O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

RPG Maker VX Ace já chegou ao seu limite?

Iniciado por Uhtred, 16/09/2014 às 15:43

Em uma conversa com a staff debatemos um pouco sobre isso e gostei de ler as opiniões do pessoal da staff sobre isso, e pensei em abrir esse tópico pra ver a opinião de todos sobre o assunto.

É visível o declínio do RPG Maker no Brasil e talvez até no mundo todo, e na minha humilde opinião isso se deve ao fato de que o RPG Maker VX Ace já chegou ao seu limite, não temos mais muita coisa a ser feita em cima da engine que já não tenha sido feita por alguém, e com isso chega a desmotivação e falta de interesse geral na engine.

Acho que com o VX e Ace chegamos ao ápice do desenvolvimento de mapas em parallax, chegamos a ter praticamente todos scripts possíveis com o RGSS3 que poderíamos ter, não se tem muito mais o que inovar e a desde um tempo atrás não se tem muito mais o que inventar pra manter essa engine viva por muito mais tempo.

Minha espectativa é que seja lançado um novo RPG Maker para termos uma nova "corrida do ouro" na criação de projetos, aquela corrida legal que acontece onde todo mundo quer ser o primeiro a lançar um projeto/jogo na nova engine, onde os scripters começam a lançar sistemas diferentes e complexos, onde novos métodos de mapeamento e de eventos surgem entre outras coisas.

E caso isso não ocorra, talvez seja hora de abrir os horizontes e nos tornarmos uma comunidade de desenvolvedores indie, ao invés de uma comunidade fechada com o RPG Maker.

O que acham? Temos muito mais tempo com o VX Ace? Devemos ampliar nosso conteúdo e abranger outras engines? Ou ficamos na espera da Enterbrain?


Acho que é uma questão bem interessante para ser discutida. No geral eu acho que se ficarmos esperando por uma nova engine poderemos  ficar esperando sabe-se lá quanto tempo. Ai vem o caso de nós entrarmos no mundo de outras engines... bem dependendo as circunstâncias acho que não seria má ideia, pois assim o fórum não acabaria ficando o dia todo sem nenhum tópico.

Na minha opinião, seria bom que fosse feito um novo RPG Maker, mas eu não boto fé nisso não... pra mim eu imagino que a empresa não esteja pensando em uma nova engine, não sei se estou falando besteira, mas acho que eles não se importam muito com o fato de nós estarmos sedentos de um novo RPG Maker.

Resumindo a bagaceira toda que eu escrevi... eu acho que sim, se for necessário seria bom abranger novas áreas fazendo assim as engrenagens do fórum moverem a todo vapor.

É isso  :XD:
Prazer, Terror dos Modinha

 Sim, acredito que daqui um tempo(num futuro perto :v) precisaremos abranger essa comunidade, para uma comunidade Indie. Acredito eu, que o Ace está perto do limite, mas ainda não no limite em si.

Os makers — veteranos/intermediários, estão se sentido desmotivados, pois exploraram o que tiverem de se explorar na engine e como não há nada de novo na engine, acaba que ficando meio "chato" de se mexer.

Se a Enterbrain for lançar uma nova engine, que tenho lá minhas dúvidas se realmente vão. Acredito que irá dar um gás a mais para os makers, porém no futuro se tiver essa nova engine, pode vim um debate semelhante a esse, então eu apoio uma comunidade Indie.



Eu até acredito que a Enterbrain vá lançar algo, talvez até no ano que vem. Lembro que essa desconfiança em um novo maker vinha desde o 2k e depois o 2k3, ninguém acreditava que viriam os próximos e eles acabaram vindo, claro que na época era muito mais difícil de se descobrir que uma engine estava em desenvolvimento, hoje é muito mais fácil e rotineiro os boatos sobre lançamentos de jogos/programas e etc, e até agora não temos nada em relação a um novo maker...

Enfim, bom saber ... quem sabe ampliamos nossa Centro pra outros níveis.

É um pouco triste saber que essa linda engine de criação de rpg's está chegando no limite, e é difícil decidir mudar todo o fórum por conta disso, realmente a mudança seria muito grande, até o nome do fórum iria mudar.

Más é evidente que a maioria das pessoas estão sedentas por um novo rpg maker, aqui no fórum mesmo tem uns 3 tópicos se não me engano falando sobre isso.
Mas eu também acho que dar espaço a outras engines seria radical demais.

Mas nisso muita gente vai concordar comigo: o forum está cada vez mais afastado do rpg maker em sí, como assim? as pessoas estão mais enteressadas a fazer; pixel-art, design, roteiros, e etc.

