O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Sistema de Bússola 360º ver.1.0.1

Iniciado por Shiroyasha, 17/02/2014 às 16:00

17/02/2014 às 16:00 Última edição: 06/05/2018 às 13:48 por Shiroyasha
Nota: Tem um pouco mais de uma semana que publiquei este sistema na MRM. Então nem é tão novo assim, de qualquer forma espero que apreciem.
[box class=titlebg]
Sistema de Bússola 360º
[/box]

[info float=right border=transparent][/info]
Autor: Shiroyasha (白夜叉)
Versão: 1.0.1
Engine: RMVX ACE
Tipo de sistema: Híbrido - Requer Change Picture Properties in Frames 1.1.1 (PRESENTE NA DEMO)
Incompatibilidades: Nenhuma conhecida
Nível de Construção: Alto
Dificuldade de implementação: Média
Grau de Customização: Altíssimo
Postagem Original: Mundo RPG Maker

[box class=titlebg]Introdução[/box]

"Te encontrarei mesmo que estejas nos confins da Terra."

Como o próprio nome já diz este é um sistema de bússola cuja agulha pode rotacionar 360° e indicar com alta precisão a direção de um evento ou lugar, que você definir, em tempo real. Ainda estão adicionados efeitos de ativação/desativação, opção de ocultar agulha via switch e mudança de opacidade do sprite da bússola caso o personagem se aproxime muito (evita que ela atrapalhe in game).
Eu estava um tanto frustrado com os sistemas de bússola existentes para todas as engines e decidir colocar em prática minhas próprias habilidades matemáticas para criar um novo sistema que pudesse me agradar. Acabou por ser um trabalho bem divertido de se fazer e deu resultados que nem mesmo eu esperava.
O sistema foi desenvolvido no VX ACE para ser oferecido ao projeto Purgato - O Extermínio do membro Nalfam (MRM). Fico feliz que ele tenha gostado e estarei atento a lhe fornecê-lo com características especiais para seu projeto.

[box class=titlebg]Dados Específicos[/box]

• Número de Switches: 2
  • Número de Variáveis: A demo usa 10 por motivos explicativos. Reduzível a 4 facilmente.
  • Número de Itens necessários: 1
  • Número de Eventos Comuns: 3
[box class=titlebg]Sobre o criador[/box]

Shiroyasha é um roteirista perfeccionista apaixonado por café que sabe muito bem como usar o que aprendeu no ensino médio. Trabalha neste sistema casualmente desde outubro do ano passado.

[box class=titlebg]Instruções de instalação[/box]

Copie do database o item "Bússola Mágica" e os eventos comuns. Adicione o script Change Picture Properties in Frames 1.1.1 que também está presente na demo. Se precisar, faça ajustes e modifique as variáveis e switchs utilizadas (não esquecer das IDs dessas variáveis nas chamadas de script).
Não esqueça de copiar as imagens da pasta Pictures, mas elas são dispensáveis se você tiver recursos próprios.
Em caso de problemas você pode postar neste tópico e ficarei feliz em ajudar.

[box class=titlebg]Screenshots[/box]

Bússola

Demonstração da mudança de opacidade

[box class=titlebg]Vídeo[/box]

[box class=titlebg]Download[/box]

[box class=titlebg]Méritos[/box]

Fuja da Preguiça! - Eventos (MRM)
Sistema vencedor do concurso "Fuja da preguiça!" na categoria Eventos

[box class=titlebg]F.A.Q[/box]

• O que é essa tal distância euclidiana?
  • Distância entre dois pontos. No nosso caso temos dois pontos P e Q cujas coordenadas são (Px, Py) e (Qx, Qy) respectivamente. No sistema esses pontos são as coordenadas do jogador (P) e do evento alvo (Q) que é o sprite da bússola. Usado no evento comum do sensor.

