Centro RPG Maker

Centro de Entretenimento => Outras Discussões/Lazer => Tópico iniciado por: VincentVII online 23/11/2013 às 12:31

Título: Funk: a sua opinião!
Enviado por: VincentVII online 23/11/2013 às 12:31
Quem já frequenta a comunidade por algum tempo pode ter percebido que eu sou um grande opressor do funk. Sempre me agarro a qualquer possibilidade de poder falar mal desse gênero musical que, pra mim, já deixou de ser música para virar orgia sonora há muito tempo. Nada me deixa mais irritado do que aquele funkeiro do ônibus tocando o "pancadão" sem fones de ouvido no celular enquanto eu estou tentando ir para casa.

Pois bem, cá estava eu, tranquilo e serelepe, vivendo minha vida quando decido entrar no YouTube e ver quais vídeos novos estavam circulando por aí. E eis que me deparo com a seguinte cena:



Se você foi mais inteligente do que eu e não clicou no de Play, vou lhe contar do que se trata: no vídeo vemos o nosso amiguinho "mais encorpado" (AKA: O Mestre da Putaria) aí repetindo diversas vezes frases como "Senta no meu piru!" e "Meu pau de cavalo" sob aquela velha e manja batida do funk.

Como já era de se esperar, o vídeo está no seu caminha de se tornar viral (tal como seus predecessores Nissim Ourfali e Carioca Girls) e o nosso amigo Emmanuel Equino Aquino já é um forte candidato ao Miss Bullying da Semana. Os votos negativos já superaram os positivos (outra novidade) e piadas como MC Friboi, MC Polenguinho na Teta e o meu favorito MC Fast Food já dominam a aba de comentários.

O que mais me surpreende no vídeo é que eu não fiquei surpreendido. Depois de ter assistido tudo eu fiquei com uma expressão do tipo "Eu já esperava por isso!". Pra mim o funk já chegou numa proporção em que parece que não existe outra solução senão dar um Reset na vida e começar tudo do zero.

E depois dessa falação toda eu pergunto a vocês meu caros companheiros de comunidade: Vocês acham que o funk está num nível tão ruim assim nos quesitos de musicais e sociais?
Título: Re: Funk: a sua opinião!
Enviado por: Makers online 23/11/2013 às 12:44
Eu gostaria de saber quando é que o funk foi boa música ?
Eu tenho um CD muito antigo,de funk,só que é do funk de antigamente,quando não
tinha todo esse palavreado que tem hoje,antes era uma música para diversão.Hoje
o funk nem pode se falar que é um estilo musical.Na minha opinião,sim,o funk está
muito ruim,tanto musicalmente quanto socialmente.
Título: Re: Funk: a sua opinião!
Enviado por: Kyo Panda online 23/11/2013 às 12:48
Eu sou contra a sua opinião, tão contra que era capaz de utilizar palavras não bem-aceitas pela sociedade para descrever. Não se pode condenar um gênero musical por seus músicos, pois é possível aplicar qualquer letra e mentalidade em qualquer gênero (um bom exemplo é o un-Black Metal cristão).

Fala aê, Coca:

Spoiler
[close]

Você pode fazer o que quiser com um gênero, ele não é limitado a um tema. Se muitos adere a um tema altamente erótico, qual é a culpa do gênero nisso? É como não permitir o namoro de sua filha com um jovem só porque ele curti o Funk (alá MC Fininho - Amor Proíbido (http://www.youtube.com/watch?v=Dotwh4ZayG8)).

Dá uma pesquisada em "funk consciente" e veja os jovens mandando letras realistas e não-vulgares. Você pode se surpreender.

