O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Mover pedra para um ponto

Iniciado por Hero of Time, 06/04/2014 às 20:14

Você fez as vairiaveis x e y da pedra agora tem de fazer as variaveis x e y do buraco depois faz uma condição

Variavel x pedra = variavel x buraco
Variavel y pedra = variavel y buraco

Ativa switch

Percebeu? Tem de colocar no evento do buraco as variaveis do buraco e a condição e colocar em processo paralelo

07/04/2014 às 13:17 #16 Última edição: 07/04/2014 às 13:28 por Zugzwang
Esclareço como fiz desde o começo.

Crie o Evento da sua Pedra.

Para ficar diferente, na opção condição de início, você pode marcar Ao toque do Herói (teste e repare na diferença). Isso é só para configurar como a pedra será empurrada.

Com a dica do @Avenger_B7, marque assim no movimento. Ultrapassar On, Fugir do Herói. Ultrapassar Off. Pronto. Assim, sua pedra ficará em cima do buraco, mesmo o Herói não podendo pisar nele.

No buraco: use só o tileset mesmo. Não precisa de Evento nele.

Esse esquema na Opção de Variável, Este Evento Mapa X ou Y, serve para gravar o valor da posição do Evento no mapa. Você vai entender melhor agora.

As Estruturais Condicionais servem para o seguinte: Vamos comparar o valor da posição do evento que gravamos com o valor que quisermos (a localização do buraco). Se forem iguais, pronto, o computador entenderá que a Pedra está em cima do buraco!

Na Estrutura Condicional da variável Pedra X você deve marcar o valor igual à coordenada X do buraco. (Clique no tile do buraco. As coordenadas aparecem no canto inferior direito. Viu? Esses são os valores que você deve colocar. Está assim: X, Y. Por exemplo, 006, 005.)

Talvez, no seu mapa, o buraco esteja na coordenada 15, 3. Esses são os valores que você deve colocar nas  Estruturas condicionais.

Se as condições estiverem preenchidas, algo acontece. No caso, o Switch chave será ativado. Aí é só você criar o que quiser, como um Evento como a chave, e marcar Switch Chave On na aba Condições.

É isso.
For all to be accomplished, for me to feel less lonely, all that remained to hope was that on the day of my execution there should be a huge crowd of spectators and that they should greet me with howls of execration.

Spoiler
[close]

Mermão vocês todos são demais! não sei do que seria meu projeto sem a ajuda de vocês!  :XD:
eu tinha feito o que você falou, mas não tava dando certo não sei porque  :hein: , vai ver a posição X e Y não tavam batendo com as do mapa, enfim, só tem uma coisa que eu modifiquei, eu tirei o atravessar On e o Of porque se não daria para a pedra subir pelas paredes, então para não ficar sem lógica eu também modifiquei o tile do buraco para um buraco menor na qual o herói não "cairia" ao pisar. Muito obrigado mesmo pela paciência que tiveram! +1 ouro

07/04/2014 às 13:44 #18 Última edição: 07/04/2014 às 13:51 por Zugzwang
Citação de: Hero of Time online 07/04/2014 às 13:35
eu tirei o atravessar On e o Of porque se não daria para a pedra subir pelas paredes,

Hahahaha! Boa. Fiz um teste básico, nem montei paredes para ver.

Citação de: Avenger_B7 online 06/04/2014 às 23:25
• O tile do buraco deve ser abaixo do herói e deve ser passável. Pode deixá-lo não passável desde que num evento você faça-o "escorregar".

Então, cara. Nesse caso, ou eu arranjaria uma gambiarra no gráfico do buraco, ou faria o Evento comparar a diferença dos variáveis da posição da Pedra com as coordenadas do buraco. Se a diferença for 1 (1 e -1), a Pedra estaria com Ultrapassar On.

Citação de: Lima online 07/04/2014 às 13:11
Você fez as vairiaveis x e y da pedra agora tem de fazer as variaveis x e y do buraco depois faz uma condição
Percebeu? Tem de colocar no evento do buraco as variaveis do buraco e a condição e colocar em processo paralelo

Como as coordenadas do buraco são fixas, não criei variáveis para ele. Só marquei os valores que estão no mapa. Mas sim, dava para fazer uma espécie de "buraco móvel" com as variáveis.

Também não marquei Processo Paralelo porque as Condições são analisadas toda vez que a Pedra é movida (ao Toque do Herói ou Pressionar Tecla).
For all to be accomplished, for me to feel less lonely, all that remained to hope was that on the day of my execution there should be a huge crowd of spectators and that they should greet me with howls of execration.

Spoiler
[close]