O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Minha língua, avaliem

Iniciado por FilipeJF, 10/12/2012 às 14:23

10/12/2012 às 14:23 Última edição: 10/12/2012 às 14:25 por FilipeJF
[box class=messtbg]Eu usei uma fórmula de modificação MUITO simples para criar essa língua, chamada om'tegó. É como o português modificado e mais simplificado. As regras não possuem uma origem certa, pois quando ela foi criada no mundo de minha história, poucos detalhes dela foram repassados para as gerações sucessoras.[/box]

[box title=ALFABETO NORMAL]O D K B I V G H E J C R N M A P Q L S T U F W X Y Z[/box]

[box title=REGRAS DE ASPAS]Todas as palavras que possuirem consoantes juntas, não sendo a primeira ou a última junção e sim a do meio, terá de ser separada por uma aspa curva ('). Por exemplo:

SEM SEPARAR (ERRADO): Kostíra Miglá

Como podem perceber, eu não separei no meio como dito acima, portanto, quando assim for, terá de separar a última junção. Por exemplo:

SEM SEPARAR (ERRADO): Vralistó

Eu separei a última junção de consoantes. Para se ler a continuação da palavra após a aspa, é somente fingir que está lendo tudo seguido. Não há diferenças.
[/box]

[box title=REGRAS DO ACENTO AGUDO]Na língua om'tegó, utiliza-se apenas o acento agudo. Usá-lo é bem simples.

Como podem perceber na palavra vralis'tó, depois da aspa APENAS se acentua na ÚLTIMA vogal. Antes da aspa NÃO se usa acentos. [/box]

[box title=COMO LER]O om'tegó é uma língua baseada no nosso português, por isso, lê-se do mesmo modo como nós. [/box]

[box class=messtbg]COMO DESCOBRIR OUTRAS PALAVRAS?
Basta pegar as letras e montar de acordo com a mesma palavra em português. Por exemplo:

FLORESTA
VRALISTO

Depois disto, basta aplicar as regras:

FLORESTA
VRALISTO
VRALIS'TÓ
[/box]

[box class=errorbox]Por enquanto, é só isso. Sei que é uma língua simples, mas com o tempo, aplicarei mais modificações. E depois lhes trago o alfabeto om'tegó, com as letras próprias.[/box]
fear is the mind-killer

Eu li e achei bem interessante, a ideia pode funcionar bem cara. Você pretende colocar o jogador para aprender estas regras e então decodificar escritos antigos no jogo? Acho que essa ideia pode funcionar incrivelmente bem, além de dar muita imersão ao jogo, mas se for o caso, lembre-se de manter as regras sempre acessíveis.
To Die Is To Find Out If Humanity Ever Conquers Death

Citação de: B.loder online 10/12/2012 às 14:33
Eu li e achei bem interessante, a ideia pode funcionar bem cara. Você pretende colocar o jogador para aprender estas regras e então decodificar escritos antigos no jogo? Acho que essa ideia pode funcionar incrivelmente bem, além de dar muita imersão ao jogo, mas se for o caso, lembre-se de manter as regras sempre acessíveis.

Entendeu direitinho, hehe!
Eu vou fazer alguns puzzles relacionado a essas coisas, e algumas placas estarão escritas nesse idioma que, apenas com alguns livros encontrados pelo jogo, você poderá decodificar. E eu vou tomar muito cuidado com a parada das regras, também.

Abraços!
fear is the mind-killer

Nossa cara está bem legal sua língua ;D como o lorder disse pode funcionar bem, mais deve fazer um mini dicionario da sua língua! para entender melhor '-'

13/12/2012 às 12:31 #4 Última edição: 13/12/2012 às 12:33 por FilipeJF
Obrigado, pessoal!

Mas agora estou fazendo outra língua (até que gostei desse assunto, ein). Portanto eu estou criando todas as palavras. Deixarei aqui um breve exemplo de umas coisas básicas:

(as regras de montar frase ainda estão semelhantes as de português. Mas pretendo logo alterar isso).
Como vão perceber, nos verbos, eu utilizei só uma forma para o PASSADO, PRESENTE E FUTURO. Ou seja, está como o inglês. Estou baseando-me no português e inglês para fazê-la.

CitarVerbo ser: denon

Ero den: Eu sou
Eif ist: Ele é
Dif ist: Ela é
Lef ist: Ele ou ela (neutro) é
Wer denon: Nós somos
Uris denon: Vocês são
Tef denon: Eles são
Ur: Você

Expressões:
Boa sorte - Dari'nor

Verbos (alguns):

Aritur: Dever
Aritur: - PRESENTE
Arituria: - PASSADO
Aritura: - FUTURO

Imur: Amar
Imur: - PRESENTE
Imuria: - PASSADO
Imur: - FUTURO

Erior: Ficar
Erior: - PRESENTE
Eriar: - PASSADO
Eriur: - FUTURO

Palavras (algumas):
Erunin - fortaleza
Barinor - castelo
Er'dum - terra
Kar'dum - mina
Erinor - casa
tarinor - água
urin - magia
erunur - reino
norin-ar: longe
tchau: adur'ti.
boa: dari.
sorte: nor.
mundo: eoghar
montanha: Derhwun
pico: Eriordum