Eu já não tenho filtros para gêneros, vai do Punk Inglês do Sex Pistols, aos ritmos do Calypso, guinando para o Speed Metal do Blind Guardian e retornando ao Forró de Frank Aguiar. Logo, música é música, quando bem executada. :D
Título: Re: Funk: a sua opinião!
Enviado por: faherya online 23/11/2013 às 12:51
 Funk?! Ah o funk... O que podemos dizer sobre isso? Pornografia auditiva? Falta de criatividade ou puro "brasileirismo escroto"? Bem,na minha humilde opinião, esse gênero teve o seu fim quando chegou ao Brasil. Este é o único pedaço de terra do planeta onde as pessoas não precisam fazer alguma coisa realmente produtiva para ter isso reconhecido como "trabalho". E o pior,isso esta supervalorizado.

Acho que essa discussão sobre funk poderia levar dias e dias,mas sinceramente eu não tenho palavras para descrever o quão ridículo o ser humano possa se tornar em busca de atenção. Apesar de não ter visto o vídeo - e me recuso a fazer tal coisa - somente pela descrição já é possível ter uma ideia do que está por vir.

Sobre os quesitos sociais do funk,minha opinião é a seguinte: Quando não fala de putaria fala de drogas ou armas,mas raramente não fala de putaria. A maneira mais "suja" de se conseguir atenção,talvez por não ter mais nada a oferecer. Visto no Brasil como "cultura" por que essa versão de funk foi criada aqui. Se tivesse sido  em qualquer outra parte do planeta (quais são as chances disso?), acho que nenhum brasileiro escutaria isso.

Sobre os quesitos musicais... Estilo praticamente igual para todas as musicas,mesmo ritmo. Variações imperceptíveis na velocidade do ritmo,dando a impressão de que continua a mesma droga. Sobre a letra eu não acho necessário comentar por que eu acabaria tendo um infarto de tanto descontentamento por isso ser considerado "arte".

  Bem,lembrando que essa é minha opinião sobre o gênero musical,não sobre as pessoas que o escutam. Eu conheço pessoas que ouvem funk e nem por isso são retardados. Conhecem as funções de um fone de ouvido (Glorifiquem de pé!). Mas concordo que a maioria e o tipo de pessoa que escreve DeEs´SSe jéIIto0, só pra mostrar os efeitos do funk sobre a sua sanidade mental. Bom,finalizando. Eu acho que é incrivelmente raro se encontrar um artista ligado ao funk que tenha realmente algo bom a oferecer,como o Panda acaba de postar,porém o gênero continua dominado pela legião de 'HUEs'.

Título: Re: Funk: a sua opinião!
Enviado por: Kyo Panda online 23/11/2013 às 12:56
@faherya: Eu pensei assim por um (breve) momento, mas eu percebi que isso era resultados dos indivíduos ao meu redor. Nenhuma pessoa consciente, que escuta músicas "decentes" vai colocar a caixa de som do carro no último, ou ligar a porcaria do celular no viva-voz no ônibus, por isso a parte boa da coisa acabamos não ouvindo. Isso nos dá a impressão que a grande maioria é eroticidade e ostentação, mas na verdade a coisa é bem equilibrada (como tudo no mundo da música).

Culpa do MC Tetinha e do cara no busão que temos a impressão que a maioria é ruim. XD
Título: Re: Funk: a sua opinião!
Enviado por: VincentVII online 23/11/2013 às 12:56
Mas no caso, Kyo, temos que olhar pela maioria. O "lado negro de funk" é muito mais superior ao lado bonzinho. Para cada uma música boa de funk temos umas dez ruins. Por exemplo, eu gosto muito daquela música antiga do MC Sapão "Eu Tô Tranquilão", também o "Rap da Felicidade" e o "Rap do Silva". Mas hoje o que vemos é o domínio de letras com nenhum sentido, ou então que fazem apologia ao crime e as drogas. Só repetindo, não falo que toda música de funk é ruim, mas na atualidade a maioria das músicas é.

