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Mundo Puzzle - Aprenda a fazer!

Iniciado por Nandikki, 08/12/2012 às 00:21

08/12/2012 às 00:21 Última edição: 08/12/2012 às 00:24 por Nandik

Aprenda passo a passo de como fazer!

Introdução

Vi recentes sistemas e tutoriais mal explicados dizendo como fazer sistemas de Puzzle, um a um. Um tópico ao meu ver é necessário apenas. Então, fiz este explicando os mais usados!



Sem dúvidas, os mais utilizados. No projeto inicial(Os quatro a cavaleiros) do RMVX contém esses eventos, que podem ser de grande ajuda aos Makers, mas aos que não entenderam como funciona, é simples:

Crie seu evento(Pedra, Bola, o que será empurrado) E coloque para ele se mover fugindo do Herói, você pode achar esse comando em:

Comandos de Eventos >> Segunda ABA >> Quinta opção >> Fugir do Herói.

Teste seu projeto, e Uhuu, ao apertar ENTER na pedra, ela vai pra frente! Fim de seu pesadelo!


Esse será um pouco mais complicado que os demais. Nesse sistema, você só poderá passar se quabrar o obstáculo, usaremos Swicth Locais! Então, é bom que tenha o básico sobre isso. Precisaremos de um evento com três folhas. A primeira folha vai conter o gráfico completo do obstáculo, a segunda, o obstáculo estará um pouco quebrado e na terceira nem vai mais existir.

Na primeira folha, vai haver um evento que ative a switch local A, assim, quando chegarmos perto do obstáculo e apertarmos ENTER o objeto irá passar para a segunda folha(Condicionada a Switch Local A):
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Agora passaremos a segunda folha, ela vai ter o gráfico do obstáculo quebrado, porém, ainda é um obstáculo! Essa folha deve ser condicionada a Switch local A e deve ativar a Switch Local B, onde o obstáculo estará totalmente quebrado:
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Agora iremos passar a terceira folha, onde não haverá mais obstáculo, logo, será um evento sem gráfico, sem conteúdo e condicionado a Switch Local B:
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Pronto, agora aprendeu a fazer um sistema prático e rápido de se quebrar!


Outro sistema muito útil é os de Alavancas, Temos umas grades no meio do caminho e elas serão liberados com alavancas.
*Alavanca seria a tradução correta de Switch.
Esse será mais complicado que os demais, vai requerer paciência e atenção. Vamos usar um evento com duas folhas e Um evento com três folhas.

Crie seu primeiro evento, ele será uma alavanca, essa alavanca irá ativar a Switch  0001(Usaremos ela como condições na grade):
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Agora crie uma nova folha nesse mesmo evento, com a alavanca do outro lado, representará que você puxou ela, e se puxar de novo, as grades se fecharão de novo, então desligue também a Switch 0001:
Use o Parar Evento para não bugar.
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Agora iremos criar as grades que serão ativadas ou desativadas conforme nossa alavanca, elas serão manuseadas através da Switch 0001, crie um evento com três folhas, a primeira deve ser uma grade simples e normal, a segunda folha deve conter o gráfico da Grade abrindo, use opções de "Esperar" para deixar mais interativo, não esqueça de ativar a switch local A para dar continuidade a animação:
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Agora vamos a terceira folha, ela deve conter o último gráfico da grade, não terá eventos, não esqueça de marcar a prioridade abaixo do herói!
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Agora se você apertar na sua alavanca as grades irão abrir, se apertar novamente, irão fechar.

Demostração
A demostração tem todos os Puzzles desse tutorial, bom para estudos.

Créditos
Tutorial feito por Nandik.
Logo feita por B. Loder.
NÃO poste em outro locais sem minha autorização

Muito bom e bem explicado, ajudará muitos iniciantes a fazer puzzles para seus jogos  :XD:


Só não entedi "Mundo Puzzle".
Mas os tutoriais estão legais.