mostrar essa picture no mapa.

Como a picture tem o tamanho exato do mapa e o mapa é pequeno, não terá problemas do personagem caminhar e a picture se mover, mas em outros casos use um script de fix picture se estiver usando o Ace.

Eu já tentei fazer deste modo, mais ficou estranho a imagem.

Estranho como?

Tem que ver se os níveis de opacidade estão definidos nessa picture ali, como não fui eu que fiz a imagem não sei dizer se tem variação na opacidade ou se simplesmente são tons de cinza.

Caso não tenha variação, mude o valor no maker mesmo ... ao invés de usar uma opacidade de 255 tente baixar esse valor pra 100, por exemplo.