EDIT: Fui atropelado duas vezes, esse meu comentário é referente ao primeiro do Kyo.
Título: Re: Funk: a sua opinião!
Enviado por: Kyo Panda online 23/11/2013 às 12:59
@Vincent: Ele não é a maioria, ele é o que você mais escuta, graças à influência que ele exerce nos jovens. Busque as músicas e escute, tem funk pra caçamba para equilibrar a parada. Mas se seguir o cara da caixa de som, o cara do busão e a mídia, está lascado.
Título: Re: Funk: a sua opinião!
Enviado por: faherya online 23/11/2013 às 13:00
 O que acontece e que a pequena quantidade de musicas de funk "descentes" estão soterradas em toneladas e toneladas de musicas das que conhecemos. Isso acontece em todo gênero mas o funk ganha disparado no nível do soterramento. Até hoje nunca ouvi alguém ouvir funk "descente" por perto. Isso cria um certo "repelente" para quem quer pesquisar e talvez encontrar algo bom no gênero.

"Por que pesquisar se tudo me parece tão igual?"
Título: Re: Funk: a sua opinião!
Enviado por: Kyo Panda online 23/11/2013 às 13:02
Pequena não, grande quantidade de músicas decentes. Mas concordo que a mídia colabora, e muito, para manchar a imagem do gênero, pois é só isso que ela faz, "mancha" as coisas. :(

EDIT: E pessoas decentes usam fones para ouvir músicas decentes. XD
Título: Re: Funk: a sua opinião!
Enviado por: Kazuyashi online 23/11/2013 às 13:02
Não li os comentários anteriores, então se estiver falando a mesma coisa que alguém, desculpe. Incrivelmente, também não tive reação alguma ao ver esse vídeo lixo. Nada mais me espanta.

Eu geralmente costumo me estender em tópicos de debate e opiniões como este, mas serei, especialmente, bem curto hoje, até porque, quando se trata de funk, não há muito o que dizer. Acho que vou ficar te devendo a resposta dessa pergunta, Vincentão. Sou incapaz de gritar ou de escrever um "PUTA QUE PARIU, ESSA PORRA É INTOLERÁVEL!" alto ou chamativo o suficiente para expressar toda minha raiva por essa merda. Claro que isso invadiu as festas e as ruas, e, vez por outra, somos obrigados a aturá-lo, mas não deixa de ser uma grande tortura.

Por fim, não sei como isso:
Spoiler
[close]

Pôde virar isso:
Spoiler
[close]

Deprimente.
Título: Re: Funk: a sua opinião!
Enviado por: VincentVII online 23/11/2013 às 13:06
Claro que se pesquisar a gente acha, Kyo, mas como o faherya acabou de dizer: "O que acontece e que a pequena quantidade de musicas de funk "descentes" estão soterradas em toneladas e toneladas de musicas das que conhecemos". Eu continuo dizendo que tem mais funk ruim do que bom porque é esse que a gente vê circulando por aí em sua maioria. Quando começa a tocar um funk por onde quer que eu vá (seja ônibus, bairro residencial, lojas e  bailes) é praticamente algo do tipo: "Sou foda! Na cama eu te esculacho..." em vez de "Era só mais um Silva, que a estrela não brilha..."

EDIT: Atropelado outra duas vezes de novo, mas o comentário do Kazu exemplifica bem melhor a minha opinião sobre a situação do funk atual.
Título: Re: Funk: a sua opinião!
Enviado por: K.A.O.S online 23/11/2013 às 13:08
  Vou resumir o que tive que fazer por conta do funk(ou de quem ouve): Parei de ouvir rádio. Mas claro que o sujeito consegue ser escroto o suficiente pra passar na rua, no meio da noite com a porcaria do som alto tocando essa poluição sonora.

Até concordo que não se pode julgar o gênero por conta de alguns, mas ainda não conheci um único sujeito que escuta isso com a porcaria de um par de fones ou em volume satisfatório(A.K.A apenas pra ele mesmo ouvir). E sobre o vídeo, novamente... Brasileiro adora glamorizar a porcaria, o lixo, o entulho da sociedade. O incrível mesmo é que essas porcarias influenciam tanto a vida de alguns que meu deus do céu... Da até pena ver como algumas pessoas agem. O funk antigo até que era engraçado e 'curtível' mas hoje em dia não consigo se quer pensar nessa hipótese.

