O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Projeto da Semana

Iniciado por Sotelie, 02/10/2017 às 17:11

Projeto da Semana #48


O projeto selecionado foi Dark Fantasy, criado no RPG Maker 2003 por bussoli.



[box2 class=cat_bar title=Enredo: 4]
Por Corvo: O enredo parece bastante interessante, mas a apresentação é um tanto confusa. A introdução é um pouco bruta. Não é ruim por ser rápida, ela diz o jogador exatamente o que está acontecendo, porém, fica a sensação de Ah? Mas já?. Não é sequer dito ao jogador quando o jogo começa, se ele não se aventurar a testar as teclas pode pensar que o projeto está travado.
[/box2]

[box2 class=cat_bar title=Personagens: 4]
Por Corvo Não posso dizer que os personagens estão rasos, mas a apresentação dos mesmos está. Eu não tive tempo de conhecer o protagonista antes de ele mesmo perder a memória. Tudo bem que a situação na qual o jogo começa passa a sensação de urgência, mas vamos com calma. Quem é você e porque eu deveria me importar com o seu mundo? Também há alguns erros nos diálogos, mas em maioria são redundâncias.
[/box2]

[box2 class=cat_bar title=Mapeamento: 7]
Por Corvo: Apesar de vazios, os mapas estão bem agradáveis. O estilo dos tiles destoa bastante de um cenário para outro, mas individualmente a ambientação está bastante harmônica. Há pequenos erros na passabilidade, mas que não impedem o progresso no jogo.
[/box2]

[box2 class=cat_bar title=Interface: 2]
Por Corvo: Cumpre a proposta, apesar de sem alterações. Há uma mistura de linguagens no menu e pode confundir alguns jogadores. No mais, não tenho muito o que comentar, a estrutura se mantém como o padrão do RM 2k3.
[/box2]

[box2 class=cat_bar title=Jogabilidade: 6]
Por Corvo: Considerando o RM2003, o sistema de batalha está até bastante interessante. A movimentação e os ataques fluem rapidamente, sem os típicos travamentos dos ABSs. Ainda há alguns erros, como poder atacar e ser atacado no tile para o qual ainda se está caminhando.* O bug nas poções ainda dá um bocado de trabalho, principalmente quando o jogador enfrenta hordas de inimigos nos primeiros cinco minutos. Aliás, novamente peço desculpas ao autor por ter editado o jogo para corrigir o problema. Em minha defesa, as versões anteriores ao XP não codificam os arquivos.  :medo:

* Bug do RPG Maker. Assim que você aperta a tecla de movimento, o jogo considera que você já está no tile alvo e faz os devidos processamentos. A animação fica atrasada em relação ao que o jogador está vendo.
[/box2]

[box2 class=cat_bar title=Trilha Sonora: 3]
Por Corvo: As músicas estão bem planejadas. Repetitivas, de fato, mas estão de acordo com as cenas onde tocam. Porém, o tamanho dos arquivos me obriga a reduzir pela metade a nota que daria originalmente. O projeto está com 221MB. Destes, aproximadamente 190 são arquivos sonoros. Este tamanho, para um projeto do 2k3, é algumas milhares de vezes o que os estúdios usavam profissionalmente na época do SNES. Aliás, metade dos RPGs da época devem ter menos disso juntos.
[/box2]

[box2 class=cat_bar title=Nota Geral: 4.5]
Por Corvo: Vamos por partes. Bussoli é um membro bem ativo no fórum, o que me faz acompanhar seu trabalho por aqui. O progresso como desenvolvedor é grotescamente notável quando comparado aos jogos postados anteriormente. Dito isso, eis alguns pontos que ele já deve ter ouvido por aqui:

1) Título em inglês, jogo em português. 2) Instaladores são obsoletos, principalmente para RPG Maker. O mais curioso é que a sugestão de diretório é a pasta do RPG Maker 2003 dentro da pasta da Steam. Se você instalou o jogo sem prestar atenção, procure por lá.

O projeto tem bastante potencial, se lapidado. Acompanharei o progresso, pois gostaria bastante de ver no que isso vai dar.
[/box2]



Dadas as avaliações, o projeto foi classificado como RANK D!

Esse eu achei bem legal o sistema de batalham, sei que o bussoli está trabalhando em aprimorar o sistema então acho que vai melhorar ainda.
Também gostei do mapeamento, no geral acho que o projeto tem bastante futuro, foi uma bela escolha para o Projeto da Semana!

