O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Papo com Ds - Entrevista com CrossMaker

Iniciado por Ds, 16/09/2018 às 21:16

16/09/2018 às 21:16 Última edição: 16/09/2018 às 23:41 por Allann Dsr!
[box class=information]
Entrevistado de hoje
[/box]
Yare! Espero que esteja tudo bem com vocês pessoal. Trago mais uma entrevista do Papo com Ds para vocês. Dessa vez eu entrevistei o redator da Condado Braveheart Cross Maker, que está sempre pela comunidade dando o seu feedback e de olho nos projetos de vocês (porque eu não tenho projeto tsc tsc), além de ser o criador do Root Maker. Fiquem com essa ótima entrevista abaixo.

[box class=information]
Entrevista
[/box]
Ds: Obrigado Cross por aceitar fazer essa entrevista para o Papo com Ds.
Cross Maker: "Opa, eu que agradeço mano DS, nunca pensei que teria um prestígio destes, me sinto uma celebridade maker agora kkkkkk"

Ds: Conta um pouco para nós quem é o CrossMaker?
Cross Maker: "Beeemmm vamos ver ...... o Cross por detrás das comunidades é um cara bem simples. Faço faculdade de agronegócio, sou apaixonado por video games e jogos de RPG Maker, tenho um certo apego por animes, sou solteiro (isso mesmo que vocês ouviram garotas kkkkk) e  sempre tento lutar por aquilo que acho justo e verdadeiro, também gosto de estudar teologia, e ciências em gerais."

Ds: Que tipo de jogo normalmente chama sua atenção?
Cross Maker: "Olha cara, uma boa pergunta! Nunca cheguei a pensar sobre isso kkkkkk, acho que depende muito da época em que estou afim de jogar, mas acredito que se eu tivesse que escolher um único tipo de jogo seria Hack & Slash, amo um game porrada que te dá liberdade para sair arrebentando com tudo e ainda desenvolver centenas de combinações de combos diferentes, o RPG acho que entraria em segundo colocado da lista, mas ainda fico em duvida se prefiro RPG ou jogos de plataforma, mas no geral gosto de quase todos os gêneros de jogos, o único que não tenho muita simpatia é FPS"

Ds: E que tipo de animes você curte assistir?
Cross Maker: "A esse é fácil de responder, com toda certeza animes que tem uma pegada mais adulta e história complexa ou diferente dos habituais,  mas além disso eu também levo muito em consideração os traços de desenho, animes como Trigun, Dragon Ball (O antigo ok ? kkkkk) Astro Boy, são animes que você percebe que tem uma identidade única nos traços, seja no estilo de desenho como Dragon Ball com Akira Toryama, ou Astro Boy com seus olhos esquisitos que somente Ozamu Tezuka sabia fazer, ou até mesmo roupas e armas estilosas  de Trigun que Yasuhiro Nightow sempre teve talento em fazer em seus desenhos. No geral eu sempre procuro animes que se diferencie dos demais, animes que tem de certa forma uma identidade única, seja na história, nos desenhos ou no que for, mas quanto mais adulto for mais me cativa porque sei que animes mais adultos tem uma certa tendência a enredos mais complexos e bem trabalhados por lidar com um publico que tem um certo entendimento maior das coisas
PS: Quando digo animes adultos é animes adultos responsáveis viu ? Não confundam com hentais seus pervertidos kkkkk"