--edit--

Teve um dia que não consegui dormir devido a um grupo de desocupados ouvindo isso nas alturas. Eu tinha um trabalho imenso pra fazer no dia seguinte, quem disse que tive condições de fazer? Já devo ter denunciado uns 2 ou 3 aqui por ter feito isso,a mas os caras voltam... Parece que tem 'sangue ruim' nas veias.
Título: Re: Funk: a sua opinião!
Enviado por: faherya online 23/11/2013 às 13:12
  O problema real do funk é que NADA nem NINGUÉM colabora para que as musicas boas façam sucesso ao invés das ruins. Mídia em geral e etc. A única vez em que eu me lembro que houve uma música de funk boa - o Vincent me fez lembrar - é essa música que ele citou um trecho que tocava em uma rádio do GTA IV. Mesmo assim,esse foi o único lugar em que eu ouvi essa música. 





Spoiler
Observação: Eu adoro participar dos debates do CRM,deveríamos fazer isso mais vezes. :wow:
[close]
Título: Re: Funk: a sua opinião!
Enviado por: Kyo Panda online 23/11/2013 às 13:13
Culpa da maldita mídia que coloca a "ostentação" no pedestal. E só vou falar mais uma vez antes de ir aí na frente da sua casa com o Mr. Catra no último (:B): O que mais você escuta e vê é essa parada aí, mas ela não constitui a maioria, pelo contrário, se tiver a tendência de procurar bandas indie, de qualquer gênero, sabe que o acervo deles é extremamente maior do que a propagada pela Mainstream Media.

A grande maioria do que é nos empurrado pela mesma tende a ser errado (sou meio conspirador).

Spoiler
[close]
Título: Re: Funk: a sua opinião!
Enviado por: VincentVII online 23/11/2013 às 13:24
Ok, esquecendo o papo de quem tem mais e que tem menos (mesmo assim eu voto que tem mais ruim) o importante é o que é tocado. Não adianta existirem músicas boas se o que fica sendo repassado para gente é sempre a parte lixo. Tipo assim, imagina que você viva num lugar onde só te servem peixe. Do que adiantaria existir carne se a única coisa que te dão é peixe? Mesma coisa com o funk, o que nós "servem" são essas músicas com batidas repetitivas e letras sem conteúdo.

O "baixo funk", vou chamar assim de agora em diante pois me parece mais politicamente correto, é o que circula por aí. É esse que a gente ouve tocar, é esse que tá influenciando essa juventude. Ele que é a raiz do problema pois é ele que se tornou o padrão, aquilo que a gente usa para comparar com o resto. Se você falar funk o pessoal vem lembrar logo do MC Catra, do Créu, de coisas assim desse tipo e não das outras versões. Então se cria o esteriótipo do funkeiro ruim e sem noção. É uma visão errada? É, mas é a visão que costumamos ver por aí.
Título: Re: Funk: a sua opinião!
Enviado por: Uhtred online 23/11/2013 às 13:28
Cara, acho que isso do vídeo e vários outros 'funks' nem chegam a ser música, e sim um pessoa (ou projeto de uma) tentando chamar atenção da forma mais absurda possível, é aquele tipo de coisa que o cara sabe que vai ser martirizado socialmente mas que mesmo assim o faz apenas para aparecer e ter seus 3 segundos de 'fama'.

É aquela coisa do fale bem ou mal, mas fale de mim.

Não inlcuo só o funk nisso, tem muita coisa ruim e ridícula surgindo apenas por esses segundos de 'fama', e a maior parcela de culpa vai pra quem divulga essas merdas e entope nossas vidas com isso, geralmente a mídia e agora também vem o youtube e facebook pra divulgar essas bostas.

