O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Anúncio do RPG Maker MV Para Consoles de Mesa

Iniciado por Cross Maker, 05/07/2018 às 21:17

05/07/2018 às 21:17 Última edição: 06/07/2018 às 18:32 por Cross Maker

É amiguinhos para quem achou que o RPG Maker já estava morto, eis que a Nippon Ichi nos traz o novo trailer anunciando o RPG Maker MV para consoles de mesa (Nintendo Switch, Xbox One e PS4), o jogo está para sair em 2019 e o que os fãs de RPG Maker mais discutem agora é saber se o game será compatível com projetos de Pc ou não, avaliando o trailer parece utilizar os mesmos gráficos que o Pc mostrando que talvez seja possível acessar projetos para quem já tem o programa instalado (é o que esperamos pelo menos :x), mas em minha humilde opinião seria interessante se ele tivesse gráficos em 3D totalmente originais, tendo acesso para criar personagens tridimensionais de maneira simples (colocando opções de olhos cabelos e etc, assim como no MV mesmo) no entanto pelo trailer me parece ser apenas o MV com gráficos da engine de PC mesmo, vou deixar o trailer e vocês tirem a suas próprias conclusões a respeito


E vocês o que acharam deste novo anúncio ? Deixem seus comentários a respeito

Até a próxima Makers ! 
  :ok:

Bom saber que eles estão tentando revitalizar o cenário, mas esse anúncio não me atrai nem um pouquinho por quatro motivos:
1) Eu não tenho um PS4.
2) Nem um Xbox One.
3) Tão pouco um Switch.
4) Alguém que tenha utilizado alguma poderia me informar qual a razão para ter uma engine dentro de um console? Tipo, em termos de desenvolvimento em geral, produtividade e afins, porque alguém em sã consciência usaria um vídeo-game e não um PC? Se for só pra rodar os jogos, excelente, sem problema nenhum.

05/07/2018 às 21:34 #2 Última edição: 05/07/2018 às 21:36 por Sotelie
Trailer tão bem feito pra um troço tão inútil.
RPG Maker Fes só serve pra fazer joguinhos pro 3DS que só vão rodar no 3DS. Conhecendo esse povo, isso aí seguirá o mesmo destino.

Não quero parecer ser chato, mas mesmo que eles atualizassem o MV com opção de exportação pra esses consoles, você precisa de uma licença para publicar e outra para produzir para a plataforma.
E aqueles que se dão o trabalho de obter uma licença dessas provavelmente usa uma engine melhor.

Tenho a leve sensação de que esse pessoal tá estagnado no tempo.

RPG Maker em console sempre me pareceu problemático, ele nunca funciona como no PC. A estrategia de venda dos caras me parece similar ao Minecraft e Little big Planet, mas um jogo de criar fase do que de criar jogo.

Mas se isso melhorar o cenário, tudo bem.
Hammer Strike

Seria interessante ter exportação da engine do PC, pros consoles. Do contrário, não me interessa nem um pouco também, pelos mesmos motivos que o Corvo citou antes. :humpf:
~ cleanwatersoft.itch.io/ ~
Baixe todos os jogos que eu fiz até hoje gratuitamente

05/07/2018 às 22:34 #5 Última edição: 05/07/2018 às 22:37 por Cross Maker
Citação de: Sotelie online 05/07/2018 às 21:34
Trailer tão bem feito pra um troço tão inútil.
RPG Maker Fes só serve pra fazer joguinhos pro 3DS que só vão rodar no 3DS. Conhecendo esse povo, isso aí seguirá o mesmo destino.

Não quero parecer ser chato, mas mesmo que eles atualizassem o MV com opção de exportação pra esses consoles, você precisa de uma licença para publicar e outra para produzir para a plataforma.
E aqueles que se dão o trabalho de obter uma licença dessas provavelmente usa uma engine melhor.

Tenho a leve sensação de que esse pessoal tá estagnado no tempo.

Concordo contigo, se não houvesse problemas de direitos autorais este poderia ser um ótimo anuncio já que muita gente (e eu sou um deles) prefiram jogar pelo console ao invés de jogar no pc, seria uma opção interessante para a comunidade maker expandir a divulgação de seus projetos, acho que só vai ser útil para projetos bem originais como lenin the lion entre outros

CitarRPG Maker em console sempre me pareceu problemático, ele nunca funciona como no PC. A estrategia de venda dos caras me parece similar ao Minecraft e Little big Planet, mas um jogo de criar fase do que de criar jogo.

