O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Um jogo 8-bits!

Iniciado por Rick17, 12/12/2013 às 12:13

Vim pedir a opinião de vocês. O que acham de jogos em estilo 8-bits?
Minha ideia é fazer um jogo com resources próprios todos em estilo "Pokémon GSC".
Já tenho a história formada, ideia de jogabilidade, e tudo. Só queria saber.
Vocês jogariam um jogo de RPG Maker em 8-bits?
Projeto 春
Emergindo em breve

Claro. Por que não? Tudo vai depender do enredo/jogabilidade e etc do projeto. É até melhor por que criando seus próprios recursos vai diferenciar muito o seu projeto dos outros.
Uma visita ao Museu não é interessante quando você faz parte da exposição.

Sim, jogaria. Seria interessante, Rick. Gosto deste estilo clássico e nostálgico. Mas acho que seria interessante saber, por alto, do que se trata o jogo. Um pouco da premissa e jogabilidade. Seria tipo os primeiros da franquia Final Fantasy? Seria bacana. xD

Um grande abraço e boa sorte,

Kazuyashi.

Eu AMO esse estilo gráfico, é um dos meus preferidos.
Seu jogo se diferenciaria mesmo, é um pouco difícil achar projetos feitos em 8-bits no RM.
Boa sorte :D

É sim, tipo Final Fantasy mesmo!
Já estou começando a fazer os sprites e vou postando pra saber o que acham!
Obrigado
Projeto 春
Emergindo em breve

Citação de: faherya online 12/12/2013 às 12:24
Claro. Por que não? Tudo vai depender do enredo/jogabilidade e etc do projeto. É até melhor por que criando seus próprios recursos vai diferenciar muito o seu projeto dos outros.

This!

Se eu não me engano, meses atrás o Gerar postou uma screen de um jogo que está sendo feito no estilo 8-bits. Não vejo problema algum nisso, gráficos são a ponto menos importante pra mim num projeto.

Viva a lenda!



Citação de: VincentVII online 12/12/2013 às 22:51
[...]
Se eu não me engano, meses atrás o Gerar postou uma screen de um jogo que está sendo feito no estilo 8-bits. [...]

Yep, porém, como não mexo tanto, vai demorar.

Mas não vejo muita diferença em fazer 8 bits ou como comumente fazemos.
Aliás, em 8 bits a parte de fazer os recursos é bem mais fácil. A dificuldade
(ao menos foi a que tive) é conseguir um charset bom e que não dê problemas
relativo ao tamanho, no RPG Maker, fora isso, é bem bacana.

No caso de animar, boa sorte!
  :ok:

13/12/2013 às 07:28 #7 Última edição: 13/12/2013 às 07:30 por King Gerar
Citação de: King Gerar online 13/12/2013 às 07:25
Yep, porém, como não mexo tanto, vai demorar.


Quase que esqueço daquele seu tileset, ficou muito bom também. Mas eu estava me referindo a esse projeto (deixei de preguiça e fui lá no Screenshot da Semana procurá-lo):

[box class=calendar_today]
» Screenshot da Semana #13



Nome: Ruins of Rydos
Autor: Reynard Frost
[/box]



King Gerar: Ahhhhhhh sim, hue  :lol:
Mas é, seria legal até baixar esse, se não me engano tem demo já.

Viva a lenda!



Me desculpe pela grande ignorância , mas o que são jogos 8 bits ? Não encontrei nada a respeito no google , só encontrei jogos ...

Citação de: Legendary Paladin online 13/12/2013 às 17:52
Me desculpe pela grande ignorância , mas o que são jogos 8 bits ? Não encontrei nada a respeito no google , só encontrei jogos ...

Não tem aquela foto que eu postei ali em cima? Aquilo é um jogo 8-bits. Eu não sei a explicação técnica, então dê uma olhada na Wiki.

Viva a lenda!



'-'
Nossa.
Jogos 8-bits são jogos "antigos". Como
Super Mario Bros., Pokemon Red/Blue, The Legend of Zelda.
São jogos mais antigos, se é que entende. É difícil de explicar.
O que eu quis dizer foi de estilo gráfico 8-bits.
Procure o jogo de RPG Maker "Santuário, a Ascensão do Anjo Corrupto", do Luko.
É aquele estilo que me refiro.
Projeto 春
Emergindo em breve

@Rick

Obrigado por responder , esclarece muita coisa  :lol:

@Vicent

Cara , a wikipedia não está se referindo a jogos 8 bits ...

13/12/2013 às 18:41 #12 Última edição: 13/12/2013 às 18:54 por Speed
Valeu por explicar Vincent :D

Citação de: Legendary Paladin online 13/12/2013 às 18:21
@Vicent

Cara , a wikipedia não está se referindo a jogos 8 bits ...

8-bits não é um gênero de jogo. O termo se aplica aos processadores da época e que agora é usado como referência aos jogos antigos, como os citados pelo Rick. Compreendeu agora?

Viva a lenda!



Exato, 8bits = um processador com capacidade de 8bits.
Incidentalmente esses processadores vem com uma série de limitações técnicas e de hardware que compõe uma "estética 8bit", por, por exemplo, não serem capazes de utilizar sprites com mais de 4 cores por tile. (na verdade 3+transparência)
Exemplos de consoles 8bits = Nintendo, Game Boy (e Color), Master System, ATARI, etc...
16 bits já é um pouco mais potente e entra na área do SNES e consolesda mesma geração... Já é capaz de aceitar mais cores, etc. Daí vem o 32, casa do PS1, depois o 64 que só tem o nintendo64, depois 128 com o ps2, xbox e etc, e por aí vai.

Cada um desses processadores tem limitações que causam uma estética muito característica.



Em relação a se outras pessoas vão jogar ou não... Eu te questiono se isso realmente importa. E se as pessoas dissessem que não, você abandonaria a idéia? Faça um jogo que você ache divertido.
Faça as outras pessoas gostarem da sua idéia, não se adapte aos gostos delas. Senão você não vai, de fato, estar criando algo seu, e sim apenas tentando satisfazer os gostos dos outros com um jogo para receber alguma quantidade de "reconhecimento". No fim das contas, o jogo em si não sai tão bom como poderia ser =)