O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Make the RPG - 21ª Edição

Iniciado por Gabriel, 06/09/2019 às 16:06

06/09/2019 às 16:06 Última edição: 18/09/2019 às 18:03 por Raizen

Prezados!

É com enorme satisfação que lhes apresento a vigésima primeira edição desta tão adorada revista Maker. Esta edição foi especialmente forjada em sangue, lágrimas e suor por toda a magnífica equipe do Condado. Feita, sem custo, diretamente para vocês. Aproveitem e saboreiem esta que sinaliza o encerramento de um ciclo e o início de uma nova fase, tanto para o Condado, quanto para a revista.

"Se não puder voar, corra. Se não puder correr, ande. Se não puder andar, rasteje, mas continue em frente de qualquer jeito." - Martin Luther King

Nessa edição, vejam formas de Pensar pequeno e fazer grande; acompanhem nossas colunas: As frustrantes características anti -frustação & A escrita em games: Grandes ideias, histórias nem tanto...; trouxemos uma entrevista bem divertida com o nosso carismático: Yoshi ; O quão ativo é o sistema de batalha ativo?; desta vez, aprendam funções mais avançadas do aplicativo Aseprite; desenvolva Interagindo códigos e eventos; apreciem O impressionismo musical nos jogos. E muito mais!



Confira já todo esse conteúdo:




Postagem original por Dobberman


Boa. Para o pessoal que chegou nos últimos meses e não conhece: é a última revista viva sobre RPG Maker e afins. Vale a pena conferir o trabalho. o/

Citação de: Corvo online 06/09/2019 às 18:17
Boa. Para o pessoal que chegou nos últimos meses e não conhece: é a última revista viva sobre RPG Maker e afins. Vale a pena conferir o trabalho. o/
Com certeza temos que apoiar como podemos  :wow:

E essa edição está bem show!

06/09/2019 às 23:52 #3 Última edição: 06/09/2019 às 23:58 por Victor Sena
Ufa, passou da 20ª edição. \õ/

Não conheço toda a equipe que concretizou a revista, como o Yoshi que esta de saída, mas lembro quando começaram e olha onde vocês já estão, na 21ª! Eu torço para continuarem nesse pique com mais edições da revista, mesmo tendo vacas magras na anterior. Poxa, vocês já realizaram um desejo de superar a Maker World a 6 edições passadas, agora precisam dobrar a meta. :)

Sou saudosista e ver as matérias de lendas do RPG Maker me deixa curioso para mais edições. Recentemente estava querendo buscar as origens do RTP para RPG Maker, principalmente o XP, quem participou/contratado da Pixel Arte na equipe na versão XP? Na minha opinião em relação a pixel é a mais trabalhada e variada diferente das versões VX, VX/Ace e MV que parecem melhorias do 2000 e 2003.
Apesar de termos poucas variações em certos objetos sendo diferenciados levemente por algumas cores como os moveis verdes, bege, marrom escuro e claro. Mas cada characters segue um tamanho e largura diferente, todos os monstros tem characteres em todas as posições e animados, as variações para montar os telhados das casas é muito satisfatório, como não esquecer das árvores que são utilizadas até hoje sendo até remasterizadas, não possui limite de altura de um tileset, apenas os autotiles... "onde vivem, como comem, o que esses artistas fazem?"

Eu não sabia do evento de navios e o de pequenas obras, fiquei um tempo fora da comunidade depois do último evento para organizar umas coisas aqui na Centro e na minha vida também, gostaria de ter participado. Pelo que parece o 2º teve mais participações e espero que isso motive mais a equipe da Condado a continuar elaborando eventos.

Assustadora a moça do machado não? uuh. Já passei pela MRM por pouco tempo em 2010~2011 e não lembro do nick do artista ou suas artes, mas gostei do que vi. Já estou anotando para próxima semana de expo...

