O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

[Sistema 2000] Space Invaders 8bits

Iniciado por Avenger_B7, 15/03/2014 às 18:10

15/03/2014 às 18:10 Última edição: 15/03/2014 às 18:15 por Avenger_B7

Autor: [user]Avenger_B7[/user]

Sobre: Também conhecido como 2k Invaders, este sistema tem sido um grande desafio pra mim. Já desisti dele duas vezes e por pouco não houve uma terceira. Cheguei a desanimar mas no fim deu tudo certo. Ou não. O que me fez reviver esse sistema foi uma ideia que eu tive para diminuir meu trabalho com as probabilidades que, nesse caso, são o maior dos problemas. Muito difícil e chato de criar, ruim para editar e péssimo para adaptar. Não farei um jogo nesse estilo e não creio que ninguém vá utilizar esse recurso. Mas terminei de raiva, com sangue nos olhos. Espero que gostem. haha'

Download: Para acessar o link de Download, visite o tópico no seu fórum na RPG Maker Brasil.net

ESTE SISTEMA É UMA EXCLUSIVIDADE DO FÓRUM RPG MAKER BRASIL.NET. CASO VOCÊ VEJA O LINK DE DOWNLOAD EM OUTROS LUGARES, DENUNCIE!
Unique Destiny | um novo conceito de RPG Maker 2000!

Não menospreze o sistema, ficaria perfeito dentro de um barzinho em algum jogo. O problema seria fazer um totalmente assim, aí seria um pouco chatinho por ser repetitivo, mas só precisaria de uma trilha sonora mais frenética e diferentes fases, coisa que eu sei que você não pretende fazer né kkk
Mas cara, é um grande feito, espero que você continue ainda interessado na engine porque é preciso mais pessoas assim, sei que desanima porque não tem quase nenhum feedback, mas sempre que eu puder estarei dando meu apoio. Até mais!

Parabéns avenger, ÓTIMO sistema, realmente isso é muito difícil de fazer, sei bem, pois já tentei ... Curti bastante, encaixaria perfeitamente em um projeto meu, mas ... é para Vx ace :C mas realmente, fiquei impressionado com o resultado :D

Citação de: Kwerten online 18/03/2014 às 17:21
Não menospreze o sistema, ficaria perfeito dentro de um barzinho em algum jogo. O problema seria fazer um totalmente assim, aí seria um pouco chatinho por ser repetitivo, mas só precisaria de uma trilha sonora mais frenética e diferentes fases, coisa que eu sei que você não pretende fazer né kkk
Mas cara, é um grande feito, espero que você continue ainda interessado na engine porque é preciso mais pessoas assim, sei que desanima porque não tem quase nenhum feedback, mas sempre que eu puder estarei dando meu apoio. Até mais!

Tem noção do que é fazer esse sistema ? T_T o cara foi simplesmente fenomenal, isso é muito, mais muito, mais muuuito difícil de fazer, acredite ._.
Realmente é uma pena ter poucos feedbacks, mas parece que não tinha muita gente on no dia ou seila, pois um sistema bom desses não poderia passar "batido" o.o

Tudo vai dar certo (y(8.

@katumblo: compartilho da sua opinião, mas tenho certeza que não foi por causa de pessoas on no momento em que foi postado, acredito mesmo que a maioria prefere as outras engines e por isso não liga pras inúmeras coisas feitas no 2k, isso é uma pena pois mesmo não gostando da engine dar um reconhecimento a uma pessoa por algo feito é sempre bom e incentiva né. Mas o que eu posso fazer? Ninguém é obrigado a comentar :)

Space Invaders \o/!!!!

Dei uma testada rápida aqui e ficou bem legal, dá pra adicionar num jogo pra descontrair tipo GTA San Andreas, Bully, Assassin's Creed III e IV (nesses nem tanto que jogo de tabuleiro é um saco de ficar jogando). Mas enfim, bom trabalho!

PS: E aquele pack com vários mini-games, vai sair um dia?

Viva a lenda!

CitarPS: E aquele pack com vários mini-games, vai sair um dia?

Não é POSSIVEL ._.
Sério isso cara? alguem já ia fazer ? EASOUHEOSAHEOASH agora eu termino o meu, já que comecei T-T vou postar a demo hoje, ( se me entregarem um script ) daí você testa e me fala o que achou, o que posso melhorar e o que posso adicionar ...

[user]Avenger_B7[/user]
Se já tiver desistido do seu mas ainda estiver interessado, pode fazer comigo ;D (pf kkkkk)
Tudo vai dar certo (y(8.