Projeto da Semana #49


O projeto selecionado foi Antares, criado no RPG Maker MV por j_junio_s.



[box2 class=cat_bar title=Enredo: 3]
Por Corvo: Rápido demais. Após os primeiros vinte minutos gravados acima, fiquei com algumas perguntas: O deus não poderia interferir na trama principal por ser uma disputa entre mortais? Mas tecnicamente é uma disputa entre ele e sua criação, portanto as outras divindades também seriam mortais? E quanto à moça do início que depois se revela ser uma enviada do mesmo? Convidou nosso distinto cavalheiro para jogar um rato fora por... quê mesmo?

Dá para se ter uma noção do início do enredo, para onde e por onde vai. Porém as ligações entre os trechos estão confusas. O jogador não têm tempo de assimilar o que está acontecendo.
[/box2]

[box2 class=cat_bar title=Personagens: 4]
Por Corvo Os personagens são interessantes porque estão e não estão definidos ao mesmo tempo. O protagonista, pela velocidade do ritmo da narrativa, passa de um estudante aplicado à aprendiz de combatente com a mesma facilidade em que trocaria de gravata. Os diálogos até fornecem um contexto básico, permitindo ao jogador deduzir algo aqui e ali, mas no geral a apresentação pode melhorar.

Quanto ao humor - também nos diálogos -, não sei se gosto ou desgosto. Joguem e concluam por vocês mesmos. :D
[/box2]

[box2 class=cat_bar title=Mapeamento: 3]
Por Corvo: Apesar de os mapas em si estarem bem vazios, um tanto quadrados e com poucos detalhes, logo no início temos uma variação interessante de cenários.
[/box2]

[box2 class=cat_bar title=Interface: 1]
Por Corvo: Um grande problema em não alterar a interface padrão do RPG Maker é que ela não tem identidade. Passa a mesma sensação em um jogo fantástico quanto num jogo futurista. Você engole porque não faz realmente alguma diferença entre ela estar ali ou não. Outro probleminha, não nativo, no caso, é a mistura de idiomas. Alguns termos do menu não estão traduzidos. Pouca coisa, mas pouca coisa incômoda.
[/box2]

[box2 class=cat_bar title=Jogabilidade: 2]
Por Corvo: Batalhar, explorar os mapas e abrir baús. Muitos baús. Também não houve alteração nesse ponto, então ficamos por isso mesmo.
[/box2]

[box2 class=cat_bar title=Trilha Sonora:2 ]
Por Corvo: Assim como a interface, as faixas do RTP são indefinidas. Nem boas, nem ruins. Até se encaixaram moderadamente bem nas cenas escolhidas, mas ocupam generosos 280MB do tamanho total do projeto. Não há muito o que dizer sobre elas.
[/box2]

[box2 class=cat_bar title=Nota Geral:2.5 ]
Por Corvo: 550MB é um tamanho considerável mesmo para o MV. Apesar dos pontos citados, o jogo é até legal. A introdução leva bastante tempo, mas quando percebi foram vinte minutos gravados. Gostaria de ver uma versão melhor trabalhada.  :XD:
[/box2]



Dadas as avaliações, o projeto foi classificado como RANK E!

Projeto da Semana #50


O projeto selecionado foi Freedom Fighters 3: The Legend of Suwn, criado no RPG Maker VX por Flannel.



[box2 class=cat_bar title=Enredo: 5]
Por Corvo: Antes de qualquer coisa, o projeto tem a essência de um anime. Um dos bem coloridos, felizes e cheios de wafers. Infelizmente, isto acabou me influenciando negativamente. Toda avaliação é subjetiva, então deixo a nota na média porque não seria justo avaliar um roteiro cujo público alvo não me inclui com trinta níveis de certeza absoluta. Entretanto, uma ressalva:

Como se pronuncia Suwn? Eu chutaria Svan, puxando pros nórdicos se a grafia fosse Swun:derp:
[/box2]

[box2 class=cat_bar title=Personagens: 3]
Por Corvo Também pode ser impressão minha, sempre achei a maioria dos personagens de anime uma casca colorida para empurrar o enredo. Deve haver bons sujeitos por aí, com profundidade, mas raramente eles chegam até mim. No primeiro capítulo, logo após sair da biblioteca com uma vaca na recepção - não é piada -, a protagonista do projeto começa a explicar o cenário, quem é ela etc. Uma cena perfeita se ela estivesse escrevendo um diário. Tire um print do primeiro diálogo e você conheceu todos os outros personagens do projeto.