A matéria do Rafael já diz muito do que ando sentido jogando, recentemente Hitman para PS4, demorei pra jogar jogos dessa nova geração então eu esperava apanhar muito até completar a missão, mas foi totalmente ao contrário, é fácil distrair um por um, de portas fechadas não ouvem nada, as escolhas das formas que você elimina os alvos são bacanas e interessantes, mas afogar todos eles em cada cidade/missão já me deixa... ta, mas eae, algo novo?
Talvez não seja o estilo de jogo para mim, mas me senti animado no começo e querendo explorar tudo, porém com o tempo foi desgastando, joguei também Horizon Chase Turbo pelo fator de saudosismo, já sabia de onde tirariam as referências e pelo jogo ser bem simples eu joguei ele mais vezes que os demais e completei todos os desafios para liberar os carros e de vez em enquanto jogo a partida sobrevivência, já competir contra os players pelo tempo é impossível, eles são máquinas!

Manter o equilíbrio em um projeto nunca é fácil mesmo, eu mesmo nunca consegui, sempre fui para o lado da arte. Perco fácil a paciência em montar eventos e textos, principalmente as cenas de diálogos. Foi e é um dos motivos principais que ainda não desenvolvi uma história mais trabalhada, até comprei um caderno de anotações para isso, tenho que criar vergonha na cara pra começar, pois ideias eu tenho e já tive, mas executar ainda fica fora de questão.
Inicialmente eu pensava em criar um grande RPG como as empresas que nós admiramos, mas nunca pensei em começar de baixo, jogos pequenos seja eles por celulares ou apenas mini-games, teve até proposta entre os amigos que me motivou a voltar, porém infelizmente não foi para frente.

Muito bom ver o destaque que o aseprite esta tendo, pelas opções ele me parece um programa bem completinho, o vejo sendo muito usado para as animações de movimento em vídeos no youtube, ainda não testei, mas pretendo em breve.

Obrigado, continuem firme e forte!

2010 ~ 2016 / 2024

Queridos comprades da CRM, passando para agradecer pelo apoio que vcs tanto oferecem a nós da revista, minhas saudações ao mestre Raizen e Corvo soturno da trevas kekekekeke.

CitarNão conheço toda a equipe que concretizou a revista, como o Yoshi que esta de saída, mas lembro quando começaram e olha onde vocês já estão, na 21ª! Eu torço para continuarem nesse pique com mais edições da revista, mesmo tendo vacas magras na anterior. Poxa, vocês já realizaram um desejo de superar a Maker World a 6 edições passadas, agora precisam dobrar a meta. :)

Pois é man nem eu acredito, a revista Make the RPG incrivelmente é uma das poucas que anda por ai firme e forte apesar de umas quedas, mas acredito que seja normal para todo grande criador de conteúdo sempre tem seus altos e baixos, a frequencia vs qualidade é um dos maiores desafios que todos temos que superar todos os dias.

CitarSou saudosista e ver as matérias de lendas do RPG Maker me deixa curioso para mais edições. Recentemente estava querendo buscar as origens do RTP para RPG Maker, principalmente o XP, quem participou/contratado da Pixel Arte na equipe na versão XP? Na minha opinião em relação a pixel é a mais trabalhada e variada diferente das versões VX, VX/Ace e MV que parecem melhorias do 2000 e 2003.
Apesar de termos poucas variações em certos objetos sendo diferenciados levemente por algumas cores como os moveis verdes, bege, marrom escuro e claro. Mas cada characters segue um tamanho e largura diferente, todos os monstros tem characteres em todas as posições e animados, as variações para montar os telhados das casas é muito satisfatório, como não esquecer das árvores que são utilizadas até hoje sendo até remasterizadas, não possui limite de altura de um tileset, apenas os autotiles... "onde vivem, como comem, o que esses artistas fazem?

Ta ai uma boa pergunta que até hj tento responder, um dos maiores mistérios makers que existem na internet é os art designers do RTP, não é uma informação muito divulgada por ai, acho que o único que conheço é o art designer da capa do MV, que por sinal é um baita freelancer japa da internet (talvez eu fale dele em edições futuras do Lendas) , mas confesso que sua instigação me fez ter interesse em pesquisar, quem sabe em edições futuras eu não acabe publicando algo relacionado (e confesso que tenho bastante interesse rsrs).

