O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

1ª Makers JAM - REGULAMENTO

Iniciado por Raizen, 25/11/2019 às 23:31

Citação de: Mune online 30/11/2019 às 21:52
Me cadastrei hoje de manhã. Mas ainda não me adicionaram no Whats. Está tudo certo?
Adicionado! Caso não tenha sido, avise aqui qualquer problema :)

Certeza de ser extrema minoria se não o único, mas detestei o tema ser "tema livre".

Pessoal gostou porque assim não têm limitações, aquela idéia que tiveram semana passada ainda pode ser usada.

Só que a idéia de um tema é ter uma limitação. Não só uma limitação mas um foco. 1000 jogos podem ser o mais diferentes possível mas eles teriam alguma base em comum e parte da análise seria como ele foi usado e combinado no jogo.

Não é como se ter um tema limitasse tanto assim.
Só abrir um tema do TvTropes com uma página "Played With" e qualquer idéia fora averted seria válida (averted é literalmente "isso n acontece nessa história")

Tipo ainda vou participar e tals. Só precisava desabafar.

Citação de: Yorae Rasante online 01/12/2019 às 08:42
Certeza de ser extrema minoria se não o único, mas detestei o tema ser "tema livre".

Pessoal gostou porque assim não têm limitações, aquela idéia que tiveram semana passada ainda pode ser usada.

Só que a idéia de um tema é ter uma limitação. Não só uma limitação mas um foco. 1000 jogos podem ser o mais diferentes possível mas eles teriam alguma base em comum e parte da análise seria como ele foi usado e combinado no jogo.

Não é como se ter um tema limitasse tanto assim.
Só abrir um tema do TvTropes com uma página "Played With" e qualquer idéia fora averted seria válida (averted é literalmente "isso n acontece nessa história")

Tipo ainda vou participar e tals. Só precisava desabafar.

Concordo contigo. Não gostei do tema ser "tema livre" fica fácil pra quem já teve uma idéia elaborada por mais tempo. Mesmo que no papel, se a pessoa já tem idéias de mundo, gameplay, concepts de personagem no papel não tem como os moderadores saberem o que foi feito pro concurso e o que foi já trabalhado a tempos.

Bom, eu também vou participar, e na real vim aqui pra pedir pra algum ADM botar um tópico ou sessão nos PROJETOS EM DESENVOLVIMENTO para projetos que estão sendo desenvolvidos na JAM. Pra fazer tipo um dev blog/ dev post pra ir postando updates e progresso dos jogos. Acho que isso incentiva a galera a interagir. :)

Concordo com ambos  :XD:, também acho que com tema seria mais indicado, porém acho que é simples decidirem o caminho do projeto na jam. Sobre postarem o desenvolvimento dos jogos, fiquem a vontade para usar as áreas do fórum. Um projeto sendo da JAM ou não é um projeto, podem abrir o tópico para seus respectivos projetos caso queiram :).

Citação de: Yorae Rasante online 01/12/2019 às 08:42
Certeza de ser extrema minoria se não o único, mas detestei o tema ser "tema livre".

Pessoal gostou porque assim não têm limitações, aquela idéia que tiveram semana passada ainda pode ser usada.

Só que a idéia de um tema é ter uma limitação. Não só uma limitação mas um foco. 1000 jogos podem ser o mais diferentes possível mas eles teriam alguma base em comum e parte da análise seria como ele foi usado e combinado no jogo.

Não é como se ter um tema limitasse tanto assim.
Só abrir um tema do TvTropes com uma página "Played With" e qualquer idéia fora averted seria válida (averted é literalmente "isso n acontece nessa história")

Tipo ainda vou participar e tals. Só precisava desabafar.
Também não gostei do tema livre. Concordo contigo.
:(

Citação de: Raizen online 30/11/2019 às 23:55
Adicionado! Caso não tenha sido, avise aqui qualquer problema :)

Fui adicionado sim. Muito obrigado!  :ok:

Sobre o tema ser livre, terão que ser abertos a ideias mais pitorescas. Vão vir todos os tipos de ideias, das mais simples até as mais exóticas.

E no grupo vi que tem gente com problemas no cadastro. Não vi meu perfil lá, mas são 1 bilhão de mensagens. Tinham que ter fechado logo de início. Pessoal não se controla e ficam postando só zoeira.

Citação de: Mune online 01/12/2019 às 18:24
Fui adicionado sim. Muito obrigado!  :ok:

Sobre o tema ser livre, terão que ser abertos a ideias mais pitorescas. Vão vir todos os tipos de ideias, das mais simples até as mais exóticas.

