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Treino de pintura de pele e cabelo

Iniciado por RKS-Kogiro, 10/07/2014 às 18:33

10/07/2014 às 18:33 Última edição: 11/07/2014 às 14:02 por RKS-Kogiro
Bom,  eu não estou migrando pra midia digital , mas sim me integrando nela , só que esporadicamente eu irei postar desenhos no papel aqui, POREM hoje eu trouxe uma sketch de treino de pintura de pele e  cabelo , e preciso que vocês me digam como ficou !  :XD:

Aqui está o desenho

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Outro desenho de treino a mais (fiz esse com o auxilio por skype do [user]Kiba[/user])

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:rickas: :rickas: :rickas: :rickas:

A pele ficou ótima a meu ver, só que o cabelo, não sei, ficou muito bom também, mais algo me incomoda, talvez seja só coisa minha, mas parabéns aí!

Citação de: miguel8884 online 10/07/2014 às 18:36
A pele ficou ótima a meu ver, só que o cabelo, não sei, ficou muito bom também, mais algo me incomoda, talvez seja só coisa minha, mas parabéns aí!

Obrigado pelo elogio !  :XD:
:rickas: :rickas: :rickas: :rickas:

eu achei muito bom, apesar de naw entender quase nada mais ao meu ver ta otimo

10/07/2014 às 18:49 #4 Última edição: 10/07/2014 às 18:55 por Zenphis
A pintura até que ficou legal, mas a escolha das cores ficou estranha, não combinaram, você pegou cores muito distantes na color wheel. Se você conseguir entender inglês, te recomendo esse vídeo do Sycra:

https://www.youtube.com/watch?v=9kQllLy_X4I

Os tons dependem da cor do ambiente, escolher tons aleatórios de uma cor quase nunca vai dar certo. O sycra nesse vídeo, ensina a escolher uma cor base, que no caso seria a cor do ambiente, e pintar a partir dela. No vídeo ele explica que até onde um tom pode combinar com o outro, não é complicado de entender, vai te ajudar muito.

Aliás, o seu próprio avatar é um exemplo disso, perceba na corrente do Sora, na pele e no cabelo dele, a variação de um vermelho e um azul, que são as luzes que estão batendo e refletindo nele.

Citação de: dimitry online 10/07/2014 às 18:39
eu achei muito bom, apesar de naw entender quase nada mais ao meu ver ta otimo
Obrigado cara ! :XD:

Citação de: Zenphis online 10/07/2014 às 18:49
A pintura até que ficou legal, mas a escolha das cores ficou estranha, não combinaram, você pegou cores muito distantes na color wheel. Se você conseguir entender inglês, te recomendo esse vídeo do Sycra:

https://www.youtube.com/watch?v=9kQllLy_X4I

Os tons dependem da cor do ambiente, escolher tons aleatórios de uma cor quase nunca vai dar certo. O sycra nesse vídeo, ensina a escolher uma cor base, que no caso seria a cor do ambiente, e pintar a partir dela. No vídeo ele explica que até onde um tom pode combinar com o outro, não é complicado de entender, vai te ajudar muito.

Aliás, o seu próprio avatar é um exemplo disso, perceba na corrente do Sora, na pele e no cabelo dele, a variação de um vermelho e um azul, que são as luzes que estão batendo e refletindo nele.

Obrigado por comentar cara !, bom , eu já cheguei a ver muitos videos do sycra ,sou inscrito no canal dele até, e em relação a proximidade das cores ,você se refere a cor ambiente, e bom ,eu realmente não escolhi uma cor principal , pelo fato de ,a técnica de cores opostas só funciona se tivesse mais objetos ou até se tivesse aguma roupa nela, assim como o sycra disse no vídeo quando ele faz o rostinho com boné e ele fala que aquele vermelho não saturado pareceria mais vermelho se tivesse mais coisas em volta, mais acho que entendi o que você quis dizer ,acho que é em relação ao cabelo e o olho .
Então , Obrigado de novo por comentar ! e foi uma boa observação a sua ! vou lembrar dessa observação quando for fazer  meu próximo desenho ! Obrigado ! :XD:
:rickas: :rickas: :rickas: :rickas:

10/07/2014 às 20:41 #6 Última edição: 11/07/2014 às 00:32 por Zenphis
Não, mesmo sem roupa ou sem objetos essa regra funciona, o tom de qualquer coisa, sem excessão, vai ser consequência do ambiente e da cor da luz, isso é a teoria da cor.

