O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Trocando Ideias #7 - Moon[light]

Iniciado por Misty, 23/02/2014 às 16:31

23/02/2014 às 16:31 Última edição: 23/02/2014 às 16:58 por Mistyrol
[box2 class=black title=  ]

:linha3:
[button class=red]Introdução[/button][button class=red]Entrevista[/button][button class=red]Considerações Finais[/button]

[box2 class=black title=Introdução]
  Não existe sombra de dúvidas que alguns membros conseguem se sobressair diante alguma área específica e conquistar o seu espaço, assim como existem aqueles que recebem reconhecimento não só em uma, nem em duas, mas sim em várias áreas. Por esse motivo resolvemos trocar algumas ideias com um membro que é um grande exemplo tanto em habilidades quanto pela sua conduta.
  Com certeza você já o deve ter visto em algum lugar aqui na comunidade, mas caso seja novo por aqui ou ande um pouco desligado, lhe apresento o entrevistado da vez, [user]Moon[light][/user]. É um prazer fazer essa entrevista, e se você quer saber um pouco mais sobre o nosso convidado especial, pegue uma xícara de café e alguns biscoitos, sente-se um pouco conosco pois está na hora de trocar ideias.
[/box2]

[box2 class=black title=Entrevista]
Mistyrol - Moon[light]

• Primeiramente gostaria de agradecer por ter aceito o nosso convite para participar do "Trocando Ideias".
    "Eu é quem devia estar agradecendo aqui. "

• Para começarmos, conte-nos como foi o seu primeiro contato com o RPG Maker. Onde foi que conheceu a engine?
    " Como quase todo mundo, numa revista da Digerati. Ela era uma dessas que vinham com mods de GTA, uma demo do jogo de Knight Rider e a versão em inglês do RMXP. Achei ela legal e comecei a fuçar. Como na época não tinha internet, tive que traduzir tudo usando um dicionário de inglês enquanto tentava aprender a usar o programa."

• Você ingressou nessa "carreira maker" atuando em quais áreas, inicialmente?
    "Como eu falei, na época que peguei o maker nem internet eu tinha, então eu tinha que fazer de tudo nos meus jogos, de programar até fazer os gráficos. A maioria era bem ruim, mas, é... eu tinha que me virar."

• Seu projeto "Spukgeschichten" ainda está sendo desenvolvido ou foi cancelado?
    "Essa é uma ótima pergunta. Tecnicamente falando, ainda está sendo desenvolvido, mas como tive que mudar um monte de coisas tive que replanejar e repensar tudo. No momento, como estou ocupado com outras coisas, o desenvolvimento dele não está ativo, mas ainda estou pensando no que, exatamente, fazer quando terminar. De um modo ou de outro, a história da Franberd será contada. É questão de honra terminar esse jogo... eventualmente."

• E de onde veio a inspiração para o estilo dark do projeto?
    "Eu sempre curti coisas estranhas, monstros e filmes mais "pesados". Lembro que uma vez, quando tinha uns cinco anos, tive até que ir para o hospital depois de ficar em estado de choque ao assistir um filme (que não tenho certeza se era A lista de Schindler ou O Exorcista). Lá pelas idas do ensino médio entrei em contato com a obra de H. P. Lovecraft e foi amor à primeira vista. Li boa parte da obra dele, assim como a de Poe, assisti filmes influenciados por ele, então boa parte do visual vem disso. Não é o único lugar, porém. O preto e branco, assim como alguns detalhes visuais, veio de Nosferatu, a inclusão do vermelho de A Lista de Schindler, algumas partes de cenários e afins dos quadros do Escher. Então, é, tem um monte de influências no cerne do jogo. De certo modo, gostaria que as pessoas pensassem no Spuk como minha homenagem ao terror e ao horror."