Eu vou concordar com qualquer decisão da staff mas eis minha proposta: se forem adicionar suporte a mais engines, pelo menos esperem, esperem um pouco mais. é chato ficar esperando a enterbrain lançar outro rpg maker, mas é o unico jeito no momento.

Mas eu creio que nesse tópico todos iremos decidir á melhor forma de voltar á ativa a todo vapor!   :ok:
:linha3:
01110111 01101001 01100011 01100011 01100001
:linha3:

Sinceramente, assim que vocês abrangerem a "Centro RPG Maker" para a "Centro Indie Games", cê vai ver só a explosão de nego de tudo quanto é engine que vai brotar aqui. Jogos maneiros de várias engines iriam ganhar destaques, developers supostamente mais experientes iriam vencer o preconceito de se misturar com makers e no final o que ia prevalecer não seria uma comunidade de makers, mas de verdadeiros developers de todos os tipos, e gostos. Prevejo muito mais incentivo no game developing em si do que uma luta incessante pra inovar no que já não dá mais pra ser inovado.
Eu acho que deixar isso aqui mais eclético é uma decisão madura e evolutiva. O cenário maker não dá mais aquela tara de antigamente.
Sério. Pode ser que eu tenha falado besteira acima, mas eu ainda acho isso uma boa.
Gifts:
Danti | Misty


Concordo com o que a Super Tifa falou. Porém, só adiciono: o povo do RPG Maker tá meio disperso, e tem um risco da ferramenta desaparecer em meio às outras plataformas (Game Maker e Unity, por exemplo) por causa das suas limitações. Acho que vai ser ainda mais difícil ver projetos de verdade sendo feitos nele... mas, se isso for pra trazer mais desenvolvedores e conteúdo para a comunidade, talvez isso não seja uma coisa ruim.

O negócio Auron é que tem uma galera Maker aí que é ortodoxa demais, querendo que o RPG Maker se torne uma ferramenta tão impactante quanto outras engines, por isso bem provável que fiquem contra a comunidade se expandir por medo do maker ser esquecido. Mas como querer que o maker não seja esquecido, se nem pra ser LEMBRADO direito os makers o fazem? Alguém por acaso levou o maker à fronteiras além do que já é conhecido? Não. Ah, To The Moon. E os outros projetos que prometiam ser do mesmo nível, continuaram como promessas. E não dá pra gente culpar os developers por não terem concluído os projetos, eles tem os motivos deles.

O foda não é a engine ser esquecida não, e sim ver o monte de nego talentoso que tem aqui se matando pra fazer um jogo sozinho, sendo que poderiam ser unir e fazer algo monstruoso, juntos, com tudo original.
Mas essa coisa utópica da qual estou falando não ocorre aqui no Brasil.
Gifts:
Danti | Misty


16/09/2014 às 18:39 #8 Última edição: 16/09/2014 às 18:43 por Fábio Pichler
Concordo que não se tem muito a inovar, pelo menos em scripts pro RM (minha área), e é realmente difícil ter motivação em mexer com ele, sabendo que qualquer ideia que se possa ter, não será nada inovador, ou pelo menos há uma grande chance de não ser.

Eu mesmo, já tentei várias vezes ter ideias sobre algo inovador, mas as ideias sempre acabam esquecidas, pois já não serão de grande utilidade pro pessoal.

O negócio é fazer coisas que já foram feitas antes, mas o ânimo já não é exatamente o mesmo.

Acredito que lançarão um novo RPG Maker em breve e outros, futuramente. Só não tenho ideia nem informações de quando.

Tifa, até concordo com o que você falou, mas juntar as pessoas que mais se destacam e fazer com que elas trabalhem em um projeto cujo a expectativa seja meio "tensa", digamos assim (até porque pra fazer um sucesso com um jogo, a equipe precisaria até de alguém que manjasse ao menos um pouco de marketing pra fazer a coisa toda andar a níveis "grandes") é complicado.

Eu estou produzindo com minha namorada, que me ajuda e me apoia bastante. A única coisa que fiz até hoje é tirar dúvidas de certas coisas que me penduravam. Até hoje nunca consegui criar scripts próprios, muito menos sistemas. Por mais que eu estude, nunca gravo nada que consigo "tentar" pegar.

O que muitas pessoas ficam de cara, é porque olham e veem projetos sendo lançados de qualquer jeito, alguns bons e outros ruins e acabam por pensar que os "grandes" nomes do cenário nacional não vão dar a mínima pra projetos de iniciantes.

Eu vejo tanto desenhista fodão (tipo você mesmo) que nem se quer entra em projetos, ou scripters muito bons que... Apenas fazem scripts pra comunidade, e é a grande maioria (e olha que grande parte dos scripts nem são usados pelos iniciantes).

