O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Meu Grande Projeto Inacabado

Iniciado por B.loder, 05/12/2012 às 17:46

05/12/2012 às 17:46 Última edição: 12/01/2013 às 19:59 por Mistyrol

[box class=windowbg2]
No exato momento em que abrimos o RPG Maker pela primeira vez, nossa mente viaja por ideias incontáveis que parecem nos levar a um jogo revolucionário que mudará para sempre o mundo como o vemos, e então é como se levássemos um tapa na cara, voltamos à realidade e percebemos que recriar aquilo vai exigir muito esforço. Mas não faz mal, basta pegar alguns recursos na internet e jogá-los, certo? Errado. Assim que saímos da época de pegar tudo pronto e jogar no projeto, percebemos verdadeiramente o quão difícil é fazer um bom projeto.

Então inicia-se o projeto, com uma proposta incrível de jogabilidade inovadora e gráficos únicos. Que projeto lindo, provavelmente este receberá alguns prêmios, provavelmente vai ser idolatrado por muitos, e provavelmente nunca vai ser finalizado. Infelizmente encontramos aqui a terrível verdade do RPG Maker no Brasil, a dificuldade de encontrar um projeto finalizado é tanta, que apenas por isso muitos já são considerados ótimos.
[/box]

[box class=titlebg]Nós fazemos projetos, e não jogos.[/box]
[box class=windowbg2]
Ao iniciar um projeto, temos que manter em mente que ele não pode acabar como um projeto, ele precisa se tornar um jogo, e é isso que impede muitos de os finalizarem. No momento de ansiedade que você começa a trabalhar as ideias e planejar o gameplay, você se empolga e tenta criar coisas revolucionárias, e geralmente imagina um projeto que dure 100 horas, mas isso não funciona. Antes de mais nada, para que um jogo funcione, ele precisa de muito planejamento algo que raramente vemos no mundo maker. Outro fator incrivelmente importante é a falta de compreensão dos limites da engine, sim, é possível fazer jogos quase ou até mesmo 3D no RPG Maker, mas você consegue fazer isto nele?
[/box]

[box class=titlebg]Preguiça e Foco[/box]
[box class=windowbg2]
Desconsiderando a falta de tempo, estes são os maiores inimigos da finalização de um projeto, a preguiça e a falta de foco. É incrivelmente difícil fazer dois projetos ao mesmo tempo, principalmente porque seu foco estará dividido, assim como suas ideias e seu trabalho, o resultado é que você terá de passar mais tempo criando ambos e provavelmente nenhum deles será finalizado realmente. Isso ocorre porque o maker geralmente tem muitas ideias, e apenas para não desistir do projeto anterior decide fazer dois paralelamente, mas o novo projeto terá mais atenção, e logo o antigo será esquecido, são poucos aqueles capazes de ignorar novas ideias em prol da finalização de um projeto. Isso é um exemplo perfeito do que a falta de foco pode fazer, caso você não esteja completamente centrado em fazer o seu projeto, ele não passará disso, um projeto.

Outro problema grande é a organização do tempo, que pode ser destruída pelo simples ato de encostar na cama. A preguiça é uma inimiga mortal do seu projeto, mantenha isso em mente. Toda vez que você não quiser sair do sofá ou ficar com preguiça de ir trabalhar no seu projeto, está adiando o lançamento e a gratificação de ter feito um bom jogo, e não um grande projeto.
[/box]

[box class=titlebg]Como terminar um bom projeto?[/box]
[box class=windowbg2]
Não existe uma receita para que um projeto seja finalizado, há, porém, algumas dicas que podem ser muito úteis no momento em que estiver trabalhando neste, para que consiga finalizá-lo.

Meu primeiro projeto:Caso este seja seu primeiro projeto, tente estabelecer limites simples, um jogo com aproximadamente duas horas e tente inovar no roteiro, tente criar algumas coisas originais para usar no mesmo, sempre tendo em mente que há limites, mesmo que você seja um ótimo pixel artist, não vale a pena tentar fazer um jogo apenas com gráficos seus na primeira vez, pois ainda está se acostumando à engine.

GDD: Este é um conceito que acredito ser desconhecido para muitos, mas que sem dúvidas pode ajudar muito quando se está criando um jogo. O GDD (Game Design Document) se trata de um arquivo onde estará toda a informação necessária sobre o jogo, o esquema de todos os mapas, o roteiro completo, os pontos chave, os mapas, as missões secundárias, basicamente tudo que seu jogo terá. Mas, por que fazer algo tão trabalhoso? Porque fazer o que der vontade não funciona, muitos dizem que preferem não escrever o roteiro porque durante a criação do projeto, ter tudo pronto pode ficar chato. Sim, pode, mas há uma chance bem maior de ser um jogo ao final do trabalho.

Metas: É difícil terminar algo sem saber o que você quer ver ao final, por isso o estabelecimento de metas é uma das partes mais importantes. Tente anotar em um documento de texto, o que você quer ter em determinado tempo, por exemplo, em uma semana quero ter os chars dos dois personagens principais prontos e os três primeiros mapas. Fazendo isso você provavelmente manterá o foco com mais facilidade, e se conseguir fazer tudo corretamente, também terá algum tempo livre sem prejudicar o andamento do projeto.

Não tenha medo de pedir ajuda: Ajuda quase sempre será necessária, é quase impossível que alguém consiga, sozinho, suprir todas as necessidades de um bom projeto, então não tenha medo de pedir ajuda, seja no fórum ou para os amigos que provavelmente fará na sua carreira como maker.

