O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Escarlate : O caminho da bruxa do fogo

Iniciado por juniorcjbj, 15/03/2020 às 00:18

15/03/2020 às 00:18 Última edição: 27/11/2020 às 10:13 por juniorcjbj


Gernero: RPG, plataforma, metroidvania.
Desenvolvido por: Carlos J Basilio Jr (RetroHeart)
Engine: RPGmaker VX Ace
OST: Luis Felipe Marcolino Medina
Início: 2 de dezembro de 2019 (inicialmente feito para participar da MAKERS JAM 2019)
Estimativa de término: O jogo foi entregue para a jam no dia 13/12/19, porem esta agora sob atualizações e mudanças, com estimativa de termino ainda para 2020
[box class=titlebg]
introdução
[/box]



Conta-se que no passado, ainda quando Gaia protegia esta terra, que ela escolheu algumas jovens garotas pelo mundo para receberem parte de seus poderes, e ajuda-lá a proteger a terra e a vida que os homens pouco a pouco corrompiam

Estas jovens, eram chamadas de bruxas, e receberam poderes de acordo com sua aptidão, e esses poderes eram parte do controle de um dos quatro elementos primordiais da natureza, esse poder, era passado de geração em geração, de mãe para filha, sempre visando proteger a terra e a vida

Mas, acredita-se que em algum momento, uma geração desvirtuou-se, e começou a usar seus poderes para seu próprio beneficio, causando o terror nas terras daqueles que as desafiassem. As pessoas começaram a temer e caçar essas jovens.

Escarlate, a bruxa do fogo, daquela geração, tentou parar suas irmãs, mas a mesma foi derrotada e celada no "mundo vazio", um lugar onde não existia tempo, morte, e nem vida, um lugar onde acreditavam que viviam os maiores medos da humanidade.

Porem, em seus últimos momentos, Escarlate pediu ajuda de Gaia, que vendo o que suas criações se tornaram, amaldiçoou-as, prendendo seus corpos separados de suas almas, diminuindo o poder que as mesmas tinham sobre a terra.

O povo, vendo o "sacrificio" de Escarlate, começaram a cultua-la para quem sabe assim, de alguma forma, a mesma pudesse descaçar em paz no "mundo Vazio".

No entanto, a alguns meses, as florestas ficaram mal-assombradas, Os ventos começaram a trazer doenças, e a água, que antes era pura, começou a ser amarga, e matar aqueles que a bebiam.

De algum modo, as bruxas voltaram a ter poder sobre a terra, as pessoas estão morrendo, e os mortos estão se levantando, talvez este seja o sinal de que tempos sombrios batem a nossa porta novamente.

Dora, a irmã mais velha de Candy, esta morrendo, vitima da praga que assola estas terras, e enquanto Candy rezava por sua irmã, ela recebe uma estranha visita, que lhe da os poderes de Escarlate, e a encoraja a ir atras das bruxas, para assim dar fim de uma vez por todas as bruxas.
[box class=titlebg]
Sistema
[/box]


Spoiler
O jogo é um Metroidvania, inspirado em jogos como Momodora, com uma pitada de WonderBoy.
No jogo vc anda para esquerda ou direita, pula, ataca com mini combos, alem de desbloquear novas habilidades e poderes, como pulo duplo, rasteira, projetil de fogo, escudos, etc, tudo ao seu tempo, e ao longo da sua jornada.
e dentre as novas habilidades de Candy, algumas são necessárias para acessar certas áreas do jogo.
[close]
[box class=titlebg]
Fotos do Game[/box]


esquiva sendo usada em combate 12/07/2020
Spoiler


[close]
Vila inicial do game (Pé da Sentinela) 15/06/2020
Spoiler


[close]
Golpes com a espada
Spoiler


[close]
Tela titulo
Spoiler


[close]
"Dash" e "pulo dois" se combinados
Spoiler


[close]
[box class=titlebg]
Artes dos principais personagens[/box]

Candy
Spoiler
[close]

Tao
Spoiler
[close]

em breve postos outros personagens...
[box class=titlebg]
Agradecimentos e créditos
[/box]

Muito do que o jogo vem se tornando, devo a ajuda dos amigos do grupo RPGMaker Brasil, e em especial ao Jorge Augusto, pois ele me ajudou a resolver muitos bugs, alem de me passar varias dicas e algumas aulas de rgss3, e falando em Rgss3, hj o projeto conta com alguns scripts adicionais, gostaria de credita-los aqui, e agradecer ao seus criadores.