Ao menos todos até a parte em que joguei, claro.
[/box2]

[box2 class=cat_bar title=Mapeamento: 4]
Por Corvo: Em alguns pontos a ambientação é boa. Em outros, há espaços vazios, repetição excessiva de objetos, até erros de passabilidade. Os interiores são melhores, talvez por serem menores. Isso é tudo o que se pode dizer do mapeamento.  :sad:
[/box2]

[box2 class=cat_bar title=Interface: 0]
Por Corvo: Nesta parte vou pegar bastante pesado, mas explico o porquê. Primeiro, há uma mistura de idiomas no projeto. Até o menu de título podemos pensar que está tudo em inglês, muito bem, mas ao início do jogo começam os diálogos em português onde os personagens usam termos em inglês e... Bem. É uma bagunça.

Outro ponto: em desenvolvimento em geral (de jogos ou não), existe uma coisa chamada experiência de usuário. Por exemplo, se eu vejo um botão com um X no canto superior direito da tela, não precisam me explicar que ele irá fechar o jogo. Em um RPG, principalmente RPG Maker, se vejo uma barrinha vermelha e outra azul, sei que são HP e MP, certo? Errado. Neste projeto as cores estão invertidas e este detalhe é um dos quais não se mexe. A não ser que você use cores totalmente diferentes, como verde pro HP e afins. Parece um detalhe ridículo, mas é a diferença entre o jogador entender a interface na primeira olhada ou não.

Observação: o ponto abaixo é descrito pelo autor no tópico. Citei aqui porque não avaliamos o tópico antes da demo, justamente para ter uma primeira impressão mais pura.

Segundo detalhe: o menu de seleção de capítulos possui as opções de dificuldade abaixo. Porém, não se engane. É a seleção de capítulos do jogo. Você vai ter de começar no fácil para entender o enredo. No vídeo deste tópico (os primeiros minutos da primeira sessão de jogo) iniciei diretamente no normal e não entendi absolutamente nada. Tanto é que parei o vídeo após ser atacado por duas Ekans. Poderia haver uma seleção de capítulos e outra para a dificuldade, pois uma coisa não depende necessariamente da outra.

Fora estes itens, há a disparidade de estilo em certos objetos, cenas e até inimigos, mas relevemos.
[/box2]

[box2 class=cat_bar title=Jogabilidade: 2]
Por Corvo: Exploração e batalhas, basicamente. Estas últimas podem ser um pouco chatas depois de um tempo, são bem repetitivas. E não fossem as setinhas te dizendo onde ir a exploração até que seria interessante. Veja bem, é bom mostrar ao jogador onde ele tem de ir quando seu cenário é muito grande, mas não o tempo todo. Passa a sensação de que não há liberdade para seguir o próprio rumo e um mundo que pode até ser aberto fica restrito em sua rota pré-definida.
[/box2]

[box2 class=cat_bar title=Trilha Sonora: 4]
Por Corvo: Também não posso avaliar este ponto. Tudo o que ouço são unicórnios felizes, purpurina e wafers kiwis. Não que seja necessariamente ruim, claro.
[/box2]

[box2 class=cat_bar title=Nota Geral: 3]
Por Corvo: Finalmente, terminamos. Primeiro, meus parabéns ao criador. Não é um projeto concluído, mas três. Mais que a maioria de nós aqui presentes e terminar o fardo já é uma conquista e tanto. E, sabendo que são três, posso dizer o tamanho está até aceitável. Três jogos mais o RTP do VX em 397MB. Mas evidentemente, muita coisa inclusa poderia ser removida, porque não foi utilizada. Há arquivos de texto e prints dentro das pastas.

Por fim, gostei do projeto mais do que presumi. É bem legal ver o progresso do desenvolvedor conforme o jogo avança, ainda pretendo terminar e chegar no nível difícil. Desta vez, entendendo o que se passa. Ah, e esperem comemorações pelo 50º projeto avaliado. :D
[/box2]



Dadas as avaliações, o projeto foi classificado como RANK D!