Se Divirta: Acredito que ninguém entrou no mundo maker pelo dinheiro, fama e glória, então tente ao máximo se divertir enquanto cria seu jogo, organização nem sempre é sinônimo de tédio, tente ouvir músicas enquanto escreve e cria, e tente sempre se divertir. Só não esqueça de estar tentando sempre terminar um jogo, e não um projeto.
[/box]
To Die Is To Find Out If Humanity Ever Conquers Death

:clap:
Falou tudo que precisava ser dito.

Vejo que o portal da CRM não vai ficar vazio com Staffers tão competentes assim.

Agradeço o comentário, e é ótimo saber que gostou. Agradecimentos ao Mistyrol que revisou o artigo por mim. Em breve devo trazer um artigo oficial ou um tutorial meu explicando como se faz um GDD, pode ajudar muita gente.

Muito bom o tópico e muito motivador para completar meu projeto, todos devem ler esse artigo, parabéns.
Mind: Até onde sua mente vai?

Opa! Excelente matéria B.Loder.
Concordo com tudo o que foi dito ai.
Os cinco últimos parágrafos dão dicas muito boas, e que deviam se tornar regras.
A mais importante delas:
Se divirta!, criar algo sem diversão não é difícil, é impossível. Afinal, para a maioria o RM é um hobby.

Realmente o último tópico é muito importante, pois como disse todos viemos aqui por uma simples razão, realizar o sonho de criança de finalmente fazer um jogo. Infelizmente acabou não sendo tão fácil quanto imaginávamos, mas vamos chegar lá.
Obrigado pelos comentários ^^

05/12/2012 às 20:11 #6 Última edição: 05/12/2012 às 20:13 por Tiaguu
Ótima matéria, li tudo .-.
Você falou muita coisa, que é realmente a realidade nos makers, como muitos dizem: Começar um projeto é fácil terminar que é o difícil.
A parte da Como terminar um bom projeto?, você deu umas dicas bem legais, me ajudou em uns aspectos.
Bom por fim Parabéns .

Como o irmão-maker citou acima, "esse artigo deve ser lido por todos".  Fazia tempo que eu não lia algo inspirador assim, sério.  Lembrei do meu primeiro e único projeto que inicei no maker a uns dois anos atrás.  Iniciei ele nostalgicamente - lembro do barato que era sair criando um "jogo" no maker sem planejamento nenhum, nada de roteiro ou metas para isso.  De fato que sem planejamento não saia nada, mas a diversão contava.  Depois de um tempo aprendemos a estabelecer metas- criar roteiro, planejamento em geral.  Então foi depois de um tempo que o meu projeto caiu no tédio, não sei ao certo porque, talvez fosse pela história que não estava me agrandando, talvez seja a minha falta de experiência, ou até mesmo a falta de diversão.  O fato é que depois disso, nunca mais me deu vontade/coragem de iniciar outro projeto.

Bom, mas esse espírito maker me tomou novamente quando a CRM voltou.  Sempre vivi aqui, desde o inicio da old CRM, então foi algo ótimo ela ter voltado.  Outra coisa que me fez querer voltar ao maker foi o seu artigo.  Não sei porque, mas o mesmo me deu uma enorme vontade de iniciar algo no maker.  Mas o que me garante que eu não vá desistir por não gostar do novo projeto? Bom, só o tempo dirá.  Irei esperar o seu artigo sobre o tal GDD, para ver se me vem mais vontade.

Vendo que já escrevi demais, é hora de ir. xD  Agradeço pelo seu ótimo artigo, e que venha mais destes.  São eles que inspiram cada vez mais os makers a continuarem ou até a voltarem ao bom e velho maker.  Até mais.

Lindo!
Realmente uma ótima matéria, gostei da maneira que expôs os pontos citados. Realmente se não houver organização é praticamente impossível terminar um projeto.
Claro que devemos contar também com o fator capacidade, sem ele não adianta você ser uma pessoa muito bem organizada e planejada, que você não conseguirá terminar seu projeto, por mais que tenha ajuda.

E antes que alguns me interpretem mal...
Quando disse que a diversão deve vir em primeiro lugar, não significa que se levar tudo na brincadeira
ira sair alguma coisa. E o Mistyrol disse algo importante, sem capacidade não vamos muito longe, logo, antes de iniciar um projeto faraônico (outra grande falha corriqueira), precisamos ter uma base. 

05/12/2012 às 20:48 #10 Última edição: 05/12/2012 às 20:53 por Mistyrol
Içu e linduh kra.
Ficou daora Loder. :3
Tipo, eu já conheço o GDD, e é chato pra caramba fazer ele. xD
...

Sim, fazer um Game Design Document pode ser bem chato, mas é igualmente gratificante ao final. E agradeço a todos que leram, em breve trago mais sobre o GDD lobozero.

Ótimas dicas para os makers  :ok:

Realmente, terminar um projeto é um pouco difícil, porém não é impossível. É por isso que sempre nos meus projetos, tento imaginar o que posso fazer dentro do RPG Maker e de minha experiência, não imagino coisas utópicas.

Para mim não importa se meu jogo será bom ou ruim, se alguém vai gostar ou deixar de gostar. Claro, isso é bom para nossa reputação, mas o importante é finalizá-lo. E foi pensando assim que finalizei o Dead Castle e sua continuação, Dead City, além do Broken Floor, meu jogo de puzzle.

Eu não acho que deve-se ignorar se as pessoas irão gostar ou não, ou mesmo se ficará bom ou não, mas temos que entender que para atrair as pessoas, não precisa ser o jogo mais revolucionário da década. E que bom que gostou cara :XD:

Matéria ótima, gostei muito de ler, e de fato retrata muito da realidade maker. Muito bacana mesmo.