O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Orca - A maldição de Barbatantes [COMPLETO]

Iniciado por Matt RvdR, 02/12/2012 às 14:57

Muito obrigado a todos.

O jogo está em passos bem lentos, minha vida profissional anda um pouco agitada demais, e isso deixa o maker em minhas últimas prioridades. Por enquanto, espero que aproveitem a DEMO lançada, e voltem para dar seus feedbacks.

Quanto a demo, concordo que ela está bem grande, mas no momento não existem maneiras de diminuir o tamanho do jogo, peço desculpas para quem está tendo dificuldade de baixar Orca III devido ao seu tamanho em megas...

Obrigado pela atenção,

até mais.

PS: O tópico foi fixado? Existe algum motivo em especial? Abraços. =P

Citação de: Matt RvdR online 18/08/2013 às 13:22
PS: O tópico foi fixado? Existe algum motivo em especial? Abraços. =P

Seu projeto participou do Protótipo Premiado 7 e ficou entre os três primeiros colocados. Além do prêmio de X Ouro os três primeiros têm seus tópicos fixados. Parabéns pela conquista!

Viva a lenda!



Ah, baixei e joguei e esqueci de comentar ehauaeh

Gostei bastante até a parte que eu cheguei, achei os tiles e chars bem legais pela originalidade, só por não ser gráficos que eu já tenha visto antes consegui jogar sem ficar procurando por erros de mapeamento ahuha

Curti bastante o toque cômico de algumas situações, principalmente na parte do papagaio ahuha gostei também da programação da parte da floresta, aquele esquema com as chamas e etc.


Eu sei, muitos anos se passaram, todos os meus projetos inacabados assim ficaram e eu mesmo achei que assim ficariam pela eternidade.

Acontece que recentemente estive na reta final da faculdade, com uma vida profissional da qual não tenho do que reclamar e nas lutas diárias de quem cresceu um pouco e teve que abrir mão de muita coisa. Me afastar do RPG Maker foi algo natural e achei que já o considerava um capítulo concluído na minha vida, alguns anos já se passaram. Até que um dia desses encontrei o projeto de Orca - A maldição de Barbatantes no backup do meu computador antigo, e quando dei por mim mesmo, havia deixado meu projeto de TCC de lado e estava editando uma coisa ou outra no projeto do Grande Mar. Isso já faz um certo tempo, e de lá pra cá Orca voltou a ativa e muita coisa mudou.

Progredi consideravelmente no projeto, revi coisas que já estavam feitas, reorganizei roteiro, sistemas, personagens e todo o meu eu interno. Posso dizer com segurança que estamos de volta a ativa e Orca III em breve estará aqui para fechar um ciclo que devo a mim mesmo, e, com esses avanços, já sinto segurança o suficiente para dizer que logo chego com essas novidades.

Para começar, retirei a DEMO que estava disponível aqui do ar. Ela havia sido o maior indício de que eu havia desistido de Orca. Tirei do ar porque primeiro) Só disponibilizei a DEMO porque achei que nunca terminaria o jogo e segundo) Muita coisa mudou, principalmente em balanço de dificuldade, puzzles e sistemas, e não acho válido manter uma DEMO sem mudanças disponível e terceiro) Nunca gostei de versões de demonstração.

Com tudo isso dito, venho aqui com uma atualização pequena e que pode não ser novidade nem grande coisa para muitos, mas para mim significa um novo "Start".




Incluida seção "sistemas" no post principal!




SISTEMAS

 
Classes

Qual sua afinidade na hora de se aventurar no Grande Mar? Você será um Pirata, com bombas destrutivas e ataques rápidos? Um Alquimista, com suas misturas de ervas e poções capazes de recuperar as energias dos combatentes ou um Estrategista, que prefere os fundos da batalha enquanto dá suporte ao seu grupo e vence não pela força, mas pela tática? Cada classe com seus prós e contras, resistências e fraquezas, trazendo uma nova imersão para sua aventura no mundo de Orca.


Dia/Noite

Durante o dia as cidades são movimentadas e cheias de vida, as matas barulhentas e coloridas. Nunca se sabe o que perambula pelas ruas de Costalina durante as noites silenciosas... Explore cada canto das ilhas de Orca em diferentes momentos do dia para descobrir novos desafios, missões e mistérios a serem desvendados.


