O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

A Hora do Terror

Iniciado por VincentVII, 25/11/2013 às 09:00

25/11/2013 às 09:00 Última edição: 25/11/2013 às 09:01 por VincentVII

[box class=windowbg2]

Sou fã do gênero de terror há algum tempo. E, dentre todas as histórias que eu já vi, acabei desenvolvendo uma paixão especial pelas obras asiáticas. Garanto que não estou sozinho nessa, pois muitos filmes americanos são remakes de filmes asiáticos. O Chamado, O Grito, Espelhos do Medo, O Olho do Mal, Uma Chamada Perdida, Água Negra e Imagens do Além são alguns exemplos. As duas maiores franquias de jogos de terror da atualidade, Resident Evil e Silent Hill, também são de origens asiáticas.
Portanto, quando o assunto é terror, podemos dizer que os asiáticos sabem o que fazem. E eles estão dando essa lição no RPG Maker e no Wolf RPG Editor também. Mas isso não acontece porque os asiáticos são uma espécie alienígena superdesenvolvida. A diferença é que os jogos asiáticos demonstram muito empenho e dedicação da parte dos seus autores, algo que também pode ser alcançado por qualquer outro maker em qualquer outra parte do mundo.
Mas chega de enrolação e vamos falar do que interessa, certo? Avante!
[box class=catbg2]
A FAMA
[/box]
[box class=calendar_today]
Jogos de terror asiáticos se tornaram muito famosos no mundo maker nesses últimos tempos. Com versões traduzidas até mesmo para o português, esses jogos estão presentes em praticamente toda comunidade de RPG Maker. Eu me arrisco a dizer que eles são uma febre mundial.

Peguemos Ao Oni como exemplo. O jogo feito pelo noprops no RPG Maker XP em 2008 se tornou um dos maiores ícones dos jogos de terror asiáticos. De fato, não acho que algum outro jogo de terror feito no RPG Maker conseguiu ter um legado igual ao de Ao Oni. Existem dezenas de jogos feitos por fãs desde os tempos da primeira versão do jogo. Isso gerou até mesmo um novo gênero de jogo chamado de Oni, muito semelhante à outra febre da internet que é o Escape the Room. Aqui neste site você pode conferir uma lista com dezenas de fan made games do Ao Oni.
Outros títulos de peso incluem IB, Mad Father, The Witch's House, RE: Kinder, Shuutai Head Less e The Crooked Man. E sim, só inclui os meus favoritos, deal with it!
[/box]
[box class=catbg2]
A HISTÓRIA
[/box]
[box class=calendar_today] Um dos problemas de Hollywood na questão do terror é que os filmes americanos atuais andam focando muito no gore, na violência, e por muitas vezes esquecem de outros aspectos como o desenvolvimento dos personagens e até mesmo uma história decente. Quanto aos jogos, o que eu acredito estar acontecendo é que as grandes franquias estão indo mais para o lado de ação do que do terror. Mesmo assim ainda surgem bons jogos americanos, como Amnesia – The Dark Descent, Dead Space, Alan Wake entre outros.
Já no lado asiático eu notei que eles tendem a se manter mais no suspense, mistério e na fantasia. As histórias dão um enfoque maior nos acontecimentos sobrenaturais do que no sangue, criando um clima misterioso e muito envolvente.
Além disso, uma coisa que chama muito atenção nos jogos asiáticos é a carga emocional da história. Os sentimentos dos personagens é uma temática muito empregada nos jogos e trama geralmente gira em torno dos mesmos.

[hs width=320 height=240]http://25.media.tumblr.com/a4acd3834658c0fd7b13a87216251a2e/tumblr_ms1wc7mCem1r02ceuo1_500.png[/hs] [hs width=320 height=240]http://24.media.tumblr.com/73025d00d84fb243458b7f1c78759fa6/tumblr_mp12o2b6tD1ra1hzjo1_500.png[/hs]
The Crooked Man (à esquerda) e RE: Kinder  (à direita) são bons exemplos de jogos de terro com grande enfoque nas emoções dos personagens

[/box]
[box class=catbg2]
A AMBIENTAÇÃO
[/box]
[box class=calendar_today] Algo que eu admiro muito nesses jogos é o empenho e a dedicação dos autores ao criar a ambientação do jogo. Tanto na parte gráfica quanto na sonora.  Apesar dos mapas nem sempre serem os mais bem feitos, afinal ninguém é perfeito, a parte gráfica é um ponto alto nos jogos de terro asiáticas. Os autores não só investem bastante na criação de poses para o charsets em ordem de dar mais vida ao jogo, criar animações mais elaboradas (principalmente para gerar sustos ou eventos sobrenaturais), como também no design geral do jogo, como fazer as Big Faces, menus, imagens paras algumas cenas e enigmas.

