O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Cybercafe 002 - A Música nos Games

Iniciado por Gabriel, 11/09/2019 às 20:49

11/09/2019 às 20:49 Última edição: 12/09/2019 às 00:28 por Gabriel N.
Episódio 002 - A Música nos Games - Índice de Episódios

Salve, galera!

Desplugue a guitarra do Coronel Bluegrass, coloque o fone e nos acompanhe nesse segundíssimo Cybercafe, o podcast realizado pela Centro RPG Maker para debatermos e explanarmos sobre assuntos do nosso dia-a-dia enquanto desenvolvedores de jogos, um papo de maker para maker. Pode parecer a apresentação de um time de futebol, mas dessa vez são só o Ds, Geraldo de Rívia, Gabriel N., Raizen, Corvo, Kiba e, ufa, Vici, esmiuçando o conhecimento do nosso convidado Zaggojhon acerca das músicas nos jogos. Do Nintendinho ao Switch, passamos por vários títulos, personalidades e exemplos de sons que tem muito a nos ensinar.

Puxe sua cadeira mais pra perto e encha a caneca com sua bebida preferida para nos acompanhar nessa audiência.



Duração: 01 hora 20 minutos e 25 segundos

Ouça o podcast através do Spotify, iTunes, Youtube ou diretamente pelo navegador.





00:00:00 - Apresentação
00:02:05 - A Música nos Games
01:13:58 - Finalização



Referências:
Índice de Aulas sobre Sonoplastia
Earthbound OST
Francisco Tárrega - Gran Vals
Koji Kondo - Super Mario Bros. OST
Jeremy Soule - Secret of Evermore OST / Skyrim OST
Hiroyuki Sawano - Xenoblade Chronicles X OST / Attack on Titan OST
Final Fantasy VI - Aria Di Mezzo Carattere
Dreams Comes True - MARRY ME



Muito show esta entrevista um compositor, que me inspiro muito e que me agrada os ouvidos sempre foi Motoi Sakuraba (compositor da série tales of, valkyrie profile star ocean etc.) sempre fui apaixonado por teclado e suas musicas enfatizam muito o uso do teclado criando diversas harmonias em uma mesma musica com sons diferentes produzidos pelo teclado, assistindo um de seus shows ao vivos é possível ver um teclado com 3 até 4 camadas onde ele varia de um para outro acho fantástico. Vou ter deixar um exemplo aqui caso alguém queira conhecer.




achei interessante esta questão que o zaggo puxou sobre os aspectos de Koji Kondo, eu vejo muito que jogos estilo mario possuem realmente muitas repetições de melodias que ficam na mente, mas não acho que isso seja uma marca tanto dele e sim do jogo do mario em si, falo isso porque vire e meche me pego ouvindo varias musicas de mario kart (em especial rainbow road) em que as melodias são bastante repetitivas mas que na verdade se vc olhar nos créditos não foi koji kondo que as compôs e sim outros autores, da pra perceber que as melodias de jogos meio que dependendo de como eles se constroem culturalmente as musicas acabam virando uma marca que não se altera, o curioso é que atualmente koji kondo mudou muito seu estilo musical da era nes pra cá, os jogos principais da série mario tem se aparecido muito presente musicas orquestradas (ex: Mario Galaxy e Mario Odyssey)  por serem orquestradas , elas passam uma sensação de grandeza por serem jogos principais da série, recentemente Mario Kart 8 também aderiu a ideia de musica orquestrada e acabou fazendo um enorme sucesso, não sei se isso influência para que estes jogos façam tanto sucesso em comparação a outros mas é um fato curioso que achei interessante ressaltar, mas o engraçado é que mesmo com a mudança no estilo de musica de koji kondo ele continua mantendo a mesma melodia repetitiva. ksksks

Também queria ressaltar quando vocês comentaram sobre a ambientação dos cenários que influência no estilo de música, uma coisa que percebo muito em jogos shooters (como mencionado brevemente por zaggo) é que jogos shooters por serem fases lineares onde o cenário anda independente de você se movimentar ou não, isso dá uma certa liberdade aos compositores de criarem faixas musicais longas e cheias de melodias que se alteram constantemente, se tu pegar musicas como a de Gradius ou R-Type vai perceber que as músicas nunca tem um loop e podem avançar com muita liberdade, já em jogos em que praticamente o jogo só avança porque depende dos seus movimentos as musicas tendem a se tornarem mais repetitivas para que ela possa acompanhar o jogador. Isso mostra que apesar da cultura o estilo de jogo também influência no ambiente pelo qual o compositor terá acesso para compor.