Spoiler

Vale ressaltar que esta lista de scripts pode mudar, pois venho ao longo do tempo, removendo, adicionando e procurando alternativas, para usar o minimo de scripts de terceiros possível.

Hudell : Event Speed Fix
Ark Maker : Arck_move_stop
Khas : Message system
Hime : Pixel movement
game_guy : More_self_switches
LittleDrago : Simple Event Sensor
Karin's Soul Keeper : Disable Move ro direction
Jorge Augusto : Copar eventos
Victor Sant : Basic Module/Multi frames
Raizen: Lune Smooth Camera
TheoAllen : pathFinding
Galv's : Move route Extras
Mog : Anti_animation_lag
melosx : Skip_title
Zeus81 : Fullscreen++
[close]

[box class=titlebg]
Vídeos
[/box]

-intro com uma das OST do game, feita por Luis Felipe Marcolino Medina
Spoiler

[/youtube]
[close]
- plot inicial do game - spoiler do inicio da aventura - testando expressões da candy.
Spoiler


[close]
- Testando Habilidades desbloqueaveis -
Spoiler


[close]
- testando movimentação e ataque de um chefe -
Spoiler


[close]
- Testando menu e outras funções/habilidades
Spoiler


[close]




Spoiler
Citação de: juniorcjbj online 15/03/2020 às 00:18

Gernero: RPG, plataforma, metroidvania.
Desenvolvido por: Carlos J Basilio Jr (RetroHeart)
Engine: RPGmaker VX Ace
OST: ainda não contem.
Início: 2 de dezembro de 2019 (inicialmente feito para participar da MAKERS JAM 2019)
Estimativa de término: O jogo foi entregue para a jam no dia 13/12/19, porem esta agora sob atualizações e mudanças, com estimativa de termino ainda para 2020

introdução


Conta-se que no passado, ainda quando Gaia protegia esta terra, que ela escolheu algumas jovens garotas pelo mundo para receberem parte de seus poderes, e ajuda-lá a proteger a terra e a vida que os homens pouco a pouco corrompiam

Estas jovens, eram chamadas de bruxas, e receberam poderes de acordo com sua aptidão, e esses poderes eram parte do controle de um dos quatro elementos primordiais da natureza, esse poder, era passado de geração em geração, de mãe para filha, sempre visando proteger a terra e a vida

Mas, acredita-se que em algum momento, uma geração desvirtuou-se, e começou a usar seus poderes para seu próprio beneficio, causando o terror nas terras daqueles que as desafiassem. As pessoas começaram a temer e caçar essas jovens.

Escarlate, a bruxa do fogo, daquela geração, tentou parar suas irmãs, mas a mesma foi derrotada e celada no "mundo vazio", um lugar onde não existia tempo, morte, e nem vida, um lugar onde acreditavam que viviam os maiores medos da humanidade.

Porem, em seus últimos momentos, Escarlate pediu ajuda de Gaia, que vendo o que suas criações se tornaram, amaldiçoou-as, prendendo seus corpos separados de suas almas, diminuindo o poder que as mesmas tinham sobre a terra.

O povo, vendo o "sacrificio" de Escarlate, começaram a cultua-la para quem sabe assim, de alguma forma, a mesma pudesse descaçar em paz no "mundo Vazio".

No entanto, a alguns meses, as florestas ficaram mal-assombradas, Os ventos começaram a trazer doenças, e a água, que antes era pura, começou a ser amarga, e matar aqueles que a bebiam.

De algum modo, as bruxas voltaram a ter poder sobre a terra, as pessoas estão morrendo, e os mortos estão se levantando, talvez este seja o sinal de que tempos sombrios batem a nossa porta novamente.

Dora, a irmã mais velha de Agnes, esta morrendo, vitima da praga que assola estas terras, e enquanto Agnes rezava por sua irmã, ela recebe uma estranha visita, que lhe da os poderes de Escarlate, e a encoraja a ir atras das bruxas, para assim dar fim de uma vez por todas as bruxas.