[hs width=320 height=240]http://media.tumblr.com/2395de4a06a250a7b7439a1c31e97a50/tumblr_inline_mgzyzdCMDZ1rrg0mo.png[/hs] [hs width=320 height=240]http://sekijitsu.com/wp-content/uploads/2012/04/ib-011.png[/hs]
Mad Father (à esquerda) e IB  (à direita), dois exemplos que utilizam incríveis gráficos para o RPG Maker e Wolf RPG Editor

Combinados com efeitos sonoros e as músicas, os jogos de terror asiáticos conseguem criar um belo clima de mistério e bem envolvente. E saber criar este clima é o ponto chave de qualquer jogo de terror. [/box]
[box class=catbg2]
PUZZLES
[/box]
[box class=calendar_today] Por último vou falar do que realmente me interessa nos jogos de terror asiáticos que são os puzzles. Vocês devem se lembrar dos primeiros jogos do Resident Evil em que você precisava circular pelos mapas buscando itens para interagir com outros eventos. Bom, isso basicamente é o que encontramos nos jogos de RPG Maker e Wolf RPG Editor.

[hs width=320 height=240]http://25.media.tumblr.com/bac29342346785d8e45afc3f3e83c19d/tumblr_mv52k1Igw91qjwlp1o1_500.png[/hs]
The Witch's House, ou A Casa da Bruxa de se preferir, é um ótimo exemplo de como utilizar puzzles de uma forma ao mesmo tempo simples e desafiadora

Os jogos asiáticos vão mais além do "ir do ponto A ao ponto B" ou do simples "atirar em tudo que se move" e usam e abusam de enigmas e outros desafios. Assim o jogo não fica aquela coisa monótona e robótica de apenas pegar um item e levar a outro lugar e você se vê obrigado a usar um pouco a cabeça para progredir no jogo.
[/box]
[box class=catbg2]
OS ERROS
[/box]
[box class=calendar_today] Nem tudo são flores e os gigantes também caem. Mesmo que os jogos de terror asiáticos sejam os meus favoritos, eu admito que eles tenham suas falhas. Um dos principais problemas que eu percebi é no que diz respeito ao roteiro quando a personalidade dos protagonistas são um tanto utópicas. Como em Mad Father, onde é bem o fato de apesar de tudo que o pai de Arya já tinha feito contra ela, a sua mãe e outra pessoas, a protagonista ainda diz que o ama. Em Kinder o protagonista, uma criança de 11 anos se eu não me engano, ao chegar na cidade e a encontrar toda destruída anda naturalmente para casa, como se aquilo fosse uma visão normal.
Em Ao Oni, por exemplo, além do mapeamento não ser dos melhores a história é bem fraca. As reações do protagonista quanto a morte dos seus amigos é bem ruim também, como se o personagem fosse um robô sem sentimentos. Em um certo momento do jogo você encontra um de seus amigos enforcado numa sala e não há qualquer reação do protagonista, você simplesmente continua resolvendo os enigmas como se nada tivesse ocorrido.
Em Shuutai Head Less, os enigmas são muito lineares e bem fáceis de resolver. O maior desafio é prender os prisioneiros sem-cabeça nas celas e mesmo assim não é difícil. The Witch's House não tem um desenvolvimento dos melhores, sendo que a maior parte da história se concentra no final.

[hs width=320 height=240]http://i1.ytimg.com/vi/-c530UC6uKY/maxresdefault.jpg?feature=og[/hs]
Apesar de ser um jogo bom, Shuutai Head Less deixa a desejar no quesito desafio

Enfim, se você procurar erros nos jogos asiáticos você vai encontrar. Mas de qualquer forma eles continuam sendo bons jogos de terror e uma inspiração para outros makers.

[/box][/box]

AGRADECIMENTO

Agora eu queria fechar a matéria fazendo um agradecimento ao membro [user]Asuma[/user] que, a um pedido meu, postou vários jogos de terror aqui na CRM. Obrigado pelos tópicos, [user]Asuma[/user], fico te devendo essa. Aqui estão os links de todos os jogos que eu citei na matéria e você pode conferir muitos outros na área de Jogos Completos.