No mais é isso kkkkkk

PS: Quando falarem de RTP tratem de me chamar eim auhsuahsuahs abrç :ok:




Citação de: Cross Maker online 12/09/2019 às 01:27
[...]

achei interessante esta questão que o zaggo puxou sobre os aspectos de Koji Kondo, eu vejo muito que jogos estilo mario possuem realmente muitas repetições de melodias que ficam na mente, mas não acho que isso seja uma marca tanto dele e sim do jogo do mario em si, falo isso porque vire e meche me pego ouvindo varias musicas de mario kart (em especial rainbow road) em que as melodias são bastante repetitivas mas que na verdade se vc olhar nos créditos não foi koji kondo que as compôs e sim outros autores, da pra perceber que as melodias de jogos meio que dependendo de como eles se constroem culturalmente as musicas acabam virando uma marca que não se altera, o curioso é que atualmente koji kondo mudou muito seu estilo musical da era nes pra cá, os jogos principais da série mario tem se aparecido muito presente musicas orquestradas (ex: Mario Galaxy e Mario Odyssey)  por serem orquestradas , elas passam uma sensação de grandeza por serem jogos principais da série, recentemente Mario Kart 8 também aderiu a ideia de musica orquestrada e acabou fazendo um enorme sucesso, não sei se isso influência para que estes jogos façam tanto sucesso em comparação a outros mas é um fato curioso que achei interessante ressaltar, mas o engraçado é que mesmo com a mudança no estilo de musica de koji kondo ele continua mantendo a mesma melodia repetitiva. ksksks

[...]
Não diria que Koji Kondo mudou seu estilo musical, já que esse negócio é bem mais subjetivo ao jogo e situação do que o compositor propriamente dito. Se você parar para analisar vai ver que até o fim da era do SNES todos compositores precisavam lidar com grandes limitações de hardware, o que, em parte, certamente influenciou em muito como as músicas eram feitas. Olhando pelo tópico do Zaggo, Super Mario World e sua Trilha Sinfônica, você pode perceber que, mesmo naquela época e apesar das limitações, as suas músicas já eram caraterizadas não só com uma estrutura de orquestra sinfônica como também diversos outros gêneros (como o jazz, que também sempre foi muito presente nas músicas de Mario), mas, claro, os samples da época possuíam uma qualidade bem aquém, o que acabava fazendo a música não soar tão bem quanto deveria. Digo isso mais por analisar as músicas desses jogos antigos e notar que, quando rearranjadas para a atualidade com interpretações orquestrais (ou de big bands no caso do jazz), nos soam tão bem quanto qualquer faixa atual.

É interessante notar isso. Geralmente a gente fica com impressão de que as músicas antigas eram melhores ou piores porque eram de alguma maneira diferentes, mas o que era diferente não eram as músicas e sim as limitações que existiam. :XD:


12/09/2019 às 08:04 #3 Última edição: 12/09/2019 às 08:07 por Cross Maker
CitarOlhando pelo tópico do Zaggo, Super Mario World e sua Trilha Sinfônica, você pode perceber que, mesmo naquela época e apesar das limitações, as suas músicas já eram caraterizadas não só com uma estrutura de orquestra sinfônica como também diversos outros gêneros

discordo porque 2 jogos principais da série mario (Super Mario 64 e Super Mario Sunshine) tinham sim capacidade para comportar uma estrutura orquestrada e assim não o fizeram, pelo menos não em comparação a grandiosidade que foi Mario Galaxy e Mario Odyssey, lembrando que Mario 3D World apesar de ser um jogo fantástico e incrível (jogo muito injustiçado ao meu ver) não tinha orquestra também, sendo que ele veio depois do galaxy

