O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Trocando ideias #6 - K.A.O.S

Iniciado por Bieel, 09/11/2013 às 13:02

09/11/2013 às 13:02 Última edição: 09/11/2013 às 13:06 por Bieel
[box class=calendar_today]

[box class=titlebg][/box]
[box class=windowbg2]Mais uma ótima entrevista foi realizada, desta vez com o membro K.A.O.S, um maker que pode facilmente servir de exemplo como um maker exemplar, isso por conta de suas habilidades, dedicação e vontade de ajudar a comunidade a crescer e se tornar mais experiente, autor de ótimos tutoriais de design e mapeamento, conheçam um pouco mais sobre K.A.O.S.[/box]
[box class=windowbg2]CRM: Olá KAOS, primeiramente, conte-nos um pouco sobre você.
K.A.O.S: Me chamo André, tenho 23 anos e atualmente curso Web Design e Programação. Sempre tive um certo contato com jogos e não demorou muito pra ter vontade de criar um. Me considero uma pessoa esforçada e um tanto quanto ambiciosa em relação a planos que faço. Ah, e sou um grande fã de jogos como Silent Hill!

CRM: Qual foi seu primeiro contato com o maker?
K.A.O.S: Não lembro bem o ano pra falar verdade. Sei que comecei a ter contato com o mesmo ainda na época da Maker Universe. Inclusive foi uma época um tanto quanto conturbada devido a minha mentalidade no momento. Eu sempre tive aquela ideia de querer mostrar algo impressionante aos outros e com isso cometi diversas falhas ao longo do tempo.
Um detalhe engraçado é que eu não comecei bem com o RPG Maker mas sim com uma ferramenta chamada RPG Toolkit 2. Porém ao vagar pelos sites de download daquela época acabei conhecendo o RM2K! xD

CRM: Quais tipos de hobbies você pratica?
K.A.O.S: Além de gostar de design, gosto muito de músicas e desenhos no geral. Quando menor eu até conseguia desenhar bem, recebia diversos elogios por conseguir colocar tanto capricho em algo, porém com o passar do tempo isso acabou mudando e eu perdi essa 'habilidade' digamos assim... Mas digo, pretendo voltar a desenhar em breve, até porque quero começar a investir pesado em pixel art! Mas voltando a falar de música, não consigo ficar nem mesmo um minuto sem ouvir algo! E ja até tentei arriscar compor algo, mas ficou claramente estampado que esta área não é pra minha pessoa, haha.

CRM: O que te motiva mais no maker?
K.A.O.S: Acredito que a sensação de trazer diversão ou conteúdo interessante aos demais seja o maior motivo de estar a tanto tempo mexendo neste programa. Apesar de dizer isso, nunca consegui terminar um projeto em todos estes anos... Isso é algo que acredito ter conseguido mudar! Outra coisa que me motiva bastante é aquele sonho de criança em criar algo memorável, algo legal! Algo que traga aquela sensação de 'Cara, será que vai ter continuação?!'. É algo bem besta mas admito que penso nisso até hoje.

CRM: Quando você entra em um tópico de algum projeto, o que te chama mais atenção?
K.A.O.S: Bem, não sou um expert quando o assunto é roteiro e admito que muitas vezes eu me guiava pelas imagens apenas. Entretanto, após a decepção com um projeto francês chamado Aëdemphia, um jogo que só tinha gráficos, passei a me interessar em ler a introdução dos jogos, sistemas e ver vídeos sobre o mesmo. Acredito que possa resumir minha resposta com a palavra 'Trailers', pois dependendo do conteúdo que este mostrar eu irei saber se compensa ou não continuar a acompanhar o projeto.

CRM: Você pensa em criar algum projeto?
K.A.O.S: Tenho dois projetos em andamento pra falar verdade, Ixion e o projeto secreto que ando trabalhando pra participar do concurso da CRM! Estou levando ele adiante com bastante calma pra que não cometa os mesmos erros do passado.

CRM: De todos os jogos makers que você já viu, qual te chamou mais atenção?
K.A.O.S: Se eu for falar em termos de jogo completo, Mith – Universo Merkava. Foi um dos primeiros jogos do maker que tive o prazer de jogar e digo, mesmo depois de tanto tempo, ainda não vi um jogo se quer que conseguisse bater de frente com ele. É um jogo simples até, porém muito bem feito! Agora, se formos falar em termos de ficar impressionado... Velsarbor! Quem jogou sabe o quão bem produzido este jogo foi! Ótimas animações, programação de cair o queixo e mapeamento exemplar. É uma joia que definitivamente deve ser jogada!

