O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

A "maldição" dos fangames

Iniciado por VincentVII, 04/09/2013 às 18:47

04/09/2013 às 18:47 Última edição: 05/09/2013 às 10:15 por VincentVII


[box class=windowbg2] Você é iniciante no RPG Maker. Mesmo inexperiente você decide que quer criar um projeto. Animado, você chega numa comunidade maker e grita: "Eu vou fazer um projeto...". A plateia vibra: "Isso aí! Tem que mostrar iniciativa! Vai lá, fulano! Boa sorte!". Então você termina a frase: "...um do Naruto!".  Um silêncio perturbador, olhares raivosos, dentes à amostra, punhos se fechando e quando você percebe já está preso a um tronco, de cabeça para baixo, pegando fogo e com a boca cheia de formiga.
Mas afinal, por que a multidão ficou tão irritada com seu fangame? O que tem nesse estilo de jogo que algumas pessoas acham tão repugnante? Para responder essa pergunta temos que voltar um pouco no tempo, numa época em que a dinastia Dragon Ball imperava.

[box class=catbg2]
BATMAN FANGAME BEGINS
[/box]
[box class=calendar_today] Se você chega para mim na rua e grita "FANGAME!" a primeira coisa que eu penso é em Dragon Ball. Por quê? Muito tempo atrás, durante a era dos RPG Makers 2k/2k3, se você pegasse cinco jogos completos pelo menos um era algum fangame. Os dois tipos mais comuns eram Cavaleiros do Zodíaco e Dragon Ball, pois eram os mais simples de se fazer. Pokémon não era uma febre naquela época porque scripts ainda eram meros sonhos e outros animês não tinham tanta força quanto esses dois. Podemos até dizer que quem é "das antigas" e nunca jogou um fangame de Dragon Ball ou CdZ é poser (piada ridícula, eu sei, por favor não me odeiem). E aí vem a pergunta: o que fazia esses novatos, e ainda faz, tomarem esse caminho? 
Eu penso que muitos novatos tendem a fazer um fangame logo de cara por dois motivos basicamente: primeiro o fator de admiração pelo jogo/animê/livro e segundo porque existe essa ideia de que fazer um fangame é ligeiramente mais fácil do que fazer um projeto original. Fangames já tem personagens e histórias prontas, considerando que o novato não fará uma história paralela, assim cabe a ele apenas adaptar a história para o RPG Maker. Além disso, os recursos para fangames são, em sua maioria, abundantes já que grande parte pode ser obtida ripando dos jogos antigos, geralmente de SNES ou Gameboy. Você nunca vai ter problema para achar um Goku ou um Ash para o seu projeto. Diabos, eu já encontrei até de Alice no País das Maravilhas.


[hs width=320 height=240]http://imageshack.us/a/img51/495/gl9m.png[/hs]
Falei sério! (Créditos ao gaylormoon)

E é nessa aparente facilidade que reside o perigo![/box]
[box class=catbg2]
A MALDIÇÃO
[/box]
[box class=calendar_today] Alguns desses novatos pensam que por causa de ser uma história famosa isso já valerá pelo jogo todo. Ou seja, eles ficam acomodados com a ideia que só precisa ser fiel ao original que os fãs irão gostar. Isso já é um problema pois adaptar um jogo para o RPG Maker não é tão fácil como se imagina. Você tem que arrumar os diálogos, rever o desenho para selecionar as cenas que entram, cortar outras. De certo modo pode se tornar mais complicado do que um projeto original.
Continuando, alguns desses novatos atam-se a ideia de que o importante é ser fiel e esquecem que um jogo tem outros aspectos além de história e gráficos. Mapeamento, sonoplastia e gameplay geralmente não eram trabalhados. Por exemplo, na sonoplastia, era comum o uso das músicas de abertura dos desenhos. Mesmo com a quantidade de recursos disponíveis na internet muitos gostavam fazer as dungeons com o RTP. Sistemas extras também não eram tão utilizados.
O Dragon Ball é um bom exemplo. O animê é um dos mais famosos aqui no Brasil, talvez no mundo, e como eu disse muitas pessoas optavam por fazer fangames dele. Quem jogou os fangames antigos deve lembrar que certos jogos pareciam ter praticamente o mesmo estilo: o mapeamento era simples, cidades costumavam ter duas a três casas, NPC's se limitava a mercadores e donos de inn, ou não existiam, ou não davam informações úteis e as batalhas se resumiam a atacar e usar um poder uma vez ou outra. Era raro ver um jogo bem trabalhado. Não impossível, só difícil.
Mas não é apenas com Dragon Ball que podemos ver isso. Algum tempo atrás eu joguei uma demo de um projeto de SAO (Sword Art Online). O jogo era simplesmente isso: pega o Kirito segue em frente até achar um boss e fica atacando. Não havia missões, NPC's falavam banalidades e, fora um vídeo do animê, não tinha história alguma. O jogo resumia-se a andar para frente e apertar Enter. Não era nem preciso passar de level já que o Kirito começava no level 30. E depois de verem outros jogos desse jeito as pessoas começam olhar para o gênero com maus olhos e assim nasce a maldição. Eu mesmo já fico com o pé atrás ao ver um projeto com SAO no nome.
[/box]
[box class=catbg2]
ESPERANÇA
[/box]
[box class=calendar_today] Mas é claro que não vou ser unidimensional, existem fangames que provam o contrário e mostram que essa "maldição" é só conversa de um redator da CRM. Nessa época do 2k/2k3 me lembro de ter jogado um projeto muito interessante, CdZ – A Saga de Hades, um dos melhores fangames de CdZ já feitos. E por que era um excelente fangame? Porque o criador não se limitou apenas a contar a história da saga. Ele procurou recursos e criou mapas bons, adicionou side quests, criou um sistema para selecionar personagens, fez adaptações na história para que ela se adequasse ao jogo. Ele pôs dedicação no projeto.
Hoje também tempos grandes projetos desse porte. Tais como Evil Seed, Pokémon Ash History e DBZ – The Ultimate Saga, que apesar de ainda não estarem concluídos já mostram um grande potencial.
[/box]
[box class=catbg2]
FINALIZANDO
[/box]
[box class=calendar_today] Portanto se você é novato é quer fazer um fangame, faça com toda boa vontade. Mas tenha e mente que encontrará uma resistência da comunidade e não espere elogios imediatos. Se dedique, seja criativo e não se limite a contar apenas a história. Não se iluda com a conversa de que fazer um fangame é moleza!
[/box][/box]