Progessão por exploração

Como seus antecessores, em Orca - A maldição de Barbatantes o jogador evolui seus níveis conforme explora e encontra itens. Dessa vez nos deparamos com as Frutas do Sol, capazes de fortalecer o seu grupo e ainda lhe permitir distribuir bônus de nível para cada integrante. A exploração mais uma vez toma o holofote, e dessa vez articular seus objetivos como jogador será mais importante que nunca.




Eu sei que pode ser pouca coisa, mas posso dizer com tranqulidade que aqui no pc muita coisa foi feita, mas prefiro guardar um pouco das surpresas para quem se aventurar no Gameplay. Acredito que em breve poste novas screens, e num tempo não tão distante a versão completa!

Muito obrigado a todos que estão me recebendo de volta depois de tanto tempo e espero que fiquem animados com este projeto tanto quanto eu estou por estar de volta, ainda que sutilmente!

Obrigado,

abraços. :)

Comentando aqui só pra ficar de olho em atualizações. Boa sorte com o projeto cara, estou ansioso para poder jogar! Adorei a atualização e digo que amei o sistema de Classes, essa liberdade de escolha que é dada ao jogador é realmente um ponto forte que podemos notar em poucos projetos.

:XD:

Citação de: Ven online 18/11/2016 às 20:11
Comentando aqui só pra ficar de olho em atualizações. Boa sorte com o projeto cara, estou ansioso para poder jogar! Adorei a atualização e digo que amei o sistema de Classes, essa liberdade de escolha que é dada ao jogador é realmente um ponto forte que podemos notar em poucos projetos.

:XD:

Ah, muito obrigado! O sistema de classes foi algo que modifiquei e inclui nesse retorno ao progresso do projeto! Em Orca 3 as batalhas estão bem mais balanceadas comparando com os antecessores, e o fato de você poder escolher três caminhos diferentes de habilidades e características lhe dá três diferentes estilos de desafios de combate ao longo da jornada... Tenho testado e tem sido bem bacana observar as diferentes possibilidades com cada classe de personagem!

Fico feliz por ter a galera acompanhando o projeto novamente, em breve trago novas atualizações

Abraços!

Opá, fico feliz por saber que o projeto está de volta, Matt =) não joguei o segundo ainda, mas creio que consigo encontrar o download com facilidade por aí. O primeiro Orca eu guardo sempre no meu disco externo. É dos jogos mais especiais de outros tempos do RPG Maker, e tenho memórias muito felizes jogando.

O sistema de dia e noite é uma boa adição, sem dúvida. Torna a produção do jogo muito mais desafiadora, mas tudo é mais dinâmico e rico no fim, com as cidades dando realmente a impressão de que estão vivas.

Spoiler
Se quiser uma sugestão, para enriquecer ainda mais as cidades, pode tentar criar rondas de NPC's diferentes cada vez que o jogador entra e sai do mapa. Cada evento de NPC tem várias páginas, e cada página é um NPC diferente, com uma switch própria.

Depois, uma variável aleatória escolhe um número, e numa condição IF se o número for X, ativa o NPC da página Y, ou Z, ou A, e por aí vai. :)

Eu faço isso nos meus projetos, daí a sugestão. E com o sistema dia/noite, tem personagens que de dia vagueiam pela vila à espera que a taverna abra (só abre de noite), e depois de noite esses personagens que vaguearam de dia estão na taverna, e outros novos surgem a passear pela noite fora. É algo realmente bonito de se ver :) made with RPG Maker.
[close]

Fico no aguardo de novidades =) boa sorte, Matt!




"A estrada é longa e desconhecida, e cada passo será um momento inesquecível,
rumo aos mais belos lugares que se escondem para lá do que ainda não conheci."






26/11/2016 às 21:42 #22 Última edição: 26/11/2016 às 22:03 por Matt RvdR
[fbu]

Fbu! Rapaz, olha só, jogar o terceiro sem jogar o segundo não implicará em nada drástico, senão a comparação mesmo. É perceptível o quanto amadureci daqueles anos para cá na produção de um jogo, orca I e II sofriam do mal de narrador, com longas cutscenes, e uma mistureba de gráficos que dói nos olhos, rsrsrs. Mas fico sempre feliz em perceber o carinho com que o povo lida com esses meus projetos daquele tempo bom!

Curti a sugestão, o projeto está em fase avançada já, mas é algo a se pensar de colocar em prática nos grandes centros!

