O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Sistema de BOSS - Luta ( + Aula )

Iniciado por katumblo, 17/04/2014 às 21:08

17/04/2014 às 21:08 Última edição: 17/04/2014 às 21:15 por katumblo
Bom, esse é um "pequeno" sistema de BOSS para você adicionar em seu jogo, é meio que um mini-game, porém é só 'batalha'...

Bom, caso alguém queira testá-lo, aqui está o link para download
Spoiler


Mapa do Boss

 

Bom, se você baixou o sistema, e foi direto para a parte " mapa da páscoa > Chefão " você irá ver ele ... Vamos analisar :

Alavancas :
Essas alavancas vão servir para ser o tiro do herói.

• Outros eventos :
Vamos falar sobre eles a seguir.


Configuração do tiro do coelho

Bom, escolhi o tópico mais fácil para começar, vamos analisar :


Bom, Sempre que tiver o comentário " :update: " é por causa do script Lune ultimate anti-lag do raizen.

• Duas primeiras variáveis :
Aqui, elas estão apenas pegando a localização do personagem, a cada tile que anda, qual será a nova posição dele ... Pense em uma "Cruz" gigante, a parte horizontal dela, é o X e a parte vertical é o Y, então, ali, estamos pegando a parte X e Y do personagem, ou falando de um jeito bem simplificado : É qual quadrado o personagem está.

• Da variável 181 até a 193 :
Essa parte é a parte da linha horizontal da parte de baixo das alavancas, olhe na imagem para você etender melhor ... Tudo isso, é para verificar se o personagem está em tal lugar, isso tem a ver com o tiro pois se o personagem estiver ali o coelho atirará, caso ele não estiver ali, o coelho não irá atirar, imagine só, se eu não tivesse colocado isso, todos os quadrados que o coelho passa-se ele iria atirar, além de dar um lag que só deus, seria impossível matar ele...

• As duas últimas :
A mesma coisa que as duas primeiras, porém, estas daqui tem função de verificar qual posição o coelho está .

Fim da primeira parte.
Conclusão : O que você pode modificar aqui ? Bom, aqui, não é aconselhável mudar nada a não ser que você esteja ciente do que está fazendo.


Configuração do tiro do personagem

Agora para seguir o ritmo de configuração, vamos analisar :


• Essas primeiras variáveis de vermelho :
Estas daqui são responsáveis por mandar o tiro, estes eventos estão localizados um pouco acima das alavancas, nessas de baixo, elas já vão verificar se o tiro acertou o coelho, caso tenha acertado, aumentará 1 na variável " Vida do Coelho ".
Possíveis perguntas : Mas porque aumenta, em vez de diminuir ?
Resposta : Bom, eu optei em fazer a vida de um jeito que ao chegar em TAL numero, o BOSS morreria...

Fim da segunda parte.
Conclusão : O que você pode modificar aqui ? Bom, aqui, caso você queira fazer a vida do BOSS decrescente em vez de crescente, é só você definir um valor para a variável "Vida do BOSS" assim que o personagem entrar no mapa, e em vez de colocar " + 1 " ali nas variáveis, você coloca -1 ...


HP do BOSS

 

Aqui, como é um pouco obvio, iremos apenas definir o HP do boss, como ele irá descer, o que acontecerá e tudo mais .

• Segunda linha :
Bom, nesse "mostrar imagem" o sistema vai colocar o HP do boss com a vida completa apenas isso.   

• Estrutura condicional:Variável [0160:Dano no coelho] == 3 :
Aqui, vai estar falando que, quando o coelho tomar 3 hit ( quando você acertar 3 vezes nele ) O coelho mudará a barra de HP para uma outra . ( No caso, esta sendo a barrinha que a vida fica amarela ) 

• Próxima estrutura condicional :
Aqui esta falando que, quando o coelho receber 6 danos,ele mudará para a barrinha vermelha, esses comandos de reprodução de SOM, é que, quando você deixa o coelho na vida vermelha, o som altera, deixando o jogo mais tenso, e logo em seguida vem o "Mover Evento" que nele está definindo que o Coelho vai começar a Seguir o Herói a partir daquele momento.     

• Próxima estrutura condicional :
Aqui define que quando você matar o boss, ou seja, quando ele receber 9 danos, a HUD do boss ficará totalmente vazia, e logo em seguida está vindo alguns sozinhos de vitória ...

