O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Primeiro Sketch na Mesa Digital

Iniciado por Zenphis, 27/12/2013 às 16:35

27/12/2013 às 16:35 Última edição: 28/12/2013 às 14:09 por Zenphis
Hoje chegou minha mesa digitalizadora, então botei pra testar, meu primeiro sketch na mesa, acho que ficou legal até, digam-me o que acharam. :b

Sketch 2

Software: Photoshop cs6.
Wacom Intuos Pen.

Bem, não está de todo ruim, com treino deve ficar bem melhor, primeira dica que dou é usar o Pen Tool Sai para desenhar e possivelmente para pintar também, em especial desenhar mesmo porque a ferramenta de traços dele é a melhor que vi até hoje. Sobre o desenho, estudar anatomia talvez seja uma boa, boa sorte cara o/
To Die Is To Find Out If Humanity Ever Conquers Death

Citação de: B.loder online 27/12/2013 às 21:54
Bem, não está de todo ruim, com treino deve ficar bem melhor, primeira dica que dou é usar o Pen Tool Sai para desenhar e possivelmente para pintar também, em especial desenhar mesmo porque a ferramenta de traços dele é a melhor que vi até hoje. Sobre o desenho, estudar anatomia talvez seja uma boa, boa sorte cara o/

Obrigado por comentar! Eu uso o SAI e particularmente prefiro o photoshop, e acho os traços melhores que os do SAI. Os traços estão imprecisos pois foi simplesmente um rascunho. :b
Obrigado pelas críticas, abraços.

Levando em conta que o seu objetivo é exercitar o traço com a mesa digital, fica um tanto difícil avaliar o rascunho, a qualidade dele, por si só. Além disso, um rascunho não é nada mais do que isso, ele não precisa ser extremamente detalhado, ele serve simplesmente pra passar uma idéia e dar uma base pra lineart definitiva. Então, tirando elementos como a composição, tanto do personagem quanto da cena, é difícil ter material pra avaliar. No seu caso, diria que ele cumpre bem o papel que se propõe, ainda que a anatomia tenha ficado um pouco de lado.
Minha primeira recomendação é que fuce as configurações da sua mesa e procure a que mais te agrada e a que melhor se adequa ao seu estilo; tem gente que gosta da sensibilidade da caneta alta por preferir um traço mais leve, enquanto tem gente que prefere ela baixa pra firmar mais a mão e o traço. A segunda seria pra ativar as opções próprias pra mesa no software que você usa pra desenhar, pra garantir que tenha sincronia entre o que você está fazendo e o que surge na tela, e também pra que o traço esteja no local em que deveria.
Se tratando de arte digital, o Ctrl+Paint tem um excelente acervo de vídeos que podem te ajudar a pegar as manhas.
Quanto à escolha de software, eu recomendaria uma olhada no Manga Studio. Apesar do nome tosco, ele tem ótimos brushes e uma ferramenta de perspectiva que facilita a vida de quem se confunde nessas horas.
No mais, como o B.loder disse, boa sorte aí.

28/12/2013 às 00:15 #4 Última edição: 28/12/2013 às 00:18 por Zenphis
Citação de: Yuna online 27/12/2013 às 23:53
Levando em conta que o seu objetivo é exercitar o traço com a mesa digital, fica um tanto difícil avaliar o rascunho, a qualidade dele, por si só. Além disso, um rascunho não é nada mais do que isso, ele não precisa ser extremamente detalhado, ele serve simplesmente pra passar uma idéia e dar uma base pra lineart definitiva. Então, tirando elementos como a composição, tanto do personagem quanto da cena, é difícil ter material pra avaliar. No seu caso, diria que ele cumpre bem o papel que se propõe, ainda que a anatomia tenha ficado um pouco de lado.
Minha primeira recomendação é que fuce as configurações da sua mesa e procure a que mais te agrada e a que melhor se adequa ao seu estilo; tem gente que gosta da sensibilidade da caneta alta por preferir um traço mais leve, enquanto tem gente que prefere ela baixa pra firmar mais a mão e o traço. A segunda seria pra ativar as opções próprias pra mesa no software que você usa pra desenhar, pra garantir que tenha sincronia entre o que você está fazendo e o que surge na tela, e também pra que o traço esteja no local em que deveria.
Se tratando de arte digital, o Ctrl+Paint tem um excelente acervo de vídeos que podem te ajudar a pegar as manhas.
Quanto à escolha de software, eu recomendaria uma olhada no Manga Studio. Apesar do nome tosco, ele tem ótimos brushes e uma ferramenta de perspectiva que facilita a vida de quem se confunde nessas horas.
No mais, como o B.loder disse, boa sorte aí.

Obrigado pelas dicas. Realmente, não há muita coisa pra avaliar. Sobre a mesa, devo estar com as configurações padrões dela, obrigado por comentar esse ponto, eu havia instalado o software das configs mas nem mexi ainda, vou dar uma olhada nisso, revi a anatomia, e percebi que o cabelo está fazendo a cabeça parecer meio grande, mas eu não vou modificar agora, deixar aí como rascunho mesmo. :B

Obrigado de verdade por recomendar o site, olhei aqui, ele tem muita coisa útil que eu poderei vir a usar futuramente. Eu conheço por nome o Manga Studio, nunca tentei ele, no mais me parece semelhante aos outros programas no qual eu usei, poderia me explicar o que é exatamente essa ferramenta de perspectiva? Achei interessante pelo nome.
Obrigado, até.

O que a ferramenta de perspectiva do Manga Studio faz é criar guidelines com base em pontos de fuga pré-estabelecidos ou manipuláveis, assim você acaba poupando tempo ao invés de quebrar a cabeça na hora de verificar se a perspectiva está coerente.

Bom, mais fácil mostrar, ainda que o vídeo seja um tanto longo, do que tentar explicar:

Well, entendi, legal, isso é bom quando for fazer os cenários da imagem. Valeu mesmo, depois vou baixar o Manga Studio ver se ele me agrada. Até.

Desculpem o double post, gostaria que avaliassem o personagem/semblante dele, o traço e a anatomia nesse outro sketch: