O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

A falta de Criação: RPG Maker

Iniciado por Bieel, 13/08/2013 às 18:15

Ah, isso sobre outras engines também é besteira.

Todos que usam o RPG Maker são amadores, e não existe (ainda) qualque outra engine que se possa criar um jogo bem feito com a facilidade que se tem no RPG Maker.

Pessoas não vão aprender programação em engines complicadas por hobby, a maioria que quiser criar jogos em engines com modelagem 3d vai fazer isso profissionalmente e para isso terá que estudar muito mais do que alguém que apenas cria jogos para passar o tempo, esses que criam para passar o tempo vão se manter sempre no RPG Maker (o que é, digamos, 99% dos usuários do maker).

Citação de: Pozinhofan online 14/08/2013 às 14:10
Não estou dizendo que o mundo inteiro prefere gráficos, só estou dizendo que as empresas atuais NÃO TEM PRA ONDE IR, a não ser à evolução dos gráficos.

Ficar pra trás não lhes trará dinheiro.

Vide RPG Maker.

Discordo novamente. Somente evolução de gráficos? E a história? O gameplay? Gráfico bonitinho não salva ninguém do fracasso, meu exemplo de sempre: Resident Evil 6. Melhores gráficos da série, mas um dos piores junto com Operation Raccoon City.

Sim, muita gente da nova geração de gamers anda priorizando os gráficos e algumas empresas caem na falácia de agradá-los, afinal a prioridade é ganhar dinheiro. Mas não acho que isso afete o RPG Maker, se um dia ele ficar ultrapassado é porque surgiu uma ferramenta que o tornou obsoleto, não porque o pessoal quer 3D em vez de 2D.

Viva a lenda!



Não to falando isso ._.

Se o RE6 não tivesse gráficos, e tivesse jogabilidade, ele voltaria a ser o RE3, ou RE4 ou seja lá o que preferir.
E isso não é progresso.

Não to falando que os jogos dependem do gráfico para serem bons, mas estou dizendo que para os jogos entrarem no mercado com consistência, eles precisam, em sua maioria, ter gráficos sempre evoluindo também.

Mas óbvio que tem jogos que não precisam de jogos para serem épicos, como Journey. Mas entende que isso não vai ser a fonte de renda em alguns anos para a empresa? Vai ser ultrapassado, e um Journey com gráficos "4D" não sairia um jogo legal ( creio eu ).
"Uns sentem a chuva; outros apenas se molham." -- Bob Dylan

14/08/2013 às 19:20 #18 Última edição: 14/08/2013 às 19:28 por Mistyrol
Citação de: VincentVII online 14/08/2013 às 14:20
Sim, muita gente da nova geração de gamers anda priorizando os gráficos e algumas empresas caem na falácia de agradá-los, afinal a prioridade é ganhar dinheiro. Mas não acho que isso afete o RPG Maker, se um dia ele ficar ultrapassado é porque surgiu uma ferramenta que o tornou obsoleto, não porque o pessoal quer 3D em vez de 2D.

O fato é que se você quiser se manter com consistência no mercado é preciso fazer algumas adaptações para que acompanhe o progresso tecnológico além de que não adianta você gostar de gráficos 8bits e o seu público alvo curtir gráficos avançados e em 3D. Um grande exemplo disso é Lightning Returns: Final Fantasy XIII, que teria tudo para ser um jogo maravilhoso se fosse melhor trabalhado ao invés de se preocuparem mais com o movimento dos seios maiores da Lightning do que com o enredo e jogabilidade, porém as pessoas estão se esquecendo que a intenção de se jogar qualquer coisa é para se divertir, apenas.

Eu entendo o seu lado em dizer que é importante priorizar a jogabilidade, o roteiro, sonoplastia, enfim, dar a devida atenção para todas as categorias quem englobam a criação de jogos, isso é um fato inegável. Acredito que sua ideia do surgimento de novas engines e o esquecimento das antigas é totalmente errada, já que muitos, senão a grande maioria, prefere utilizar as versões antigas do maker (eu por exemplo prefiro o XP, o Cronus faz jogos maravilhosos com o 2003), que com certeza se sobressaem diante de alguns jogos feitos em engines mais modernas.

Como já dito por muitas pessoas, é o programador que faz o jogo, e não a engine, se você trabalhar com empenho pode sim tornar o RPG Maker em algo similar ao 3D por exemplo, o fato é que as pessoas estão preocupando-se demais com seus status e em fazer amiguinhos, ou até mesmo em pagar de troll v1d4 l0k4 na internet, do que trabalhar em cima de seus projetos e torna-los em jogos. Por esse motivo está todo mundo "parado".

14/08/2013 às 20:34 #19 Última edição: 14/08/2013 às 20:37 por VincentVII
Se você acha que eu estou errado sobre as engines (no resto eu concordo com você) deixa eu te fazer uma pergunta: e o RPG Maker 95? Você vê algum jogo lançado para ele? Pode até ser que sim, mas é tão raro quanto um Pokémon Shiny. E porque isso aconteceu? Porque o 95 se tornou obsoleto com o surgimento das versões mais aprimoradas (2k pra frente). Quer queira ou quer não, isso acontecerá com o RPG Maker 2k, 2k3, XP e VX/Ace. Não vai ser, nem amanhã ou ano que vem, mas um dia vai acabar. É um processo natural da vida. Coisas novas surgem a todo momento, criam-se novas tendências e os mais antigos se tornam lembranças. Ficou com um tom poético ridículo, não? Mas é a verdade, um dia o RPG Maker vai sair do pedestal e outra engine vai assumir.

E me desculpe, mas infelizmente a maioria não prefere usar tanto as antigas assim. Vou usar dados da MRM porque lá é divido por categoria. Olhando para a área de Projetos em Desenvolvimento:

RPG Maker 2k/2k3: 220 Tópicos
RPG Maker XP: 1338 Tópicos
RPG Maker VX: 1698 Tópicos
RPG Maker VX Ace: 338 Tópicos

Se quiser olhar os completos verá que a maioria também se encontra com o VX/Ace. Mas isso é o esperado. Eu também prefiro as mais antigas, mas aos poucos o pessoal vai mudando para o que há de mais novo.

Viva a lenda!




15/08/2013 às 04:04 #21 Última edição: 15/08/2013 às 04:06 por Vifibi
Citação de: Mistyrol online 14/08/2013 às 19:20
Como já dito por muitas pessoas, é o programador que faz o jogo, e não a engine, se você trabalhar com empenho pode sim tornar o RPG Maker em algo similar ao 3D por exemplo, o fato é que as pessoas estão preocupando-se demais com seus status e em fazer amiguinhos, ou até mesmo em pagar de troll v1d4 l0k4 na internet, do que trabalhar em cima de seus projetos e torna-los em jogos. Por esse motivo está todo mundo "parado".

TanatosMaker quer a frase stock dele de volta. Mas sim, você tem razão. É um programador que faz o jogo, e não a engine. Assim como é um autor que faz o livro, e não as técnicas que ele usa. Mas, obviamente, as técnicas que um autor usa limitam o escopo de seu livro. Ninguém vai fazer um livro de romance usando um narrador não-confiável com in medias res com temas de esquisofrenia. Ou, se fizerem, não vai ser um livro bom. Engines são as ferramentas que um programador tem à sua disposição, e deixe-me dizer: Se você só sabe usar uma ferramenta, você não é um bom programador.

Mas suponho que entendo seu ponto de vista. Quando tudo que se sabe usar é um martelo, é bastante tentador tratar todos os obstáculos do mundo como se fossem pregos.

Citação de: Mistyrol online 14/08/2013 às 19:20
Eu entendo o seu lado em dizer que é importante priorizar a jogabilidade, o roteiro, sonoplastia, enfim, dar a devida atenção para todas as categorias quem englobam a criação de jogos, isso é um fato inegável. Acredito que sua ideia do surgimento de novas engines e o esquecimento das antigas é totalmente errada, já que muitos, senão a grande maioria, prefere utilizar as versões antigas do maker (eu por exemplo prefiro o XP, o Cronus faz jogos maravilhosos com o 2003), que com certeza se sobressaem diante de alguns jogos feitos em engines mais modernas.

Tenho bastante certeza que o motivo que tanta gente continuou no XP não é porque eles têm lealdade a uma ferramenta, mas sim porque por bastante tempo a alternativa que tinha para a ferramenta e que ainda continha RGSS era RPG Maker VX, um Maker que muitos dos makers que conheço até hoje dizem ser o pior maker já feito. Não sei se posso concordar com a frase — eu já usei o Sim RPG Maker —, mas posso garantir que a reputação do RPG Maker VX é um tanto quanto maculada.

E só uma dica para quem quer fazer jogos: Escolha uma área e se foque nela, se você realmente quer fazer algo bom. Não acredite nessa coisa toda de "Maker de verdade é autossuficiente". Makers autossuficientes são medíocres em todas as áreas, mas um maker focado é excelente em uma. E acredite, quando você for reconhecido no seu campo como um excelente praticante da área, não faltará gente te chamando para equipes e/ou pedindo sua ajuda em seus projetos.

Citação de: Mistyrol online 14/08/2013 às 19:20
O fato é que se você quiser se manter com consistência no mercado é preciso fazer algumas adaptações para que acompanhe o progresso tecnológico além de que não adianta você gostar de gráficos 8bits e o seu público alvo curtir gráficos avançados e em 3D. Um grande exemplo disso é Lightning Returns: Final Fantasy XIII, que teria tudo para ser um jogo maravilhoso se fosse melhor trabalhado ao invés de se preocuparem mais com o movimento dos seios maiores da Lightning do que com o enredo e jogabilidade, porém as pessoas estão se esquecendo que a intenção de se jogar qualquer coisa é para se divertir, apenas.

Francamente? Seios maiores e mais realistas é a única forma de Lightning ficar ligeiramente suportável. É o velho ditado: Se não tem nada no cérebro, seja sexy ao invés. Agora se ao menos fizessem a mesma coisa com o resto do elenco de Final Fantasy XIII (imagine: Snow com seios realistas)...

Enfim. Toda vez que eu ouço esse argumento "Ah, pessoas estão mal-acostumadas com gráficos 3D e por isso que não gostam do RPG Maker" eu só consigo ouvir "BUÁÁÁÁÁ!!" e também o som de narizes tentando reprimir catarro. O público não prefere jogos em 3D. O público prefere jogos bonitos, jogos inovadores, jogos que contam histórias interessantes.

Que provas? Um dos best sellers de agora no Steam é Monaco, um jogo 2D top-down com um sistema de stealth e até quatro jogadores e um estilo artístico bem minimalista e bacana. Outro exemplo: Papers, Please, um jogo 2D com gameplay jamais vista anteriormente com uma história sutil, contada por diálogos e jornais, sobre um mundo sombrio e solitário num paralelo à União Soviética. Outro exemplo? Freakin' Shadowrun Returns. Jogo com mais diálogos do que combate, e que é mais bem-escrito que 90% dos textos por aqui combinados. Ah, e ele tem uma vista 2D e prerendered com modelos de personagens em 3D.

O verdadeiro motivo que gráficos de RPG Maker não atraem gente, meu caro, é porque nós não nos esforçamos para usar gráficos únicos. Não importa a qualidade dos gráficos, e sim do estilo artístico do jogo.

Se você realmente quer reconhecimento no maker (ou em qualquer área), pare de reclamar de não receber atenção, e faça algo de inovador. Quantos de vocês começam um projeto novo e imediatamente pensam "ABS ou Lateral"? Quantos de vocês usam o mesmo clichê cansado de "Herói contra vilão num mundo medieval"? Quantos de vocês nem ao menos tentam usar músicas novas fora do RTP (protip: Procurem por Kevin MacLeod. Tudo que ele faz é sob Creative Commons)? Quantos de vocês usam Inquisitor? Ou qualquer outro tileset já usado milhões de vezes? Ou, pior ainda, quantos usam RTP? Estamos reclamando de não recebermos atenção quando não fazemos nada que merece atenção. Exigimos atenção para nossas mediocridades tolas e então dizemos que é o cliente que não consegue compreender nossa genialidade.

Dica de profissional: Culpar seu cliente pelo seu fracasso é a forma mais rápida de nunca mais conseguir vender um jogo em sua vida. Por garantia, também não faça anúncios em revistas que mandam o leitor "Suck it down", ou que você "Is about to make you his bitch". Se vocês querem receber atenção por seus feitios, façam feitios dignos de nota. Um RPG nasce todo dia; o que faz o seu ser diferente? Qual é o diferencial da jogabilidade? Qual é o diferencial da história? O estilo gráfico é único? A trilha sonora é única?

E, finalmente, parem. Só parem com essa besteira de defender o RPG Maker acima de qualquer outra ferramenta como se ele fosse Jesus em forma de software e apenas aqueles que acreditam poderão ir para o céu Maker. Isso beira a insanidade. RPG Maker é uma ferramenta divertida de se usar, mas de forma alguma ela tem chances de competir até mesmo com Game Maker. Por quê? Por três motivos: Primeiro, o RPG Maker é extremamente limitado. Eu consigo encontrar problemas de otimização e performance em jogos de RPG Maker VX Ace até mesmo em mapas razoavelmente pequenos. A utilização de eventos ferra com a framerate de maneira absurda, e a sua super-simplificação não apenas impede a criação de jogabilidades únicas, como ela também cria um conformismo na base de usuários (vide todos os tópicos de gente perguntando "Como usa ABS?!"), uma falta de inovação.

Reclamem o quanto quiserem sobre Game Maker, mas com Game Maker se fez jogos como Gunpoint e Stealth Bastard. A.K.A.: Dois jogos mais originais em termos de jogabilidade que todos os jogos já feitos no RPG Maker, especialmente Gunpoint. E não venham me dizer "Ah, mas o RPG Maker é uma ferramenta que conta melhores histórias", ok? Tente fazer uma cena dramática no RPG Maker. Tente fazer uma cena engraçada no RPG Maker. Tente fazer uma cena de morte no RPG Maker. Ou você vai acabar usando um sistema de imagens para cutscenes, ou tudo vai ficar tão recheado de Narm que até mesmo Cidadão Kane pareceria ridículo.

Gráficos são bons. Gráficos são o que diferenciam bom cinema de bom teatro. Com gráficos, não apenas se mostra uma beleza à audiência, também se conta histórias. Imagine mostrar a foto de Jack Torrance no final de O Iluminado num programa de rádio sem ser ridículo. Imagine mostrar a batata de Chell em Portal 2 e insinuar tudo que foi insinuado naquele jogo com gráficos de RPG Maker. Bons gráficos permitem novas formas de contar histórias, tal como se vê em Journey, um jogo absolutamente sem diálogos. Sabe por que pseudointelectuais têm ódio contra avanço de gráficos? Por causa de pseudointelectuais inseguros como eu que só fazem reclamar da "Falta de foco em histórias" por não saberem contar histórias usando visuais em conjunto com diálogos.

E lembre-se: Ao criticar os jogos de hoje em dia, lembre-se que eles nunca foram melhores no passado. Você apenas se esquece das merdas e mediocridades. Vale lembrar que a regra-máxima para apreciação, criação e estudo de arte é a Lei de Sturgeon, e que portanto "Jogos hoje em dia" não são ruins. Eles sempre foram ruins, quando se fala em termos de volume entre jogos bons e jogos ruins.

Ah, e lembre-se: O RPG Maker é uma maravilhosa ferramenta para passar o tempo, mas tentar criar jogos profissionais com ela é simplesmente surreal. Sim, é o artista que faz a pintura e não o pincel, mas vocês estão tentando criar pintura barroca com uma arma de Paintball.

Tinha q entrar aqui pra ler isso e avisar sobre o demo q demorarei mais 1 dia pois fiz uma cirurgia no pé e estou de molho aqui em casa e pra melhorar meu jogo não está neste PC.


Mas voltando ao assunto, não quero responder um testamento aqui pq já li milhares de tópicos iguais a este, só muda o fórum.
O que vejo é todo mundo reclamando sobre os fatos mas não dão soluções. Vejo muita gente entrando em fórum e não responde nenhum tópico, nenhum mesmo, apenas entra no fórum e passa feito fantasma.
O pessoal literalmente senta no próprio rabo feito macaco e aponta o dedo para os outros, mas esquece q não está fazendo absolutamente nada de produtivo no maker imagina no fórum então.
Creio q devemos parar com essa balela e começarmos a analisar o q estamos fazendo pra melhorar o movimento, partindo do pessoal para depois pensar no geral.

A questão que o RPG Maker não evoluiu. Antigamente na época do Snes quando o maker foi lançado tinha gráficos similares, e muitos sentiam vontade de criar um jogo similar ao de seus criadores favoritos. Até aí tudo bem, mas ao passar dos anos o 3d surgiu com jogos fantásticos e foi melhorando cada vez mais, e o RPG Maker? Ele continuou na mesma coisa gráficos 2d similares a jogos antigos que hoje em dia não tem nenhum valor, pois todos os gamers querem gráficos super- poderosos. O maker para não ser esquecido precisa evoluir, dar a facilidade que ele tem a versões mais modernas para chamar mais atenção, não adianta o cara fazer o jogo muito bem feito como vejo muitos ultimamente, o mundo a fora vai achar seu jogo ruim só pelo seu gráfico que na visão deles está ultrapassado. O que os makers tem que botar na cabeça é que eu vou me superar! Tente inovar nos jogos saia do clichê, o maker pode não oferecer gráficos poderosos, mas é uma ótima engine para demonstrar suas histórias.  Então foco, principalmente os novatos, esqueça a ideia do 3d no RPG Maker, faça mapas bons, leia muitos tutoriais, tente inovar a cima de tudo.