Ds: Vamos ir um pouco para o lado dos fóruns. Desde quando começou a se interessar pelo RPG Maker?
Cross Maker: "Olha eu não lembro ao certo quando que conheci porque faz bastante tempo, mas lembro que havia uma época em que todo final de semana eu e meu irmão íamos a casa de nosso primo e um certo dia ele disse: - MANO EU APRENDI A CRIAR JOGOS ! E como na época não tinham muitos jogos além dos vídeo games  e joguinhos de flash não existia  jogos indies, ai eu pensei: Mano que zuera é essa que ele ta me falando ? Como que ele faz jogos de video game? Fiquei meio desconfiado kkk. Ai fui e ele me apresentou o famoso RPG Maker XP, foi ai que comecei a entender que existia programas assim kkkkkk, eu confesso que no começo eu achei uma porcaria eu pensava: Nossa que jogos com graficos horríveis, pra que fazer jogos em um programa tão fajuto como este kkkkkk, até  que em um belo dia eu fui pesquisando por cima e fui usando aos poucos , foi então que conheci o RPG Maker 2003 e comecei a fuçar as comunidades por recursos gráficos, tutoriais e etc,  onde o grande mito Asuma, começou a disponibilizar  os incríveis recursos do VIPRPG, ai depois daquilo eu me apaixonei de vez kkkkk, no fim das contas meu primo parou de usar o RPG Maker e eu estou aqui firme e forte com ele com uma paixão extrema que não largo mais xD ."

Ds: Mas o que te chamou atenção no RPG Maker 2003 que não tinha no XP?
Cross Maker: "Na verdade  eu não gostava de nenhum deles, nem do XP e nem do 2003, eu só ajudava meu primo a criar os jogos porque eu via que ele gostava bastante disso, ai eu vivia fuçando com ele nas comunidades pra ajuda-lo, foi exatamente ali que eu acredito que minha paixão pelo maker começou a aflorar, mas um belo dia ele decidiu experimentar o 2003 porque a gente não encontrava um bom script de batalha que tivesse os gráficos que a gente queria para construir nossa historia, pelo fato de que ele vivia procurando scripts mas não sabia procurar recursos gráficos e nem troca-los quando pegava um script novo de batalha, e eu como nem me interessava muito, eu nem sabia que dava para se procurar recursos gráficos, e na época muitos scripts de sistemas de batalha já vinham com alguns gráficos modelos para o uso,  ai a gente procurava o script que tivesse exatamente os gráficos dos personagens que a gente queria para construir a historia, o que era bem difícil, por isso, optados por trocar de engine aonde tivessem gráficos suficientes para o sistema de batalha que a gente queria , o 2003 caiu como uma luva por ter um bom sistema de batalha e já ter todos os gráficos necessários (que no caso era o RTP) , e tanto eu como ele não gostávamos de batalhas frontais que o XP oferecia, quando eu baixei o 2003 foi justamente por isso, mas o que me fez encantar definitivamente pela engine foi saber que existia diversos recursos originais lindíssimos feitos por fãs que podiam ser encaixados na engine, e o Asuma foi o cara que me apresentou tudo isso, por isso que até hoje eu bajulo ele kkkkkk mas atualmente eu gosto de todas as engines, agora que sei como mexer com sistemas de batalhas, mas tenho um certo apego pelo 2003 por ser a engine que me apresentou todo este universo sabe?"

Ds: Sei bem como é esse apego por algum maker, sou apegado demais ao Vx Ace, mas fala um pouco sobre como era esse projeto com seu primo, ele caiu no esquecimento ou chegou a ter alguma coisa sólida como uma divulgação ou até mesmo uma demo?
Cross Maker: "Na verdade ele fez diversos projetos e nenhum foi pra frente kkkkkkk, na época em que ajudei ele no XP era uma historia bem simples de um cara que tinha um sonho de um vilão que ia dominar o mundo e ai ele acordava, e de repente a cidade estava sendo atacada por um guerreiro do mal kkkkkk, mas eu lembro que este projeto ele abandonou e começou a trabalhar em um projeto que só ele fez desta vez, que era uma continuação para Chrono Cross, era um RPG que ele era apaixonado na época, ele pegou bem firme até no projeto mas acabou abandonando com o tempo."

