O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Tentativa #1: Frente do colégio (Atualizado de novo, agora tá certo!)

Iniciado por Strong Rock, 22/05/2014 às 23:36

Spoiler
Oi, pessoal!
Como algumas pessoas aqui sabem, meu mapeamento é vazio. Eu acho que, com medo de deixar inutilmente cheio, eu decaio pro vazio, porém estou tentando melhorar isso refazendo vários mapas do meu jogo. A primeira tentativa foi essa:

Digam o que acham!
[close]

Atualizado! Eu mudei várias coisinhas, digam se melhorou!(Sejam sinceros, mas saibam que não necessariamente eu vou aceitar suas sugestões)

Eu pretendo colocar uma iluminação, mas ainda não consegui adaptar uma imagem para o tamanho ideal.

Esse colegio seria o castelo de hogwarts? xD kkk
Olha o mapeamento acho que está até bom, não vi muitos erros, mas também tem algo me incomodando que não sei o que é. Acho que talvez é a água, acho que não combinou com o terreno. Ah e saturação das arvores do mack também não está caindo muito bem no mapa..
No mais ficou legal o mapa :)

Citação de: Klarth online 23/05/2014 às 00:30
:derp:

A unica coisa que eu achei estranho foi os pisos de madeira na entrada, está legal o mapa, acredito que você quis tentar fazer uma escola medieval ou algo do tipo, bem se ela ficar dentro de um castelo então está tudo okey. o/

Algumas coisas, apesar de supostamente enriquecer o cenário, estão realmente fora de situação ali.
Primeiro, aquele é um jardim bem cuidado, não é? Então por que há um tronco caído ali?
Um pedaço do piso de pedra é cheio de musgo e o outro não, por quê?
Quem colocaria um tapete desses do lado de fora? Esse tapete tá realmente estranho e desconexo...

Preciso dizer que, no geral, o mapa é falho. Desde os detalhes como placas no tile errado e aquela flores perto da parede (que são uma decoração de interior, não de exterior) até coisas mais gerais, como a questão do jardim e do tapete que eu te falei. Tem também muitos sprites que não combinam com o resto. Implementar gráficos originais é uma boa ideia, mas se eles não combinarem com o resto talvez seja melhor ficar com o rtp (que é bem completo). É o que eu faço.

O charset não tem sombra, dentre outras coisas, mas isso não é o assunto aqui, né?

Bom, espero uma atualização depois que você der uma repaginada nesse mapa, depois comento sobre o que vier (:
Boa sorte no projeto.

Blog com meus textos, poemas e inspirações.
Basicamente onde eu devolvo pra vida todos os tapas que ela me dá.

Vamos lá.
Algo que me incomodou foi os dois terrenos no lado esquerdo e direito. Eles estão quadrados demais.
O castelo está bom mas achei estranho aquele piso de madeira.
Achei aquele tapete meio estranho. Seria melhor deixar um caminho de pedra mesmo.
Aquele tronco foi uma falha e as placas não estão bem posicionadas.

Faz tempo que não avalio mapas assim então aproveite o/

Vamos lá brother, olha, o "template" do mapa está muito do meu agrado. O castelo, a "piscina"... A ponte de madeira, você pecou foi nos detalhes. As árvores, as pedras, está tudo muito aleatório, mesmo. Diminua as plantas, deixe elas mais organizadas, isso não é sinônimo de simétricas (dois aqui, dois ali, não faça isso). Tente por alguns eventos para dar vida ao mapa, como um pássaro, algo assim.

Abraços, Lotmaker
Conteúdos novos sempre, o trem nunca para.

Zombie  Misty!

By:Zombie

O Modo que a parede do colégio está, não combina muito com o piso da celianna, as cores não combinam
o piso de madeira ficou estranho, e falta um pouco de natureza, já que você propôs essas árvores aos lados
esses são meus pontos  :XD:

Pera, muitas opniões.  :derp:

Olha o mapeamento acho que está até bom, não vi muitos erros, mas também tem algo me incomodando que não sei o que é. Acho que talvez é a água, acho que não combinou com o terreno. Ah e saturação das arvores do mack também não está caindo muito bem no mapa..
No mais ficou legal o mapa :)

Tecnicamente :P
Acho que a água está errada por estar separada em dois, mas eu esqueci de segurar o shift, era pra ser uma ponte. :v
Sobre as árvores, eu não achei... eu acho que pelo menos fica melhor do que as do rtp do ace, não curto muito aquele verde.

