O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Level Design - 2 - "Cut"

Iniciado por Phantomx, 17/06/2014 às 18:57

17/06/2014 às 18:57 Última edição: 17/06/2014 às 21:02 por Phantomx



A pedido de Hagio estarei fazendo este tutorial :)

É sobre o principio onde o jogador encontra um obstáculo em seu caminho, e para progredir ele deve fazer algumas ações para poder progredir em sua jornada, é um recurso que tem duas funções principais : Prolongar o jogo e Evitar a entrada em uma área inapropriada para o level/experiencia do jogador, geralmente em RPG's é utilizado como os veículos, onde só pode passar da montanha se conseguir acesso ao OVNI e etc..


Muito de vocês já devem ter jogado pokemon, andando livremente pelo mapa até que "bam" encontra uma arvore diferente no meio do caminho, impedindo que você possa continuar a sua jornada, a menos que tenha uma certa habilidade chamada "Cut" (cortar). Esse recurso serve para varias formas, e vou abordar algumas delas.


Prolongar o jogo

isso é um recurso utilizado em pokemon para impedir que o jogador passe daquela área sem que tenha feito algum evento antes, também existe a limitação dos ginásios onde só pode utilizar certa habilidade se conseguir a insignia.

imagine jogar pokemon sem ter quer pegar essas habilidades, desde o inicio do jogo você já ter todas elas!, com certeza o jogo ficaria muito mais fácil, desde o começo do jogo você poderia ir para a elite 4 (claro que teria uma limitação mas eu vou abordar no próximo tópico). No jogo original, para alcançar lá você precisa da habilidade Waterfall, para utilizar essa habilidade você necessita da ultima insignia e  você só pode entrar no ultimo ginásio se estiver com as outras sete, não são só HM's que bloqueiam o caminho do herói mas também as facções do jogo também fazem isso, você só pode progredir se expulsar eles da cidade X, e assim vai indo.

Outro jogo de exemplo é Dark souls, você só pode chegar em Anor Londo se tocar os dois sinos, e uma névoa impede o jogador de enfrentar os lordes antes de pegar o lordvessel, e por fim não pode enfrentar Gwyn (ultimo boss) sem ter as 4 almas dos lordes.

é interesante você fazer o jogador passar mais tempo jogando o jogo sem que ele perceba que está sendo forçado a fazer isso. Também é chato você forçar o jogador a ir e voltar toda hora para poder passar para uma área, Neste vídeo tem uma parte que fala mais ou menos sobre isso:  ( 6:51)



( foi o único vídeo que eu lembro de ter falado sobre esse assunto se tiver algum melhor, poste nos comentários :facepalm:)


Lembre que o jogador não é uma pessoa burra que tem que fazer uma volta enorme para poder progredir em sua jornada, Dark souls força o jogador a voltar para o inicio para colocar o Lordvessel no altar, mas ao fazer isso ele oferece ao jogador a habilidade de se deslocar entre as fogueiras, em pokemon a mesma coisa porem com a habilidade Fly.

Outro fator é a inutilidade de certas habilidades, o cut de pokemon por exemplo ele é utilizado de forma obrigatória no inicio do jogo, mas logo depois você encontra arvores de cut que liberam atalhos para você fugir de lutas chatas ou encontrar um item.

Porem com uma quantidade tão grande de habilidades necessárias pode deixar o jogo monótono, se pokemon fosse apenas de ir de ginásio em ginásio o jogo seria chato, por isso os produtores utilizam outros fatores para manter os jogadores interessados em continuar a sua jornada para pegar HM's, como as facções do jogo que levam o herói a uma aventura épica, geralmente terminando com uma luta de um pokemon lendário, isso faz com que o foco mude de pegar insignias para proteger o mundo.


Impedir que o jogador chegue em um lugar que ele não deveria

parece meio óbvio, é porque é, ninguem quer que o jogador chegue no final do jogo em poucos segundos, ou que ele chegue em uma area mais dificil, isso é uma pequena lição que tambem é um pouco óbvia : Todas as fases do jogo são um treinamento para a ultima fase. Chegar na Elite 4 só com uns pokemons que pegou no matinho do inicio do jogo só faria o jogador perder as batalhas, principalmente se o jogador não sabe sobre quais elementos tem vantagens contra outros, chegar no lorde Gwyn sem aprender a dar Parry com maestria é pedir para ser estrupado ( sim, estrupado, essa é a melhor palavra para descrever essa luta sem saber parry), apesar que se o jogador não passou por sen's fortress ele não vai passar da parte dos cavaleiros negros.


Durante o trajeto do heroi, o jogo oferece algo para o jogador se fortalecer  , em Dark Souls você tem contato com os ferreiros que encantam e melhoram a sua arma, no pokemon, matinhos oferecem um pokemon que tem vantagem contra um ginasio da região ou algum NPC para trocar, no caso do pokemon B/W o primeiro ginasio tinha vantagem sobre o seu inicial, porem um pouco depois você ganha um macaquinho ( perdoe a minha "nubisse") ele tem vantagem contra o pokemon do lider ( ex: se eu pegar um do tipo aquatico você enfrenta o lider de planta e ganha o macaco de fogo para facilitar a luta).


espero não ter esquecido nada e ter sido o mais claro o possivel, então é isso e até a próxima  :tchau:

 Oh aquele maldito matinho. haha
Poxa, eu ficava com raiva quando eu joguei pela primeira, mas depois com o tempo eu percebi que se não fosse aquelas barreiras de rocha no meio do caminho, um mato, pouca iluminação na caverna (malditos zubats >.<), eu não iria adquirir um level maior para as batalhas e aprender como era o padrão de cada pokemon.

É bom relembrar essa dificuldade que deveriam ter nos jogos, que as vezes não vejo. Sobre o tópico, eu achei até legal indicar videos e imagens de outros com mais situações de outros jogos, deixando para mim algo atrativo em vez de só texto e texto, mas meio que senti falta de um complemento a mais no tópico, não sei ao certo. :l

Enfim, continue assim Phatom. o/

2010 ~ 2016 / 2024