Meses (no meu mundo, são 8):
Erin: Renascença
Ernia: Início
Urdron: Primeiro
Asdwin: Coração
Nardrun: Vida
Ordrin: Envelhecer
Urdwun: Fenescer
Urnwin: Fim

no: duv
nos: duves
na: dev
nas: deves

nele: duri
nela: dure
neles: duris
nelas: dures

este: urti
estes: urtis
esta: urta
estas: urtas

esse: urdi
esses: urdis
essa: urda
essas: urdas

daquele: duriur
daqueles: duriures
daquela: dariur
daquelas: dariures

naquele: uriur
naqueles: uriures
naquela: ariur
naquelas: ariures

aquele: riur
aqueles: riures
aquela: riar
aquelas: riares

desse: surdi
desses: surdis

dessa: sardi
dessas: sardis

disso: aordi

isso: dirus

isto: ardis

que: harin

o que: harin'no

de: wad
da: wud
das: wudus
do: wed
dos: wedus

para: tus
______
ist: é

dur: o

dar: a

tar: ali

urgi: mas

em: ast

doran: porque

dorin: porquê

doren: por que

dorun: por quê

Dar erunin ist tar. Urgi ist norin-ar, doran erior duv barinor wad Alestan.
A fortaleza é ali. Mas é longe, porque fica no castelo de Alestan.
fear is the mind-killer

Parece mais um código do que uma língua. Quanto a gramática,não há mudanças?É igual ao português?
Essa segunda língua, todos os verbos são irregulares?Digo não tem uma regra que a maioria de verbos segue durante a mudança de tempo?
----------------
Realmente criar línguas é uma tarefa divertida.Eu já cheguei a criar uma simples também,mas com mudanças grandes na estrutura gramatical: primeiro vem o tempo(uma palavra "klan" se não me engano,para passado por exemplo),depois a ação(verbo), depois quem fez(sujeito),no que ou em quem fez (opcional),e detalhes da ação,depois detalhes da pessoa que a fez,e por ultimo detalhes do objeto.Tá,era um pouco complicado mesmo XD.

Aughur, meu caro, obrigado por comentar.
E sim, os verbos seguem uma linha, que eu acabei de formular:

CitarAritur: Dever
Aritur: - PRESENTE
Arituria: - PASSADO
Aritura: - FUTURO

Imur: Amar
Imur: - PRESENTE
Imuria: - PASSADO
Imura: - FUTURO

Erior: Ficar
Erior: - PRESENTE
Erioria: - PASSADO
Eriora: - FUTURO

Portanto não fiz questão de modificar no comentário acima. Ficou algo mais ou menos assim:
Presente: nem precisa, né.
Passado: ria
futuro: ra

E agora estou formulando o modo de como unir a frase.
fear is the mind-killer

Um trabalho de mestre, diga-se de passagem.

Gostei bastante, está de parabéns.

13/12/2012 às 15:23 #8 Última edição: 13/12/2012 às 15:36 por Aughur
Citação de: FilipeJF online 13/12/2012 às 15:06
Saquei.
Citação de: Cezar online 13/12/2012 às 15:20
Realmente dá trabalho mas não acho que esteja a este nível ainda.Como pode perceber, boa parte é apenas um código para o português.talvez depois de algum desenvolvimento ela fique a nível tolkien XD.

Gostei bastante, está de parabéns.
Nossa cara, valeu. Mas acho que ainda estou longe disso. Comecei a mecher com conlang há pouco tempo...

Citação de: Aughur online 13/12/2012 às 15:23
Citação de: FilipeJF online 13/12/2012 às 15:06
Saquei.
Realmente dá trabalho mas não acho que esteja a este nível ainda.Como pode perceber, boa parte é apenas um código para o português.talvez depois de algum desenvolvimento ela fique a nível tolken XD.

Tolkien, amigo, Tolkien. Mas realmente, ainda falta muito para eu conseguir avançar; acho que já abandonei a om'tegó, digo, de trabalhar nas regras. De agora em diante usarei-a como puzzles para jogos. Vou continuar fazendo a Galar, que postei acima.
fear is the mind-killer

Felipãooooooooo, meu amigoooooo!! Fico feliz em vê-lo aqui na Centro! Cara, como já te disse em outras ocasiões e repito: você é um dos gênios da escrita do mundo maker! Já vi alguns trabalhos seus, mas nossa... uma lingua?! Você se superou! Espero que não desista dela, cara. Gostei bastante. Parece uma linguajar bem nórdico. hehehe

Imagino o trabalho que deve ter dado ao criar estas regras e conjugações. Parabéns novamente! Ou, como se diz em, om'tegó, Polodim's Mafonim'tí! Escrevi corretamente? hehehe

Um grande abraço!

Kazuyashi