Vou te dar uma pequena aulinha sobre isso nesse post, guarde essas informações pras tuas artes, é muito útil, garanto que pode deixar tuas pinturas mais bonitas.

Veja essas imagens:
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Se você usar o conta gotas na pele deles, vai ver que um tem a cor da pele laranja, e o outro tem a cor da pele cinza azulado, só que a impressão que você tem, é que a cor da pele deles é normal, por conta da iluminação do ambiente.

Mesmo uma concept sem fundo, pro personagem ter cor, ele precisa ter luz, se você estudou artes no primeiro ano, você sabe que na natureza, a cor só existe por causa da luz, você só consegue ver a cor, por que tem a luz, seu desenho tem cor, então pela lei da natureza, ele também tem luz, mesmo que você não à desenhe no fundo ou no ambiente.

Existem dois tipos de cores, a cor luz e a cor pigmento: A cor luz é obviamente a cor da luz, a cor pigmento é a cor que o objeto reflete, se o objeto reflete vermelho, a cor que você vai ver, é a mistura opaca da cor luz com a cor refletida pelo objeto.

A cor da luz é você quem vai definir, do mesmo jeito que a cor pigmento, e o tom que vai sair vai ser a mistura dos dois, se no caso a cor luz que você escolher for branca, você não deverá sair muito das cores neutras, isso acontece por que, cores luz neutras sempre vão neutralizar as cores pigmentos, do mesmo jeito que cores luz policromáticas vão colorir o objeto se a cor pigmento dela for neutra, e se a cor pigmento também for policromática, a cor luz vai fortalecê-la mais ainda. Por exemplo: Uma cor luz azul bate em um objeto branco, o objeto vai ficar azul. Ou uma cor branca bate em um objeto azul, a cor do objeto vai ir pra algo perto de um cinza azulado (Neutralização).

E também há diferenças no poder de reflexão de um objeto, um objeto fosco vai refletir muito menos cor do que um objeto metálico, isso já são outros quinhentos da teoria da cor.

Vou usar um desenho recente meu como exemplo:
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Perceba que as cores estão diferentes por causa da iluminação, o cabelo que seria azul, reflete essa espécie de cinza, por que é a mistura de uma luz meio alaranjada com o azul do cabelo, o casaco que também seria azul escuro, reflete um negócio parecido com verde, e a roupa que seria preta, reflete esse marrom, por que é a simples mistura da cor luz laranja com a cor pigmento refletida pela camisa. Essa junção de tons que combinam, dão essa impressão da luz do ambiente, mesmo não havendo nenhum fundo, ou mesmo um ambiente.

Espero que tenha ajudado, boa sorte nos desenhos, até mais!

Citação de: Zenphis online 10/07/2014 às 20:41
Não, mesmo sem roupa ou sem objetos essa regra funciona, o tom de qualquer coisa, sem excessão, vai ser consequência do ambiente e da cor da luz, isso é a teoria da cor.

Vou te dar uma pequena aulinha sobre isso nesse post, guarde essas informações pras tuas artes, é muito útil, garanto que pode deixar tuas pinturas mais bonitas.

Veja essas imagens:
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Se você usar o conta gotas na pele deles, vai ver que um tem a cor da pele laranja, e o outro tem a cor da pele cinza azulado, só que a impressão que você tem, é que a cor da pele deles é normal, por conta da iluminação do ambiente.