Bom eu joguei também, eu achava que ia receber um C pelo nível de avaliação rigorosamente precisa do Corvo  :malvado: .
Acho que o que jogou muito para baixo foi realmente a interface, teve vários pontos com paint que realmente tiraram um pouco o clima do jogo.
No geral o jogo ficou legal e realmente dá para ver que foi melhorando também.

E parabéns pela 50º edição  :wow: ! Foram 50 projetos avaliados pelos mestres das avaliações! Quem venha o 100º!

Projeto da Semana #51


O projeto selecionado foi Castle Quest, criado no RPG Maker VX Ace por DiegoBacon.



[box2 class=cat_bar title=Enredo: 3]
Por Corvo: Primeiro, vale citar que a demonstração é minúscula. Coisa de cinco minutos se você não enrolar, não explorar nem lutar todas as batalhas. Dito isso, é pouquíssimo tempo para avaliar a história, mas que neste tempo não apresentou a proposta muito bem. Dá para se ter uma vaga ideia do contexto ao chegar na vila/vilarejo acessível. Ambiente um pouco bagunçado estruturalmente, mas que pode ser intencionalmente assim. No fim das contas, o mundo parece estar em movimento, como deve ser.

No mais, lembra bastante alguns jogos clássicos em que o jogador é largado às traças no mapa. Ele que se vire.  :sera:

Por Gabriel N.: Como já citado pelo Corvo, a demonstração é minúscula e nesse pouco tempo o jogo não apresenta nenhuma trama ao jogador, o máximo que se tem para imaginar uma trama são as poucas informações soltas sobre o universo do jogo.

Apesar disso, existe algo, talvez o sentimento de recordar os jogos mais clássicos, que segura o jogador durante a demonstração e, apesar de não apresentar nenhuma história maior, consegue trazer o interesse de se jogar mais quando disponível.
[/box2]

[box2 class=cat_bar title=Personagens: 0]
Por Corvo Pode ser pelo pouco tempo de apresentação, mas os personagens são irrelevantes até o momento. Poderiam ser tocos de madeira sem perdas na narrativa. Este recurso não é um problema em si, os primeiros Final Fantasy funcionavam da mesma forma. Aqui, entretanto, eles possuem um levíssimo pano de fundo para justificar suas classes.

Por Gabriel N.: Não possuem nomes e sequer diálogos para que o jogador os conheça. O mago vendedor de itens parece mais interessante que todos os três personagens da equipe juntos. Isso pode ser um problema se eles não forem melhor desenvolvidos adiante na história.
[/box2]

[box2 class=cat_bar title=Mapeamento: 3]
Por Corvo: Complicado. Os mapas não estão necessariamente ruins, porém há alguns espaços vazios em todos eles. Outras partes estão detalhadas em excesso. No geral, dá pra notar um certo cuidado, principalmente com os formatos, mas a diferença entre os tiles e a desarmonia de cores pesa bastante.

Por Gabriel N.: O mapeamento é bom, mas a escolha de recursos nem tanto. Os mapas do castelo, por exemplo. são bem aconchegantes, mas até mesmo nele os tiles não combinam com os gráficos dos personagens e essa discrepância só aumenta a cada mapa, chegando a vila onde temos um pequena bagunça de recursos. Selecionar melhor os recursos e até mesmo editá-los é uma boa. O que mais incomoda são as cores que se destoam demais umas das outras.
[/box2]

[box2 class=cat_bar title=Interface: 0.5]
Por Corvo: Assim como no mapeamento, há uma certa desarmonia entre os estilos usados. A tela de título destoa do menu principal que destoa do resto. E não houve alterações nas telas padrão. Funciona, mas não colabora com uma identidade visual para o projeto.

Por Gabriel N.: Não houveram mudanças na estrutura das interfaces e, dos gráficos que foram alterados, me incomodou bastante as cores usadas nas barras de HP e MP e nas informações de status. Por exemplo, a cor que indica que um equipamento dá mais dano parece a cor que indicaria que ele dá menos dano que o atual e a cor que indica que ele dá menos dano parece uma cor que indicaria justamente o contrário. Existem certas convenções que não devem ser mudadas, pode acabar ficando confuso.
[/box2]

[box2 class=cat_bar title=Jogabilidade: 2]
Por Corvo: Pela demonstração também é pouca coisa para avaliar, mas aparentemente se resume à exploração e batalhas. O problema dos combates é que o sistema - também padrão - é bem repetitivo. Considerando a frequência de aparição dos monstros, o jogador pode tender a escapulir o máximo possível. Sem evoluir, o jogo ficaria mais difícil e ele teria de batalhar cedo ou tarde.