Citação de: mercia online 23/05/2014 às 01:26
:derp:

A unica coisa que eu achei estranho foi os pisos de madeira na entrada, está legal o mapa, acredito que você quis tentar fazer uma escola medieval ou algo do tipo, bem se ela ficar dentro de um castelo então está tudo okey. o/

O piso está mal colocado, como eu disse pro Klarth. Obrigada, mas não entendi, a escola ficar dentro do castelo? Tá mais pra escola ser o castelo.
Citação de: Van online 23/05/2014 às 04:02
Algumas coisas, apesar de supostamente enriquecer o cenário, estão realmente fora de situação ali.
Primeiro, aquele é um jardim bem cuidado, não é? Então por que há um tronco caído ali?
Um pedaço do piso de pedra é cheio de musgo e o outro não, por quê?
Quem colocaria um tapete desses do lado de fora? Esse tapete tá realmente estranho e desconexo...

Preciso dizer que, no geral, o mapa é falho. Desde os detalhes como placas no tile errado e aquela flores perto da parede (que são uma decoração de interior, não de exterior) até coisas mais gerais, como a questão do jardim e do tapete que eu te falei. Tem também muitos sprites que não combinam com o resto. Implementar gráficos originais é uma boa ideia, mas se eles não combinarem com o resto talvez seja melhor ficar com o rtp (que é bem completo). É o que eu faço.

O charset não tem sombra, dentre outras coisas, mas isso não é o assunto aqui, né?

Bom, espero uma atualização depois que você der uma repaginada nesse mapa, depois comento sobre o que vier (:
Boa sorte no projeto.

1 - Olhei o mapa denovo, e vi que o tronco não tinha de onde vir, por que as árvores tem o tronco fininho, sim, desconexo.
2 - Sim, o tapete tá bem estranho. Foi uma tentativa de destacar o corredor, estou sem ideias.
3 - Não acho que seja de interior pois estava em um tileset de exterior. E também porque... não acho que seja de interior. XD
4 - 'Tem também muitos sprites que não combinam com o resto. ' Os tilesets são todos da Celliana, menos as plantas que são do Mack, e umas florzinhas, que são do rtp. De quais você está falando? (Tirando o tapete, eu sei, tá triste)
5 - Nada contra ao rtp, mas eu realmente prefiro esses. Eu uso o RTP,  mas eu tenho uma fraqueza pra certos tilesets ...  não sei se eu trocaria pelo RTP.

6 - ........ o charset tem sombra.

7 - Vou atualizar sim, e espero te ver aqui denovo dando escovada em mim dando críticas!  Valeu pela força!
Citação de: Alisson online 23/05/2014 às 11:45
Vamos lá.
Algo que me incomodou foi os dois terrenos no lado esquerdo e direito. Eles estão quadrados demais.
O castelo está bom mas achei estranho aquele piso de madeira.
Achei aquele tapete meio estranho. Seria melhor deixar um caminho de pedra mesmo.
Aquele tronco foi uma falha e as placas não estão bem posicionadas.

Faz tempo que não avalio mapas assim então aproveite o/
Em verdade, não sei se colocar eles em um tileset de relevo foi uma boa. O piso de madeira é uma ponte, mas esqueci de segurar o shift. :v Sim, o tapete.  Sim, o tronco. :I

E...
" Faz tempo que não avalio mapas assim então aproveite o/"
Modéstia a parte :9

Citação de: Lotmaker online 23/05/2014 às 12:52
Vamos lá brother, olha, o "template" do mapa está muito do meu agrado. O castelo, a "piscina"... A ponte de madeira, você pecou foi nos detalhes. As árvores, as pedras, está tudo muito aleatório, mesmo. Diminua as plantas, deixe elas mais organizadas, isso não é sinônimo de simétricas (dois aqui, dois ali, não faça isso). Tente por alguns eventos para dar vida ao mapa, como um pássaro, algo assim.

Abraços, Lotmaker
Sister.  Strong Rock é garota.

Valeu, eu acho que tenho melhorado, nem mostro a primeira versão desse mapa.
Sim, os detalhes, mas dizendo pra tirar algumas plantas... aí você me quebra. E, é proposital ter muitas plantas... a diretora gosta realmente muito de ornamentação vegetal. :DD

E, aí você me quebra ². Quando eu coloco arrumadinhas, eu levo um toco. Quando coloco aleatórias, levo um cacete. Mas vou tentar :I
Vou ver isso de colocar eventos.

Citação de: SimonMuran online 23/05/2014 às 16:08
O Modo que a parede do colégio está, não combina muito com o piso da celianna, as cores não combinam
o piso de madeira ficou estranho, e falta um pouco de natureza, já que você propôs essas árvores aos lados
esses são meus pontos  :XD:

Cês querem me quebrar. Enquanto o Lot diz que precisa de menos, você diz que precisa de mais. Então, escuta, eu vou tirar, por que acho que exagerei um pouco na ornamentação. O resto dos seus pontos, não entendi muito bem.