Caso você queira indicar algum fangame que tenha jogado e gostado, visite este tópico e deixe seu comentário.

Viva a lenda!



O grande problema com fangames é exatamente a tentativa de copiar totalmente o trabalho que o inspira (Na maioria das vezes o resultado é bem inferior).

Claro que não recomendo que reinventem a roda e mudem drasticamente a mecânica de um jogo, mas aconselho a qualquer um que for iniciar um fangame para ter em mente que uma simples copia não basta para agradar os jogadores (Sempre tem aqueles que gostam de mais do mesmo, mas não aposte suas fichas só nesse publico), recomendo adaptar a historia original com a mecânica do jogo (Damn, isso vale para jogos comuns também) e caprichar nos pontos que constroem o jogo, a.k.a: mapeamento, design & etc..

E parabéns pela matéria. Eu gostei desse seu jeito mais informal de abordar o assunto e não ficou algo maçante de ler.\o




Wow! Excelente artigo, Vincentão! Parabéns, cara!

Meu rapaz, vou te contar... de tanto jogar fangames escrotos de DBZ para o 2k/2k3/XP/VX, passei até a ojerizar o anime. Joguei alguns de CDZ também, mas não chegam nem perto da quantidade que existe com temática DBZ. O foda é que são produzidos sem um pingo sequer de esmero. Dá vontade de agredir o maker. Sério. =P Contudo, teve dois jogos FODAS FUCKING FODAS² de CDZ que tiro meu chapéu sem nem pensar duas vezes. Estão entre os melhores que já joguei em todo o escopo do RPG Maker também.

O primeiro é o Saint Seiya Asgard Chapter que foi, inclusive, meu primeiro contato com o RM. Além de ser o pioneiro dos jogos de RM no Brasil (não tenho registros de jogos anteriores), é inovador em diversos aspectos. Se você que está lendo este post não o conhece, procure-o para jogar! Não irá se arrepender!

O segundo é extremamente fucking incrível. Saint Seiya Densetsu. É um jogo tão pica, mas tão pica, que até hoje não sei como conseguiram desenvolvê-lo na época. Só deem uma olhada nesse vídeo que ele já diz tudo:
Spoiler
[close]

Quanto a fazer ou não fangames não chego ao extremo do radical. Acho até que o maker pode fazer o fangame que quiser, porém se for para fazer algo degradante, é melhor que nem faça. Ah, e se puderem evitar temáticas de Naruto, DBZ, CDZ e aquele anime de alquimia lá que esqueci o nome, por favor, evitem! Não há saco suficiente no mundo para fazer as pessoas aguentarem mais jogos com essas pautas.  :x--x:

Mas parabéns novamente, Vincentão! Gostei demais! +1 gold \o/

Um grande abraço,

Kazuyashi.

Concordo com tudo, ótima matéria.
Todo novato deveria ver essa matéria. o/
...