E no grupo vi que tem gente com problemas no cadastro. Não vi meu perfil lá, mas são 1 bilhão de mensagens. Tinham que ter fechado logo de início. Pessoal não se controla e ficam postando só zoeira.

as informações necessárias são postadas sempre na ultima mensagem quando o grupo é fechado.
Clique e conheça o meu canal - Canal RPG Maker Zone

Uma sugestão, não sei se é válida.

Eu achei, não sei se mais alguém também, que passando apenas 1 projeto de cada grupo talvez desvalorize algum outro projeto que seja tão excelente quanto o 1º colocado, e que este possível 2º colocado de um grupo da primeira fase desbancaria muitos dos outros que vão terminar no top 5 no final. Tipo, grupo A tem 10 projetos que apenas 1 teve competência o bastante pra passar pra proxima fase, enquanto num grupo B tenha 3 projetos sensacionais que qualquer um deles são melhores que qualquer outro de qualquer outro grupo. Não sei se isso acaba sendo justo. Pra isso existem "cabeças de chave", mas isso é uma ideia que me veio.

Boa sorte a todos!

Jogue e se aventure num mundo de fantasia e ficção científica interligados a um mesmo universo


Citação de: Metthink online 02/12/2019 às 15:22
Uma sugestão, não sei se é válida.

Eu achei, não sei se mais alguém também, que passando apenas 1 projeto de cada grupo talvez desvalorize algum outro projeto que seja tão excelente quanto o 1º colocado, e que este possível 2º colocado de um grupo da primeira fase desbancaria muitos dos outros que vão terminar no top 5 no final. Tipo, grupo A tem 10 projetos que apenas 1 teve competência o bastante pra passar pra proxima fase, enquanto num grupo B tenha 3 projetos sensacionais que qualquer um deles são melhores que qualquer outro de qualquer outro grupo. Não sei se isso acaba sendo justo. Pra isso existem "cabeças de chave", mas isso é uma ideia que me veio.

Boa sorte a todos!

Podemos discutir isso internamente, cabeça de chave acho complicado porque não acho justo pré-conceitar os jogos antes de avaliarmos xD. Acho que conseguimos ajustar para não haver injustiças :)

Não pode mais participar? O formulário não aceita mais inscrições.

Enfim, vai que eu tivesse tempo... kkk






Ps: mancada essa do "tema livre"... deram a data da divulgação do tema e de início do evento justamente para evitar que alguém já começasse antes do tempo, e aí com o "tema livre" você pode muito bem reaproveitar um projeto que já estava em andamento. Outra, se o problema é alguém começar antes, porque finalizar as inscrições dia 30? Se eu quiser usar 3 dias pra fazer o meu, não vejo problema em poder me cadastrar depois.

Mas bem, apesar da aparente falta de experiência em criar eventos, valeu a coragem e organização dos fundadores. Parabéns por tentarem se mover pra não deixar o RPG Maker morrer aqui no país.

Resolvi deixar minha opinião também, apesar de não estar mais participando (já explico por quê): também achei mancada o tema ser livre. Claro que é bacana... mas eu por exemplo aproveitaria para fazer um jogo curto que eu comecei a planejar (em texto) pouco antes do Halloween. Daria trabalho do mesmo jeito, porque o verdadeiro desafio é transformar a ideia em um jogo de verdade, né? Mas ainda assim eu não precisaria ficar muito tempo pensando e elaborando, porque boa parte disso já estava feito...

Agora, o motivo de eu não estar mais participando foi porque eu saí do grupo do Whats App - não por causa do flood que era extremamente irritante, mas porque "aconteceu algo" na minha rede que nunca havia acontecido antes. O que aconteceu me assustou a ponto de eu desligar meu modem e fazer uma varredura no meu laptop. Pode não ter tido absolutamente nada a ver com o grupo, mas eu sou um pouco paranóico com esse tipo de coisa e como era algo que nunca tinha acontecido antes, decidi sair.

Enfim... agora abandonando o negativismo, resta ver até onde a criatividade desse povo vai com tanta liberdade pra criarem o que quiserem! Tenho certeza absoluta que vão sair jogos geniais disso aí, o que no final das contas é o que realmente importa, né? Muita boa sorte para todos os participantes! o/

Citação de: TheNewSon online 02/12/2019 às 19:25
Resolvi deixar minha opinião também, apesar de não estar mais participando (já explico por quê): também achei mancada o tema ser livre. Claro que é bacana... mas eu por exemplo aproveitaria para fazer um jogo curto que eu comecei a planejar (em texto) pouco antes do Halloween. Daria trabalho do mesmo jeito, porque o verdadeiro desafio é transformar a ideia em um jogo de verdade, né? Mas ainda assim eu não precisaria ficar muito tempo pensando e elaborando, porque boa parte disso já estava feito...