Viva a lenda!

Muito boa a matéria Vincent, eu não joguei muitos jogos de terror asiáticos mais já ouvi falar muito bem deles, um dia vou tentar jogar, espero encontrar algum com boa historia e que me dê bons sustos.

Spoiler
Para ressaltar, realmente os filmes americanos so levam mais para o lado da violência, enquanto os asiáticos se preocupam mais com roteiro, ambientação, personagens, mais para que ligar para isso se aqui no brasil nos temos as novelas recheadas de apenas de pegação, traição, quem matou tal pessoa...
TELEVISÃO BRASILEIRA POBRE EM CRIATIVIDADE
[close]

Eu li a matéria toda VincentVII. Sempre trazendo boas matérias. Concordo com você sobre os filmes de terror americano, não possuem o mistério e o medo, quanto os filmes asiáticos. E seus jogos, eu nunca vi realmente terror XD.

Eu vou por a matéria em exposição na DS Maker, se me permitir.

[user]Nathanx[/user]

Valeu pelo comentário Nathanx. Esse jogos que eu citei na matéria são bons, os meus preferidos dentre eles são IB, RE: Kinder e The Crooked Man. Quando tiver uma chance teste um deles, garanto que você vai gostar da história e dos enigmas.

[user]Allan Dsr![/user]

Opa, pode por as matérias no seu site quando quiser, Allan. E valeu por comentar!

Viva a lenda!

Rapaz eu tenho um projeto MEGA antigo que tem esta temática.(Inclusive foi o único que fiz o backup antes do meu HD anterior ir pro saco), tenho muita vontade de fazer ele no VXA mas por enquanto vou focar em terminar o meu atual e lançar.

Adorei a matéria, retrata bem o que podemos ver na atualidade!
Clique nas imagens p/ visualizar as aulas

26/11/2013 às 16:51 #5 Última edição: 26/11/2013 às 17:04 por VincentVII
Também tenho dois projetos aqui mortos do gênero de terro. Um de mistério envolvendo a loira do banheiro e outro de zumbis, ambos nunca serão finalizados. Foca no seu projeto mesmo pois hoje eu vi a foto da batalha e chorei com aquela beleza. Valeu por comentar, K.A.O.S!

Viva a lenda!

Gosto muito do gênero ''terror'', e sua matéria está ótima. Nunca joguei tais jogos asiáticos pois sou mais ligado em filmes. Porém assim que tiver chance vou baixar um por um e testar.  :XD:
[user]Nocive[/user]

Citação de: Nocive online 26/11/2013 às 22:08
Gosto muito do gênero ''terror'', e sua matéria está ótima. Nunca joguei tais jogos asiáticos pois sou mais ligado em filmes. Porém assim que tiver chance vou baixar um por um e testar.  :XD:

São jogos bem legais, tanto pela história quanto pela jogabilidade. Os filmes asiáticos também são bons, o Shutter é um dos que eu mais gostei até hoje.

Obrigado pelo comentário e pelo elogio!  :ok:

Viva a lenda!

SHL é um jogo bem legal.Mas como você disse deixa um "gostinho de quero mais"nos desafios.Mas fugindo disso,é um jogo excelente. Queria ver a continuação deste jogo,pois o final é bem triste(eu chorei u.u) e de alguma maneira feliz.Deixa todos os fãs do jogo querendo a continuação,com os dois sendo felizes,mas não fugindo do assunto TERROR.
Mas enfim , boa postagem.

:clap: :clap:
MikiKamura

Primeiramente, seja bem-vindo a comunidade, Miki Takamura! Pelo nick já vi que você gosta bastante da cultura asiática.

Obrigado pelo comentário! SHL é legalzinho, eu curti muito aquele final. Só poderia ter dificultado um pouco mais nos puzzles.

Viva a lenda!

Realmente esses jogos são impressionantes, mas eu não consigo jogar muito bem, me custou zerar Resident Evil 1 na época, sei lá, ainda ter medo desse tipo de coisa é normal?

Tão normal quanto o ato de respirar, seria anormal você não ter medo de algo. Cada um reage de um jeito a alguma coisa. Eu já não tenho medo porque assisto muitos filmes de terror, então já superei isso. Mas ainda levo uns sustos de vez  em quando.

Viva a lenda!