Da exploração até gostei. Como disse, os mapas não estão ruins e o contexto do universo parece interessante.

Por Gabriel N.: Também não houveram mudanças se comparado a estrutura padrão do RPG Maker. Notei que nas batalhas. que são aleatórias, os monstros dão menos experiência que o normal. Precisei batalhar com quase 20 inimigos para alcançar o nível 2. Não sei com que parâmetro esses valores foram mudados, mas talvez fosse melhor revê-los.

Senti falta de mais interação. Também não sei se o desenvolvedor ainda pretende trabalhar nisso, é provável que sim, mas seria interessante se adicionasse interações diferentes, como mini-games, no festival do vilarejo.
[/box2]

[box2 class=cat_bar title=Trilha Sonora: 3]
Por Corvo: Temos uma trilha que não esbanja (tanto) o espaço da pasta, mas que também destoa dela mesma em diversos momentos. É comum colocarmos nossas músicas preferidas de cada jogo onde achamos que elas se encaixam, talvez se encaixem mesmo. Mas somente naquele momento específico. Quando consideramos o jogo como uma peça única, é fácil perceber o quão efetivo é manter a harmonia entre os recursos.

Por Gabriel N.: São boas músicas, mas não funcionam muito bem onde foram usadas. A música do castelo é um ótimo exemplar, muito bonita, mas não remete em nada a um castelo.
[/box2]

[box2 class=cat_bar title=Nota Geral: 2]
Por Corvo: Não posso dizer que não gostei. A vila da demonstração tem um ambiente muito legal, como disse, em movimento. Não tomem a nota que damos à demonstração como a nota do jogo. É o que pudemos avaliar com base no pouquíssimo conteúdo disponibilizado. Acredito sim que seja um projeto com potencial. É um dos primeiros do autor e já está se aventurando com os scripts, edição de recursos e afins. Espero uma demonstração um pouco maior e, com certeza, notícias sobre a versão final.  :XD:

Por Gabriel N.: Me surpreendi com a duração da demonstração, quando pensei que fosse realmente começar na verdade já estava era acabando. De toda forma, dá pra perceber que o desenvolvedor tem um mundo interessante em sua cabeça e que, apesar de ainda não ter apresentado nenhuma trama maior para o desenvolvimento do jogo, pode servir de palco para um bom RPG que evoca o sentimento daqueles jogos mais antigos e clássicos. Pode dar um resultado bem legal quando finalizado.
[/box2]



Dadas as avaliações, o projeto foi classificado como RANK E!

01/09/2019 às 08:33 #81 Última edição: 01/09/2019 às 13:31 por Raizen
Projeto da Semana #52


O projeto selecionado foi Permaneça Vivo, criado no RPG Maker VX Ace por Biel1595.



[box2 class=cat_bar title=Enredo: 2]
Por Corvo: Um problema bastante comum: excesso de mistério no início. Eu não conheço os personagens e não conheço o mundo em que eles vivem. Até aqui, pouco importa o que está acontecendo com o camarada da toquinha, ele pode até estar interessado em procurar respostas, mas como jogador eu gostaria muito mais de explorar a floresta. Parece um lugar interessante.
[/box2]

[box2 class=cat_bar title=Personagens: 3]
Por Corvo: Não posso dizer que são personagens rasos, é pouco conteúdo para avaliar. Mas a apresentação não é muito boa. A não ser que seja intencional mostrar a falta de empatia do protagonista, já que visualizamos a narrativa pelo seu ponto de vista. Neste caso estaria tudo bem, rápido, mas tolerável.
[/box2]

[box2 class=cat_bar title=Mapeamento: 8]
Por Corvo: Não se pode negar que a ambientação está excelente. Talvez um pouquinho exagerada nas partes escuras, mas se encaixa bem com o estilo. Até gostei da passabilidade, pensei que estaria bem travada mas flui bem.
[/box2]

[box2 class=cat_bar title=Interface: 6]
Por Corvo: Razoável. É bem simples e combina bastante com o estilo do projeto. O que mais me incomodou foi a caixa de diálogos com frases extrapolando o tamanho. Por isso vale testar o projeto em todos os tamanhos possíveis da janela, certamente alguém irá encontrar algum problema se não for revisado.

