O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

[Jogo] Raven's Den

Iniciado por anticasper, 04/07/2014 às 02:38

E ae Galera!

Citação de: Uhtred online 07/07/2014 às 15:59
Só voltando pra avisar que desrespeitos não serão tolerados e que estamos no tópico de um projeto e até por pedido dos autores o que deve ser comentado aqui é em relação ao projeto, então esqueçamos o resto.

Voltando ao assunto, trabalhar com prazos é foda mesmo, mas acho que vocês tem algo concreto em mãos e que só precisa ser lapidado um pouco pra se tornar um bom jogo de RPG Maker, inclusive podendo ser comercializado. A versão do concurso já passou mas sobrou todos recursos originais e muito legais que foram feitos, e acredito que só uma readequação no gameplay e no sistema de batalha já faz o jogo sair do médio pro ótimo.

O importante que é a auto-crítica e saber onde estão os erros vocês já tem, agora falta consertar eles.

Começamos a trabalhar e discutir sobre os erros e acertos. Também voltamos a rediscutir o game e como melhora-lo. Acho que agora com tempo de sobra e motivação podemos ter algo mais concreto mesmo. Nos olhamos para nosso trabalho e tentamos avaliar tanto o resultado quanto os passos que damos durante o desenvolvimento.

Citação de: Alisson online 07/07/2014 às 16:20
Bom, não tenho muito o que dizer em relação ao projeto.

Eu, como o Uhtred não tenho muito saco pra ficar matando monstros direto principalmente quando estou apenas testando o jogo, logo isto não é motivo para o mundo acabar.
Em seguida os comandos do jogo foram meio complicados, acredito que o jogo pecou nos seguintes aspectos: Jogabilidade e história.
Agora deu para ver que o jogo foi bem trabalhado, o problema deve ter sido a organização e tempo dos desenvolvedores para com o jogo.
Sobre a engine ser limitada, eu digo que isto é verdade, mas aí é que vem a coisa. Devemos tentar trabalhar nessa limitação a ponto de fazer ela ficar a nosso favor, mas confesso que os dados que ele armazena são absurdos a ponto de dar tanto lag no jogo, logo tirar lag com scripts não resolve absolutamente nada.
Eu trabalho bastante com a CryEngine e admito que lá é bem mais "suave" que no maker, pode não ser mais compacto porém é bem diferente. Isso fica como resposta para quem quer saber da diferença das limitações do game.
E sei que este é o trabalho de um moderador avisar, mas peguem leve aí...

Você fala a verdade. Uma vez que vc trabalha com CryEngine, Unity, XNA, você já percebe melhor as limitações. Que também não são lá totalmente bloqueadoras, mas elas atrapalham. Você acerta nos pontos que mais olhamos depois de concluído, tanto que convidamos outras duas pessoas para nos ajudar a trabalhar e melhorar.

Citação de: RyanKamos online 07/07/2014 às 18:57
Voltando aqui só comentar sobre o jogo  (baixei e joguei hoje de tarde)

Uou, que jogo legal cara. Olha, eu adorei mesmo ^^
Vamos então, ao meu wall text xD

Bem, o jogo agradou bastante, por ser diferente e conter gráficos belíssimos (parabéns equipe), a introdução então, me deixou de queixo caído. Como vocês fizeram isso oh god hahaha (foi vídeo produzido né?)
Sobre a jogabilidade, ficou interessante, mas peca em uns aspectos, principalmente o lag. Às vezes os ataques não funcionam, não causam dano. Eu mesmo demorei para descobrir que os monstros morriam '-'
Aqui também deu erro nas skills, pois, ao ter 3 e trocar uma, apesar de trocar, você ainda podia usar ela... eu... acabei não conseguindo terminar o jogo pois fiquei preso em uma parte que precisava do escudo e ele sumiu das habilidades (what).
O 1º boss (o carinha verde) ficou muito bem feito também, está de parabéns.
Certamente o único problema que tive foi estes bugs, que sempre existiram, afinal, fazer um jogo assim em um mês é super chato e trabalhoso, é bem difícil terminar sem deixar bugs (o RPG Maker também não ajuda).
Achei incrível alguns aspectos que o jogo tinha que deixavam ele único, como aquela chuva que ao bater no chão fazia um efeito legal, o trem que saia faísca ao passar, a iluminação incrível e o estilo dos gráficos. Isso tudo fez criar uma identidade que não vejo em atuais projetos de RM...
Formado por uma equipe tão boa assim, espero ver novos projetos que mostrem a todos a verdadeira essência que tem nos games.
Parabéns a equipe e boa sorte no concurso.