O que vejo é que os pequenos estão querendo crescer (visto o número de projetos que saem e nenhum deles é de nomes conhecidos) e os "grandes" estão cada vez se ligando a coisas fora do mundo Maker.

Eu queria muito ver um projeto feito por Raizen, você, Kaedalus, Cesar e outras pessoas que ja conhecemos por ai... Colocar tudo dentro de um liquidificador e ver o resultado que teríamos, mas simplesmente não vejo a atitude necessária pra que isso ocorra.

E não teria o porque eu pedir, até porque o máximo que eu teria é um "não" (não estou julgando sem ver, até porque se é pra eles estarem em um projeto, eles ja estariam em algum, porque tem de monte ai e aposto que convite não falta).

E bom tópico de debate. :)

Pode ser que a engine em si já esteja saturada , mas criatividade para inventar novos tipos de jogos na engine acho que ainda existe bastante.
Tem muitas ideias de jogos que ainda nunca foram concluidas. Queria lembrar tbm que o RPGMAKER VX ACE está com 75% de desconto na Steam.
Sim eu estava usando o pirata , mas vou ir lá comprar agora ! Você que usa o pirata também, faça o favor e (ajude a empresa) compre está só R$29,00 de R$119,99 por R$29,00.

Bem, um novo Maker seria um tanto desnecessario levando em conta as multiplas ferramentais do Ace, caso seja lançado um novo maker, ele comcerteza vai surpreender muito com suas novas ferramentas, até porquê é quase impossivel imaginar algo novo já que o Ace tem ferramentas perfeitas para a criação dos jogos. Talvez uma integração padrão de mouse, ou algum melhoramento na criação de eventos, pictures, etc, coisa que basicamente já existe, não podemos pensar em algo que já não seja possivel procurando bem. Ouvi dizer em alguns sites que a Enterbrain está trabalhando para aprimorar a biblioteca de códigos, o qua iria facilitar a nossa vida, e também a criação de scripts já que é necessario estudar muito RGSS para poder criar um bom script.

16/09/2014 às 19:45 #12 Última edição: 16/09/2014 às 19:58 por Cronus
Não acho que qualquer declínio tenha a ver com algum desgaste da versão mais recente do programa, levando em conta que ainda tem gente que usa RPG Maker 2000 até hoje, incluindo gente que desenvolve patches, plugins e afins. Não só ele, mas outras versões como o XP que também já é bem datado.

Eu não acho que tá em decaindo, pelo contrário. Se tá caído é na comunidade brasileira, porque os gringos ainda tem a força de sempre, ainda mais na RMWEB que é a comunidade oficial. Sempre tem muito movimento por lá e muita gente desenvolvendo projetos. Há também muitos projetos novos de boa qualidade sempre surgindo na RMN, que é provavelmente o portal de RM mais famoso e acessado da internet.

O RPG Maker atingiu o seu limite? Não sei. Mas não acho que isso seja algum critério definitivo pro suposto declínio que ele tá sofrendo na nossa comunidade. Mais provável que isso seja um reflexo dessa nova época onde há muitas alternativas acessíveis e mais versáteis pra se desenvolver jogos, onde as pessoas não tem mais que ficar se restringindo a nichos fechados como comunidades de RM.

Uma versão nova do programa poderia dar uma reanimada na situação, mas duvido muito que isso vai acontecer. E mesmo que aconteça, também duvido que vai ser algo muito diferente do VXA, levando em conta todo o investimento que rolou em cima dele e ainda rola com a comercialização dos seus produtos.

Quer uma sugestão? Parar de trabalhar nas comunidades como foco só pra RPG Maker e expandir um pouco mais pro desenvolvimento de jogos amadores no geral em engines semelhantes, como Game Maker e Construct.

EDIT: Vi que já comentaram sobre isso ali em cima, mas é isso aí mesmo. Se restringir a nicho já não ajuda mais ninguém, só atrapalha. Tem que começar a expandir, usar mais ferramentas, ter mais contato e meter mais a cara no desenvolvimento de jogos no geral, e não só no desenvolvimento de jogos com RPG Maker.

Ah, outra coisa. Como também falaram, a criatividade importa muito mais do que os aspectos técnicos da engine. Então o que tá faltando aí é inspiração, não um RPG Maker melhor.