Sempre use os pontos finais, são eles que indicam o fim de uma frase. A falta deles fará o leitor esperar por uma continuação da sentença.
[/box2]

[box2 class=cat_bar title=Jogabilidade: 0]
Por Corvo: Quando se publica um produto, no caso o jogo, é recomendável que a demonstração tenha um pouco de tudo o que o produto final irá oferecer. Assim os clientes, jogadores, saberão exatamente qual é a proposta daquilo e decidirão comprar ou não. Esta demo foi apenas um simulador de caminhadas.
[/box2]

[box2 class=cat_bar title=Trilha Sonora: 5]
Por Corvo: Não teve relevância alguma, é quase imperceptível. Porém, também não ocupa três vezes o tamanho do resto do projeto, então temos algum cuidado por aqui.
[/box2]

[box2 class=cat_bar title=Nota Geral: 4]
Por Corvo:  Bastante potencial, se polido. O autor trabalha bem com o estilo, encaixando a interface e o mapeamento muito bem. A programação também não mostra problemas, parece tudo otimizado na medida do possível, assim como os recursos não esbanjam espaço.
[/box2]



Dadas as avaliações, o projeto foi classificado como RANK D!

01/09/2019 às 13:01 #82 Última edição: 01/09/2019 às 13:32 por Raizen
Se retirar o ".15" da URL da página do projeto quem clicar vai ver diretamente o projeto e não a página 2 de respostas.

Raizen: Obrigado o aviso, corrigido  :XD:

03/09/2019 às 06:37 #83 Última edição: 03/09/2019 às 17:51 por Biel1595
Wow, isso foi um tiro no meu peito...
Sim, eu concordo com maior parte aí, tá faltando jogabilidade, e há pouca informação no início para estimular o jogador a continuar (Pelo que entendi). Mas eu sinto que o jogo foi avaliado muito no início.
Digo, eu sei que postei para que avaliassem, mas eu quero dizer aqui, no PdS.

É pra o personagem principal parecer sem empatia mesmo. E espero que pareça, não tenho noção nenhuma de como fazer isso bem... E vou rever os pontos finais.
Sobre as frases, suponho que não tenha usado a mesma fonte que usei, comentei sobre essa burrice de que esqueci de postar o download dela...

Na verdade isso também me fez perceber umas besteiras que fiz, obrigado por avaliar, Corvo! Você destruiu meus sonhos.
-=-

Projeto da Semana #53


O projeto selecionado foi Theia - The Crismon Eclipse, criado no RPG Maker 2003 pela Ondead Games.



[box2 class=cat_bar title=Enredo: 8]
Por Corvo: Um universo bem construído, plausível onde precisa ser e, talvez, com explicações desnecessárias aqui e ali. A narrativa é muito bem elaborada, segue um ritmo homogêneo nas quarenta horas de jogo e a trama se desenrola suavemente. Gostei bastante da ambientação e, devo dizer, é um dos primeiros jogos cujo enredo está perfeitamente balanceado. O interesse que o universo causa no jogador não é maior que o causado pela trama principal, mantendo-se em seu papel de pano de fundo.
[/box2]

[box2 class=cat_bar title=Personagens: 9]
Por Corvo Cumprem muito bem sua função. Não são forçados e todas as suas ações/falas transmitem muito bem sua personalidade. O que me chamou a atenção foi justamente o fato de os personagens não disputarem o protagonismo de cada cena entre si. Coadjuvantes são claramente coadjuvantes, mas mantendo sua importância dentro da narrativa. Conforme progredimos na trama, vamos conhecendo melhor cada um deles, mas não é preciso muito para passar a tratá-los como personagens e não como estorvos atrasando a jogabilidade.
[/box2]

[box2 class=cat_bar title=Mapeamento: 7]
Por Corvo: Dada a dificuldade da engine escolhida, o mapeador fez milagres em cada ambiente. De fato, alguns mapas estão excessivamente detalhados, outros um pouco vazios, mas são exceções quando considerado o jogo inteiro. A passabilidade está melhor do que eu imaginava e não encontrei muita coisa para comentar.
[/box2]

[box2 class=cat_bar title=Interface: 2]
Por Corvo: Uma pena que a maior parte dos recursos, se não todos eles, é ripada. Apesar disto, o jogo possui certa harmonia visual, os objetos não destoam entre si mesmo nos menus mais complexos. Porém, devo citar que essa fonte tortura os olhos de qualquer um hoje em dia.
[/box2]