• O que é esse Coeficiente Angular?
  • Isto é importante. Você sabe que pode traçar uma reta ligando dois pontos, certo? Essa mesma reta forma um ângulo com a base dela:
  • Pois então, esse ângulo α indicado nessa região azul nos interessa e é calculado assim:

• E quem é essa Arc-Tangente que você usou?
  • Ela é a função inversa da Tangente, me dá o ângulo α certinho do valor que encontro naquela divisão que você acabou de ver aí em cima.

• Tá, mas por que você ficou convertendo ângulos para radianos e vice-versa?
  • Para facilitar os meus cálculos. Algumas das fórmulas para ângulos são mais simples de fazer usando radianos (como o coeficiente angular usado). Por isso eu faço a conversão, mas lembrando que meu valor final é um ângulo que é usado para rotacionar a imagem.

• Isso parece difícil, tem comentários explicativos na Demo?
  • Não é tanto quanto parece e sim em todas as partes, em todos os cantos.

• Por que algumas vezes você multiplica uma variável por 1.0?
  • Para transformá-la em float (valor real) eventualmente. Observe que não posso trabalhar com todas essas fórmulas usando apenas números inteiros. Eu fiz assim porque queria usar minimamente as chamadas por script devido ao evento Fuja da Preguiça! na época.

• Posso postar seu sistema em outro fórum/site/blog/etc?
  • Claro, só não esqueça de referenciar este tópico original e dar os devidos créditos a todos os que estiverem nos meus agradecimentos.

• Posso usar/estudar seu sistema?
  • Você deve e pode tentar fazer melhor até. Acho maravilhosos sistemas bem feitos.

• Você pretende fazer este sistema para as outras engines?
  • Pretendo sim. Para XP e VX e se possível sem uso de scripts auxiliares.

• Você irá atualizar este sistema para trabalhar sem script adicional?
  • É o que almejo para as próximas atualizações.
[box class=titlebg]Agradecimentos[/box]

Shiroyasha: Quem se divertiu, e se diverte ainda, fazendo este sistema.
PK8: Por criar e disponibilizar o script que usei, além de salvar minha vida meu sistema.
MarkDarkness: Que pediu ao PK8 a opção de opacidade, mesmo que ele só tenha colocado 3 anos depois. Lol
DerVVulfman: Que batizou o script do PK8 com um nome modesto. Sério.
Masked: Por seus comentários realmente úteis que me permitirão portar o sistema para o XP e o VX.
Nalfam: Quem aceitou meu protótipo no seu projeto. Pois foi por Purgato - O Extermínio que o fiz no VX ACE.
O evento Fuja da Preguiça e seus realizadores: Por me darem a oportunidade de apresentar meu sistema ainda protótipo na época.
Math.atan(x): Porque ela é linda. >.<

Agradecimentos especiais a Cezar, pioneiro na criação de Bússolas para o RMVX ACE.

[box class=titlebg]Notas de Atualização[/box]

Atualizações 11/02/2014:

• Versão 1.0.1 da Demo (corrigidas falhas técnicas em algumas falas da Demo, XD);
  • Screenshots devidamente comentadas em seus respectivos spoilers;
  • Vídeo adicionado;
  • FAQ devidamente organizado (separei usando barrinhas).

Atualizações 15/02/2014
  • FAQ atualizado;
  • Imagem ilustrativa do cálculo de coeficiente angular adicionada;

Atualizações 17/02/2014
  • Publicação na CRM;
  • Imagens estáticas reupadas com transparência (se adequar ao fundo da CRM);
Nota:Imagem ilustrativa de radianos é um gif especial. Creio que não posso adicionar transparência facilmente. /o\

haHUEEEEEE Isso ficou incrível por eventos xD É praticamente a mesma sistemática de Grandia, só que esse lance da opacidade foi demais, parabéns ;) Adorei *o*

Ah foi desse tópico que eu me lembrei de você xD, cara o sistema ficou muito show mesmo, um dos melhores por eventos que vi recentemente. Tem uma lógica muito boa nele, além de além disso uma utilidade muito grande, parabéns pelo sistema :)

Nossa este sistema me da dor de cabeça só de tentar entender uma parte dele.