Boa matéria.
Bom eu estou no Rpg Maker desde meus 11 anos tenho 16 agora, e acredite eu já vi muitos Fangames ruis até os fangames bons que nunca foram concluídos, o fato de existir muitos fangames do Dragon Ball é porque muitos dessas pessoas assistia Dragon Ball quando menor, e tiveram a ideia de criar um jogo do anime, e também muitos fanboys querem ver o personagem soltando um kamehameha em tempo real e muitos criticavam isso, é verdade eu já vi um cara reclamando,  porque o autor do projeto colocou uma imagem do goku soltando o kamehameha e colocou a voz do goku, de fato eu gostei, até porque ia ser difícil criar em uma cena em tempo real soltando o kamehameha.

Nunca fui fã fanático de CDZ :derp: por que na época ver Dragon Ball e jogar the legend of zelda era um hobby.

Criar ou não criar um fãngame, depende do autor souber adaptá-lo e agradar o publico.

Desculpe se fugi do assunto.  :XD:

 Melhor matéria EVAH!
Essa escrita informal e descontraída deixou ótimo de se ler, tiro meu chapel.

De fato fangames tem essa fama horrível, por conta de nube vagabundo que quer tudo fácil, já passo mal ao ler "SAO", "NARUTO", "DBZ", "POKÉMON" e afins no título de um jogo, até mesmo fangames de algo diferente já me fazem sentir a merda vindo, e quando abro o tópico é ainda pior do que eu esperava. .-.
Tem raros casos que isso não ocorre, mas muito raros mesmo. Sabe, eu gostaria de ver UM, ao menos UM jogo de Naruto ou SAO bem feitos. :=|:

No mais, adorei a matéria principalmente pela informalidade, Sr. Vincente.

Curti muito a matéria, como já foi destacado, o jeito informal e descontraído aproxima o escritor com o leitor e deixa o texto menos cansativo.

Já sobre o tema não posso falar de muitos fangames, pois só jogos 3 e foram de DBZ, isso a um tempo atrás, então lembro só de um, que agora esqueci o nome, mas não era um jogo ruim.

Obs: É só aqui que o Vincent7 tá com a barrinha de Moderador?

05/09/2013 às 08:06 #7 Última edição: 05/09/2013 às 14:54 por VincentVII
Wow, bastante feedback. Obrigado a todos que responderam e gostaram do jeito informal da matéria, minha maior preocupação era que esse estilo não agradasse.

[user]Mafagafo32[/user]

É porque na parte de Matérias Oficiais eu sou o moderador, então minha barrinha muda aqui. No resto do fórum eu sou apenas um redator, mas aqui eu sou um deus! Mwuahuahuahua!  :malvado:

Viva a lenda!



Dragonball: Do Começo ao Fim

Está aí um fan game que não vos desiludirá. De chorar por mais. :)




"A estrada é longa e desconhecida, e cada passo será um momento inesquecível,
rumo aos mais belos lugares que se escondem para lá do que ainda não conheci."






Citação de: fbu online 07/09/2013 às 12:13
Dragonball: Do Começo ao Fim

Está aí um fan game que não vos desiludirá. De chorar por mais. :)

Esse é o do lipe?
O que aconteceu a esse rapaz, ele era tão bom o RPG Maker

Citação de: makergame2000 online 07/09/2013 às 12:54
Citação de: fbu online 07/09/2013 às 12:13
Dragonball: Do Começo ao Fim

Está aí um fan game que não vos desiludirá. De chorar por mais. :)

Esse é o do lipe?
O que aconteceu a esse rapaz, ele era tão bom o RPG Maker


Não. Esse é um jogo de Dragon Ball feito na época do RM2K que conta a história de toda a série (não lembro se inclui o clássico). O do lipe é de RM XP.

Do Começo ao Fim mesmo! Conta o clássico e DBZ todo. Só não retrata o GT. :/




"A estrada é longa e desconhecida, e cada passo será um momento inesquecível,
rumo aos mais belos lugares que se escondem para lá do que ainda não conheci."






Alguns fangames muito bacanas foram:
DBZ do Início ao Fim;
Saint Seiya Densetsu (foi cancelado na Beta, mas a Beta é jogável);
Saint Seiya - Hades.

07/09/2013 às 14:32 #13 Última edição: 07/09/2013 às 15:07 por makergame2000
Estou meio parvo  :derp:
Não tenho ideia de qual vocês estão a falar  :facepalm:
Só me lembro do lipe no XP que era muito bom jogo

Edit:
Já sei qual é....

Galera, já que você tão debatendo títulos de fangames, eu fiz esse tópico Quebrando a "maldição" para que os membros pudessem compartilhar alguns fangames bons que já tenham jogado. Inclusive o Kazu já citou o Saint Seiya Densetsu lá.

Viva a lenda!