Citação de: Cross Maker online 12/09/2019 às 08:04
discordo porque 2 jogos principais da série mario (Super Mario 64 e Super Mario Sunshine) tinham sim capacidade para comportar uma estrutura orquestrada e assim não o fizeram
Negativo.
As trilhas do Nintendo 64 tem a própria codificação: USF. Eles ainda não usavam MP3 como no Wii. Sem contar que sabe qual o orçamento de se gravar uma orquestra real? Seria facilmente estourado o orçamento na música.
Os estilos das trilhas dos jogos logicamente são diferentes, mas o Koji Kondo, mesmo no 64 ou NES utilizava técnicas de orquestração e arranjo, apenas não tinha uma orquestra real ainda.
Mario Sunshine não visa ter uma orquestra, nem toda trilha precisa ter orquestra pra ser boa.
Me ajude a continuar produzindo!

Todo incentivo e ajuda são bem-vindos!
Quem quiser e puder me ajudar ► Compre-me um café! :coffee:
Você vai estar me ajudando demais!

12/09/2019 às 08:59 #5 Última edição: 12/09/2019 às 09:13 por Cross Maker
Citação de: Zaggojhon online 12/09/2019 às 08:25
Negativo.
As trilhas do Nintendo 64 tem a própria codificação: USF. Eles ainda não usavam MP3 como no Wii. Sem contar que sabe qual o orçamento de se gravar uma orquestra real? Seria facilmente estourado o orçamento na música.

A mas a Nintendo tem condições pra isso, o WiiU foi um fracasso de vendas e não impediu da nintendo de fazer arranjos orquestrais em mario kart 8 (poucos mas tinha)

CitarOs estilos das trilhas dos jogos logicamente são diferentes, mas o Koji Kondo, mesmo no 64 ou NES utilizava técnicas de orquestração e arranjo, apenas não tinha uma orquestra real ainda.

É isso é verdade parando para analisar mario world tinha um pouco esta pegada de orquestra, no entanto se você pegar todo o histórico de koji kondo eu percebo que suas músicas tem mais uma pegada voltada pra jazz e uma pegada meio havaiana em suas musicas (acho que é reggae que se chama ksksk) visto nas musicas de mario sunshine e no próprio mario world com a musica tema quando você ta com o yoshi. só que parece que as orquestradas ultimamente tem sido mais presentes no estilo dele ao invés destas outras duas.

vou deixar alguns exemplos pra mostrar essa diferença (tanto antigos como atuais)




Agora as orquestradas (que praticamente tem no jogo inteiro):


Que ilustrações fodas, gostei muito desse podcast. Essa é uma area que me interessa muito
Spoiler
já que eu sou maker faz tudo porém não especializado em nada kkkkk
[close]
Clique e conheça o meu canal - Canal RPG Maker Zone

Muito bacana a iniciativa voltada para a música nos games!  :rainbow: :rainbow:
Já segui no Spotify e aguardo os próximos episódios! :wow:

Citação de: Cross Maker online 12/09/2019 às 08:59
É isso é verdade parando para analisar mario world tinha um pouco esta pegada de orquestra, no entanto se você pegar todo o histórico de koji kondo eu percebo que suas músicas tem mais uma pegada voltada pra jazz e uma pegada meio havaiana em suas musicas (acho que é reggae que se chama ksksk) visto nas musicas de mario sunshine e no próprio mario world com a musica tema quando você ta com o yoshi. só que parece que as orquestradas ultimamente tem sido mais presentes no estilo dele ao invés destas outras duas.
Se você quiser pegar o histórico do Koji Kondo aí vai ter que olhar todas composições dele e não só as que ele fez pros jogos Mario.  Vai ver que, como eu disse, isso depende do jogo e da circunstância. Por mais que tivessem orçamento na época, o que duvido, não acho que as músicas de Mario Sunshine, por exemplo, precisavam ser orquestradas, elas funcionam muito bem dentro do contexto em que foram inseridas.