Ficou simplesmente incrível, você tinha que ter o nome asiático . (é asiático?)

Parabéns, eu não entendi nada desta matemática aplicada no sistema, mas enfim.

Parabéns, você merece um selinho!  :beijo:

Muito bom o sistema
A geometria é mesmo uma linda  :*-*:
Da para fazer uns sistemas bem interessantes utilizando um pouco de matematica

Os calculos me deram tilt  :derp:

mas o sistema ficou bastante legal, não lembro desse concurso na mundo rpg maker, bastante interessante
merece realmente um selinho King Of Geometry kkkkk

Citação de Alucard_2
Citação de: Alucard_2 online 17/02/2014 às 16:07
haHUEEEEEE Isso ficou incrível por eventos xD É praticamente a mesma sistemática de Grandia, só que esse lance da opacidade foi demais, parabéns ;) Adorei *o*
[close]
Alucard_2, você por aqui também? Poxa Grandia, nem tinha parado para reparar ainda. Você tem razão.
A mudança de opacidade já era conhecida de certa forma, mas essa forma suavizada vi enquanto jogava Pricess Shade - (ティルキッス), onde as huds eram grandes mas possuíam esse sistema. Então pensei em reproduzi-lo o mais fiel que pude.
Fico honrado com o seu comentário.

Citação de Raizen
Citação de: Raizen online 17/02/2014 às 16:10
Ah foi desse tópico que eu me lembrei de você xD, cara o sistema ficou muito show mesmo, um dos melhores por eventos que vi recentemente. Tem uma lógica muito boa nele, além de além disso uma utilidade muito grande, parabéns pelo sistema :)
[close]
Obrigado Raizen. Realmente, o tópico ficou mais popular do que eu esperava (poxa, deixei as buttons rosa XD).
Ainda pretendo melhorá-lo um pouco mais, mas antes é meio que prioridade levá-lo ao VX e o XP.
Agradeço seu comentário.

Citação de Lhu!
Citação de: Lhu! online 17/02/2014 às 17:05
Nossa este sistema me da dor de cabeça só de tentar entender uma parte dele.

Ficou simplesmente incrível, você tinha que ter o nome asiático . (é asiático?)

Parabéns, eu não entendi nada desta matemática aplicada no sistema, mas enfim.

Parabéns, você merece um selinho!  :beijo:

[close]
Não se preocupe com o F.A.Q. Você só vai precisar entendê-lo se quiser fazer um sistema que utilize o mesmo conceito do zero. Eu só o fiz porque achei importante deixar claro como eu fiz o sistema. Mas pretendo desmembrar todos estes conceitos em tutorias curtos, e de mais fácil compreensão, para utilização geral em outros sistemas por eventos.
Não, não sou asiático. XD.
白夜叉 é como se escreve Shiroyasha (alguns amigos meus de fora pediram, eles são asiáticos).
Sobre selinhos...  :pare:. O.o
Obrigado por comentar.

Citação de Klarth
Citação de: Klarth online 17/02/2014 às 17:17
Muito bom o sistema
A geometria é mesmo uma linda  :*-*:
Da para fazer uns sistemas bem interessantes utilizando um pouco de matematica
[close]
É linda mesmo. Fico feliz em encontrar alguém que pense da mesma forma.
Grato.

Citação de SimonMuran
Citação de: SimonMuran online 17/02/2014 às 17:54
Os calculos me deram tilt  :derp:

mas o sistema ficou bastante legal, não lembro desse concurso na mundo rpg maker, bastante interessante
merece realmente um selinho King Of Geometry kkkkk
[close]
Não se preocupe, os cálculos já estão feitos. É só usar e modificar pequenos detalhes (sprites, sons, etc...).
O concurso é do ano passado e demorou bastante a sair os resultados.
Vish... Parem com essas ideias estranhas de selinho.  :pare:

Obrigado a todos.