Abraços

Este texto exteriorizou tudo o que tenho visto nestes últimos tempos. Tenho um caminho muito grande com o RPG, desde o 2000, depois com a chegada do XP, VX, Samurai e agora o ACE. Você fez uma perfeita explanação do cenário maker atual, cheguei a pensar que estava meio louco por ninguém perceber isso. É foda (desculpe a palavra), você se esforçar em criar algo de qualidade e seu trabalho não ser reconhecido, enquanto um off-topic está bombando.
Concordo em partes, ao colega Star-Gleen. Realmente o gráfico 3D não faz parte do mundo RPG Maker (embora exista um RPG Maker 3D para playstation 2), e os makers dessa geração não atribuem valor ao clássico. Quem jogou Lunar, Final Fantasy, Breath of Fire e outros jogos com gráfico nem tão desenvolvidos, sabe o que é aquela magia... Que está se perdendo. A comodidade, unida á competição(reputação) acaba destruindo qualquer valor.
O ponto é... As pessoas querem ser reconhecidas com o mínimo esforço. Sei da existência do RPG Maker hoje, faço alguma coisa e posto amanhã, e já espero ser idolatrado.. E isso não existe.

É triste isso, não sei se haverá mudanças, tudo tende a piorar. Estou até desmotivado em atualizar meus jogos ou criar algo novo, nesta comunidade, na MRM (EtherStrike, Ethereal).. Em qualquer lugar, é uma decadência sem fim.
Bub? Dud!

Citação de: Uhtred online 14/08/2013 às 14:14
Ah, isso sobre outras engines também é besteira.

Todos que usam o RPG Maker são amadores, e não existe (ainda) qualque outra engine que se possa criar um jogo bem feito com a facilidade que se tem no RPG Maker.

Pessoas não vão aprender programação em engines complicadas por hobby, a maioria que quiser criar jogos em engines com modelagem 3d vai fazer isso profissionalmente e para isso terá que estudar muito mais do que alguém que apenas cria jogos para passar o tempo, esses que criam para passar o tempo vão se manter sempre no RPG Maker (o que é, digamos, 99% dos usuários do maker).

Discordo, eu não me considero um amador, eu havia já ido para outras engines e fazia coisas mais profissionais, voltei apenas para mostrar o povo que é possível fazer um Jogo Online e BOM no RPG Maker. Não são todos que usam o RPG Maker que são amadores, eu uso atualmente como um Hobbie, não significa que sou um amador.

É isso ^^
seus pubububu.

nho
DeMolay

Citação de: DFox online 18/08/2013 às 17:40

Discordo, eu não me considero um amador, eu havia já ido para outras engines e fazia coisas mais profissionais, voltei apenas para mostrar o povo que é possível fazer um Jogo Online e BOM no RPG Maker. Não são todos que usam o RPG Maker que são amadores, eu uso atualmente como um Hobbie, não significa que sou um amador.

É isso ^^


Você ganha/ganhou dinheiro criando jogos pelo RPG Maker ou outra engine?

CitarAmador:
aquele que exerce alguma atividade sem interesse pecuniário
aquele que se dedica apenas por vontade ou curiosidade, não por profissão

Não conheço ninguém que não seja amador que use o RPG Maker, pode ser por hobby ou não, vai continuar sendo amador.

Até existe, mas 99% dos usuários do RPG Maker são amadores, inclusive você e eu.

Citação de: DFox online 18/08/2013 às 17:40
Discordo, eu não me considero um amador, eu havia já ido para outras engines e fazia coisas mais profissionais, voltei apenas para mostrar o povo que é possível fazer um Jogo Online e BOM no RPG Maker. Não são todos que usam o RPG Maker que são amadores, eu uso atualmente como um Hobbie, não significa que sou um amador.

É isso ^^

Mas aí você está interpretando a palavra "profissional" do modo errado. Como explicado pelo Uthred Profissional é todo aquele que exerce uma profissão (Oh really?) e é remunerado por isso. Só porque você entende de RPG Maker não quer dizer que você seja um profissional, nesse caso você só é "Avançado" nada engine.

Por exemplo, o Kan "Reives" Gao (o cara que desenvolveu o To The Moon) pode ser considerado um profissional do RPG Maker porque ele ganhou dinheiro com o seu jogo. A maioria mexe no RPG Maker como hobby ou porque a utiliza como um treinamento (claro que você não vai aprender a fazer um Bioshock Infinite no RPG Maker, mas pelo menos desenvolve seu raciocínio) sem qualquer retorno financeiro. Portanto somos todos amadores quer você goste do título ou não.

Viva a lenda!