12/09/2019 às 16:12 #9 Última edição: 12/09/2019 às 16:23 por Cross Maker
Citação de: Gabriel N. online 12/09/2019 às 14:56
Se você quiser pegar o histórico do Koji Kondo aí vai ter que olhar todas composições dele e não só as que ele fez pros jogos Mario.  Vai ver que, como eu disse, isso depende do jogo e da circunstância. Por mais que tivessem orçamento na época, o que duvido, não acho que as músicas de Mario Sunshine, por exemplo, precisavam ser orquestradas, elas funcionam muito bem dentro do contexto em que foram inseridas.

mas é claro que não ia ser característica de koji kondo fazer musicas do mario para todos os outros jogos, como a próprio video fala depende da ambientação e também depende do estilo que o diretor deseja para seu jogo, oq quero mostrar (e oq eu tenho mostrado) é que em comparação as outras franquias de mario os jogos da atualidade tem se mostrado mais orquestradas do que antes onde o estilo de jazz e outro estilo (acredito que seja reggae) tem se tornado menos frequente em suas composições, em mario world tinha musicas com tonalidades orquestradas mas nem de longe eram para o jogo inteiro, já mario galaxy quase todas as composições são orquestradas (ou talvez até todas) e creio eu que será cada mais frequente isso a partir de agora nos jogos principais da franquia. E sobre o mario sunshine acho que eles tinham orçamento sim, porque Legend of Zelda the wind waker de gamecube tem uma pegada mais orquestrada. Mas realmente koji kondo parece que sempre teve um estilo orquestral, não sei se é o seu estilo preferencial ou algo que ele desenvolveu ao longo dos anos mas interessante esta questão

Po que maneiro ouvir a voz de ocês! Saber q vcs existem de verdade!
hahuahuauhAHUHUUHAUHh

Pra mim que não saco de muito de música, foi muito bom pra mim. Parabéns pela produção galera!
Eu ouço as músicas do Super Mario World pra trabalhar aqui tb auhsuahaushaushausha xD

A única coisa que achei é que teve muita gente.
Acredito que o tamanho ideal seria 3 ou 4 pessoas no máximo.
Teve horas que não sabia quem era quem falando, tive q voltar pra saber pela voz quem era quem hhauhahuahuahu
Mas isso pode ser coisa de inicio tb né? Depois q já conhece todo mundo fica safo!

Abração!! :)

Citação de: Eliaquim online 12/09/2019 às 17:34
Po que maneiro ouvir a voz de ocês! Saber q vcs existem de verdade!
hahuahuauhAHUHUUHAUHh
[...]

Na verdade quem existe mesmo aqui é só o Rickas. O resto são bots simulando humanos pra não cairmos na rede da receita federal.

Muito obrigado pelos comentários, senhores. É muito importante para sabermos onde melhorar. No começo vai um pouco bagunçado mesmo, mas está andando e já estamos bem felizes. A tendência é melhorar. o/

12/09/2019 às 20:06 #12 Última edição: 12/09/2019 às 20:07 por Geraldo de Rívia
Citação de: Eliaquim online 12/09/2019 às 17:34
[...]Acredito que o tamanho ideal seria 3 ou 4 pessoas no máximo.[...]
Sim. No início eu até achei que mais gente traria uma dinâmica maior, mais opções para guiar o assunto, mas ao longo da própria gravação eu fui vendo que mais gente também implica em mais chances de muitos falando ao mesmo tempo e uma certa dificuldade de controle. Mas foi bom, assim entendemos que é fundamental limitarmos a quantidade de participantes nos vindouros episódios.

Bom, como gravamos esse antecipadamente, ontem eu nem lembrava muito bem como fluiu o assunto, e foi bom para me motivar a ouvir novamente, quase como se fosse inédito. E espero que venham mais sobre música e com a presença do Zaggo, porque me admira a propriedade com que o rapaz fala sobre as composições, dá gosto ouvir e, quando oportuno, debater. Ficou um podcast mais técnico, talvez menos extrovertido, mas certamente instrutor. Já ansioso para o próximo!  :wow:

Ah, e queria muito colocar essa música na edição xD
[close]

Citação de: Geraldo de Rívia online 12/09/2019 às 20:06


Ah, e queria muito colocar essa música na edição xD
[close]

DEVE colocar hauahauahuaua q musica irada!!