Em breve coloco mais coisa, e termino o tópico....

algumas imagens





[close]

Carambolas! Sprites autorais? Você é pixel artist?
Conheça meus assets:

16/03/2020 às 15:03 #2 Última edição: 16/03/2020 às 15:07 por Raizen
Olha esse foi acho que o jogo visualmente mais bonito que esteve em minhas mãos nessa JAM. O ambiente é simplesmente maravilhoso, e o que vou falar a seguir eu não recomendaria se fosse qualquer outro projeto qualquer, mas para esse especificamente acho bom falar.

Você tem a completa certeza que vai fazer esse jogo por eventos? Por mais que deu para jogar legal e eu me diverti bem, eu acho que todo o conceito do jogo foi prejudicado em partes pela movimentação em tiles. Eu sei que tem toda a ideia do desafio aqui de fazer sozinho e usando os conceitos de lógica para passar pelas limitações dos eventos, mas eu recomendaria fortemente outra engine, ou talvez encaixar em algum script como o do Khas para jogos de plataforma que já tem pixel movement: http://arcthunder.blogspot.com/p/scripts.html e que é permitido para jogos comerciais também.

Assim, eu normalmente diria para o criador ir em frente por ser um aprendizado fazer essas lógicas nos eventos, mas esse jogo eu achei tão bonito visualmente e todos os conceitos da história e tudo mais encaixando tão bem, que eu adoraria se pudesse ver ele mecanicamente funcionando 100%.

De qualquer forma, boa sorte independentemente do caminho que for seguir vai dar um bom jogo!

18/03/2020 às 12:09 #3 Última edição: 29/05/2020 às 11:12 por juniorcjbj
Citação de: Raizen online 16/03/2020 às 15:03
Olha esse foi acho que o jogo visualmente mais bonito que esteve em minhas mãos nessa JAM. O ambiente é simplesmente maravilhoso, e o que vou falar a seguir eu não recomendaria se fosse qualquer outro projeto qualquer, mas para esse especificamente acho bom falar.

Você tem a completa certeza que vai fazer esse jogo por eventos? Por mais que deu para jogar legal e eu me diverti bem, eu acho que todo o conceito do jogo foi prejudicado em partes pela movimentação em tiles. Eu sei que tem toda a ideia do desafio aqui de fazer sozinho e usando os conceitos de lógica para passar pelas limitações dos eventos, mas eu recomendaria fortemente outra engine, ou talvez encaixar em algum script como o do Khas para jogos de plataforma que já tem pixel movement: http://arcthunder.blogspot.com/p/scripts.html e que é permitido para jogos comerciais também.

Assim, eu normalmente diria para o criador ir em frente por ser um aprendizado fazer essas lógicas nos eventos, mas esse jogo eu achei tão bonito visualmente e todos os conceitos da história e tudo mais encaixando tão bem, que eu adoraria se pudesse ver ele mecanicamente funcionando 100%.

De qualquer forma, boa sorte independentemente do caminho que for seguir vai dar um bom jogo!

Valeu Raizen!!
então, como inicialmente eu fiz para jam, eu descartei tudo que não estava "100%" antes de enviar para a jam, eu cheguei a testar, e me esforçar muito para colocar um pixel moviment no projeto, mas na época não rolou, mas, passado o tempo com calma, pude melhorar muito os sistemas, alem de claro, colocar alguns scripts adicionais para mais funções com o Pixel moviment, no caso usei o do Hime, pois com a ajuda do Jorge augusto (não sei se ele faz parte do forum), conseguimos contornar algumas incompatibilidades, eu estou hoje, muito satisfeito com o resultado que venho alcançando, e estou ansioso para poder mostrar novamente para vc, e claro, outros que queiram jogar, vou tentar gravar algo para postar, gostaria muito que desse sua opinião novamente. abraço


Citação de: Sir Lobo online 16/03/2020 às 10:57
Spoiler
[close]

Carambolas! Sprites autorais? Você é pixel artist?

Valeu mano, cara, eu estou fazendo sozinho praticamente toda arte do jogo, mas sou mais um aspirante a pixel art, do que de fato um "pixel artist", tenho muito a aprender ainda, mas fico grato pelo apoio.