Mesmo uma concept sem fundo, pro personagem ter cor, ele precisa ter luz, se você estudou artes no primeiro ano, você sabe que na natureza, a cor só existe por causa da luz, você só consegue ver a cor, por que tem a luz, seu desenho tem cor, então pela lei da natureza, ele também tem luz, mesmo que você não à desenhe no fundo ou no ambiente.

Existem dois tipos de cores, a cor luz e a cor pigmento: A cor luz é obviamente a cor da luz, a cor pigmento é a cor que o objeto reflete, se o objeto reflete vermelho, a cor que você vai ver, é a mistura opaca da cor luz com a cor refletida pelo objeto.

A cor da luz é você quem vai definir, do mesmo jeito que a cor pigmento, e o tom que vai sair vai ser a mistura dos dois, se no caso a cor luz que você escolher for branca, você não deverá sair muito das cores neutras, isso acontece por que, cores luz neutras sempre vão neutralizar as cores pigmentos, do mesmo jeito que cores luz policromáticas vão colorir o objeto se a cor pigmento dela for neutra, e se a cor pigmento também for policromática, a cor luz vai fortalecê-la mais ainda. Por exemplo: Uma cor luz azul bate em um objeto branco, o objeto vai ficar azul. Ou uma cor branca bate em um objeto azul, a cor do objeto vai ir pra algo perto de um cinza azulado (Neutralização).

E também há diferenças no poder de reflexão de um objeto, um objeto fosco vai refletir muito menos cor do que um objeto metálico, isso já são outros quinhentos da teoria da cor.

Vou usar um desenho recente meu como exemplo:
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Perceba que as cores estão diferentes por causa da iluminação, o cabelo que seria azul, reflete essa espécie de cinza, por que é a mistura de uma luz meio alaranjada com o azul do cabelo, o casaco que também seria azul escuro, reflete um negócio parecido com verde, e a roupa que seria preta, reflete esse marrom, por que é a simples mistura da cor luz laranja com a cor pigmento refletida pela camisa. Essa junção de tons que combinam, dão essa impressão da luz do ambiente, mesmo não havendo nenhum fundo, ou mesmo um ambiente.

Espero que tenha ajudado, boa sorte nos desenhos, até mais!

Bom cara , eu vou praticar essa regra no meu próximo desenho, é que eu sou novo em arte digital , mas de qualquer forma obrigado !! ahhhh ,e sem querer mudar de assunto , eu adicionei um outro desenho ao tópico , não sei se consegui fazer direito mas de qualquer forma, de uma olhada lá ,aí você me fala se ficou melhor  :XD:
:rickas: :rickas: :rickas: :rickas:

Exatamente por você ser novo na arte digital que essas dicas lhe serão úteis haha. Cara, melhorou muito nesse segundo desenho, não escolheu tons exagerados, e pintou o olho direitinho.

Nesse segundo só faltou um pouco de técnica na sombra, que também são outros quinhentos, não tenho tempo agora pra escrever outro textão sobre sombra, então use o deviant art, ou o google pra estudar isso.

O seu erro na sombra foi deixar ele muito espalhado, com muito blur, geralmente sombras de perto assim, são bem mais chapadas, lisas. Boa sorte!

Citação de: Zenphis online 11/07/2014 às 18:10
Exatamente por você ser novo na arte digital que essas dicas lhe serão úteis haha. Cara, melhorou muito nesse segundo desenho, não escolheu tons exagerados, e pintou o olho direitinho.

Nesse segundo só faltou um pouco de técnica na sombra, que também são outros quinhentos, não tenho tempo agora pra escrever outro textão sobre sombra, então use o deviant art, ou o google pra estudar isso.

O seu erro na sombra foi deixar ele muito espalhado, com muito blur, geralmente sombras de perto assim, são bem mais chapadas, lisas. Boa sorte!


Sim, Sim, isso é verdade ,vou treinar mais e postar os desenhos aqui , bom , em relação a sombra , vou tentar de novo depois
Obrigado pelas dicas ! :XD:
:rickas: :rickas: :rickas: :rickas: