O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Depois de tanto tempo!

Iniciado por Ds, 13/09/2014 às 23:42

Olá pessoal. o/

Depois de bastante tempo sem mexer no Fl Studio mobile, eu resolvi fazer alguma coisa nele. Eis abaixo o resultado. >_>

Mas dessa vez só é 1 musica só. o/

Fl Studio Mobile? Nem sabia que existia versão mobile desse programa.

Eu até achei a composição interessante quando escutei ela pela segunda vez, mas de primeira senti como se a musica estivesse faltando mais instrumentos, principalmente no inicio por ser um pouco demorado antes de entrar em outro ritmo. A musica é bastante longa, mas parece que o tempo todo estou escutando os mesmos ritmos repetidamente.

Opa, Alan.
Não vou mentir mas eu achei bem ruim, nem é por causa dos instrumentos mas sim por causa da repetição, como a Mercia tinha dito.
Parece que a parte de composição da comunidade do RM caiu numa espécie de "Poço" de músicas com tons repetitivos, não custa muito pra perceber que as boas composições de compositores de renomes por aí criam melodias com batidas e sessões "variadas" nas músicas.

Desculpe se não consegui explicar direito ou ter usado os termos corretos, falando nisso, não é como se eu estudasse teoria musical ou algo assim, haha.

Citação de: CaioLugia v2 online 15/09/2014 às 08:35
Opa, Alan.
Não vou mentir mas eu achei bem ruim, nem é por causa dos instrumentos mas sim por causa da repetição, como a Mercia tinha dito.
Parece que a parte de composição da comunidade do RM caiu numa espécie de "Poço" de músicas com tons repetitivos, não custa muito pra perceber que as boas composições de compositores de renomes por aí criam melodias com batidas e sessões "variadas" nas músicas.

Desculpe se não consegui explicar direito ou ter usado os termos corretos, falando nisso, não é como se eu estudasse teoria musical ou algo assim, haha.

Pretty much that.
Oque pegou muito foi a repetição na música, ela poderia ser reduzida para uns 3 minutos se você tirasse um pouco dos acordes repetidos.  :rick9:

@Mercia

Sim, existe o FL studio mobile, e ele é realmente muito bom para fazer as coisas e ir aprendendo.

Os sons são realmente muito parecidos, e o fato de parecer repetitivo, é que realmente a musica depois que terminar repete de novo, por isso ela tem 5:38 de tempo, não lembro agora em qual tempo certo ela terminar e depois repete.

E a falta de instrumentos se dá, pelo fato de eu não conseguir ainda colocar muitos instrumentos juntos de maneira harmônica. =/

@CaioLugia v2

Não usou nenhum termo incorreto. xD

Como disse acima, acho que a repetição e porque depois que a música termina, eu coloquei ela pra começar de novo, aí acabou ficando repetitivo.

Valeu pelo comentário.  :wow:

@Mistyrol

Como tenho o projeto ainda no celular, vou remover e colocar ela como tava quando terminei, o que eu acho que é uns 2:30 a 3:00 minutos.  :ok:

Vou dar uma dica de ouro que ninguém vai te dar:

Permaneça no mesmo tom.

Basicamente, um tom é um conjunto de notas que, juntas, soam bonito.
Vou dar o tom mais básico de todos: Dó maior
Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si ( em siglas: C D E F G A B )
Agora, se você ir no piano roll do FL, basta escolher um instrumento melódico e tocar as notas que eu te dei em qualquer ordem ou sequência que você terá uma melodia bonita e que soa bem! (ali do lado esquerdo do piano roll tem as notinhas, sabe?)
Fácil, né?
Mas, para isso soar bonito, precisa de acordes.
O que é acorde?
É o conjunto de três notas de um tom tocados ao mesmo tempo.
Por exemplo, no tom dado, começaremos por C - a primeira nota - , pegaremos a terceira e a quinta.
Na ordem, ficou: primeira-terceira-quinta. Pegando o tom, temos: C E G (primeira-terceira-quinta). Toque essas notas ao mesmo tempo. Pronto, você tem um acorde que soa bonito.
Agora, siga a mesma lógica:
primeira-terceira-quinta (CEG)
Segunda-quarta-sexta(DFA)
Terceira-Quinta-Sétima(EGB)