[box2 class=cat_bar title=Jogabilidade: 8]
Por Corvo: O que mais achei interessante neste projeto foi o tutorial. Eu diria que 80% de todo o projeto é demonstrado muito bem ali. A jogabilidade nos mapas, batalhas, um bom gancho para a trama, enfim. Tudo o que um tutorial precisa. Apesar de o sistema de batalha ter sido muito bem personalizado, o jogo passa a sensação de urgência que seria melhor representado com uma batalha ativa. Entretanto isto é um detalhezinho mínimo que não tira nada do mérito do projeto.
[/box2]

[box2 class=cat_bar title=Trilha Sonora: 1]
Por Corvo: 287MB de puros arquivos ripados. É o momento em que digo "Você estava indo tão bem!":sad: Apesar disto, as faixas foram usadas nas cenas corretamente, é raro perceber algo repetitivo em qualquer parte do jogo. E, não me perguntem como, mas até que elas também não destoam entre si.
[/box2]

[box2 class=cat_bar title=Nota Geral: 6]
Por Corvo: Não é porque o projeto foi desenvolvido no RM 2k3 que irei aliviar. O tamanho do projeto é basicamente inconcebível. Percebi que não são só os arquivos de áudio, mas as imagens também estão atulhadas de qualquer forma. Há imagens que poderiam simplesmente ser viradas dentro do jogo, mas foram criados arquivos duplicados. Em termos de otimização, a performance também deixa a desejar em certos pontos.

MAS, um grande e ululante MAS, o jogo funciona de modo magistral. Parecem que os recursos foram feitos sob medida e, não fosse o aviso, o jogador sequer saberia que não são originais caso não conhecesse os jogos de onde foram tirados. Houve um cuidado muito grande com cada detalhe, cada animação e cada trecho dos ambientes. Uma prova mais do que clara de que a engine é apenas uma ferramenta. Cabe ao desenvolvedor escolher aquela que melhor se encaixa com o produto que pretende criar.
[/box2]



Dadas as avaliações, o projeto foi classificado como RANK C!

Eu tenho jogado Theia faz algum tempo, estou nos capítulos finais e não concordo nenhum pouco com a sua nota final, mas é aquilo, opinião é algo bem relativo e varia de pessoa para pessoa rs

O jogo é sensacional e um dos melhores que já joguei no maker. Recomendo fortemente todos a jogarem rs

09/09/2019 às 10:24 #86 Última edição: 09/09/2019 às 10:30 por Raizen
Citação de: Camus online 09/09/2019 às 09:30
Eu tenho jogado Theia faz algum tempo, estou nos capítulos finais e não concordo nenhum pouco com a sua nota final, mas é aquilo, opinião é algo bem relativo e varia de pessoa para pessoa rs

O jogo é sensacional e um dos melhores que já joguei no maker. Recomendo fortemente todos a jogarem rs
o C do Corvo é que o jogo foi bom haha  :XD:
A nota provavelmente se deve aos Rips, tipo com recursos originais nesses pontos certamente tiraria uma nota maior. Lembrando que a nota não reflete exatamente o nível do jogo para o jogador, mas sim o quanto ele é como um jogo no todo, um jogo incrível de Rip/RTP vai receber N elogios, mas será penalizado nas partes de trilha sonora/interface que vão afetar a nota, mesmo que ele seja elogiado na nota geral como o Corvo fez. Certamente teve jogos com notas B e C que foram mais criticados na nota geral.

O jogo é excelente. Rebaixei a nota pelos arquivos de áudio não tratados e, como disse o Raizen, pelos arquivos terem sido ripados. Fora estes dois pontos, daria nota 8 ou 9. Também recomendo muito, a turma dos criadores de poodles nunca decepciona. Aliás, recomendo também que deem uma passeada pelo fórum deles. Tem muita coisa legal. :D

11/09/2019 às 22:17 #88 Última edição: 11/09/2019 às 22:22 por Cross Maker
Alguém ai sabe como acessar o game? eu tentei baixar e me apareceu este erro fdp


PS: De que jogo ele foi ripado?? o game parece ser 100% original???? O_o

Abriu pelo RM original ou  :pirata:? Na dúvida, tente abrir como administrador, não tive problema nenhum aqui. E ele é ripado de basicamente toda a leva de RPGs do SNES.