Ds: E você chegou a produzir algo sozinho depois?
Cross Maker: "Entããooo, quando eu comecei a pegar firme nos projetos, queria fazer algo diferenciado, porque eu via que tinha muitos projetos feitos em RTP que tornavam o jogo bem genérico, e eu não queria ser apenas "mais um projeto" no entanto eu não manjava em nada de artes gráficas, NADA MESMO, foi então que eu tive a ideia de fazer um game que uniria todos os personagens criados por fãs em um jogo só (inclusive o RTP) seria meio que "O Game Original do RPG Maker" que no caso seria com os personagens do RPG Maker 2003, e como eu adorava fuçar sites gringas para procurar recursos graficos eu conhecia quase todos os grandes sites de recursos gráficos que existia, o game ia ter os personagens do VIPRPG, Roco, FSM , Hot Toke e diversos outros artistas nele, mas acabei passando por uma fase um pouco complicada da minha vida onde acabei abandonando o Maker e as comunidades de vez, é um assunto meio pessoal mas eu realmente não tenho medo de dizer kkkkk. Eu meio que me tornei um fanático religioso e pra mim tudo que envolvia RPG's era algo errado de se fazer, até que em um belo dia entrei em um blog que falava sobre a história de um cara que passou pela mesma situação que a minha mas ao invés de jogos ele gostava de RPG de mesa, onde ele percebeu que poderia usar sua religião para criar RPG's de mesa com temáticas religiosas, o que acabou sendo muito produtivo pra ele. Foi ai que comecei a abrir um pouco a mente e decidi recomeçar meus trabalhos nas comunidades pra fazer jogos com esta temática também, por isso o nome Cross Maker kkkkk, porque existe um versiculo que diz que cada um deve carregar sua Cruz e seguir a Cristo, e minha ideia nas comunidades era justamente essa. Ser alguém que através do RPG Maker levaria a mensagem da cruz através de jogos de RPG Maker onde quem estivesse interessado poderia assim como todo cristão carregar a sua cruz e seguir a Cristo. No entanto eu sempre gostei de estudar ciências e de uns tempos pra cá meus conceitos sobre religião mudaram MUITO. Na real eu não me considero mais religioso, mas também não me tornei um ateu kkkk. Atualmente eu me considero apenas um teísta que tem um imenso apreço e admiração pela religião cristã, enquanto aos meus jogos religiosos.....bem eu ainda estou me decidindo se irei faze-los agora que mudei muito de meus conceitos em relação a isso, ainda tenho todos os gráficos que estava desenvolvendo destes projetos religiosos, mas ainda não me decidi se vou deixa-los para sempre ou tentar adaptar a meus novos conceitos. Mas pretendo retomar meu primeiro projeto "Crossover kkkk" dos personagens do RPG Maker 2003, agora com mais habilidades artísticas e um enredo bem mais elaborado do que antes."

Ds: Nossa, uma reviravolta tremenda rapaz. Mas na hora de produzir um projeto, qual parte você gosta mais de fazer?
Cross Maker: "Sem dúvidas o enredo e os gráficos, sou apaixonado por estas áreas. Meu passatempo predileto na hora de fazer um jogo no maker é ficar fazendo gráficos e ouvindo as músicas que colocarei no game, isso me inspira muito a criar as narrativas. Os gráficos, a música, o ambiente, tudo isso me ajuda a pensar em como vai ser o cenário do game."