Obrigado!

O Matheus/Slinki trabalha com produção de vídeos e tem uma experiência boa nessa área. Tanto que foi dele a proposta de nos reunirmos para criar Raven's.

O Lag é muito proveniente de duas fontes. Primeiro os nossos mapas são parallaxes fixos e com sobreposições de 4 a 5 imagens dependendo da área. Segundo que o jogo tem um efeito de reproduzir sons baseado na distancia entre herói e evento. Certos mapas possuem até 10 eventos desse tipo e no caso, todos os cálculos de distância utilizam raiz quadrada.

O planejamento de monstros é muito falho e foi feito bem em cima da hora, nem deve ser levado em conta. Hoje tenho rotinas de monstros muito mais inteligentes e que agem em bandos. Essa parte de inteligência artificial é um ponto que venho trabalhando e já tenho algumas melhorias.

E cara, é como eu disse várias vezes. O Cronus é um excelente artista. Esse trabalho de iluminação é só mais uma prova disso. Toda a identidade que ele criou e que continuará criando são pontos que nos deixam bem orgulhosos. Tanto ele quanto o Matheus/Slinki tiveram uma noção de atmosfera e ambientação muito legal.

A Chuva é algo que eu fiz que gostei muito. Foi um pouco trabalhoso pensar e fazer funcionar sem bugs, mas tem muitas coisas que vc pode notar se prestar a atenção: O tamanho dos pingos varia baseado na distancia que ele é invocado na tela; Os pingos só fazem o efeito de pingar quando encostam em superfícies passáveis e sua opacidade também varia determinado local. Outra coisa que foi legal de fazer, que ninguém citou foi o efeito de reflexo, que acontece em uma camada abaixo do parallax e acima de uma camada exclusiva de agua que fizemos. Se você reparar existem várias camadas gráficas:

[Água]
[Reflexo]
[Piso]
[Biovision]
[Heroi]
[Demais Characters]
[Skills]
[Iluminação]
[Sobreposição]
[Chuva]
[Fog]
[HUDs]

Isso invariavelmente aumenta o lag normal também, por isso já andei fazendo algumas melhorias aqui.

Concluiremos esse projeto e provavelmente teremos mais coisas para mostrar, bem como aumentar sua duração atual.

Citação de: Vash online 08/07/2014 às 01:00
Iria comentar mais cedo, de manhã, sobre o jogo, mas acabei não tendo tempo e não tinha como digitar o que eu achei e até onde joguei mesmo. Enfim, não cheguei a jogar até o final do game por um problema do próprio PC, ele é velho mesmo...

Eu gostei muito da parte gráfica, é algo de grande qualidade no projeto, mas claro que não vale só os gráficos, mas a jogabilidade, que para mim levaria de boa se não fosse esse problema do PC mesmo.

No começo eu fiquei até meio perdido em o que eu deveria fazer, no caso as teclas e menu. Outra coisa foi a questão do dano, as vezes o monstro me acertava, mas o meu personagem não afastava (o que acontece com os próprios monstros) e nem acontecia algo para mostrar que estaria levando dano, no caso a cor branca usada quando é atingido e esse efeito não chegava a aparecer muito o que me deixava em dúvida se eu estava infligindo dano aos inimigos e eles o mesmo em mim, só via o número cair mesmo para ter uma noção.

[hs width=320 height=176]http://i.imgur.com/7I4znxp.png[/hs]
"Hey! Pra onde você está mirando?"

