O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Cybercafe 005 - RTP: Usar ou Não Usar?

Iniciado por Geraldo de Rívia, 10/02/2020 às 23:54

10/02/2020 às 23:54 Última edição: 01/07/2020 às 12:56 por Geraldo de Rívia
Episódio 005 - RTP: Usar ou Não Usar? - Índice de Episódios

Saudações, galera!

Faça uma parada de emergência na linha de produção para ouvir o quinto Cybercafe, o podcast realizado pela Centro RPG Maker para debatermos sobre assuntos do nosso dia-a-dia enquanto desenvolvedores de jogos, um papo de maker para maker.

Nesse episódio abordaremos o famigerado RTP: a biblioteca de recursos que acompanha o RPG Maker e que certamente todo mundo já usou. E é este o ponto: o programa ganhou a má fama de produzir muitos jogos com um visuais idênticos, utilizando-se desse recurso. Ainda é recomendado usar o RTP? Ou há como contornar essa má fama, usar o RTP e ainda assim produzir um bom jogo? É o que Geraldo de Rívia, Raizen e Corvo tentam responder enquanto relembram a revolução industrial que as comunidades abrigaram através das saudosas fábricas.

Puxe sua cadeira mais pra perto e encha a caneca com sua bebida preferida para nos acompanhar nessa conversa.


[podcast]4rxIMvyrp5QksQrusqqQyX[/podcast]

Duração: 34 minutos e 42 segundos

Ouça o podcast através do Spotify, iTunes, Youtube ou diretamente pelo navegador.

Músicas utilizadas

Main Theme (Trine 2) - Ari Pulkkinen
Icewarden Keep (Trine 2) - Ari Pulkkinen
For The King (Trine 2) - Ari Pulkkinen
Searock Castle (Trine 2) - Ari Pulkkinen
[close]

Quer ouvir mais? Clique AQUI para ver o índice com todos os episódios.

Ótimo podcast, acho que não tem muito o que discordar. Esse preconceito foi surgindo a medida em que as comunidades foram crescendo e saturando o RTP. Pra galera nova que chega e nunca mexeu em algo do tipo (Como eu quando comecei) é válido pra aprendizado, mas não tem como negar, conseguiu sair do RTP já ganhou uns pontinhos :coffee:

Até mais :ok:

mais um ótimo assunto, pena que a qualidade nao ficou legal dessa vez, só ouvi mesmo porque deixei de fazer o que estava fazendo, não tinha como prestar atenção enquanto fazia outra coisa, devido à qualidade.

Só acrescentando uma informação sobre a comunidade gringa ser até muito pior no quesito originalidade no RPG Maker. Acontece que lá, como se tem uma cultura popular e um ensino de maior qualidade, a grande maioria que inicia, absorve o que o rpg maker tinha que dar e parte para uma engine como Unity, Unreal, etc, justamente para nao ficar limitado a certos "limites" da engine (limites, entre aspas kkk). É por isso que só encontramos uma galera iniciante nos forums gringos e raramente alguma coisa a mais que um rtpzão com batalha frontal.
Clique e conheça o meu canal - Canal RPG Maker Zone

11/02/2020 às 16:21 #3 Última edição: 11/02/2020 às 17:56 por Cross Maker
Aaaaaaa rapazzzz este assunto eu me envolvo em tudo o que é discussão por ai UAHSHAUSHAUSH

Gostei muito do podcast, eu particularmente tenho um sentimento muito forte pelos recursos do RTP e sinceramente por tudo que já vi na internet sobre este assunto posso dizer que é sim possível fazer um baita jogo com o RTP, o que falta na real é a gente brincar mais e explorar mais os gráficos e recursos do RTP (que por sinal são belíssimos)

O maior exemplo da internet que prova meu ponto é a comunidade japonesa VIPRPG, nesta comunidade todos abraçam o RTP e criam diferentes possibilidades para os recursos do RPG Maker, Alex que é o protagonista do RPG Maker 2000 é um dos personagens mais conhecidos e amados pela comunidade, e isso tanto é verdade que varios artistas profissionais desta comunidade acabaram criando personagens originais e alternativos para os personagens do RTP. Como por exemplo Linax que é a irmã de Alex, onde acabaram criando os pais dele também. Ou então a filha do Rei Demonio (que é o vilão original do RTP), além disto vários compositores da comunidade acabaram criando novos arranjos musicais para as musicas oficiais do RTP ou mesmo musica tema para os heróis do RTP (que nunca foram criadas pela Enterbrain/Kadokawa), é legal que no japão os fãs de RPG maker abraçam o RTP e criam novas possibilidades de personagens novos, musicas e gráficos com a mesma pegada RTP. Acho que o problema não é nem o RTP mas sim como podemos inovar com ele.


