O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Puzzle: Mover estatua até um certo ponto

Iniciado por FunkyBlackCat, 13/04/2014 às 18:43

13/04/2014 às 18:43 Última edição: 13/04/2014 às 20:05 por FunkyBlackCat
Spoiler
Oi '-' Queria pedir um tutorial de como fazer com que uma estatua se mecha quando eu toco(modo: ao tocar jogador) num botão, e Ao chegar num certo lugar(evento) abra uma parede secreta para eu pegar um baú!

DrakTutoriais[youtube] ele tem um video fazendo exatamente isto, eu tentei e fiz exatamente tudo oque ele fez mas dava erro sempre, a estatua não sobia no lugar(evento), no caso, era um Hexagrama.
[close]

RESOLVIDO, Obrigado dnv, Essa comunidade é muito boa XD
Assinatura retirada por não obedecer as regras da CRM.

13/04/2014 às 18:50 #1 Última edição: 13/04/2014 às 19:14 por Zugzwang
Não seria como nesse caso?

A estátua ficaria mais ou menos assim. Mude a opção Pressionar Tecla por Ao toque do Herói.

Explicação rápida. Na opção Variáveis você pode fazer com que o Jogo grave a posição das coisas (eventos e jogador). Essas coordenadas aparecem no lado direito e inferior do RPG Maker quando você seleciona o quadradinho do mapa. Os números são X,Y, nessa ordem (por exemplo 04,06, portanto x=4 e y=6. X é o número da linha, e Y, da coluna.)

Você não precisa criar um Evento onde a estátua deve chegar. Apenas coloque as coordenadas nas condições e acrescente os efeitos que quiser.

Com as Condições você pode mandar coisas acontecerem caso o Evento (ou jogador) esteja na posição que você quiser.

No post você encontra comentários e umas imagens que eu tirei. Lá, eu falei isso.

Spoiler
Esse esquema na Opção de Variável, Este Evento Mapa X ou Y, serve para gravar o valor da posição do Evento no mapa. Você vai entender melhor agora.

As Estruturais Condicionais servem para o seguinte: Vamos comparar o valor da posição do evento que gravamos com o valor que quisermos (a localização do buraco). Se forem iguais, pronto, o computador entenderá que a Pedra está em cima do buraco!

Na Estrutura Condicional da variável Pedra X você deve marcar o valor igual à coordenada X do buraco. (Clique no tile do buraco. As coordenadas aparecem no canto inferior direito. Viu? Esses são os valores que você deve colocar. Está assim: X, Y. Por exemplo, 006, 005.) Faça o mesmo com Pedra Y.

Talvez, no seu mapa, o buraco esteja na coordenada 15, 3. Esses são os valores que você deve colocar nas  Estruturas condicionais.

Se as condições estiverem preenchidas, algo acontece. No caso, o Switch chave será ativado. Aí é só você criar o que quiser, como um Evento como a chave, e marcar Switch Chave On na aba Condições.

É isso.
[close]
For all to be accomplished, for me to feel less lonely, all that remained to hope was that on the day of my execution there should be a huge crowd of spectators and that they should greet me with howls of execration.

Spoiler
[close]

como fasso este, " Estrutura condicional: variavel [0002:pedra x] == 6 ??
nao comsegui chegar ae '-'
Assinatura retirada por não obedecer as regras da CRM.

13/04/2014 às 19:30 #3 Última edição: 13/04/2014 às 19:50 por Zugzwang
Clique em Condição. Logo quando você clica em Conteúdo do Evento ou Lista de comando do Evento, está na primeira aba, em fluxo de controle. Dá uma olhada nas imagens que postei naquele tópico. Na minha tradução está escrito Condição. É mais fácil de associar.

Você deve substituir o 6 pelo número da posição que você quer que a Estátua alcance. O mesmo para 5. Tem uma explicação sobre coordenadas aqui. Pode ajudar.
For all to be accomplished, for me to feel less lonely, all that remained to hope was that on the day of my execution there should be a huge crowd of spectators and that they should greet me with howls of execration.

Spoiler
[close]