• Você tem planos iniciar outros projetos paralelos aos que já tem, ou prefere terminá-los antes de pensar em outros?
    "Ideias sempre temos, não é? Mas como ando numa fase um tanto quanto ocupada, acho que pegar outro projeto seria bastante irresponsável. Estou trabalhando numa coisa pequena com um amigo, mas não é nada que se possa chamar, de fato, de projeto. No momento, quero mesmo decidir os caminhos do Spuk e terminar de fazê-lo. Quando isso acabar talvez eu tente fazer um terceiro CdC. Quem sabe..."

• Como você vê o cenário do RPG Maker atualmente?
    "É um caso um tanto complicado. Por um lado, os últimos anos trouxeram um avanço muito grande nos quesitos técnicos. Não só veio o VXA, que é a engine com o maior número de opções até hoje, como surgiram coisas como Parallax Mapping, edição de aspectos da engine e até pessoas que mesclam diferentes linguagens na programação do jogo. Tudo isso permite que se alcance um nível de qualidade técnica que seria difícil de se imaginar alguns anos atrás, apesar de já naquela época existirem projetos excelentes. É interessante também que esteja havendo um certo reconhecimento maior de jogos feitos na Engine, como o caso de To The Moon, um jogo que poderia ser considerado "mais ou menos" por muitos, mas que recebeu um prêmio importante.
    Entretanto, ao mesmo tempo há a questão de que, no Brasil em especial, o surgimento de outras engines tem puxado muita gente que em outros tempos viria para o Maker. Coisas de uso simples como Construct2, Adventure Game Maker ou engines mais complexas, como XNA e a Unreal. Fora que a maioria dos makers experientes no Brasil são mais velhos, o que implica, no geral, em poucos jogos de alto nível concluído, já que a quantidade de tempo que essas pessoas podem investir é limitado. O fato de que quase não há equipes por aqui é outro fator dificultador. A verdade é que o fato de haver um mercado jogador ainda bem pequeno no Brasil é um dificultador para o avanço das independentes por aqui, especialmente porque há ainda existe um preconceito forte contra jogos brasileiros. É o "complexo de vira-lata" do qual o Nelson Rodrigues falou. Por causa disso, não surgem no Brasil fenômenos como os círculos de doujin japoneses ou os pequenos jogos comerciais feitos por desenvolvedoras menores, como nos Estados Unidos. Há casos, claro, como o recente Knights of Pen and Paper, mas, comparativamente, esses ainda são bem poucos. A falta de um mercado interno limita a viabilidade de projetos comerciais e são projetos comerciais em uma engine que fazem com que ela se torne popular e se movimente. É aquela velha coisa do artista no Brasil que tem que produzir em inglês para tentar ser reconhecido.
    "

• Pretende continuar por mais tempo no RPG Maker ou prefere "expandir os horizontes" trocando de engine como diversos membros fazem?
    "Bom, ando fazendo alguns testes com o Construct 2, mas, sendo sincero, isso é complicado de dizer. Na prática, eu escolho a engine baseado no tipo de jogo que quero fazer então se em algum momento eu realmente quiser fazer um jogo que só possa fazer em uma engine que não o RPG Maker eu iria para outra engine, mas até lá fico onde estou mesmo."

• Passando um pouco para o lado pessoal, como é a sua relação com os membros da comunidade?
    "Eu tenho umas tretas com um pessoal daqui, hein. Especialmente com aquele Kazuyashi. Ele é zika, bródi. Não, falando sério agora. Gosto do pessoal daqui. Tem uma galera bem gente fina e vive rolando altas tretas no chat. É divertido."

• Todos sabem que você é um escritor esplêndido, você escreve apenas como distração e lazer ou trabalha profissionalmente com a escrita?
    "Bom, eu curso Linguística, mas eu tenho um monte de matérias de literatura, então é algo que preciso estudar e ler sobre o tempo todo para conseguir passar. Cheguei a pegar alguns trabalhos como redator um tempo atrás também, mas, no geral, é algo que faço mais por gosto do que por qualquer outra razão. É uma velha mania."