Aqui um exemplo de fã art de Alex com sua irmã mais nova criada por fãs

PS: gostei de vcs citarem sobre o mestre Asuma o cara é um ícone da comunidade quando se trata de recursos gráficos ksksksks

Eu sempre gostei do RTP. Você pode fazer mapas parallax muito lindos com ele. Ele tem bastante recursos. O RTP do rpg maker VX Ace não tem recursos tipo... Modernos. O que já mudou no MV (acho o rtp do MV muito lindo). O do XP é maravilhoso e completinho, tem tudo o que você precisa, sem falar que é lindo! Claro que tem alguns defeitinhos, como posição dos tiles, mas acaba que um pouquinho de edição resolve.

Manolo eu tenho um preconceito enorme com Rtp, tá certo que tem gente que não sabe fazer gráficos ou sons, RTP é usado por mim mais para projetos de estudo pra testar algum evento ou plugin, mas de qualquer forma, estou com um projeto original aí usa batalha frontal com animações laterais.
(Bem Ekorella msm) :e.e:

Acho que se usar os arquivos do RTP com edições próprias para Parallax como sombreamento, LUT e outros artifícios é possível usá-lo e ter um resultado que não fique tão "padrãozinho"  :br:'

E parabéns pelo podcast  :lord:
Conheça meus assets:

O clássico rtp e a discussão de usa-lo ou não!  :XD:
O RPG Maker tem no Steam desde o VX Ace.

19/06/2020 às 19:35 #8 Última edição: 19/06/2020 às 19:38 por GustavoF
Sempre achei o RTP muito bom, não é uma questão do que você vai usar e sim de como você vai usar. Já vi jogos lindos com puro RTP, até demonstrações de scripts, já vi jogos com mapeamento pobre e vazio, mesmo sem usar o RTP. Os mapas dependem da imaginação do seu criador.

20/06/2020 às 18:46 #9 Última edição: 22/06/2020 às 11:36 por TuorEl
Aí eu vejo, também, uma outra questão.
Usar assets que são de fora do RTP, ou seja, sets em geral feito por outras pessoas, que você pode pagar (ou não), e depois achar um outro jogo que tem aquele mesmo asset ali dentro, não é muito longe do que vários jogos com o RTP.
Eu pessoalmente só gosto de usar o RTP, e uso o Rpg Maker desde o 2k.
Ao meu ver, é tudo uma questão de roteiro. Os eventos devem ter uma ligação entre eles para o jogo ser interativo, seja usando o RTP ou não. Por isso é que jogos como os do Rygar eram tão bom e servem de exemplo até hoje para quem ainda está começando.

eu uso o RTP justamente por que eu uso o rpg maker para treinar minha lógica de programação de uma forma divertida,então não me importo muito com a questão gráfica da coisa

Meus 2 centavos:
->Se vc for fazer um jogo comercial, não use nada do rtp, vc será taxado de preguiçoso, sem criatividade, fazedor de bootlags da vida e diram q vc nõ sabe desenhar ou compor musicas. Experiencia própria.  :pare:
Salvo uma coisa ou outra os assets do rtp são bem manjados em qualquer loja online de games, e o preconceito é de mais de 8 mil!
->Se for fazer algo pra testar código, ou só por diversão, use e abuse dele. Quer fazer um jogo pro seu irmão pequeno? pra sua namorada(o)? vá em frente e seja feliz. :heart:
: Intel Xeon E3-1225 v3 3.20GHz | Nvidia K2000 2GB GDDR5 | RAM 8GB DDR3 1600GHz | SeaGate Blue 2TB
O Mega Drive Nunca Morrerá em Nossos Corações.

Projeto Leyria RPG para SEGA Mega Drive/Pc