Vídeo gravado hj 18/03/2020 para testes [vídeo desatualizado]



Ultimamente tenho jogado muitos metroidvania e ando meio viciado no estilo. Gostei da ideia do jogo, apesar de ser simples. Aguardo por novidades.

25/05/2020 às 23:52 #5 Última edição: 26/05/2020 às 18:00 por juniorcjbj
faz tempo que não posto nada, só queria dizer que o projeto esta em desenvolvimento ok :)
não parou não, a pagina no face Retroheart, ou o grupo no face rpgmaker brasil recebem atualizações com mais frequência, agradeço a quem vem me apoiando, forte abraço.









oooo boa! Fico feliz de você ter atualizado aqui, pelos vídeos parece fluir bem melhor do que quando tive a oportunidade de jogar, acho que agora está conseguindo um resultado legal! Bom a parte gráfica você já sabe, impecável como sempre! Parabéns pelo projeto e aguardo mais novidades dele!

Citação de: Raizen online 26/05/2020 às 17:25
oooo boa! Fico feliz de você ter atualizado aqui, pelos vídeos parece fluir bem melhor do que quando tive a oportunidade de jogar, acho que agora está conseguindo um resultado legal! Bom a parte gráfica você já sabe, impecável como sempre! Parabéns pelo projeto e aguardo mais novidades dele!

Opa, fico muito grato pelo apoio e feedback Raizen, espero ainda esse ano disponibilizar uma demo(quem sabe até terminar o jogo  :o:):) para quem quiser testar :)
forte abraço.



Compartilhando com vocês o "primeiro" chefe do Escarlate, o jogo já possuía alguns chefes na versão beta enviada para a Jam2019, mas como aumentei o tamanho do jogo, eu refiz os chefes tbm, adicionando novos chefes.

PS:não estou compartilhando a mecânica de como matar o chefe, isso caberá a quem jogar descobrir.
#escarlate #gamedev #pixelart #retroheartdev




opa que isso tá ficando bom heim!  :XD:

Mano os movimentos da Candy estão sensacionais!

05/06/2020 às 23:19 #10 Última edição: 05/06/2020 às 23:31 por juniorcjbj
Citação de: Raizen online 05/06/2020 às 11:50
opa que isso tá ficando bom heim!  :XD:

Mano os movimentos da Candy estão sensacionais!

Salve Raizen, muito obrigado, estou trabalhando bastante no game, a parte de animar a Candy é algo que eu gosto muito de fazer, as vezes tenho q parar, e focar, se não eu fico fazendo animações desnecessárias kkkk

Compartilhando tambem com o pessoal que acompanha, estou fazendo um menu, e com isso uma arte da Candy para ficar no menu, ainda não esta pronto, mas gostaria de compartilhar como esta ficando. :)




Oloco!! esse menu ta lindaço, vai ter algum tipo de morph?

06/06/2020 às 01:21 #12 Última edição: 08/06/2020 às 15:05 por juniorcjbj
Citação de: JosueC online 06/06/2020 às 00:49
Oloco!! esse menu ta lindaço, vai ter algum tipo de morph?


valeu mano!!!
Boiei kkkkk
O que é Morph?
Metamorfose?

se for isso, tenho duas planejadas, e até fiz os sprites, porem ainda não decidi se vai entrar de fato no game, poir conta do trabalho extra que vai ser re-estruturar varias áreas e comandos do jogo para funcionar em harmonia, pois o jogo é metroidvania, e na pratica ao implementar esse sistema tive uma boa dor de cabeça com diversos bugs novos kkkkk
dai tirei e deixei de lado para estudar melhor isso.

#--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
artes de Candy e Tao
Spoiler

Candy

Tao
[close]



Print atual do projeto :)



Pessoal da Adm, não sei se aqui tem aquela limitação de não poder postar seguidamente ao meu próprio post, caso eu esteja fazendo algo errado, me de um toque por favor.



Citação de: juniorcjbj online 15/06/2020 às 20:08
Pessoal da Adm, não sei se aqui tem aquela limitação de não poder postar seguidamente ao meu próprio post, caso eu esteja fazendo algo errado, me de um toque por favor.

Pode sim, dado um tempo que faz sentido  :XD:

Ficou bem legal, está ficando legal, mas oq mais curti não vi você postar aqui, ela voando na vassoura, aquilo ficou muito fofo haha.