Oh god, vejo na minha volta que vocês não deixaram de inovar, huh! Adorei esse sistema, consegue ser simples e avançado ao mesmo tempo xD, é incrível o que se pode fazer com um pouco da matemática e eventos juntos, sinceramente um dos melhores sistemas por evento que eu já vi, obrigado por disponibilizar conosco esta bela peça. :clap:
"Pode-se enganar a todos por algum tempo; pode-se enganar alguns por todo o tempo; mas não se pode enganar a todos todo o tempo."

Ei, você, você mesmo! Tá afim de ver um projeto legal? Clica embaixo!

Shiro-san!
Só estou passando para deixar o meu comentário e dizer que seu sistema é realmente muito bom, meus parabéns!
Não usarei pois não preciso de uma bússola no meu projeto, mas ainda assim acho o sistema maravilhoso. :XD:

Capitão Jack Sparrow quer a bússola dele de volta!!!

Ficou bem show esse sistema, ainda mais esse lance da opacidade que eu achei bem interessante. Bom trabaho, Shiro!

Viva a lenda!

Citação de SuperPig
Citação de: SuperPig online 22/02/2014 às 22:06
Oh god, vejo na minha volta que vocês não deixaram de inovar, huh! Adorei esse sistema, consegue ser simples e avançado ao mesmo tempo xD, é incrível o que se pode fazer com um pouco da matemática e eventos juntos, sinceramente um dos melhores sistemas por evento que eu já vi, obrigado por disponibilizar conosco esta bela peça. :clap:
[close]
Opa, muito obrigado SuperPig. Tentei fazer o mais funcional e detalhado que pude, mas ainda há o que se melhorar nele. Penso seriamente em lançar a 1.5 em todas as três versões do maker, sem o uso de script adicional mesmo.

Citação de Mistyrol
Citação de: Mistyrol online 26/02/2014 às 02:00
Shiro-san!
Só estou passando para deixar o meu comentário e dizer que seu sistema é realmente muito bom, meus parabéns!
Não usarei pois não preciso de uma bússola no meu projeto, mas ainda assim acho o sistema maravilhoso. :XD:
[close]
Valeu Mistyrol! Nunca pensei que o povo fosse gostar tanto desse sistema.

Citação de VincentVII
Citação de: VincentVII online 26/02/2014 às 09:00
Capitão Jack Sparrow quer a bússola dele de volta!!!

Ficou bem show esse sistema, ainda mais esse lance da opacidade que eu achei bem interessante. Bom trabaho, Shiro!
[close]
Roubei dele mesmo. Esse lance da opacidade foi meio que uma experiência que deu certo e resolvi deixar junto já que se mostrou funcionar muito bem para sprites circulares como era esse caso.
Valeu VincentVII.

Opa!

Ótimo sistema Shiro! Gostei bastante dele, pena que não pude testar... não consigo baixar pelo mediafire

Mas, mesmo assim, dá para ver que ficou muito bom. Parabéns!

:linha3:

:ok:

Obrigado V@gner KOHAI, hum eu ia deixar o download direto aqui também mas tinha um limite no tamanho do arquivo de 1Mb e o meu tá com 1,2Mb compactado.
De qualquer forma ainda é uma opção tentar baixar pela opção direta lá da MRM:
http://www.mundorpgmaker.com.br/forum/index.php?action=dlattach;topic=120239.0;attach=78216

Percebi que muita gente acabou usando essa opção, acertei na mosca que isso seria útil.

Valeu Shiro!

Agora que testei, só posso dizer uma palavra... INCRÍVEL!

Muito bom mesmo o sistema. Quem sabe eu use em um projeto...

:linha3:

:ok:

Alguns séculos depois...

06/05/2018 - Link de download da demo restabelecido. 

Talvez seja preciso atualizar este tópico ainda. Por hora vou deixar assim porque acho que não sei mais mexer com bbcode e já tava passando mal só de olhar pro código desse tópico.

Muito obrigado pelo toque, Aurora.

o/