Me retendo ao funk, eu não gosto e acho um gênero musical bem ruim, apesar de que certas vezes em um nível alcoolico exagerado, eu chego a gostar e cantar junto, mas mais no sentindo de avacalhação do que no sentindo de estar curtindo o som ahuahuaha e é legal essa parte.

Mas, como dizia o velho deitado, gosto não se discute, só se lamenta ... e eu lamento muito pelo funk mas hoje em dia eu consigo ter mais raiva ainda do sertanejo universitário, quando eu achava que era impossível existir coisa pior do que sertanejo, veio essa febre de sertanejo universitário e me fez ter saudades do Zezé de Camargo e Luciano.

Mas a grande verdade é que a música brasileira é uma merda, poucas coisas boas podem ser selecionadas a dedo e o resto é tudo uma grande bosta.

Lembrando que isso não é privilégio do Brasil, nos países latinos tem o "Reggaeton", que tirando as lindas moças que dançam as músicas, é de doer os ouvidos.
Título: Re: Funk: a sua opinião!
Enviado por: Moon[light] online 23/11/2013 às 13:35
Tem ritmo? Sim. Tem Melodia? Sim. Tem Letra? Sim. Logo, sim, funk é música.
É produzido por humanos? Sim. Logo, funk é cultura.
Funk é atualmente o que o Rap foi um dia - música do gueto, socialmente mal vista, considerado coisa de bandido e pobre. Rock já foi assim um dia também. Quem não lembra da sexualização de Elvis e de tudo que isso trouxe? Ou do movimento Sexo, Drogas e Rock'n Roll? Funk é só mais um numa enorme lista de estilos musicais de resistência e contra-cultura.
Se isso é algo bom ou não, aí já é outra questão. Assim como a possível qualidade desse gênero.
Ademais,  deixo esse texto que opina muito bem sobre o assunto: http://ramon-souza.com.br/2013/07/24/um-pouco-demais-sobre-o-funk-carioca/
Título: Re: Funk: a sua opinião!
Enviado por: Kyo Panda online 23/11/2013 às 13:37
Então a partir daqui podemos mudar o ponto da conversa, que é o Funk, e partir para outro ponto que é as músicas que ferem os padrões sociais brasileiros que é, não só, mas principalmente, propagado pelo funk carioca.

Digo que foi um gênero que escolheram, se não fosse o funk, seria outro.

E sim, sou contra esse movimento que fere os padrões sociais das famílias brasileiras de forma a distorcer a educação que deveria pregar práticas morais e evolutivas a sociedade. Contra a mídia que propaga esse movimento, ou parte cancerígena do gênero, de forma a iludir nossos jovens, os tornando numa massa proletária de baixo importância no rumo dos processos de negócio ou cidadãos descartáveis a sociedade (aqueles que ferem nossas leis).

Em suma: Essa parte ruim aí, também sou contra. :XD:
Título: Re: Funk: a sua opinião!
Enviado por: Myzhuk online 23/11/2013 às 13:37
Não li os outros comentários, pois eram muitos. A única coisa que eu tenho a dizer é que eu odeio funk, um estilo musical pornográfico que derruba a mulher lá em baixo, fazendo ela parecer apenas um brinquedo do homem. Já ouvi algumas boas exceções, mas foram pouquíssimas, como aquele funk clássico do MC Marcinho, a música "Glamourosa", essa eu acho bacana.
Título: Re: Funk: a sua opinião!
Enviado por: Uhtred online 23/11/2013 às 13:46
Citação de: Moon[light] online 23/11/2013 às 13:35
Tem ritmo? Sim. Tem Melodia? Sim. Tem Letra? Sim. Logo, sim, funk é música.

Sim, que funk é um gênero musical todos sabemos. Mas aquilo do vídeo não é música, é uma montagem de falas com uma 'batida' de fundo hauhauhau sinceramente, isso não é música da mesma forma que um poema também não é.