CRM: Você tem uma notável habilidade em design e em mapeamento. Você começou a estudar essa arte como? Foi a que mais te interessou?
K.A.O.S: Admito que gosto muito de mexer com Design e principalmente cenários! No começo eu até tinha uma certa febre por criar sistemas e etc, mas foi algo temporário.
Quando ainda fuçava no RPG Maker 2k3, sempre tentava 'burlar' os limites da engine aplicando gráficos de panorama como mapa, iluminação... Inclusive nesta época eu atendia pelo nick de Arokh(Ark) e cheguei até a publicar uns tutoriais sobre iluminação. Não posso afirmar com clareza o que direi, porém acredito que apenas depois deste tutorial ser publicado que alguns makers brasileiros começaram a mexer com iluminação. Digo isso pois antes do tal guia ser publicado apenas projetos alemãs, americanos ou franceses utilizaram iluminação! Posso estar errado mas foi isso que observei na época.

CRM: Qual seus planos para o futuro em relação ao Game Design? Ou pretende levar só como hobbie?
K.A.O.S: Um passo de cada vez! Primeiro preciso concluir um projeto e ver qual será minha reação ao ver o feedback. Mas convenhamos, quem não sonha em entrar nesse ramo e permanecer? haha.
Estou longe de me considerar um bom desenvolvedor, tenho muito a aprender ainda. Porém admito que se um dia surgir a oportunidade de me tornar profissional nesta área, abraçarei sem pensar duas vezes!

CRM: Agora, para finalizar, deixe para o leitor uma mensagem de incentivo para a criação de jogos!
K.A.O.S: Não importa a dificuldade que esteja passando com o desenvolvimento do projeto, não desista! Avance com calma e se esforce no que você for melhor. Tenho certeza absoluta que você será recompensado quando seu jogo for lançado! E uma pequena dica, não tente ser perfeito em tudo... Criar belos mapas, desenvolver sistemas únicos, compor músicas, ser um ótimo pixel artist ou até mesmo desenhista... Procure o que você mais gosta e foque nisto!

[/box]
[box class=windowbg2]Alguns tutoriais de K.A.O.S:

> Iluminação - Teoria e prática
> Iluminação - Dungeons e interiores fechados

Entrevista por: BieelDesigner.
[/box]
[box class=titlebg][/box][/box]
Galeria:

Muitos Parabéns =D

Boa ideia a das entrevistas xP. Acho que todo o Maker quer mostrar algo de extraordinário logo no início! =D
O que se pode dizer dos seus tutos?  Que são fantásticos ;D  Continue assim xD
Façam mais entrevistas... :wow:

Citação de: Lima online 09/11/2013 às 14:40
Façam mais entrevistas... :wow:

A ideia é essa!

Bom, o K.A.O.S tem demonstrado um excelente trabalho com os tutoriais dele. Além disso tá sempre por aqui comentando nos tópicos. Um bom exemplo de maker. Espero ver o seu projeto logo!

Viva a lenda!

Não conheço bem o Kaos nem nada,mas já vi algumas coisas dele aqui e na MRM. Ele é muito bom com as palavras e sabe ensinar  :rainbow: .

K.A.O.S parece ter bastante paciência e isso é legal.Seus tutoriais são supremos também.Pena eu não poder me dedicar à eles,isso é para mindfuckers.
Curti a entrevista!Parabéns pessoal.
Gifts: Mistyrol | [

O Kaos é um bom companheiro.. o Kaos é um bom companheiro... o Kaos é um bom companheiro ninguem pode negar!!!  :clap:  :clap:  :clap:  :clap:  :clap:

Muito bom eu tive o prazer de ter a ajuda do Kaos e ja cheguei a ver alguns de seus tutoriais, muito bem bolados e bem interessantes.

Boa entrevista! E bom conhecer um pouco mais de ti, KAOS.

Vejo que temos bastante coisas em comum, eu também iniciei com o 2k e na época da MU, eu também sabia desenhar bem e agora, bem ... nem tento mais porque sei que não levo jeito pra coisa ahuah eu também gosto de design e de lidar com imagens, iluminação e coisas do tipo, além disso eu também, na época da MU e da minha juventude tentava burlar sistemas do 2k e criar coisas novas como novo menu e sistema de batalha ... bons tempos aqueles.

Enfim, espero logo ver um tópico do seu projeto Ixion e também o seu jogo do concurso, e espero também que continue contribuindo bem pra comunidade maker brasileira.

Grande K.A.O.S hehe. Lembro de você dando dicas sobre iluminação nos meus mapas. Sempre foi de grande ajuda. Ótima entrevista!