Ds: Vamos falar sobre seu projeto Root Maker. Como tudo começou?
Cross Maker: "Oloco! Que bom você falar sobre ele, adoro poder divulgar meus trabalhos aqui kkkkkk.
Bem, depois de eu ter voltado as comunidades Makers, depois de muito tempo, percebi que a popularidade dela havia caído muito se comparar aos seus anos dourados, eu fiquei com um certo tipo de remorso por ter abandonado a comunidade em seus anos vindouros, por isso queria de alguma forma recompensar meu tempo perdido. Foi ai que comecei a jogar jogos de RPG maker que sempre tive vontade de jogar mas nunca dei final. Um deles era Orca que eu sempre estava acompanhando o desenvolvimento mas nunca cheguei a joga-lo até o final, e ai comecei a jogar,, até mandei um comentário no post de Orca do MattRvdr (criador do game) falando o quanto o jogo era legal e tals, ai ele falou que quando terminasse se possível eu passar um feeedback pra ele e foi o que eu fiz, mas meu feedback ficou tão grande e detalhado que decidi fazer um tópico especial só dando minha opinião sobre o game, foi aí que decidi criar a "Cross Analise Maker" que era tópicos que eu fazia de vez em quando, fazendo uma analise completa do game quando as opções de jogos excelentes Br de RPG Maker começaram a acabar fiquei me perguntando o que eu vou fazer depois que acabar as opções ? Foi ai que decidi criar um equipe para divulgar diversos jogos feitos em RPG Maker não só do Brasil mas do mundo pra tentar trazer aquela velha nostalgia dos anos dourados e divulgar excelentes trabalhos de jogos feitos em RPG Maker.
No começo fiquei com medo de não dar em nada mas hoje eu fico muito feliz em saber que tem gente que se dispôs a fazer parte da equipe e contribuir com a comunidade espero que a gente possa inspirar as pessoas a voltarem as comunidades e ver que é possível jogar excelentes jogos de RPG no RPG Maker."

Ds: Grande MattRvdr sendo citado em mais um entrevista. Eu acho muito boa essa sua iniciativa de tentar popularizar novamente o rpg maker.  E quais são os pontos cruciais na hora de fazer uma análise do projeto?
Cross Maker: "Boa pergunta! Eu tenho estes detalhes mencionados no meu tópico de recrutamentos e regras da equipe, mas se tiver que passar um pano fino em qual seria o critério para que o game seja aceito pela equipe é basicamente este: O game em que você esta criando, eu ou qualquer pessoa poderia criar? Se a resposta for sim, isso é um problema porque o game para ser de excelente qualidade no RPG Maker ele não deve ser fácil de fazer, e nem deveria ser capaz de qualquer um poder criar ele, precisa ser um jogo que poucos podem desenvolver por ter uma certa profissionalidade nele, é claro que existem vários outros critérios mas acredito que o principal seja este."

Ds: Alguma vez já pensou em parar com o Root Maker?
Cross Maker: "Jamais! A cada dia estou me apaixonando mais e mais por ele,  pretendo no futuro até mesmo criar um site só para ele mais o menos como foi o caso do Zero Corpse que apesar de admirar muito o trabalho deles, não aguento mais que o RPG Maker seja mais conhecido por jogos de terror do que  propriamente por jogos de RPG! Nós temos muitas opções de jogos excelentes de RPG feitos em RPG Maker espalhados pelas comunidades, é um absurdo que ninguém os conheça :/ ."

Ds: Quais são seus hobbies?
Cross Maker: "Bem até o momento, gosto muito de pesquisar informações sobre vídeo games , análises de jogos, vídeos científicos e volta e meia ver alguns vídeos de Teologia, jogo meu querido Nintendo Wii (que ultimamente dei uma bela de uma parada :x)  e volta e meia brinco com meus dogs e saio com os familiares e amigos (quando temos tempo e dinheiro que é algo que ultimamente não estou tendo devido a faculdade kkkkk) aaaa e é claro sempre entrando nas comunidades makers. Agora que sou redator da Staff(da condado braveheart) tenho sempre que pesquisar alguma matéria interessante para postar na revista Make The RPG. E já quero deixar avisado que vem coisa boa na nossa próxima edição, fiz uma matéria bem caprichada hehe."