Citação de: Kyo Panda online 23/11/2013 às 13:37
Então a partir daqui podemos mudar o ponto da conversa, que é o Funk, e partir para outro ponto que é as músicas que ferem os padrões sociais brasileiros que é, não só, mas principalmente, propagado pelo funk carioca.

Digo que foi um gênero que escolheram, se não fosse o funk, seria outro.

E sim, sou contra esse movimento que fere os padrões sociais das famílias brasileiras de forma a distorcer a educação que deveria pregar práticas morais e evolutivas a sociedade. Contra a mídia que propaga esse movimento, ou parte cancerígena do gênero, de forma a iludir nossos jovens, os tornando numa massa proletária de baixo importância no rumo dos processos de negócio ou cidadãos descartáveis a sociedade (aqueles que ferem nossas leis).

Em suma: Essa parte ruim aí, também sou contra. :XD:

Essa sim é a pior parte.

Na medida em que a música ruim apenas está relacionado ao nosso gosto musical e nossos ouvidos, tudo bem ... tem gosto pra tudo e temos que aprender a aceitar todos sem preconceito.

Porém, quando essas 'músicas' começam a refletir no personalidade e criação de uma pessoa (crianças), aí a coisa fica mais feia, pois com isso estamos sujeitos a no futuro termos alguns milhares de seres humanos com valores distorcidos perante a sociedade, o que acaba afetando o todo ... ou seja, esse infeliz do vídeo daqui uns 20 anos pode ser um filho da puta que estuprou a sua filha, e aí?

Aliás, deveriam fazer um estudo com esses termos, a banalização do sexo na música e na tv com o absurdo crescimento de casos de estupro que estão ano após ano batendo recordes.
Título: Re: Funk: a sua opinião!
Enviado por: faherya online 23/11/2013 às 13:50
 E acabamos de chegar no ponto onde percebemos o por que da mídia desvalorizar o "bom" funk. Geralmente por ter letras que envolvem problemas sociais e principalmente mostrando o quão injustiçado o cidadão é. Logo,não queremos uma população consciente disso certo? Então que viva a pornografia! Apensa mais uma forma de manipulação. Sobre outro gênero (dentre muitos) que sofrem com isso,está o Rap em que até hoje não vi uma única reportagem que o envolva,a não ser um cantor envolvido com algum problema pessoal.
Título: Re: Funk: a sua opinião!
Enviado por: Moon[light] online 23/11/2013 às 13:53
Boa poesia é música, sim, só para constar. O que tem no vídeo é música. Ruim, mas música não menos.
Agora essa história toda de que o funk faz as pessoas se distorcerem é balela. Funk não é um causador, é um resultado. É um fenômeno resultante do contexto social em que essas pessoas vivem. Ouvir funk não te torna um ladrão, porque se não todo mundo que ouve AC/DC estava por aí correndo, bebendo e transando loucamente, o que não é o caso.
Título: Re: Funk: a sua opinião!
Enviado por: VincentVII online 23/11/2013 às 14:15
Eu já acho balela falar que o funk não distorce. Na verdade não só o funk, qualquer coisa tem a capacidade de distorcer um pensamento. Não num sentido de "lavagem cerebral", mas no sentido de influenciar. Tá certo, em sua maioria pessoas não irão ouvir funk e começar a usar drogas ou atirar nos policiais assim como não irão tentar voar do sétimo andar ao assistir Superman. Porém as pessoas são facilmente influenciadas desde o início dos tempos. Um exemplo bem simples foi no início da carreira do Neymar quando vários jovens adotaram aquele penteado dele. Tudo que tem uma certa fama consegue influenciar certas pessoas. Em termos modernos, criar as famosas "modinhas".