Fim da terceira parte.
Conclusão : O que você pode modificar aqui ? Bom, aqui, caso você queira fazer a vida do BOSS decrescente em vez de crescente, você terá que mudar o valor das variáveis de acordo com o numero da vida que você colocou no BOSS.
Em "Mostrar Imagem" você poderá colocar QUALQUER imagem de seu gosto, para servir de HUD para o boss, os sons você também poderá mudar. Caso você deseje colocar um "evento especial" em cada fase nova de vida do boss, é só você adicionar, sempre abaixo das estruturas conficionais, e sempre antes das excessões .
Lembrando também, que caso você queira AUMENTAR ou DIMINUIR a dificuldade do jogo, é só aumentar ou diminuir o valor das variáveis. 


HP do Personagem

 

Aqui, como é um pouco obvio, iremos apenas definir o HP do personagem, como ele irá descer, o que acontecerá e tudo mais .

• Tudo até a última excessão :
Aqui tudo, é igual ao do boss, está verificando quanto de dano o personagem vai tomar para poder trocar a vida do personagem ( na HUD ) .

• Última Estrutura condicional :
Aqui está definindo quantos danos o personagem vai tomar para chegar à 0, e também está falando que, quando chegar em 0, irá chamar o Game Over.

Fim da quarta parte.
Conclusão : O que você pode modificar aqui ? Aqui você poderá mudar tudo, desde a dificuldade ( o valor das variáveis ), as imagens, e se acontecerá algum evento ao chegar em tal vida.


Verifica se o Inimigo foi atingido.

 

Bom, o título já diz tudo, nessa parte, estaremos verificando se o inimigo foi atingido.

• Todas as estruturas condicionais :
Bom, se você observar, elas são quase a mesma coisa, ( Uma coisa que não está aparecendo no print é que, as estruturas condicionais estão verificando assim : " Tiro 1 == coelho X,  Tiro1 Y == coelho Y " que no caso seria se a posição X e Y do tiro são iguais às posições X e Y do coelho, ou seja, se eles estão no mesmo quadrado. )
E cada vez que eles estão no mesmo quadrado, a vida do coelho "sobe" +1, que ao chegar em tal numero o coelho morrerá.


Fim da quinta parte.
Conclusão : O que você pode modificar aqui ? Aqui você só mudará se você tiver opinado a fazer a vida do coelho decrescente ao em vez de crescente, que no caso você diminuiria um certo valor da variável Dano do coelho, e não, aumentaria.


Verifica se o Personagem foi atingido.

 

Bom, aqui parece ser um pouco mais complexo, mas logo você verá que não é tão complexo assim...

• Todas essas variáveis em vermelhos antes do Comentário :
Tudo isso aqui, está verificando se o Tiro do Coelho está na mesma posição X e Y do personagem, não tem muito o que explicar, é "apenas" isto.

• Abaixo disso tudo :
Abaixo disso, está falando que, ao tiro tocar no personagem, aumentará 1 na variável " Vida do personagem " que ao chegar em um certo número acontecerá o que você definiu a pouco tempo atraz, na parte " HP DO PERSONAGEM ".

Fim da sexta parte.
Conclusão : Bom, aqui é super aconselhável você não mexer em nada, apenas se você entender, ou se você tiver colocado a vida decrescente ao em vez de crescente.


[/font]
Tudo vai dar certo (y(8.

Eita poarr, é a primeira vez que vejo você levar tão à sério algo do tipo, ARRUMOU ATÉ O TOPICO! (milagre). Bom, não li, mas vou ler, eu joguei o jogo e achei o sistema bacana, vai ser daora colocar HP nos meus inimigos também e fazer um ABS com isso -q Com certeza seu sistema aí vai ser útil, está bem arrumadinho e tudo mais. lol
♫ Portfolio ♪
Sinta-se livre pra entrar em contato comigo quando quiser.

Citação de: Windshock online 17/04/2014 às 21:24
Eita poarr, é a primeira vez que vejo você levar tão à sério algo do tipo, ARRUMOU ATÉ O TOPICO! (milagre). Bom, não li, mas vou ler, eu joguei o jogo e achei o sistema bacana, vai ser daora colocar HP nos meus inimigos também e fazer um ABS com isso -q Com certeza seu sistema aí vai ser útil, está bem arrumadinho e tudo mais. lol

SAOEHAUOSHEUASHE poisé, fazer esse tópico me deu um trabalho que só deus, seria mais fácil fazer vídeo aula, mas estou sem Fraps D; kkkkkkk Eu tento sempre deixar meus tópicos arrumados T-T
Para ABS esse seria útil em algum tipo de BOSS apenas, eu acho :lol: kkk
Mas para quem quer entender um pouco mais, esse tópico com certeza vai ajudar õ/.
Obrigado por responder/comentar *U*
Tudo vai dar certo (y(8.