Discordo, apesar do RPG Maker de Pc obter bem mais recursos disponíveis (e isso é fato) tem como sim um RPG Maker de console ser superior aos de pc, e só eles fazerem um rpg maker em 3D onde as opções de criação de personagens serem melhores trabalhadas e simplificadas como, alterar cor dos olhos, cabelo e etc, mas além disso ter também para opções de monstros e tiles, e colocar dentro do próprio game varios módulos de batalha onde o jogador pode escolher se quer batalhas em estilo tático, ou frontais ou lateral enfim, só trabalhar e se dedicar um pouquinho que pode ficar muito melhor (ainda mais com a potencia que os video games tem hoje) acho que se eles colocassem estas múltiplas opções simples e fáceis de comando facilitaria muito para amadores e poderia sim inspirar muita gente a desenvolver jogos

Alguns jogos tem a possibilidade de editar as coisas a seu gosto, e são bem legais por causa disso.
O Rpg Maker mv estará em todas as plataformas atuais, isso é muito bom.
Jogar um jogo feito no rpg maker mv em um console vai ser como no pc eu acho, sendo que, um jogo feito no console de rpg maker mv  pode ser bem superior a versão de pc....
Sei la parece coisa boa, mesmo que seja só uma portabilidade tipo esses jogos antigos que são trabalhados para as maquinas atuais...

Eu acho massa sair pra consoles da nova geração, mas não acho que vai ser grandes coisas.
Não é a mesma publisher no ocidente da versão d PC, dai se eles quiserem sacanear já da. Podem fazer na EULA falando q um programa não pode legalmente falar com o outro. Isso levando em consideração que eles vão poder, o q eu não acredito
Eu acho q o nome RPG Maker MV foi usado por uma questão d marketing, como o nome já ta famoso se vc usar ele vc ganha mais espaço no mercado. Acho que será uma versão totalmente diferente tipo o FES, principalmente pq usa toda uma arte diferente da arte clássica do MV e pelo menos pra mim toda versão d RPG Maker vem com uma arte diferente d personagens usada na divulgação, nunca vi uma mesma versão com 2 artes. Isso me deixa bem confiante em afirmar que essa versão ai não vai ter conexão com o MV e vai ser bem fechada nos consoles. O texto d divulgação fala em algo como "é o fim dos códigos complicados" o que me leva ainda mais na direção de não ter relação nenhuma e ser uma coisa só para consoles e separada do resto.

Citação de: Germinal online 06/07/2018 às 09:29
Acho que será uma versão totalmente diferente tipo o FES, principalmente pq usa toda uma arte diferente da arte clássica do MV e pelo menos pra mim toda versão d RPG Maker vem com uma arte diferente d personagens usada na divulgação, nunca vi uma mesma versão com 2 artes

Eu já e elas se chamam  rpg maker 2000 e 2003 ou então VX e VX ACE xP

Pra mim é dispensável, porém mais nunca é demais. Se vierem alguns packs de recursos bonitinhos dessa versão da engine já vai estar ótimo.


Citação de: Cross Maker online 06/07/2018 às 14:37
Citação de: Germinal online 06/07/2018 às 09:29
Acho que será uma versão totalmente diferente tipo o FES, principalmente pq usa toda uma arte diferente da arte clássica do MV e pelo menos pra mim toda versão d RPG Maker vem com uma arte diferente d personagens usada na divulgação, nunca vi uma mesma versão com 2 artes

Eu já e elas se chamam  rpg maker 2000 e 2003 ou então VX e VX ACE xP

Acho que eu me expressei mal. Eu me referia que cada versão usa nas imagens de divulgação sempre um conjunto diferente d personagens, da pra ver isso bem fácil no steam https://store.steampowered.com/bundle/376/RPG_Maker_Millennium_Collection/ pode ser que qnd lançaram fossem as mesmas pq 2003 e VX eu nunca usei, mas hj são claramente identidades visuais diferentes. Por isso que eu acho que esse MV pra console vai ser outra parada sem relação nenhuma. Não vejo muito sentido em mudar a identidade e os personagens pra relançar a mesma engine.