O funk carioca é consequência de como era a vida na favela? Provavelmente sim, mas também não podemos negar que ele influenciou outras pessoas também. Falemos do visual: aquelas bermudas, bonés não colocados direito, cordões e prata, entre outros. Eu nunca morei numa favela para ter certeza disso, mas digamos que esse tipo de vestuário não foi um resultado do funk, digamos que essa era a moda da favela que consequentemente virou "a cara do funk". Então nesse caso o visual é um resultado. PORÉM essa moda também atingiu um outro público que não fazia parte da favela, logo temos que o funk também influencia.

Então eu concluo, o funk tem sua parcela de efeito tanto quanto tem sua parcela de causa. Agora em qual proporção você enxerga ao seu modo, hoje eu o vejo mais como influenciador do que resultado, mesmo assim excluo o histórico das suas origens.
Título: Re: Funk: a sua opinião!
Enviado por: Moon[light] online 23/11/2013 às 14:23
O problema dessa lógica é que por ela poderíamos falar que toda cena existente é perigosa.
Claro que o funk tem influência em outras pessoas, mas aí não é tanto o gênero em si, mas fatores ligados a ele. Não obstante, é necessário perguntar, por que as pessoas ouvem funk? Quer dizer, porque elas agem de acordo com os conceitos e absorvem elementos dessa cultura? Não seria porque eles estão tentando se revoltar contra outra coisa? Desse modo, o funk, novamente, é apenas um fator que poderia ser substituído por qualquer outro gênero, como alguns anos atrás era o rock e o rap.
Os "funkeiros" não são diferentes, por exemplo, da cultura Bancho/Sukeban do Japão.
Título: Re: Funk: a sua opinião!
Enviado por: LeonM² online 23/11/2013 às 14:23
Não li tudo, mas só digo uma coisa, não confundir Funk com funk carioca.
James Brown, isso é Funk.
MC Catra, é funk carioca.
Como em várias outras coisas, o brasileiro(não generalizo, só não sei que grupo em especifico devo creditar isso) "abrasileirou" o Funk e deu origem ao funk carioca.
Alias o funk carioca, pode sim ser considerado música, mas isso é técnica e teoricamente falando, na pratica, é poluição sonora aos ouvidos de quem ouve e não gosta.
Nos ouvidos de quem gosta é música, assim como Rock pra essas pessoas é poluição sonora.
Já disse, não li tudo, ou seja faço esse comentário baseado no que vejo e não no que li.
Título: Re: Funk: a sua opinião!
Enviado por: Zombie online 23/11/2013 às 14:55
Quando tinha uns 11 anos na minha fase Roqueiro Revoltado,eu não gostava.
Agora não tenho nada contra,é um estilo e tal. Eles cantam a verdade,o que acontecem entre as meninas e meninos na favela.
O funk acaba influenciando o sexo sim,mas não podemos fazer nada em relação a isso.
Sobre escutar funk sem fone de ouvido,é bem ruim sim,muito desagradavel,não só o funk hehe
Título: Re: Funk: a sua opinião!
Enviado por: Kyo Panda online 23/11/2013 às 15:40
Obviamente a causa do desvio de comportamento dos jovens não é um gênero musical, mas sim um resultado de um ambiente de vivência conturbado e uma má educação, seja por pais ausentes ou por ineficiência dos mesmos. No meio dessa bagunça lhes é apresentado um estilo de vida diferente, onde não há pudor e toda a necessidade que eles passam pode ser transformada em uma torrente de prazeres carnais e materiais. Essa é uma opção mais viável do que o futuro incerto que ele tem, mas porque ele não tem conhecimento do que ele pode alcançar como indivíduo.

De necessidade e exploração, para uma vida que, mesmo ao custo de outros, me proporcione uma "melhor" qualidade de vida, é um caminho belo a se seguir.

