O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Jogos em outras Engines

Iniciado por Cronus, 03/08/2014 às 15:52

Então pessoal, uma coisa que reparei que a CRM não tem são áreas de suporte pra outras engines, em especial uma área pra divulgar projetos em andamento ou jogos já completos. Sei que existe o "centro de divulgação" que até poderia ser usado, mas convenhamos que isso não funciona bem pra jogos quando a gente quer feedback e não só divulgar alguma coisa. Fora que esse board também fica mais apropriado pra se divulgar blogs, canais de youtube e coisas do gênero também.

Minha sugestão é que haja pelo menos um board de "Outras engines" na área de Centro de Criação de Jogos, pra que possamos publicar jogos completos ou projetos em desenvolvimento. Já temos uma infinidade de engines semelhantes ao RM hoje que são bem acessíveis, e muita gente se interessa em desenvolver coisas que não se limitam só ao RPG Maker. Então acho que ter uma área pra isso seria uma ótima ideia (já passou da hora, inclusive rs).

IGM, Construct2 (e classic), Stencyl, Game Maker e Unity são só alguns exemplos.

Bom acho que poderíamos simplesmente mudar de jogos completos de RPG Maker para jogos completos, e ai trabalharmos em algum filtro legal para facilitar a busca dos jogos  :blink: . Na realidade já tem jogos e projetos que não são de RPG Maker lá, mas realmente deixar bem claro que pode ser qualquer um talvez seria melhor, visto que para o jogador deveria ser menos importante a engine e mais importante o jogo em si.

Agora o suporte ai sim acho que seria bom outras áreas, vou ver com o pessoal para fazer isso :D, vlws ai e realmente já estava na hora.

Acho que ter um board diferente poderia facilitar na organização (até mesmo porque o foco primário do fórum é em jogos de RM), mas aí é com vocês. Tendo suporte pra isso já tá excelente. Só digo pra não se focar muito no que os "jogadores" vão achar, porque quem faz o fórum é mais quem desenvolve e não quem só tá procurando algo pra jogar (que é a minoria) =p

Citação de: Cronus online 03/08/2014 às 16:36
Só digo pra não se focar muito no que os "jogadores" vão achar, porque quem faz o fórum é mais quem desenvolve e não quem só tá procurando algo pra jogar (que é a minoria) =p

This. O número de visitantes que entram pra baixar até pode ser alto, mas pra gente importa algo organizado, para facilitar saber se roda em nossa máquina, buscar referências do que pode ser feito em determinada engine e etc.

Enfim. Seria legal, de qualquer forma.
For all to be accomplished, for me to feel less lonely, all that remained to hope was that on the day of my execution there should be a huge crowd of spectators and that they should greet me with howls of execration.

Spoiler
[close]

Concordo que poderia até ter um board para outras engines, o problema é que dependendo da engine pode até acontecer de alguém não conseguir ter suporte para o que está precisando, já que o foco da comunidade é uma engine específica e nem todo mundo mexe em várias engines. Assim fica complicado ajudar quem está com um problema em uma engine que a pessoa nunca mexeu. Claro, estou falando da parte de dar suporte para aquela engine. xD

Por mim seria bom. Ao menos eu mexo em mais, poderia ajudar em algo
e ver se alguém sabe também. O problema seria mesmo o que a mercia
destacou: a maioria dos pedidos pode acabar sendo em vão.
Mas ao menos pra divulgar acho que já serve.

Acredito que uma área apenas para divulgação do mesmo seja algo razoável visando que o tema do fórum é o Rm. Bem, eu mecho com a Cry aqui e tenho que programar tudo na raça, mas tem um fórum para a engine e é isso que quero destacar aqui. Tem fórum para GM e Unity. Aqui devia ter apenas uma área pra postagem dos jogos. Sendo que os jogos de rm ficam misturados aqui, encontrar um jogo de outra engine no meio pode gerar conflito.

A intenção não é mudar o foco do fórum, que é o RPG Maker, com a inserção de novas engines, e sim oferecer uma opção (ainda que apenas para divulgação) aos usuários daqui que, por acaso, acontecem de explorar outras ferramentas. Muitos dos fóruns em português voltados para essas engines, ou jogos indies em geral, se encontram abandonados ou possuem um movimento baixíssimo. Comunidades de RPG Maker, por outro lado, já estão por aí há um bom tempo, tem um público cativo e oferecem a visibilidade que esses jogos não teriam em outro canto. Logo, é no mínimo uma boa idéia pra dar uma diversificada no conteúdo e, quem sabe, atrair novos usuários. E esses novos usuários, possivelmente mais versados em Construct 2, Game Maker ou qualquer outra engine, poderiam muito bem se encarregar do suporte, nem que por baixo dos panos (algo a ser tratado por MPs, não em um board), de quem se interesasse em aprender.

Note que falei um board pra divulgação de jogos e não suporte pra criação.