Então, você recebeu as críticas construtivas.
Basta organizar elas e ver qual fica melhor no caso.
Espero que continue com o trabalho (geralmente as mulheres são designers, sonoplastas e pixel artists :/)

O charset tem sombras mas falta na camisa, por exemplo. Não falei mais porque supus que estivesse em construção ainda.

Já pensou em realçar a diferença de terreno? Colocar a entrada do castelo um pouco mais alta e uma escada pra chegar até o portão. Na base da pequena colina estaria o fosso cheio d'água. Também recomendo trocar o sprite, a piscina não cai muito bem no que devia ser mais um fosso mesmo.

Boas noções você possui, só falta treinar um pouco elas e aprimorar outras.

Uma coisa que eu notei que você faz sempre em seus mapas é manter a simetria de tudo, e isso por um lado é bom, mas em excesso acaba deixando o seu mapa artificial demais, o que na certa não é bom.

Evite também misturar tilesets de interiores (como o tapete e os tacos de madeira na porta) com os de exteriores, isso faz o mapa perder completamente a harmonia dos elementos e a ambientação simplesmente não acontece.

Cuidado também com a vegetação. Você deixou as árvores espaçadas demais e isso acabou deixando aquele ar de "meh, vou colocar essas árvores aqui para preencher espaço", o que também não é legal.

Por outro lado, gostei da estrutura do colégio (mesmo que esteja um pouco simétrica demais com os buracos), acho que se você corrigir os problemas, o mapa melhora e muito no aspecto e cria um ambiente melhor. :XD:

Bom, o pessoal já falou praticamente tudo... só irei priorizar a entrada
pois não lembra muito um Colégio, tente colocar alguns murros que tem nos tiles da tia
Celianna.
No mais, continue treinando :blink:
Prazer, Terror dos Modinha

Bem, eu sei que muitos aqui já falaram pra você mudar isso ou mudar aquilo, melhorar isso ou melhorar aquilo, creio que tudo o que eu iria falar já foi dito aqui.

Só vou dar uma dica que pode melhorar muito o seu mapeamento, pelo menos quando eu inicie nessa área me ajudou bastante, se você está com aquela idéia de fazer o que for, mas tem dúvidas de como fazer, procure em comunidades ou fóruns projetos que de uma forma acabam te inspirando, exemplo, em tal projeto o cara fez um castelo fantástico e todos gostaram, ai você pega e analisa os elementos como foram distribuídos, o porque o cara fez desse jeito e não desse outro, as partes da simetria se tiverem ou não, mas que combinaram com o que o mapa queria dizer, analisando esses elementos, comece a praticar em seus mapas, você mesmo vai perceber que estava cometendo alguns erros e que apenas por observar acabou melhorando o seu mapeamento.

Com o tempo você vai começar a desenvolver mapas melhores, porque aquilo que você viu e praticou as vezes fez mais sentido para você do que aquilo que você estava fazendo antes.

No seu caso é uma escola/castelo que você pretende desenvolver, então vou colocar duas prints aqui que encontrei de uma entrada de castelo que talvez só por você observar, te dê novas idéias para o seu.

Castelo 1:
Spoiler

Por mais que eu não sou muito fã dessa simetria que foi utilizada, você  percebe que os elementos estão bem distribuidos e o mapa em si está bem harmônico.
[close]

Castelo 2:
Spoiler

Aqui também há simetria, mas repare no ambiente, na ponte, nas árvores, no chão, percebe que tudo acaba se encaixando com o que o mapa propões.
[close]

Bom, espero ter ajudado de certa forma, continue sempre observando e praticando, abraços
Fazer mapas é uma arte, faça como se fosse o seu último.

Eu particularmente não acho que um mapa deva ser feito se baseando em outro mapa, @Lycanimus.
A melhor alternativa seria ele olhar fotos e gravuras de castelos de verdade. Pra mim o maior problema desse mapa não é simetria ou preenchimento, é que ele é totalmente surreal.
Aqueles enfeites simplesmente não são usados em exteriores, nunca foram, é uma questão histórica e cultural.
Essa é a entrada principal do castelo? Imagino que isso seja um dos portões para o edifício principal encontrado no pátio, já dentro das muralhas, estou certo?;
Do contrário todo o mapa é simplesmente errado.

24/05/2014 às 02:27 #14 Última edição: 25/11/2014 às 18:22 por Strong Rock
Citação de: Van online 23/05/2014 às 21:25
O charset tem sombras mas falta na camisa, por exemplo. Não falei mais porque supus que estivesse em construção ainda.

Já pensou em realçar a diferença de terreno? Colocar a entrada do castelo um pouco mais alta e uma escada pra chegar até o portão. Na base da pequena colina estaria o fosso cheio d'água. Também recomendo trocar o sprite, a piscina não cai muito bem no que devia ser mais um fosso mesmo.

Ah, sim o charset está em construção. Sobre a piscina, man, isso é um colégio.  Um aluno cair num fosso não ia ser maneiro.

Citação de: Mistyrol online 23/05/2014 às 21:41
Boas noções você possui, só falta treinar um pouco elas e aprimorar outras.

Uma coisa que eu notei que você faz sempre em seus mapas é manter a simetria de tudo, e isso por um lado é bom, mas em excesso acaba deixando o seu mapa artificial demais, o que na certa não é bom.

Evite também misturar tilesets de interiores (como o tapete e os tacos de madeira na porta) com os de exteriores, isso faz o mapa perder completamente a harmonia dos elementos e a ambientação simplesmente não acontece.

Cuidado também com a vegetação. Você deixou as árvores espaçadas demais e isso acabou deixando aquele ar de "meh, vou colocar essas árvores aqui para preencher espaço", o que também não é legal.

Por outro lado, gostei da estrutura do colégio (mesmo que esteja um pouco simétrica demais com os buracos), acho que se você corrigir os problemas, o mapa melhora e muito no aspecto e cria um ambiente melhor. :XD:

Valeu pela força, Mistyrol! Eu vou tirar umas árvores e colocar algumas flores,  mais pedras, etc. O tapete foi uma tentativa falha de destacar o lugar, mas eu já tirei ele aqui. A ponte pode até ser de interior, mas acho que sendo usada como uma ponte sobre a piscininha abre uma exceção. Que bom que você gostou da estrutura, pelo menos isso. Obrigada!

Citação de: Lycanimus online 23/05/2014 às 22:16
Bem, eu sei que muitos aqui já falaram pra você mudar isso ou mudar aquilo, melhorar isso ou melhorar aquilo, creio que tudo o que eu iria falar já foi dito aqui.

Só vou dar uma dica que pode melhorar muito o seu mapeamento, pelo menos quando eu inicie nessa área me ajudou bastante, se você está com aquela idéia de fazer o que for, mas tem dúvidas de como fazer, procure em comunidades ou fóruns projetos que de uma forma acabam te inspirando, exemplo, em tal projeto o cara fez um castelo fantástico e todos gostaram, ai você pega e analisa os elementos como foram distribuídos, o porque o cara fez desse jeito e não desse outro, as partes da simetria se tiverem ou não, mas que combinaram com o que o mapa queria dizer, analisando esses elementos, comece a praticar em seus mapas, você mesmo vai perceber que estava cometendo alguns erros e que apenas por observar acabou melhorando o seu mapeamento.

Com o tempo você vai começar a desenvolver mapas melhores, porque aquilo que você viu e praticou as vezes fez mais sentido para você do que aquilo que você estava fazendo antes.

No seu caso é uma escola/castelo que você pretende desenvolver, então vou colocar duas prints aqui que encontrei de uma entrada de castelo que talvez só por você observar, te dê novas idéias para o seu.

Castelo 1:
Spoiler

Por mais que eu não sou muito fã dessa simetria que foi utilizada, você  percebe que os elementos estão bem distribuidos e o mapa em si está bem harmônico.
[close]

Castelo 2:
Spoiler

Aqui também há simetria, mas repare no ambiente, na ponte, nas árvores, no chão, percebe que tudo acaba se encaixando com o que o mapa propões.
[close]

Bom, espero ter ajudado de certa forma, continue sempre observando e praticando, abraços

Muito obrigada pelas dicas, de verdade. Eu vou tentar analisar umas referências, eu concordo que pode me ajudar bastante. Obrigada!

Citação de: Van online 23/05/2014 às 23:54
Eu particularmente não acho que um mapa deva ser feito se baseando em outro mapa, @Lycanimus.
A melhor alternativa seria ele olhar fotos e gravuras de castelos de verdade. Pra mim o maior problema desse mapa não é simetria ou preenchimento, é que ele é totalmente surreal.
Aqueles enfeites simplesmente não são usados em exteriores, nunca foram, é uma questão histórica e cultural.
Essa é a entrada principal do castelo? Imagino que isso seja um dos portões para o edifício principal encontrado no pátio, já dentro das muralhas, estou certo?;
Do contrário todo o mapa é simplesmente errado.

Acho que a ideia dele não era me dar um template, e sim uma noção. Acho que ele está certo em fazer isso, aliás foram ótimas referências.

A melhor sugestão seria olhar gravuras de castelos, se de fato o mapa fosse um castelo, mas é uma escola, a frente de uma escola, como dito no título. Claro, tem traços parecidos, mas se fossem a mesma coisa, estaria bem diferente. A diferença proncipal é que uma escola é feita para alunos, e um castelo para uma corte.

Sim, essa é a entrada principal da escola.

Obrigada por expressar sua opnião! :XD: