O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Iluminação Básica por Pictures [XP/VX/ACE]

Iniciado por Harden, 04/12/2012 às 22:00

[box class=titlebg]
Iluminação Básica por Pictures
[/box]

Bom galera, eu estava postando algumas imagens em um fórum para avaliação e um membro de lá acabou perguntando:  "Como que você faz esta iluminação?" - A imagem que eu havia postado era de um mapa com uma iluminação feita a base de pictures/imagens, que permanecem fixas no mapa não importa para onde você vá.

Portanto, estou aqui hoje, criando este tutorial exclusivo para a Centro RPG Maker para que vocês possam aprender e também aperfeiçoar esta técnica simples.

Vamos começar?

O que vamos precisar para fazer tudo isso aqui?

Photoshop (Acredito que qualquer versão)
RPG Maker (Qualquer um desde o XP)
CRMGSS - Fix Picture (Link disponível no final do tutorial)
Paciência (Por mais que seja um processo simples, leva tempo até chegar a um resultado que lhe agrade)

Vamos começar!

Neste tutorial estarei usando a plataforma RPG Maker VX Ace, porém o processo é o mesmo para todas as outras.

Primeiramente, abra o seu projeto no RPG Maker e adicione o script de Fix Picture de sua respectiva ferramenta de criação, disponível no final do tópico. Feito isso, o script já está em funcionamento, agora todo o resto é questão de design.

Escolha o mapa no qual você deseja fazer a iluminação, eu estarei escolhendo um mapa de interior pois é bem mais fácil de mostrar como faço o efeito. Tire uma print screen do mapa, pode ser do RPG Maker inteiro (Eu sei que existe um script que ele próprio tira screenshot do mapa inteiro, porém acho mais fácil fazer tudo manualmente).

Com a screenshot tirada, abra o seu photoshop e crie um novo documento do tamanho da resolução da sua tela (1920 x 1080, 1600 x 900, etc) e cole a sua print screen neste documento. Selecione somente o mapa do game e copie o mapa. Crie um novo documento, o photoshop já irá saber o tamanho da imagem selecionada, e cole o mapa neste novo documento. Agora vem a parte interessante.

Agora que você está com o mapa cru, vamos dar início ao processo de iluminação e de sombreamento do mapa.
Tudo o que você ver a seguir é de gosto para gosto, estarei passando o meu.

Crie um novo layer/camada e pinte-o inteiramente de preto. Diminua sua opacidade para 50%.

Começaremos vendo os pontos de luz do mapa, como janelas, abajures, lamparinas, velas, etc... Neste mapa em questão temos apenas um a vista, no caso a janela, porém como o RPG Maker é uma engine 2D podemos deixar nossa imaginação fluir e colocarmos janelas nas paredes laterais. Veja abaixo os pontos de luz destacados em amarelo.

Agora que temos os pontos de luz, podemos começar a iluminar o ambiente. Selecione a ferramente borracha (E), selecione o Soft Brush e configure-o da seguinte maneira:

(Se preferir, deixe a opacidade em 75% ou menos, para maior precisão)

Comece apagando a camada preta nas áreas que a luz está iluminando, ou seja, tanto a fonte de luz quanto a direção na qual elas estão iluminando, neste caso, a janela superior e a janela imaginária a esquerda. Como o Flow está em 20%, a borracha não irá apagar totalmente a camada, deixando assim a iluminação mais bonita. Veja o exemplo que eu consegui:

Agora que criamos a luz, vamos fazer ela se expandir de uma forma mais "natural", se preciso, refaça várias e várias vezes este passo até conseguir um resultado agradável. Ainda com a ferramenta borracha (E) continue apagando a camada preta, porém agora não passe várias vezes pelo menos lugar, faça como se fossem pinceladas pelas áreas onde a luz acerta. Se necessário diminua o tamanho da borracha.

Bom, a partir de agora se quiser você pode pular para o fim do tutorial, que é onde ensino como usar a iluminação como picture e o script. Agora começam as "técnicas avançadas" para deixar o mapa e a iluminação mais bonita. Vamos lá.

Há algumas área na qual a luz não consegue chegar, talvez um obstáculo impedindo ou até mesmo este lugar não seja "atingível" pela luz. Vamos identificar alguns lugares neste mapa que a luz não conseguiria chegar.

Está destacado em vermelho os lugares nos quais a luz provavelmente não chegaria, os pontos de sombra. Mas o que estes lugares vão interferir? Fácil: como a luz não chega ali, não é normal que ali esteja iluminado, então vamos lá.

Desta vez pegue a ferramente pincel (B) e selecione novamente o Soft Brush e configure da mesma maneira que expliquei acima, se preferir diminua o tamanho dele para uma maior precisão.

Com a cor preta pinte os locais no qual a luz não chega, de forma que ele volte a ficar totalmente escuro e sem luz. Crie uma nova camada e deixe-a com 50% de opacidade, porém desta vez não pinte-a totalmente de preto.
Nesta nova camada, pincele levemente as área que a luz não chega, mas não elas por inteiro, apenas uma parte delas, de forma bem suave. Confira na imagem abaixo o processo.

Antes da 2ª Camada
Depois da 2ª Camada.

Após feito isso, sua iluminação está pronta. Delete o mapa, ou seja, a camada na qual está a imagem do seu mapa. Clique com o botão direito em uma das camadas de iluminação e selecione "Merge Layers" ou "Merge Visible". Aperte CTRL + S e salve a imagem com o nome que desejar na pasta Pictures do seu jogo, porém, antes deste nome DEVE conter o prefixo (FIX), ou seja, caso eu queira que a imagem se chame José ela deverá se chamar (FIX) José, caso não tenha, o script não irá reconhecer que esta imagem deve ficar estática.

Terminando a parte do photoshop, vamos para dentro do RPG Maker.

Com o mapa no qual a iluminação será usada aberto, crie um evento em qualquer lugar e deixe a Condição de Início em Processo Paralelo.  Assim:

De um duplo clique na área para colocar comandos/ações de eventos. Uma aba aparecerá e dentro dela há mais três abas. Na segunda aba há a opção Mostrar Imagem. Selecione esta opção.

Uma nova aba aparecerá. Na opção Número, é recomendado que deixe um número entre 3 e 7 para não dar conflito com nenhuma outra imagem que você queira deixar a mostra no mapa, seja uma HUD por eventos, ou algum efeito especial. Na opção Gráfico de Imagem selecione a imagem que é a nossa iluminação com o prefixo (FIX). Todas as outras opções você não precisa mexer.

Após isso, mais uma vez dê um duplo clique e na segunda aba selecione Apagar Evento Temporário. Isso faz com que o evento se apague até que você volte no mapa novamente. Isso é só para não acarretar nenhum tipo de bug.

Pronto, está tudo pronto, só falta uma coisa. Quando você sair do mapa que você está, provavelmente irá ocorrer da iluminação permanecer lá. Para que isso não aconteça, no evento de teletransporte de um mapa para outro, adicione a opção Deletar Imagem e coloque o Número que você selecionou para sua imagem.

Considerações Finais

Link para o Script de Picture Fixa!
RM XP // RM VX // RM VX ACE

Bom, podem surgir algumas interveniências como: mapas maiores do que a print permite tirar, dificuldades para sombrear e etc.

Para o caso de mapas maiores, você pode tirar vários prints; diminuir o tamanho do mapa no maker (pela opção de zoom), tirar uma print, selecionar a área do mapa e multiplicar o tamanho da imagem pelo zoom (se foi um zoom de 2x, multiplica por 2x); ou use o script de tirar screenshot do mapa inteiro (desculpem, mas eu não achei ele).

Caso tenha alguma dificuldade, por que não posta a imagem de suas iluminações aqui, para avaliarmos?.

Vou colocar abaixo alguns exemplos de iluminação feita por base de pictures.
Exemplo 01

Ergo Proxy por KáHh
[close]

Exemplo 02

por Filius Rex
[close]

Exemplo 03

por Harden (minha primeira tentativa)
[close]

Agradecimentos:
Principalmente a KáHh, que me ensinou esta técnica e que venho usando desde então;
Paranoid, que me deu alguns conselhos a muito tempo de como fazer;
Centro RPG Maker, lugar no qual estou disponibilizando este tutorial.

E não se esqueçam: Se lhe ajudei, se disponibilizei algo de útil, agradeça e coloque os créditos!

Abraços e até a próxima!
Your drill is the drill that will pierce the Heavens!

Nossa, ótimo tutorial cara, com certeza vai ajudar muita gente. Eu lembro que vi um tutorial parecido quando comecei a trabalhar com isso. E a primeira imagem, lembro desse projeto, por que? T-T
O segundo exemplo também ficou ótimo, mas não gostei muito do terceiro, acho que ficou estranho ._.
No mais, muito obrigado por fazer o tutorial.
To Die Is To Find Out If Humanity Ever Conquers Death

Ótimo tutorial, meus parabéns!
Acho um pouco estranha a maneira que você faz a iluminação, mas até que fica harmônico.
E o tutorial está muito bem escrito, meus parabéns, novamente.  :XD:

Que bacana amigo :)

Quando eu iluminava por pictures, eu fazia de uma forma totalmente mais difícil .-.

Vai ajudar, com certeza.
"Uns sentem a chuva; outros apenas se molham." -- Bob Dylan

Cara gostei bastante do tutorial, e irá ajudar, não só eu, mas várias pessoas que estão acostumadas com Panomaps ou sombreamento. Isso com certeza irá melhorar a qualidade de vários mapas!
Eu fazia isso de uma forma totalmente diferente, e com essa técnica vou deixar meu sombreamento de interiores com mais realismo.
Bem, gostei desse tutorial, e espero por mais!

See ya! :cool:

Ficou muito bom o resultado cara, tutorial bem explicativo e de fácil compreensão, vai ajudar bastante gente, parabéns!

~FocoNaMissão!

Opa, obrigado a todo mundo! Vi que haviam postado o Script de Picture Fixa e resolvi fazer um tutorial usando ele e um pouco do que uso aqui haha

Valeu galera! Abraços!
Your drill is the drill that will pierce the Heavens!