Agora, o motivo de eu não estar mais participando foi porque eu saí do grupo do Whats App - não por causa do flood que era extremamente irritante, mas porque "aconteceu algo" na minha rede que nunca havia acontecido antes. O que aconteceu me assustou a ponto de eu desligar meu modem e fazer uma varredura no meu laptop. Pode não ter tido absolutamente nada a ver com o grupo, mas eu sou um pouco paranóico com esse tipo de coisa e como era algo que nunca tinha acontecido antes, decidi sair.

Enfim... agora abandonando o negativismo, resta ver até onde a criatividade desse povo vai com tanta liberdade pra criarem o que quiserem! Tenho certeza absoluta que vão sair jogos geniais disso aí, o que no final das contas é o que realmente importa, né? Muita boa sorte para todos os participantes! o/

Situação no Whats tá foda mesmo. É muita pergunta sem sentido. Pior que boa parte é respondida no Faq, é só ler. Tenho certeza que vai chegar no último dia, e vai ter gente perguntando qual é o tema.

Uma sugestão: divulguem os três primeiros lugares como disseram. Mas se tiverem outros projetos muito bons, divulguem eles num futuro um pouco mais distante também.

Citação de: Mune online 03/12/2019 às 00:35
Situação no Whats tá foda mesmo. É muita pergunta sem sentido. Pior que boa parte é respondida no Faq, é só ler. Tenho certeza que vai chegar no último dia, e vai ter gente perguntando qual é o tema.

Uma sugestão: divulguem os três primeiros lugares como disseram. Mas se tiverem outros projetos muito bons, divulguem eles num futuro um pouco mais distante também.

Se não me engano vai ter algumas menções honrosas alem dos 3 primeiros colocados. Com certeza haverá mais que 3 projetos bons, os que não entrarem no top 3 mas ainda assim possuirem uma qualidade notável receberão suas menções honrosas. (pelo menos foi o que vi falarem no grupo do zap)
Caso eu tenha me enganado à respeito disso, fica aí então uma sugestão aos organizadores!
:hmm:

03/12/2019 às 09:36 #43 Última edição: 03/12/2019 às 09:37 por Ludovic
Citação de: Metthink online 02/12/2019 às 15:22
Uma sugestão, não sei se é válida.

Eu achei, não sei se mais alguém também, que passando apenas 1 projeto de cada grupo talvez desvalorize algum outro projeto que seja tão excelente quanto o 1º colocado, e que este possível 2º colocado de um grupo da primeira fase desbancaria muitos dos outros que vão terminar no top 5 no final. Tipo, grupo A tem 10 projetos que apenas 1 teve competência o bastante pra passar pra proxima fase, enquanto num grupo B tenha 3 projetos sensacionais que qualquer um deles são melhores que qualquer outro de qualquer outro grupo. Não sei se isso acaba sendo justo. Pra isso existem "cabeças de chave", mas isso é uma ideia que me veio.

Boa sorte a todos!

Somente a primeira etapa que é assim, é apenas uma peneira pra projetos que estiverem bem injogáveis mesmo e restar apenas não os "Melhores", mas os que mais merecem continuar competindo.

Citação de: Mestre R. online 03/12/2019 às 01:07
Se não me engano vai ter algumas menções honrosas alem dos 3 primeiros colocados. Com certeza haverá mais que 3 projetos bons, os que não entrarem no top 3 mas ainda assim possuirem uma qualidade notável receberão suas menções honrosas. (pelo menos foi o que vi falarem no grupo do zap)
Caso eu tenha me enganado à respeito disso, fica aí então uma sugestão aos organizadores!

Sim, está no regulamento
Clique e conheça o meu canal - Canal RPG Maker Zone

Alguma previsão de quando serão lançados os resultados? Disseram no grupo que seria entre o Natal e o Ano Novo, já estamos em 2020 e eles ainda não foram divulgados, os juízes ainda estão com problemas para realizar as avaliações?

Só pergunto porque realmente me esforcei bastante para o projeto da JAM e é meio frustrante que não temos nenhuma informação sólida sobre a divulgação dos resultados.