Aqui entra o truque:
Depois da sétima nota, a B, volta tudo do começo!
Por exemplo, depois do B, entra o C D E F..... tudo de novo; e antes do primeiro C, há o B A G.....etc....
........C D E F G A B C D E F G A B C D E F G A B........
Então, continuando a lógica:
Quarta - Sexta - Oitava(que na verdade é a primeira): (FAC)
Quinta - Sétima - Nona ( que na verdade é a segunda): (GBD)
Sexta - Oitava - Décima ( que na verdade é a terceira): (ACE)
Sétima - Nona - Décima primeira ( que na verdade é a quarta): (BDF)
Volta tudo de nova a partir da aqui....
Então temos:
(CEG) = dó maior (em sigla de acorde: C )
(DFA) = ré menor (em sigla de acorde: Dm )
(EGB) = mi menor (em sigla de acorde: Em )
(FAC) = fá maior (em sigla de acorde: F )
(GBD) = sol maior (em sigla de acorde: G )
(ACE) = lá menor (em sigla de acorde: Am )
(BDF) = si diminuto (em sigla de acorde: Bº ) (é um acorde feio, nem use)

Pronto!
Agora, use esses acordes em qualquer ordem (preferencialmente começando a sequência por dó maior - CEG - e terminando por ele) e terá uma progressão de acordes!
Agora, crie uma melodia com as notas do tom de dó, obviamente, e pronto!
Terá uma música completa, bonita, e que soa bem!

Coisas que não é importante saber agora:

- O porque o tom de dó é esse conjunto de notas;
-Se existe outros conjuntos;
-Se existem outras regras, no geral.

Foque nessas regras que eu passei e começará a frente dos demais!

Extra:

*Progressões de acordes bacanas (em siglas de acordes):
C G Am F
Am F C G
Am F G G
C F G G
Dm F C G
Dm G C
Dm C G
As possibilidades são muitas!

*Dicas pra criar melodia:

Não há regra, no geral, a não ser manter no tom.
Uma ''regra'' importante é buscar sempre tentar tocar a nota da melodia que esteja dentro do acorde.
Por exemplo, ao tocar a sequencia de acordes Dm - C - G , a melodia tocaria: F (quanto toca o Dm) , E ( quando toca o C) e D ( quando toca o G). Perceba que as notas da melodia são as mesmas que tem dentro dos acordes.
Eu fiz uma musica que segue estes padrões:
No caso, eu toco os acordes Dm - C - G - G; e na melodia fica:               D    E      F      G       F        E       C       D   
                                                                                           Acordes:            (Dm)                      (C)             (G)           (G)
Perceba que a nota da melodia está contida na nota do acorde.

https://www.youtube.com/watch?v=B3DMLy6yKhk&list=UUrv8jDIHFKlpw4GbQSwLJPA

Lá nos 1:44

(vou aproveitar essas dicas e criar um tópico)
http://www.youtube.com/user/m3l3ca/featured

Inscrevam-se para soundtracks

Bom, eu não tenho dica de ouro mas legal a ajuda do blitzk01 aí.

Só avaliando como leigo mesmo, eu achei beeem repetitiva e monótona mesmo, talvez tenha sido o tempo parado e tal mas essa realmente não ficou muito boa, mas vai treinando aí que logo sai algo bom.

Obrigado pela ajuda blitz01, eu testei aqui no FL Studio tudo o que você falou, e consegui fazer sequências bem legais mesmo, só algumas que eu exagerei e saíram erradas. >_>

Valeu mesmo pela ajuda. o/

Citação de: Allann Dsr! online 16/09/2014 às 22:58
Obrigado pela ajuda blitz01, eu testei aqui no FL Studio tudo o que você falou, e consegui fazer sequências bem legais mesmo, só algumas que eu exagerei e saíram erradas. >_>

Valeu mesmo pela ajuda. o/

é normal exagerar ou errar
é só manter esse padrão de ficar no mesmo tom como eu expliquei, sempre usando as mesmas notas, que tudo vai começar a ficar bom.
Não sei se pareceu meio confuso esse texto, porque já estou tão acostumado que as vezes faltou alguma coisa.[
Mas, no geral, é isso mesmo.
Siga a regra de ficar nas sete notas ( ....C D E F G A B.... ) pra criar melodias e acordes (seguindo a regra de primeira-terceira-quinta) que é sucesso na certa!
Depois posta aqui alguma coisa que fez seguindo essas regras !
http://www.youtube.com/user/m3l3ca/featured

Inscrevam-se para soundtracks