Citação de: Kwerten online 18/03/2014 às 17:21

Não é menosprezando, dou valor porque deu trabalho, e muito. Mas é a verdade, da maneira que eu fiz não sei se é a mais correta, eu espero que não para que haja uma mais limpa e fácil tanto para criação quanto customização. Com certeza não! hahaha' Obrigado pelo comentário, sinistro gastar um tempo e trabalho para nenhum feedback, isso é complicado. Sim, gosto muito do 2k, quero aprender tudo o que eu puder nele. Valeu pelo apoio.

Citação de: katumblo online 18/03/2014 às 19:29
Parabéns avenger, ÓTIMO sistema, realmente isso é muito difícil de fazer, sei bem, pois já tentei ... Curti bastante, encaixaria perfeitamente em um projeto meu, mas ... é para Vx ace :C mas realmente, fiquei impressionado com o resultado :D

hahaha' Grato! Você pode convertê-lo, não se preocupe. Eu posso te ajudar a terminá-lo, vou falando o que fiz e vou respondendo as suas perguntas. Eu sempre divido os meus sistemas em etapas/funções. Não necessariamente crio um evento para cada um, e tal, mas vou me guiando pelas partes. Ex: Movimentar a nave, atirar, movimentar os invader's, tiro dos invader's, etc. Em que parte parou?

Só dando um pequeno tutorial porque pode te ajudar bastante: Legenda: • --> parte do tutorial

A parte mais difícil nesse sistema é a probabilidade, ela incomoda e muito! E ela é usada somente na parte de determinar qual dos invader's atira.

Na minha primeira tentativa de criar esse sistema eu não consegui nem chegar nessa parte. Eu testava e do nada os monstros sumiam. Game Over.

• Na segunda tentativa eu fiz a primeira camada de monstros. Até aí beleza, eu criei a imagem - eles não sumiam do nada - de todos, o movimento e tinha uma variável - aleatória - que determinava qual deles iria atirar. Se fosse igual a 1, atirava o primeiro e assim sucessivamente. Caso ele morresse a variável passava a ser aleatória de 2 a 7. Mas o problema é quando o segundo morre mas o primeiro ainda está vivo. Eu cheguei a me perder nas variáveis depois.

• Eu achava que criar a probabilidade para cada todas as possibilidades de monstros que atiravam era o caminho mais certo, o que me fez desistir pela segunda vez.

• Até que na terceira eu percebi que estava errado. Vi que seria mais fácil - já que a primeira fileira estava criada - mover o monstro de baixo para todas as posições na sua própria coluna ao invés de criar monstro por monstro.

Resumindo: Só existe uma fileira de monstro, o resto é enfeite.

Desculpe por estragar a infância de vocês. (:

Citação de: VincentVII online 18/03/2014 às 21:22
Space Invaders \o/!!!!

Dei uma testada rápida aqui e ficou bem legal, dá pra adicionar num jogo pra descontrair tipo GTA San Andreas, Bully, Assassin's Creed III e IV (nesses nem tanto que jogo de tabuleiro é um saco de ficar jogando). Mas enfim, bom trabalho!

PS: E aquele pack com vários mini-games, vai sair um dia?

hehe' Demorou mas chegou. Dá sim, guerreiro aquele que o fizer. kkk' Obrigado! Bem, aquele pack vai sair mas não sei quando. Faltam 3 mini-game's ainda. Eu não tenho nem ideia de quais mas farei o pack com 7 sistemas nesse estilo, meu número favorito. (:

Citação de: katumblo online 18/03/2014 às 21:26
CitarPS: E aquele pack com vários mini-games, vai sair um dia?

Não é POSSIVEL ._.
Sério isso cara? alguem já ia fazer ? EASOUHEOSAHEOASH agora eu termino o meu, já que comecei T-T vou postar a demo hoje, ( se me entregarem um script ) daí você testa e me fala o que achou, o que posso melhorar e o que posso adicionar ...

[user]Avenger_B7[/user]
Se já tiver desistido do seu mas ainda estiver interessado, pode fazer comigo ;D (pf kkkkk)

Fica tranquilo!! Pode postar o seu conjunto de mini-game's numa boa. O meu não tem nem previsão. kkk' Posta sim porque eu vou gostar de testar. Se eu demorar mais de 2 dias após a divulgação me mande o link por MP porque eu não terei visto.

Obrigado pelo convite mas no meu caso não são 7 mini-games que eu crio num sistema só. Eu juntarei em um arquivo só os que forem divulgados. Por aí já tem 4 que participarão do pack, incluindo este de space invaders.