Citação de: Germinal online 06/07/2018 às 16:13
Citação de: Cross Maker online 06/07/2018 às 14:37
Citação de: Germinal online 06/07/2018 às 09:29
Acho que será uma versão totalmente diferente tipo o FES, principalmente pq usa toda uma arte diferente da arte clássica do MV e pelo menos pra mim toda versão d RPG Maker vem com uma arte diferente d personagens usada na divulgação, nunca vi uma mesma versão com 2 artes

Eu já e elas se chamam  rpg maker 2000 e 2003 ou então VX e VX ACE xP

Acho que eu me expressei mal. Eu me referia que cada versão usa nas imagens de divulgação sempre um conjunto diferente d personagens, da pra ver isso bem fácil no steam https://store.steampowered.com/bundle/376/RPG_Maker_Millennium_Collection/ pode ser que qnd lançaram fossem as mesmas pq 2003 e VX eu nunca usei, mas hj são claramente identidades visuais diferentes. Por isso que eu acho que esse MV pra console vai ser outra parada sem relação nenhuma. Não vejo muito sentido em mudar a identidade e os personagens pra relançar a mesma engine.

Entendi, mas ainda assim acho que será o mesmo, se vc perceber bem algumas partes do trailer aparece o vilão que também esta no pack do MV de pc (Veja no minuto 1:06) dando indícios que serão os mesmo gráficos e personagens, além do mais o estilo da foto da capa do VX e VX ACE são completamente diferentes, a pintura da capa do VX se comparar com o VX ACE é bem mais realista, enquanto a do VX ACE é mais cartunesco com um tom mais infantil só vc pegar as big faces do VX ACE e VX para ver que existe uma leve diferença (muito leve mas existe) e neste caso não é diferente pois apesar de usar personagens diferentes o estilo e pintura de desenho são iguais basta pegar a capa do mv para ver





Bom, eu não manjo d arte, mas pra mim o estilo dessas imagens é totalmente diferente. O posicionamento e ângulo de visão é bem similar, mas o MV d consoles é um anime mais tradicional enquanto o MV d pc é bem mais comic americano.

Citação de: Germinal online 06/07/2018 às 18:01
Bom, eu não manjo d arte, mas pra mim o estilo dessas imagens é totalmente diferente. O posicionamento e ângulo de visão é bem similar, mas o MV d consoles é um anime mais tradicional enquanto o MV d pc é bem mais comic americano.

Sim acredito que pelo fato da Nippon Ichi estar desenvolvendo e não exatamente a Kadokawa, mas é inegavel que é sim semelhante, porém como disse anteriormente se formos levar este fato o Vx e o Ace são diferentes também, lembrando que se não me engano quando o Vx estava sendo feito era Enterbrain que estava fazendo já o Vx Ace, a Kadokawa que comprou a Enterbrain por isso aparece a logo das duas (posso estar enganado)

É uma lastima eu não ter visto isso na hora do anúncio, queria ter sentido um pouquinho de hype.

Eu também não vejo muito mercado para isso por essas bandas aqui, mas o mundo parece girar ao contrário no Japão, talvez lá esse tipo se "jogo" venda bem, visto que  acompanha a Nintendo a tanto tempo e agora, vejam só, no Playstation - que já chegou a ter suas versões do RPG Maker - e o Xbox, que eu acho ser inédito. É um conteúdo voltado a um nicho, pro pessoal que joga somente no console e não tem um PC, ou até tem, mas não é muito bom, é uma alternativa para brincar com o programa.

Eu fico mesmo é curioso quanto ao funcionamento. Mais em relação ao scripting, que é onde mais se personaliza um projeto. Será que vai dar para programar dentro dele, como em outros RPG Makers? Não vejo isso fluindo bem com uma manete uehauhe. No mais acho que vai ser do tipo de fazer pequenas aventurinhas e disponibilizar para outros baixarem ou jogar com os amigos. O que seria mais maneiro com dois controles, coisa que não temos por padrão no MV que temos atualmente. Fico com bastante dúvida se o programa irá como o que temos ou se vai ser algo inteiramente diferente.

Quanto às artes, é normal fazer-se relançamentos com artes diferentes. Se lançassem com a mesma arte, qualquer um de vocês, por exemplo, poderia ver o primeiro instante e pensar ser um vídeo antigo do RPG Maker MV e assim não o assistiriam. Fazem algo visualmente novo para o público pensar ser novidade e assistir até o fim, onde revelam do que se trata.

Acho legal, mas também ficarei vendo de longe. Bem que poderiam, com essa novidade, providenciar mesmo exportação do programa de PC para consoles, aí sim seria maneiro. Meu alívio mesmo é não terem anunciado um programa novo, matando assim as atualizações do MV.