Como o jogo trata do personagem absorver o DNA dos outros, não sei se chegou a ser um erro, mas ao desequipar o item que eu estava usando (espada no caso), eu ainda continuava com ela em pose com 500 de HP até conseguir outro item para substituir o movimento de ataque. E estranhei o segundo poder que peguei, que no caso a direção do poder mesmo (o sprite), vi uns corvos atravessando paredes/grandes/corvo pela metade e flutuando parados em abismos... mas enfim, isso é apenas errinhos pequenos, nada de mais que atrapalha a jogabilidade mesmo.

[hs width=320 height=176]http://i.imgur.com/5eqGpwW.png[/hs]
"Uhuu, um equipamento invisível e 500 de HP."

Enfim, eu gostei da temática do jogo e a jogabilidade até, só o que me tirou o animo foi a questão do lag mesmo, não era absurdo também e não sei se é por causa dele que não acontecia o que falei sobre a luta. Não cheguei a jogar muito como falei do problema que tenho aqui, só acharia interessante acessar algumas dessas portas sem ser de madeira e subir em algumas escadaria para descobrir o que tem em cima de algumas construções se isso não for por possível mais pra frente no jogo. Eu gostei do boss verde, não cheguei a mata-lo pela falta de tempo mesmo e tive que fechar o jogo.

Se pretende corrigir os problemas citados, eu acho que deveria sim e não deixar ele de lado só por ser feito para um evento/concurso. Porque é um jogo promissor que só algumas correções ou acrescentos ele vai ficar muito bom.

Desejo sorte no projeto. o/
Quando tiver um PC novo eu finalizo ele.

Obrigado!

Eu comentei ali em cima, a parte de rotina dos monstros tem várias falhas e a questão do dano é algo que estamos discutindo muito. Tentamos nessa versão chegar a algo jogável, mesmo que desbalanceado, mas ainda que funcionasse. Piscar foi a solução de ultima hora que encontramos e nem era essa a ideia original.

Esses bugs que vc comenta, da posição do projetil, de equipar/desequipar itens e ficarem nas barras e da forma com que vc perde é bem complicado. Já consertei eles na versão atual de desenvolvimento, mas ainda assim temos outros vários que surgem. Obrigado pelo relato quanto a esses!

A questão do lag não é muito sobre seu pc e mais das decisões que levantei ali em cima. As construções que você fala, algumas já são acessíveis e no continuar do game temos a ideia de expandir.

Agradeço muito os feedbacks, estão todos sendo muito positivos para o nosso desenvolvimento profissional e para o desenvolvimento do nosso Game. Queremos concluir e poder lançar uma versão aprimorada e com várias novas ideias que venhamos tendo.

E aí.. Bom eu baixei é gostei muito jogo.. Como todos, o maior problema que vi mesmo foi a questão do Lag. Há alguns bugs gráficos também. Eu iria fazer uma análise super detalhada, mas irei esperar vocês refinar ele, aí eu posto a análise no meu site. Sobre a programação e tal, algumas coisas vocês até poderia ter feito em C++ e ter passado pra uma DLL é usar no Maker, iria ajudar um cado.. se quiserem ajuda com a optimização do código, podem me chamar(eu gosto de optimizar códigos.)

Bem joguei e agora vai o que eu achei \o/

Incrível, gostei demais mesmo.
Só o lag intenso, acho que vi todo mundo falando disso tbm que achei ruim mas nada que fez eu desistir.

Os gráficos estão maravilhosos, a introdução tá linda demais, gostei muito dela.
Achei que com relação a história deviam ter alguns NPC's nem ao menos para dizer algumas coisas, tipo que monstros são esses, etc. Os corvos são lindos.