Hmm ... Eu realmente gostei de ler essa resposta gigante ( que não vou "quotar" porque é realmente gigante ) pois percebi que finalmente você teve um feedback, e o que sinceramente mais deixa triste é fazer um sistema e não ter feedback ...

Bom, agora voltando ao assunto original ...

Cara, você é genial ... Eu só tive uma tentativa, e acho que você me entende o que é ter " 1 tentativa " 1 = nada, pois você só encontra bugs acima de bugs, variáveis que bugam, inúmeras chances de fazer, mas todas acabam em bug ... Então eu tinha acabado desistido de fazer naves atirando, e ia fazer meteoro, digamos que o do meteoro também foi 1 tentativa, só que, para atirar, o RM bugou lindamente, após eu criar literalmente 30 variáveis ( não foi muita coisa pois era apenas um teste ) na hora que fui totalmente feliz com um grande sorriso no rosto ... O que me esperou ? um bug infeliz, eu atirava mas todos os tiros só apareciam em um certo tile, passei o dia tentando concertá-lo e continuou aparecendo em um tile ( mas o tile mudou o.o ) sinceramente, depois de ver aquele sistema inteiro, me deu até desanimo de apagar, mas fazer o que, quando buga é mais fácil re-começar sem cometer os erros, porém não estou desposto o suficiente para fazê-lo denovo D: kkkkkkkkk
Até colocaria seu mini-game no meu projeto, mas eu teria que passar variável por variável, switch por switch e tudo mais certo ? Isso daria um certo trabalho D: Mas com certeza fiquei super interessado nele, quem sabe se meu jogo atrair pessoas eu não coloque ele na Demo 2 ? Pois criar falsas expectativas é realmente algo frustante :C

CitarObrigado pelo convite mas no meu caso não são 7 mini-games que eu crio num sistema só. Eu juntarei em um arquivo só os que forem divulgados. Por aí já tem 4 que participarão do pack, incluindo este de space invaders.

Hmm ... pelo visto seu pack é 7 mini-games complexos né ?  O meu é mais tipo, um pack gigante de minigames ou 7 mini-games em 1 mini-game só ? o.o não intendi muito bem kk mas o meu é tipo, mini-games e puzzles, na minha opinião ficou algo bem original e diferente {:

Ficaria muito feliz em ver sua crítica construtiva no que posso melhorar e no que ficou bom no meu futuro tópico do projeto ( que vai sair amanha, dia 19, pois o scriptter me deu a resposta agora kkk )

No aguardo {:
Tudo vai dar certo (y(8.

hehehe' eu gosto muito de falar como fiz e mais, me divirto mais do que fazendo o sistema.

Cara, eu me perdi quando você citou a palavra tile. Você é guerreiro para criar um sistema desse por char's. Eu esqueci de dizer mas todos os gráficos utilizados são imagens (pictures). Acredito fielmente que torna tudo mais fácil, por exemplo o movimento que fica mais suave e dinâmico.

Mais ou menos, nem todos são tão complexos assim, só para fazer uma propaganda: kkkk'

2k Breakout - Sistema de Arkanoid

2k Arrow - Sistema de Bow and Arrow

2k Fruit - Primeiro Tutorial do Game Maker

e o quarto é o de space invaders, achei um nome mais interessante do que 2k Invaders haha'

Ficarei contente em contribuir com críticas sobre teu pack. (:

Ah, e obrigado pelo "genial" huehuehu'

Realmente lembra os joguinhos de fliperama, claro como eu não sou tão velho pra lembrar de
fliperama fico com a lembrança dos jogos do gta XD, parabéns pelo sistema, deve ter dado um
trabalho do cão DD: merece muitos créditos parabéns  :XD:

Belo sistema deve ter sido difícil criar algo assim, me lembra o atari.

Citação de: SimonMuran online 19/03/2014 às 08:05
Realmente lembra os joguinhos de fliperama, claro como eu não sou tão velho pra lembrar de
fliperama fico com a lembrança dos jogos do gta XD, parabéns pelo sistema, deve ter dado um
trabalho do cão DD: merece muitos créditos parabéns  :XD:

Opa, eu sinceramente nem lembro desse jogo no fliperama, para ser honesto eu não lembro como o conheci. Obrigado, deu mesmo, mas é o que eu me divirto fazendo. haha'

Citação de: bziperan online 19/03/2014 às 09:10
Belo sistema deve ter sido difícil criar algo assim, me lembra o atari.

Valeu! Foi sim, e muito. Quando você tenta algo novo que não tem o raciocínio todo pronto fica mais complicado porque aí algumas dificuldades vão surgindo e nem sempre se sabe a resposta.