CitarA matéria do Rafael já diz muito do que ando sentido jogando, recentemente Hitman para PS4, demorei pra jogar jogos dessa nova geração então eu esperava apanhar muito até completar a missão, mas foi totalmente ao contrário, é fácil distrair um por um, de portas fechadas não ouvem nada, as escolhas das formas que você elimina os alvos são bacanas e interessantes, mas afogar todos eles em cada cidade/missão já me deixa... ta, mas eae, algo novo?
Talvez não seja o estilo de jogo para mim, mas me senti animado no começo e querendo explorar tudo, porém com o tempo foi desgastando, joguei também Horizon Chase Turbo pelo fator de saudosismo, já sabia de onde tirariam as referências e pelo jogo ser bem simples eu joguei ele mais vezes que os demais e completei todos os desafios para liberar os carros e de vez em enquanto jogo a partida sobrevivência, já competir contra os players pelo tempo é impossível, eles são máquinas!

Sem duvidas a matéria do Rafael conseguiu transmitir bem esta questão, nos dias atuais é bem dificil vc ver uma certa dificuldade em jogos, as coisas parecem estarem caminhando um rumo onde os desafios parecem estar desaparecendo.

CitarManter o equilíbrio em um projeto nunca é fácil mesmo, eu mesmo nunca consegui, sempre fui para o lado da arte. Perco fácil a paciência em montar eventos e textos, principalmente as cenas de diálogos. Foi e é um dos motivos principais que ainda não desenvolvi uma história mais trabalhada, até comprei um caderno de anotações para isso, tenho que criar vergonha na cara pra começar, pois ideias eu tenho e já tive, mas executar ainda fica fora de questão.
Inicialmente eu pensava em criar um grande RPG como as empresas que nós admiramos, mas nunca pensei em começar de baixo, jogos pequenos seja eles por celulares ou apenas mini-games, teve até proposta entre os amigos que me motivou a voltar, porém infelizmente não foi para frente.

Eu sei bem como é, em quase 10 anos de maker só agora estou começando a trabalhar em um projeto maker de verdade, é um desafio e tanto, porém não acho que seja necessário tu trabalhar para desenvolver um jogo a nível Triple A para que este seja um GRANDE JOGO, é possível criar grandes jogos com pequenos recursos, acho que tudo depende do quão criativo e inovador vc consegue ser utilizando os recursos que você tem, muitas empresas por aí tem grandes investimentos e muitas das vezes não conseguem nem aproveitar 1/3 de seus recursos, o que acaba tornando seus jogos medíocres e mal feitos (em muitos casos), e em contra partida tem diversos jogos indies por ai que dão um show de jogabilidade e narração. Mas como você mesmo disse, para que tudo isso seja possível é necessário tempo e paciência, coisa que muitos não estão dispostos rsrs

Muito bacana a revista, dei uma lida rápida e me impressiona o profissionalismo em compor algumas matérias. Parabéns. Poderiam tentar traduzir e postar nas comunidades internacionais também.

07/09/2019 às 13:20 #6 Última edição: 07/09/2019 às 13:21 por Victor Sena
Citação de: Cross MakerPois é man nem eu acredito, a revista Make the RPG incrivelmente é uma das poucas que anda por ai firme e forte apesar de umas quedas, mas acredito que seja normal para todo grande criador de conteúdo sempre tem seus altos e baixos, a frequencia vs qualidade é um dos maiores desafios que todos temos que superar todos os dias.
Citação de: NightWalker online 07/09/2019 às 11:32
Muito bacana a revista, dei uma lida rápida e me impressiona o profissionalismo em compor algumas matérias. Parabéns. Poderiam tentar traduzir e postar nas comunidades internacionais também.

Concordo, mas talvez abranger ela para o inglês dificulte as coisas, porém pode ajudar a divulgar o trabalho de vocês, quem sabe adquirem parcerias boas no processo.

CitarTa ai uma boa pergunta que até hj tento responder, um dos maiores mistérios makers que existem na internet é os art designers do RTP, não é uma informação muito divulgada por ai, acho que o único que conheço é o art designer da capa do MV, que por sinal é um baita freelancer japa da internet (talvez eu fale dele em edições futuras do Lendas) , mas confesso que sua instigação me fez ter interesse em pesquisar, quem sabe em edições futuras eu não acabe publicando algo relacionado (e confesso que tenho bastante interesse rsrs).