No mais, muito obrigado por acompanhar e volto a dizer que fico muito feliz de encontrar uma carinha das antigas por esses cantos! :D




Aproveitando para mais uma atualização pequena com o intuito de acrescentar ao conhecimento geral dos futuros jogadores!




NOVO PERSONAGEM NO POST PRINCIPAL E NOVA SCREEN!

WAVE SHORE

Wave é uma feiticeira com a habilidade de manipular a água e usa-la para inúmeros fins, dentre eles proteção. Atração principal do Circuz Ganché justamente pelos seus poderes e por um longo chifre dourado em sua fronte, cruza o caminho dos Hook e acaba entrelaçando seu destino misterioso ao deles. O quanto isso interfere na aventura dos piratas? Só o tempo pode dizer.

. . .




Vilarejo de uma das peculiares ilhas do Grande Mar.




Por enquanto é isso!

Muito obrigado,

abraços.

Ora, ora. Teremos um novo Orca para nós? Espero ver isso completo, cara. Os gráficos são bonitinhos e me lembraram um pouco pokémon, não sei por que, ou talvez aquele Harvest Moon do DS. Enfim... pelo que vi nos outros Orcas a jogabilidade não deve deixar a desejar, espero jogar isso. Boa sorte com o projeto, até.

29/11/2016 às 00:39 #24 Última edição: 29/11/2016 às 01:16 por Matt RvdR
Citação de: Manec online 27/11/2016 às 07:53
Ora, ora. Teremos um novo Orca para nós? Espero ver isso completo, cara. Os gráficos são bonitinhos e me lembraram um pouco pokémon, não sei por que, ou talvez aquele Harvest Moon do DS. Enfim... pelo que vi nos outros Orcas a jogabilidade não deve deixar a desejar, espero jogar isso. Boa sorte com o projeto, até.

Eu fico muito feliz quando a galera vem comentar com surpresa em relação a um novo (nem tão novo, tá aí pela rede já faz uns bons 4 anos) Orca. Muito obrigado pela força, os gráficos são todos originais do projeto, pixelizados por mim e por dois antigos amigos... Sei que não são a maior obra prima do mundo, mas sou paizão orgulhoso da atmosfera que o resultado final proporcionou!

Quanto a jogabilidade, a de Orca III está mais limpa do que as versões anteriores, mas as particularidades que marcaram nos outros estarão, mesmo que um pouco diferentes, presentes neste também! Priorizei o uso de menos sistemas mirabolantes e mais formas inteligentes de usar o que estava sólido na idéia inicial... Menos é mais, e todo o conceito desse jogo se baseia nessa idéia.

Muito obrigado pelo comentário, em breve a versão jogável (completa, abandonei a idéia de DEMO há algum tempo) estará por aqui. :)




SOBRE O SISTEMA DE BATALHA


Nos jogos anteriores ao terceiro título de Orca, talvez por falta de maturidade na concepção de idéias, priorizei sistemas de batalhas dinâmicos e com diversas funções que acabaram ficando bastante inutilizadas. Orca - A lenda dos mares carece de um equilíbrio na linha de dificuldade das batalhas ao longo do jogo, tornando-se maçante e com muitos excessos de encontros. Já Orca - O mistério de Wakitta peca justamente por não oferecer muitos desafios ao jogador. Ambos os jogos tornaram-se extensos principalmente pelas batalhas desmoderadas. Em Orca - A maldição de Barbatantes o foco em batalhas é outro.

Dessa vez troquei o ATB (Active Time Battle) pelo sistema tradicional de turnos, justamente por este dar a liberdade ao jogador de planejar seus próximos passos. No jogo os valores de batalha (HP, MP, Dano, Defesa) são baixos, portanto qualquer turno mal planejado pode causar grandes estragos. Também temos o fato de que a classe escolhida no primeiro momento do jogo pode implicar profundamente na dinâmica e em sua forma de batalhar. Agora o que conta é a estratégia. Você é um Alquimista? Então terá habilidades de cura. Sua classe é Estrategista? Melhor carregar itens de recuperação consigo, e se não for da classe Pirata, itens ofensivos podem ajudar a tornar a batalha mais equilibrada. A estratégia foi priorizada, e não espere atravessar grandes calabouços sem parar ao menos para pensar nas forças e fraquezas de seu inimigo.

Além disso, as edições dos Battlers de Monta! e um carinho especial com o visual do Background das batalhas trás uma pitada de novo ao sistema já conhecido por qualquer jogador de RPG.

