O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Iluminação - Teoria e pratica - Criado por Arokh

Iniciado por Harden, 06/12/2012 às 05:15

Iluminação - Teoria e pratica.
criado por Arokh

Criei esse tópico, marcando como o inicio de muitos que farei daqui pra frente, tentando finalizar de vez, essa comparação de jogos nacionais com internacionais.. Vamos dar inicio a isso então, primeiro desculpem se tiver algum erro de português, eu sou acostumado a escrever tudo correndo e errado então não reclamem pois me esforcei u__u'..

Muito bem, alguem ai ja parou pra pensar que apenas selecionamos o chip-set mais conveniente para nós, mapeamos e chamamos aquilo de mapa, e depois queremos ouvir elogios sobre a mapeação? É, quem falar que não, pare de ler o tutorial, agora, quem vê que realmente age dessa forma, seja bem vindo, e espero que leia este post/guia até o fim, pois será necessario se você quiser dar um pequeno "pulo" no seu modo de mapear.
Para mostrar exemplos, peguei imagens existente aqui no forum mesmo:

Projeto [ O Próximo Deus ] - por Wutsachi - Categoria Nacional.

Projeto [ Aedemphia ] - por sei la quem - Categoria Internacional.

Deu para notar que ambas screens possuem "iluminação", mas uma fica mais destacada que a outra, quem poderia me apontar o por que disso? Simples... São efeitos criados com Photoshop, uma ferramenta que como alternativa pode se tornar sua melhor amiga, mas não é só photoshop, podemos usar outros programas graficos, basta este dar suporte ao que queremos.

Dai então me vem aquele apresado e pergunta: "-Qual o objetivo do tópico afinal? Mostrar o quão "simples" em iluminação somos?"

E eu respondo, não só em iluminação, em tudo! Referente a parte grafica.. Não digo que sou superior neste aspecto, porem, devemos começar a sair desse eterno buraco que só fica mais e mais fundo! Muito bem.. Ja mostrei como é uma iluminação de verdade, que tal mostrar como se faz ela e como isso muda um mapa aparentemente podre? É isso ai, vocês veram como muita coisa muda quando se trabalha bem com um mapa e sua devida iluminação. VOu dar inicio exibindo a imagem que estarei usando como base:

Simples este mapa, correto?

Primeiro de tudo, vamos separar por onde queremos iluminação, e onde será a area neutra, ou melhor dizendo, transparente! No caso, quero apenas que as janelas fiquem transparentes, e pintarei com o paint o resto da imagem com 2 cores escuras, vamos dizer que a primeira seja preto, para areas onde possivelmente o jogador não vai pisar, areas inacessiveis, e um cinza bem escuro mas não a ponto de se tornar um segundo preto, onde o jogador terá contato. Devemos obter algo assim:

A partir de agora, é obrigatório ter uma ferramenta grafica em mãos, deem preferencia ao photoshop, por eu estar usando ele..

Primeiro vou deixar claro, iluminação não é dificil... Sinceramente é facil, e não é feita só de uma forma, são varias! O limite aqui é sua criatividade e tambem seu caprixo claro, não vai saturar a tela toda com luzes não rapaz ¬¬.
Alguem ai sabe o que é a ferramenta Burn do Photoshop? Burn em português significa queimar, você da um aspecto de queimado, escuro, onde a usa, esta é uma das formas que usamos para fazer sombras de objetos!
Tambem temos a ferramenta Lighten, mas ela eu sinceramente não uso.. Mas de qualquer forma, ela é o oposto da burn, ou seja, ela clareia onde é usada.

Vamos la, abrindo o photoshop galera! Se quiserem, usem a imagem do metro que disponibilizei acima, é até melhor para irem treinando, com a imagem aberta, vamos abrir a segunda, onde deixamos as janelas em evidencia, e como segundo plano, o chão, e terceiro e menos importante vamos dizer assim, as areas inacessiveis.
Cópiem e colem a imagem 2 na imagem 1, criando assim a chamada Layer( Camada ), notem que esta camada fica sobreposta a imagem original do metrô, é assim que trabalharemos! Primeiro de tudo, observem bem, e pensem comigo, uma janela esta aberta, e por sinal luz entra por ela, mas a luz alem de iluminar deixa algo no chão se não me engano, pois a luz vem centralizada em um ponto/foco, correto? é isso ai, por que não tentamos de inicio colocar o reflexo/iluminação vinda da janela no chão? Para isso, é muito facil, só  requer um pouquinho de tempo, vamos aproveitar a janela do meio para treinar.

obs: é importante estar de olho na layer original, não faça a luz da janela ficar muito grande, nem faça ela ficar acima de objetos que não deveria, isso é parte da teoria, pensem em objetos em 3 Dimenções, jogo a luz num ponto A, logo, meu ponto B terá sombra, apenas um lembrete!

Vou pedir para que façam exatamente isso na imagem de vocês:

Experimentem ficar vendo a layer original, e depois colocar essa em cima, qual aspecto temos aqui? Iluminação Focalizada vinda das janelas certo? =DDD

Proximo passo agora, é, luz vermelha? lol... Não existe né? ok, existe, mas nesse tuto não existe! ¬¬ Pintem esses quadrados vermelhos[todos!] de branco, depois as sombras das janelinhas devem ficar com um aspecto de luz jogada para varios lados, notem a imagem abaixo:

E ai, o que acharam? Esta ficando legal né?

Mas... Vamos dar mais vida a isso né galera? Poxa vida, isso ainda não chega a ser a iluminação citada acima. Vamos la então, primeiro, vamos usar nossa ferramenta Burn Tool, mas calminha ai! A ferramenta burn será usada na layer que pintamos tudo de preto, cinza e as janelas de vermelho, lembram? Pois bem, com a ferramenta Burn, ajustem ela para melhor aparencia a seu gosto, e comecem a traçar possiveis sinais de Sombra, notem abaixo a imagem:

>>>

Mapa claro demais? X.X, Tudo bem, seus problemas acabaram! Vamos dar uma bela de uma escurecida! Peguem o local onde temos a iluminação, e pintem de preto em uma nova layer, e depois coloquem esta layer com algum efeito de layer ( overlay, lighten, veja qual fica melhor! ) Eu pessoalmente sempre uso Soft Light com 80% de opacidade!

Very well, ainda não temos nosso melhor resultado, mas agora devo dizer que depende muito do que vocês vão colocar! Notem que... uma imagem bem trabalha MESMO leva as vezes até horas ali editando, vou mostrar o que eu fiz nessa que andei exemplificando:

Your drill is the drill that will pierce the Heavens!