Tesla
CitarEu estou produzindo com minha namorada, que me ajuda e me apoia bastante. A única coisa que fiz até hoje é tirar dúvidas de certas coisas que me penduravam. Até hoje nunca consegui criar scripts próprios, muito menos sistemas. Por mais que eu estude, nunca gravo nada que consigo "tentar" pegar.
É uma frustração que todos compartilharmos em algum momento, em áreas que não nos destacamos :/

CitarO que muitas pessoas ficam de cara, é porque olham e veem projetos sendo lançados de qualquer jeito, alguns bons e outros ruins e acabam por pensar que os "grandes" nomes do cenário nacional não vão dar a mínima pra projetos de iniciantes.
Parte disso é verdade, não vejo ninguém dando hightlight pra quem tá chegando agora, mas não depende somente dos outros. Cada um conquista seu próprio espaço, entende? Se ninguém te enxerga, é você que tem que fazer brilhar, mas admito que sozinho isso é algo arduo, a curto ou longo prazo. Não é tão fácil como falar.

CitarEu vejo tanto desenhista fodão (tipo você mesmo) que nem se quer entra em projetos, ou scripters muito bons que... Apenas fazem scripts pra comunidade, e é a grande maioria (e olha que grande parte dos scripts nem são usados pelos iniciantes).
Nota: A maioria dos fodões realmente nem sabem que são tão fodões assim ehsuehs. Mas eles fazem somente aquilo que eles são melhores. Hoje em dia, admito, não entro em qualquer projeto não. Mas não é por aparente arrogância não: Quando eu era noob e nenhum de vocês conheciam meu nome, eu quebrei a cara com 378238728372 projetos que foram cancelados. Projetos estes que entrei somente pelo desejo de fazer parte de alguma coisa e me sentir necessária. E agora que aparentemente sou necessária, existe a insegurança. E se eu trabalhar duro, e no dia seguinte vem o autor do projeto dizendo que cancelou? Pense nisso. Sendo novato ou não, o autor dos projetos precisam estar seguros do que querem, do contrário, melhor nem se importarem em chamar a negada :V (nota: EXPERIENCIA PRÓPRIA-re, já me fodi feio recrutando).

Mas isso não significa que eu recuse trabalhar com alguém pouco conhecido, pois se fosse assim o Pedro não roteirizaria o Arcana. Eu não trabalho com renomes, eu trabalho com propostas-rs.

CitarO que vejo é que os pequenos estão querendo crescer (visto o número de projetos que saem e nenhum deles é de nomes conhecidos) e os "grandes" estão cada vez se ligando a coisas fora do mundo Maker.
É um processo natural da vida, até. Os velhos saem, e os novos chegam, e assim surgem as novas lendas das novas gerações. Mas cadê eles? Cadê os projetos inovadores dos desconhecidos? Cade a delicia? Isso não é mais responsabilidade dos veteranos Tesla, eles já tiveram o palco pra eles e como tu mesmo disse, estão obtendo novas conquistas em outros interesses. Quem tem que se sobressair agora são os emergentes.

CitarEu queria muito ver um projeto feito por Raizen, você, Kaedalus, Cesar e outras pessoas que ja conhecemos por ai... Colocar tudo dentro de um liquidificador e ver o resultado que teríamos, mas simplesmente não vejo a atitude necessária pra que isso ocorra.
Vei, eu também, mas essa negada tacou sebo nas canelas :C.
Se algum dias eles quiserem concept arts meus pra um projeto fodão feito por todos os veteranos, I'll be waiting.
Eu poderia iniciar um projeto e chamá-los, por exemplo, mas não sei hein. Eu posso levar um não tanto quanto você caso estiverem muito ocupados, so I won't bother them.

Como eu disse: Essa coisa utópica não existe no Brasil.

Ps.: O ultimo nego que me chamou pra um projeto foi o Kamikaze há mais de 2 anos quando eu ainda era random. Falta convite sim, os caras parecem ter medo da gente. ewe
[close]


@Cronus: Eu concordo contigo. Eu andei recentemente pelas comus gringas e o negócio por lá tá BEM melhor que aqui, inclusive to ansiosa pelo lançamento de um fangame de Touhou em RPG de uma mina lá.
Sem falar no jeito fofo que eles atuam, como uma familia mesmo. Muito difícil tu ver os caras xingarem os projetos dos novatos.

Como eu tinha dito, é expandir. Aqui no brasil a coisa tá caindo, ainda arrisco dizer que aqui temos mais usuários de fóruns que makers.
Gifts:
Danti | Misty


Well, se fosse pra ter uma enquete, meu voto seria pra liberar geral, também.

@Tesla: O que me parece é que aqui no Brasil, o RM é visto pela maioria como uma ferramenta passageira de quem tá começando e quando acontece do cara ficar mais pro, parte pra outras engines mais... "sérias". Eu mesmo costumava pensar assim. Mas apesar de eu ter mudado de idéia, essa é a nossa cena. Como o Cronus disse, lá fora o número de caras fieis a plataforma e que se empenham em projetos trabalhosos é mais expressivo e aí, você acaba vendo por lá coisas dignas de jogo do ano em IGN.