O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Sistema de sorteio - Loteria

Iniciado por miguel8884, 17/02/2014 às 23:03

Olá pessoal, hoje venho trazer um tutorial bem simples, porém um pouco demorado de se fazer, sistema de loteria, onde você escolhe um número e se der aquele número você ganha alguma coisa, dinheiro, ou o que for!

Nível do tutorial: Intermediário.
Nível de evento necessário: Intermediário, conhecer todos os comandos pelo menos para facilitar entendimento.
Switchs utilizadas: 1
Variáveis utilizadas: 2

Vamos começar!



Primeiro passo: Mapa (opcional)



Bem, eu comecei fazendo um mapa com alguns eventos (npcs), fiquem tranquilos, eles servem apenas para deixar mais realista, como se fossem pessoas assistindo o sorteio. Você pode optar por fazer um mapa ou não, é opcional.

Mais ou menos assim (não liguem para o mapeamento, é só para demonstrar):
Spoiler
[close]

Vamos continuar!
Se você optou por fazer um mapa para o sorteio acontecer, vamos supor que o herói comprou o bilhetinho em qualquer lugar, no meu caso fiz um pequeno mapa para demonstrar com seria programado o evento.

Primeiro crie um mapa com um evento, apenas com gráfico, ou se já tiver seu mapa, crie uma área com um evento sem nada, apenas com o gráfico, mais ou menos assim:
Spoiler
[close]

Agora, entre no evento e o programa igual o meu na imagem:
(ATENÇÃO) se for mudar algum valor, por exemplo o preço do bilhete, use a lógica, em todas as partes que esse valor aparecer, coloque de acordo com o seu, que você decidiu!
Spoiler
[close]

Bem, vou explicar um pouco sobre esse evento.
No comando "entrada numérica", você deverá criar uma variável, a qual irá armazenar o número que você (jogador) escolher; já no número de dígitos, você irá escolher a quantidade de dígitos que o jogador pode colocar em seu número, no meu caso eu coloquei 1, ou seja, o jogador só pode escolher números entre 0 e 9, ou seja, que o sorteio de números vai ser entre 0 e 9! Espero que tenham entendido essa parte. No teletransporte, você vai colocar o local, onde acontecerá o sorteio, ou seja, ao jogador escolher seu número, ele será redirecionado para o local do sorteio. Acho que essa parte é a mais complicada desse evento, por isso expliquei.

No mapa do sorteio agora, eu criei como se fosse um apresentador!
Spoiler
[close]

ele ainda não faz nada também, mas será importante no futuro.

Segundo passo:Colocando herói no sorteio


Agora iremos trabalhar na parte de quando o herói for teletransportado para o sorteio!
Você pode escolher entre: colocar um lugar para onde o jogador irá automático, ou deixar a pessoa que está jogando decidir onde ela irá sentar! Vou utilizar o modo automático, talvez depois ensine o modo que ele irá sentar onde quisér!

Primeiramente criaremos um evento em qualquer lugar da tela, que não seja um grafico de npc, configure ele assim com "processo paralelo", agora você terá que contar as casas que levam até a cadeira que você deseja colocar o herói! No meu caso, vou colocar em uma da primeira fileira, vou contar as casas para frente e para o lado, assim vou colocar no mover evento, e colocarei o número equivalente que contei, de forma que o herói vá parar na cadeira que eu quero; o meu evento configurado ficou assim:
(ATENÇÃO): Não esqueça de começar a contagem de onde o herói foi teletransportado, por exemplo, o meu foi teletransportado para o meio d caminho no sortei, eu vou começar a contar de lá.
Spoiler
[close]

Ok! Agora vamos iniciar o sorteio!

Terceiro passo:Começando o sorteio


Agora vem a parte que eu mais gosto, nós vamos começar o sorteio; como eu coloquei no máximo 1 digito para a o herói escolher, fica mais fácil na hora de programar; se você colocou mais dígitos fica mais longo o evento e mais trabalhoso.

Após vocês terem feita toda movimentação certinha, agora ta na hora de começar o sorteio, primeiramente, no fim da coordenada mover evento coloque um switch local, pode ser A ou B ou C ou D. Crie uma nova página com esse switch local e vamos as configurações. Eu vou colocar uma imagem do meu, aí eu explico o que eu achar mais difícil. Ta aí:
Spoiler
[close]

Bem, você irá criar uma variável com um nome que você quiser, e nela você ira armazenar um número aleatório entre 0 e 9 no meu caso. Desconsidere a parte que eu disse que quanto mais dígitos mais difcil, como pôde observar na imagem, é só colocar uma condição em que, se a variável der um número igual ao que você escolheu, você vence, caso não, ativa a excessão.

Após terminar você ativa uma switch, para não ficar repetindo a mesma frase e cria uma nova página sem nada com essa switch ativada! Apés, teletransporte o jogador para entrada, no meu caso!

Bem, eu que me lembre é só isso, se encontrarem algum bug me avisem para mim poder conserta-lo e deixar o sistema melhor, eu ainda estou melhorando ele para criar um sistema de acumulamento, onde se você não ganha, há a chance de ninguém ganhar, assim o dinheiro acumu-la, e também onde o valor recebido pode variar, então, talvez numa próxima aula quem sabe?

Créditos a: Miguel8884