Mas gostei demais, o ABS não está complicado gostei dele, gosteiiiiiiiiiiiiii demais o sistema de DNA. Muito mesmo, esse sistema deixou o jogo muito fod@.
Porém senti falta de informações no menu, por exemplo quando eu vou pegar a habilidade do morto, aparece todas as informações do lado esquerdo sobre a habilidade, e também pode trocar pelas existentes, acho que poderia ter as informações da habilidade que você irá trocar do lado direito também, assim para não fazer burrada que nem eu trocar uma nova por uma existente que nem lembro mais o que faz. E colocar as informações da habilidade permanente no Menu, seria muito bom \o/

Bem gostei muito de explorar os mapas, estão muito bem mapeados, e existem vários cenários que enriquecem o gameplay. Fiquei explorando tudo e achei aquelas portas fechadas com um troço, aí percebi que tinha que explorar e procurar por uma habilidade para abrir.

Nesta procura acabei achando um carinha estranho em um mapa de baixo, acho que ele era um Boss pois tinha um barra no meio da Tela, pensei em ele ser difícil, mas não foi. Deve ter bugado quando entrei no mapa apareceu a primeira fala... aí esperei sei lá uns 2 minutos e nada acontecia... apertei Z e a fala continuou deve ter algum bug de inicio, o chefe está com inicio automático? Eu tbm encontrei bugs desse no meu jogo, e vi que era pela falta do inicio, tente colocar em automático ou sei lá.

Aí veio outro bug, acho que é bug, ou a barra de HP do chefe veio com 1/100 de tudo. Dei uns 3 golpes e matou ele, era para ser fácil assim? .-.
Ai ganhei a habilidade super, de me proteger, amei mesmo, nem precisava mais matar ninguém saia correndo segurando S(que coloquei) e pronto.

Fui para uma Zona de fogo, eu tinha várias habilidades já, via uns rastros no chão, achei legal para achar outras habilidades mais rápido e talz.

Cheguei em outro Boss.
Um de fogo, esse veio com o HP todo, aí percebei que o outro devia tá com bug mesmo, para esse ter o HP todo. Nada difícil, achei que ia ser desafiador mas não foi... Acho que poderia melhorar os chefes e causar mais dano e talz.

Tá bom, aí peguei a habilidade de fogo dele, aí meu jogo acabou e não porque eu quis...

Deve ser bug mas peguei a habilidade de fogo, mas como estava cheio eu tinha que trocar... E por cagada, eu troquei pela habilidade de escudo ;-;
Mas antes sem querer eu tbm deletei a habilidade de ver os rastros...(ia colocar em cima dessa, mas acabei apertando S depois e foi em cima do escudo)

Então fiquei sem escudo e sem ver os rastros, nada bem. Pois agora não tem como voltar pelo fogo ;-; Fiquei preso.

Dei load tudo e ver se votava mas não volta. E acho que ainda outro bug, pois não tenho mais a habilidade de ver os rastros e dando load agora eu vejo de novo mesmo não tendo a habilidade.
Acho que poderia colocar saves, não nos bichos que tem as habilidades e sim em alguma coisa.

A e tbm parece que meu quinto espaço está travado não consigo acessar ele e nem por nada nele.

Bem perdi 19 minutos, mas se puder reupar uma versão, etc seria ótimo.
Amo zerar jogos de RPG Maker.

Copiado da Condado...

Muito bom, vou baixar o jogo depois e concordo na parte que o Maker tem certas limitações.
Eu tbm tive esse problema de limitação no meu projeto, mas acho que as vezes não tem saída, a gente tem que abrir mão de muita coisa e tentar se adaptar a limitação deixando ela vencer porque tentar contorná-la pode trazer mais problemas ainda, e quando você passa muito tempo só tentando vencer a limitação, ( por exemplo, no meu caso, meses e meses só com esse intuíto), você começa a não fazer mais um jogo e essa é a parte mais chata e errada do processo... Eu já cheguei ao ponto de enlouquecer por conta disso.

Do jogo que pus no concurso, algumas pessoas dizem que ao dar new game o jogo fica com tela preta. Mas eu testei em vários computadores e não tem esse bug.

Eu acho que esse erro pode ser na hora da criptografia do maker...teve até um menino que gravou o meu jogo com tela preta tocando música e pos no youtube... kkkkk, tenso... uma anti-propaganda tremenda. Mas como vamos saber o que é se parece ser um bug da engine?