Ds: Hahaha, vamos esperar ansiosos então a próxima edição, mas conta para nós, todo esse mundo sobre o rpg maker é somente um hobby, ou possue planos futuros para algo mais profissional?
Cross Maker: "Olha cara já pensei nisso várias vezes mas sinceramente eu não consigo me imaginar levando o RPG Maker para a carreira profissional, fazer jogos e se envolver no mundo Maker se tornou uma paixão particular minha que se eu tentar levar para o lado mais profissional vai perder um pouco a magia por este amor sabe ? Penso que se eu me tornar muito profissional nisso eu leve mais as coisas como um objeto de negociação do que simplesmente um amor ardente kkkkkk, logicamente que falando assim não quero que os outros pensem que  todo freelancer ou jornalista de jogos só pensem em dinheiro (apesar de ter alguns ai que misericórdia kkk). Mas é que sei la, RPG maker sempre foi um Hobbie pra mim, uma coisa que posso fazer a hora que eu quiser do jeito que eu quiser e como quiser, o que é diferente de trabalhar no âmbito profissional  em que prazos são extremamente exigidos, com a Staff eu sinto um pouco isso no entanto como a Revista Make The RPG é gratuita, o prazo deles não é tão rigoroso assim, dando tempo de eu dar uma pesquisada por mais tempo para poder fazer um conteúdo de qualidade (até porque eu sempre fiz isso bem antes de entrar na staff kkkk)."

Ds: Para terminar a entrevista, topa um jogo de perguntas rápidas?
Cross Maker: "Bora lá."

Ds: "Bora lá."
Cross Maker: "Maracujá COM CERTEZA!"

Ds: Cor favorita?
Cross Maker: "Preto"

Ds: Um personagem?
Cross Maker: "Meta Knight (respondi as pressas porque não sei qual escolher kkkk)."

Ds: De boas uheuheue. Arroz ou feijão?
Cross Maker: "Arroz! E com azeite ainda."

Ds: Agora, feijão é por cima ou por baixo do arroz?
Cross Maker: "Nenhum dos dois. Eu como eles separados no prato kkkkkk."

Ds: Rapaz sensato hahaha. Eu agradeço bastante Cross por ter aceitado fazer essa entrevista e para terminar, peço que deixe uma mensagem para quem tiver lendo.
Cross Maker: "Bem acho que minha historia já diz muito sobre mim rsrs, mas se eu tivesse que deixar uma mensagem para as pessoas é que: - Não percam suas vidas apenas correndo atrás de seus sonhos, vá muito mais além do que isso, seja aquele que faz a diferença na vida das pessoas. Nosso mundo esta repleto de tristeza e angustia, e muitos realizaram seus sonhos passando por cima de outras pessoas, colocando sua felicidade e conquista acima de tudo e todos... tenhamos apreço, respeito e compaixão pelo próximo e principalmente pelas diferenças !"

[box class=information]
Final
[/box]
Mais uma entrevista concluída com sucesso. Gostei bastante de conversar com o Cross e por sentir essa paixão dele pelo maker e pelo seu esforço, junto com a equpe do Root Maker, de tentar resgatar o gosto pelo RPG Maker. Obrigado a todos por lerem, quem quiser saber mais sobre o Root Maker, vou deixar o link abaixo para vocês acessarem o tópico com o índice geral das análises, e fiquem com a arte que o Cross Maker fez para essa entrevista.


Arte do Cross Maker



Grande Cross. Há uns anos o serviço de tradução da Root Maker teria feito três vezes mais sucesso que hoje com os saudosos joguinhos do 2k/2k3. Muita sorte para o senhor com essa equipe. o/

Agronegócio? Te imaginava como marketeiro, essa é nova.  :derp:

16/09/2018 às 21:54 #2 Última edição: 17/09/2018 às 01:21 por Cross Maker
Gostei muito da entrevista mano DS confesso que olhando agora da um pouco de vergonha porque eu FALO DEMAIS uahsuahsuas e valeu por deixar o link da Root Maker, isso vai ajudar bastante a divulga-lo mais ainda rsrs

Citação de: Corvo online 16/09/2018 às 21:33
Agronegócio? Te imaginava como marketeiro, essa é nova.  :derp:

Pois é manolo nem eu me imaginava nesta área, sou nerd de tudo, nem mesmo a galera do agro me da credibilidade como agricultor sauhsauhsuahs