• Possui algum hobbie além do RPG Maker?
    "hahaha... nem me fale. Escrever é meu hobbie número um, de longe. Mas também gosto bastante de desenhar, jogar jogos, jogar Pokémon, assistir a filmes e animes, programar coisas no Maker, jogar Pokémon, estudar assuntos diversos, especialmente ligados à área geral de Linguística e jogar Pokémon porque Pokémon é bom demais da conta."

• Agora que tal um pequeno jogo de respostas rápidas? Qual a sua engine preferida?
    "XP."

• Área com mais dificuldade?
    "Sonoplastia."

• Gênero de jogos preferido?
    "RPG e Ação."

• Projeto de RPG Maker que gostaria de jogar?
    "Tem um bom número deles, hein. Mana, Ergo Proxy..."

• Ok, chega de perguntas por hoje! Apenas para finalizarmos, o que diria para os seus fãs e também aqueles que estão lendo essa entrevista?
    "Apenas que... busquem conhecimento."

[/box2]

[box2 class=black title=Considerações Finais]
      Fiquei realmente muito feliz em fazer essa entrevista com o Moon[light]. Confesso que descobri algumas coisas que não esperava e acredito que seja esse o propósito do quadro, conhecer melhor o entrevistado e descontrair mudando um pouco os assuntos de sempre. Fiquei (e ainda estou) um pouco nervoso pois faz muito tempo que eu entrei de "férias da escrita" e o velho receio de não estar bom o suficiente ataca mais uma vez.

Outra coisa que me deixou nervoso foi a própria entrevista em si, pois eu particularmente sou um enorme fã do Moon (ás vezes chega a ser meio bizarro eu dando uma de fanboy) e admiro muitíssimo o trabalho dele, que aliás uso como inspiração para que talvez em um distante tempo eu possa escrever tão bem quanto o mesmo.

Enfim, essa foi mais uma entrevista do "Trocando Ideias", quem sabe não voltaremos com mais entrevistas em breve!? Espero que todos vocês tenham gostado e se divertido tanto quanto eu. Obrigado pela atenção de todos, e até a próxima!
      :XD: 

[/box2]
    [/box2]

Entrevista  :wow: .
Gostei de ler a entrevista com o Moon[light], descobri bastante coisa a respeito apesar de saber algumas.
Acho ele um cara bem divertido, e sou fã dele pelos desenhos dele (Eu ainda tenho o desenho que ele fez pra mim)

Enfim, parabéns pela entrevista Mistyrol.

Gostei dessa entrevista aí! Como eu procurei aqui esse projeto do Moon[light] mas eu não achei.  :hm:

Bem maneiro, parabéns para o Moon entrevistado e ao entrevistador Misty.

Deu para conhecer um pouco melhor sobre ele :)

Citação de: Kamiki online 23/02/2014 às 22:22
Gostei dessa entrevista aí! Como eu procurei aqui esse projeto do Moon[light] mas eu não achei.  :hm:
Acredito que se ele retomar, em breve estará aqui na CRM :D, mas de momento tem na Arena(SRM) e na MRM o tópico do projeto.

Moon[light], o homem dos mil nicks do chat. Um cara muito bom tanto na escrita quanto no maker. Espero ainda ver a versão completo do Spuk (não consigo falar o nome todo).

Viva a lenda!

Gostei bastante de ler a entrevista, tio moon gosta de digitar credo  :derp:
kkk mas falou bem da situação maker atual, e eu também fiquei curioso sobre
esse projeto ae :o

Nem sabia que o Spukheiashthcestein era do Moon, lembro que vi ele faz um bom tempo mas era um baita projeto, torço pra que retome e consiga finalizar.

Ótima entrevista, fluiu a leitura muito bem.

Muito obrigado pelos comentários, pessoal. Foi realmente muito legal fazer a entrevista com o Moon[light] e espero que não pare por aqui. Até mais! :XD: