O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Mover pedra para um ponto

Iniciado por Hero of Time, 06/04/2014 às 20:14

06/04/2014 às 20:14 Última edição: 07/04/2014 às 13:36 por Hero of Time
Pessoal, eu tava fazendo uma dungeon que teria um puzzle assim: Você moveria uma pedra por onde está marcado o chão com um tapete na imagem, partindo da parte próxima ao fóssil e indo até o tile do chão com um buraco. Ao chegar lá um portão se abriria para o jogador pegar uma chave. Eu sei mover a pedra, só não sei como fazer para quando a pedra chegar ao tile do chão com buraco, o portão abrir. Obrigado a quem tentar ajudar  :ok:

Variáveis de posição.

Pegue 4 variáveis.

- Pedra_X
- Pedra_Y

- Buraco_X
- Buraco_Y

Pedra X e Y = "Evento da pedra".pos

Buraco X e Y = "Evento do buraco".pos

Depois é só criar a condição

Fork Pedra_X == Buraco_X
  Fork Pedra Y == Buraco Y
    <> # Comandos
  fim
fim
Unique Destiny | um novo conceito de RPG Maker 2000!

Putz cara, eu sou horrível com variáveis  :x--x:  se você pude-se me explicar mais detalhadamente como devo prosseguir eu ficaria feliz, até coloco seu nome nos créditos  :ded:

Cara é um bom sistema, mas não ta acontecendo o que eu queria, como eu quero que só tenha 1 pedra eu deleto as informações das outras estátuas do seu sistema só que não ta dando certo, eu já tentei umas 50 vezes de vários jeitos  :=|: .

06/04/2014 às 22:27 #6 Última edição: 06/04/2014 às 22:34 por Zugzwang
Eu fiz um Evento dessa maneira aqui. Funcionou.
Cuidado: acho que esse tile do buraco não é passável.
Boa sorte!

[Anexo excluído pelo administrador]
For all to be accomplished, for me to feel less lonely, all that remained to hope was that on the day of my execution there should be a huge crowd of spectators and that they should greet me with howls of execration.

Spoiler
[close]

O que o Xeque-mate falou é certo! Algumas observações:

• Achei interessante o lance de fazer o movimento fugindo do herói, assim você não precisa criar 4 condições de direção.

• Bem lebrado de que como o buraco tem uma coordenada fixa não é necessário criar duas variáveis de posição para ele.

• Acredito que o melhor seja em Ao Toque do Herói, e não Pressionar Tecla.

• O tile do buraco deve ser abaixo do herói e deve ser passável. Pode deixá-lo não passável desde que num evento você faça-o "escorregar".

06/04/2014 às 23:49 #8 Última edição: 07/04/2014 às 00:00 por Zugzwang
O esquema Fugir do Herói é ensinado no famoso CD da Digerati, se bem me lembro.

Citação de: Avenger_B7 online 06/04/2014 às 23:25
• O tile do buraco deve ser abaixo do herói e deve ser passável. Pode deixá-lo não passável desde que num evento você faça-o "escorregar".

Como assim, escorregar? Acho que desconheço essa manha.

Se eu quisesse lançar a pedra num buraco, não usaria por gráfico o tileset não passável. Mudaria o gráfico para outra coisa, sei lá, um char ou um tile passável duplicado.

Dá até para usar o tile não-passável. Mas só penso em esquemas mais complexos.

Curioso: No começo, tentei usar a opção Obter Info do Local. Não entendi ainda porque não rolou.
For all to be accomplished, for me to feel less lonely, all that remained to hope was that on the day of my execution there should be a huge crowd of spectators and that they should greet me with howls of execration.

Spoiler
[close]

Nem vi a cor da revista da Digerati, uso o 2k mas conheci em Outubro de 2012.

er... Mover Evento > Escorregar. Aplique em um evento em Início Automático seguido de um Apagar Evento Temporário.

Ele permite com que outros eventos passem por cima dele, claro se ele estiver no nível Abaixo do Herói.

Citação de: Avenger_B7 online 07/04/2014 às 00:06
er... Mover Evento > Escorregar. Aplique em um evento em Início Automático seguido de um Apagar Evento Temporário.

Rola isso de "Start Slip Through" e "End Slip Through" no RPG Maker Ace? Não achei aqui. Se alguém souber e quiser se manifestar, agradeço. Mano, lembro vagamente. Usava o 2k há quase dez anos. Parei e voltei agora no Ace.

Spoiler
[close]

Rola. Mover Evento > Atravessar ON

07/04/2014 às 00:44 #12 Última edição: 07/04/2014 às 01:05 por Zugzwang
Citação de: Avenger_B7 online 07/04/2014 às 00:38
Rola. Mover Evento > Atravessar ON

Duh! Tentei antes. Mas a pedra tinha se tornado "voadora". Devo ter esquecido de dar Off no final. Valeu, cara! Para quem ficou perdido, na minha tradução é Ultrapassar.

Spoiler
[close]

Lembrando que se seguir pelas imagens do membro Zugzwang, lembre-se de marcar a opção Ignorar se impossível no comando Definir Rota de Movimento.

Pois isso tira o bug de travar o jogo caso você empurre a pedra para uma parede ou sei lá.

Bem é só isso.

Zugzwang, pelo o que entendi eu tenho que fazer o que você fez na imagem na pedra certo? porém como eu faço para que a pedra quando chegue no ponto que eu quero o portão se abra? eu devo criar um evento no buraco? se eu fizer isso como evito choque entre eventos? e no portão, eu simplesmente devo colocar para abrir quando a switch ser ativada? aqui está o mapa do local: O buraco está localizado em 037,022 caso precise saber.