Sobre a capa, desde o 2000 eles colocam o artista da capa, porém não sei se é o mesmo dos battlers. Um que é evidente ser o criador da capa e das faces/pictures/bigfaces nas versões DS e DS+ é @minafumi

Então eu tinha enviado um e-mail para a Tkool do japão e a resposta deles foi algo como "esta nos créditos do manual". Eu olhei o manual do RPG Maker XP da versão RMWeb e não encontrei nada, ai fico na dúvida se é um manual físico junto da compra do programa em físico também ou só existe na versão japonesa. Até baixei o trial pra testar, mas o idioma dificulta muito.

Citação de: 【ツクールシリーズお問い合わせ窓口】初めに、この度ご連絡いただきました件につきまして、スタッフをお知りになりたいということでしたら、マニュアルのスタッフクレジット欄に記載がありますので、ご確認いただければと思います。

Antes de mais nada, se você gostaria de conhecer a equipe sobre o assunto que entrou em contato, verifique a coluna de crédito da equipe no manual. ~ Google Tradutor

Citação de: Cross MakerEu sei bem como é, em quase 10 anos de maker só agora estou começando a trabalhar em um projeto maker de verdade, é um desafio e tanto, porém não acho que seja necessário tu trabalhar para desenvolver um jogo a nível Triple A para que este seja um GRANDE JOGO, é possível criar grandes jogos com pequenos recursos, acho que tudo depende do quão criativo e inovador vc consegue ser utilizando os recursos que você tem, muitas empresas por aí tem grandes investimentos e muitas das vezes não conseguem nem aproveitar 1/3 de seus recursos, o que acaba tornando seus jogos medíocres e mal feitos (em muitos casos), e em contra partida tem diversos jogos indies por ai que dão um show de jogabilidade e narração. Mas como você mesmo disse, para que tudo isso seja possível é necessário tempo e paciência, coisa que muitos não estão dispostos rsrs

Concordo com você e já tive a ideia no quesito arte sem muita história e como seria a estrutura, algo como invadir um castelo/fortaleza/cidade de forma furtiva nos moldes de mapas estilo RPG Táticos de GBA por níveis ou fases, porém seria Action. Eu acredito que não seria ideal fazer no RPG Maker por conta da visão do jogador.

2010 ~ 2016 / 2024

CitarMuito bacana a revista, dei uma lida rápida e me impressiona o profissionalismo em compor algumas matérias. Parabéns. Poderiam tentar traduzir e postar nas comunidades internacionais também.

Isso é uma coisa que sempre pensei em fazer em relação a revista, no entanto nossa equipe não possuí muito tempo e disposição para realizar isso, ainda é um sonho que pretende-se alcançar por parte de alguns (mas que está longe disto) mas saiba que temos portas abertas a quem quiser se dispor a se dedicar a fazer isso pra gente :heart:

CitarSobre a capa, desde o 2000 eles colocam o artista da capa, porém não sei se é o mesmo dos battlers. Um que é evidente ser o criador da capa e das faces/pictures/bigfaces nas versões DS e DS+ é @minafumi

Então eu tinha enviado um e-mail para a Tkool do japão e a resposta deles foi algo como "esta nos créditos do manual". Eu olhei o manual do RPG Maker XP da versão RMWeb e não encontrei nada, ai fico na dúvida se é um manual físico junto da compra do programa em físico também ou só existe na versão japonesa. Até baixei o trial pra testar, mas o idioma dificulta muito.

Citação de: 【ツクールシリーズお問い合わせ窓口】
初めに、この度ご連絡いただきました件につきまして、スタッフをお知りになりたいということでしたら、マニュアルのスタッフクレジット欄に記載がありますので、ご確認いただければと思います。

caraca parece que não fui o unico a realizar baitas pesquisas sobre os lendários makers do rtp kkkkkkk o do DS eu ja conhecia tenho a conta dele no site da pixiv, mas não conhecia seu site oficial, pode ser bem útil para futuras matérias rsrs

CitarConcordo com você e já tive a ideia no quesito arte sem muita história e como seria a estrutura, algo como invadir um castelo/fortaleza/cidade de forma furtiva nos moldes de mapas estilo RPG Táticos de GBA por níveis ou fases, porém seria Action. Eu acredito que não seria ideal fazer no RPG Maker por conta da visão do jogador.

Ta ai uma baita ideia, só tirar do papel e colocar em mãos (aguardando por issso kekeke)