Por enquanto é só, até a proxima atualização. :)



Tanto tempo fora do RPG Maker me deixou um tanto quanto enferrujado e é com muita felicidade que estamos de volta, valendo até ponta em concurso das comunidades! :D

Orca - A maldição de Barbatantes está concorrendo ao Projeto do Mês (Outubro, Novembro e Dezembro) da comunidade Mundo RPG Maker, e se você também participa por lá e achar que merecemos, passe lá pelo tópico de deixe seu voto ajudando nosso projeto!

Mais que vencer, fico extremamente feliz de saber que Orca voltou a ser reconhecido como um projeto em andamento, e logo, um jogo completo encerrando com chave de ouro a história do Grande Mar!

Para votar, acesse:

Mundo RPG Maker

Muito obrigado, em breve mais novidades sobre a aventura de Chill Hook e sua tripulação! :)

Sem dúvidas todo este reconhecimento é merecido! O Senhor é sem dúvidas um dos grandes titãs do nosso cenário maker e o projeto não deixa de ser fantástico também, irei passar e conferir, boa sorte com tudo!

Estarei aqui aguardando a versão final.  :XD:

Citação de: Ven online 05/12/2016 às 22:19
Sem dúvidas todo este reconhecimento é merecido! O Senhor é sem dúvidas um dos grandes titãs do nosso cenário maker e o projeto não deixa de ser fantástico também, irei passar e conferir, boa sorte com tudo!

Estarei aqui aguardando a versão final.  :XD:

Hahaha, muito obrigado! Fiquei muito feliz por fazer parte da competição, apesar de que agora nunca saberemos quem levaria a premiação. Infelizmente tivemos este fim abrupto da Mundo e só nos restam as boas lembranças desse espaço bacana da história do RPG Maker brasileiro.




Final de ano o projeto deu uma pequena estagnada por conta dos mil afazeres das festividades e encerramento de semestre no trabalho, mas agora o tio Matt está de férias e com elas espero trazer um pouquinho mais de atualizações.

Não é muito, mas por agora, uma nova screen de mais um dos cenários pelos quais nossa aventura se passa!






Os pântanos podem ser traçoeiros com os viajantes desavisados. Está com frutas recuperadoras de sobra para esta aventura?




Obrigado a todos que tem dado suporte ao fim desse longo projeto, estamos chegando na reta final!

Abraços!

Yo Matt

Esse jogo parece estar ficando ótimo, mal posso esperar para ver seu resultado final, mas considerando que esse aparentemente é o terceiro jogo, como eu poderia ter acesso aos seus antecessores?

Obrigado :3
YO :3

11/01/2017 às 22:49 #29 Última edição: 11/01/2017 às 22:57 por Matt RvdR
Citação de: Akugam online 11/01/2017 às 20:26
Yo Matt

Esse jogo parece estar ficando ótimo, mal posso esperar para ver seu resultado final, mas considerando que esse aparentemente é o terceiro jogo, como eu poderia ter acesso aos seus antecessores?

Obrigado :3

Olá, Akugam, tudo bem?

Então, para jogar Orca - A maldição de Barbatantes, você não necessariamente necessita jogar os antecessores, porque sua ligação é ínfima com a história dos outros e ele traz uma nova ótica sobre o mundo em que se passa o enredo. Mas se quiser ter uma idéia maior de como funciona a ambientação do jogo e as particularidades da saga, recomendo aproveitar o segundo título deles, Orca - O mistério wakitta, que pode ser encontrado e baixado clicando aqui.

Já o primeiro jogo é bem antigo, e a versão que você encontrará na internet é um pouco desbalanceada (muitos bugs e dificuldade demasiada em batalhas e aquisição de itens). Infelizmente fiquei muito tempo fora do mundo Maker e quando voltei acabei perdendo o arquivo da versão corrigida. Mas se quiser jogar o primeiro jogo, Orca - A lenda dos Mares para saber como tudo começou, você pode baixa-lo clicando aqui ou então assistindo ao gameplay que está sendo feito pelo Canal do RPG Maker:






No mais, muito obrigado pelas palavras! Orca - A maldição de Barbatantes tem sido meu pequeno grande orgulho, e estou bem feliz de estar terminando ele e concluindo mais essa etapa na longa jornada de RPG Maker da minha vida, rsrsrs.

Abraços, e se jogar os outros (ou assistir ao gameplay), deixe um comentário nos tópicos depois falando o que achou!

Abraços!