O problema é a falta de educação e a mídia incentivando essa falta.
Título: Re: Funk: a sua opinião!
Enviado por: Zombie online 23/11/2013 às 16:03
Concordo com o Panda.
Para quem fala que todo funk é ruim:

Não curto Funk,mas esse realmente ficou bom  :clap:
Título: Re: Funk: a sua opinião!
Enviado por: PaladinCross~Shirou online 23/11/2013 às 18:26
É lógico que, como todo ritmo musical, há seus altos e baixos...

Mas aqui é uma discussão em termos de opinião, então aqui vai a minha:

Não concordo que o chamado "funk ruim" seja chamado de música. Sempre o mesmo ritmo de fundo -tchu tchá- e letra que não faz sentido, isso quando não colaboram com a poluição sonora. Isso também se aplica a sertanejo universitário com letras sem pé nem cabeça. Os do tipo retratado pelo video, de fato, é o tipo de "música" que não tenho interesse em ouvir.
Título: Re: Funk: a sua opinião!
Enviado por: dodoop online 23/11/2013 às 21:03
  Bem na minha opinião a maioria das músicas no estilo são um lixo, tem somente uma frase, incentiva o ser humano a fazer coisas erradas (como uma menina de 9 anos tar louca pra um sécsu por exemplo), e etc...Porém já ouvi alguns funks legais até, não era la aquelas coisas, mais não era só uma frase e o ritmo mudava bastante.

  Porém ta popular esse estilo, aqui na cidade as meninas começavam a ouvir e já querem rebolar (não me pergunte o pq deve ser algum bug nelas haha), sem falar de alguns meninos que não sabem cantar e mandam umas frases que mal são rimas além dos mesmo se auto dominarem como mc e a última coca cola do deserto.
 
  Mais fazer o que os brasileiros adoram em sua maioria, e realmente fala muita coisa do Brasil, acho que podiam investir pra fazerem alguns funks que realmente são músicas e não só uma frase com uma batida no fundo o que torna muito repetitivo...

MAIS O QUE MAIS ME DEIXA PUTO é que essas merdas fazem muito sucesso, enquanto gente com realmente talento e que se esforça não ganha reconhecimento, enquanto alguns meninos metidos a mc costumam ficar ate famosos com suas músicas e ricos...Um exemplo é esse vídeo do gordinho ai, mó mérda de vídeo e ta na primeira pag do youtube ainda com destaque, enquanto gente rala pra fazer conteúdo bom e qse ngm chega a ver já que não tem reconhecimento.

Nada mais me surpreende nesse World! ;3 PQP ç.ç

EDIT

O vídeo que a pessoa postou acima ^ realmente é um dos poucos funks descentes...Eu realmente tenho pena desse gordinho, deve ter uns 11 anos esse mlk, e já ta com a mente toda estragada, assim como as crianças que verem o vídeo dele provavelmente vão ficar!
Título: Re: Funk: a sua opinião!
Enviado por: Ds online 23/11/2013 às 21:15
Eu não li todas as respostas, somente a 1º resposta do Kyo, e uma parte de algumas, mas é o que eu sempre tento dizer. Esse funk que toca ai no video, não é o funk, e sim o funk carioca.

Mas ai muitos iram dizer: Mas esse tipo de funk toca em São Paulo também !
É claro que tocaria, pois não se limitaria só no Rio de Janeiro.

Sobre o nível onde o funk chegou, antigamente era melhor, e tem ALGUNS hoje em dia que prestam.

E, esse ladainha de que funk nunca foi música, desculpem a expressão, mas é uma merda, que pessoas que tentam se mostrar cultas, ficam dizendo para todo mundo olharem para elas, achando que são diferente da sociedades. Pois você falar que gosta de funk, hoje em dia se tornou um tabu. Concordo que o nível caiu sim, mas também concordo com o que o Kyo disse, em seu primeiro cometário: Não se pode condenar um gênero musical, pelos seus músicos.

E não. Eu não estou sendo agressivo :ok:
Título: Re: Funk: a sua opinião!
Enviado por: Zombie online 23/11/2013 às 21:47
Acho que a palavra ''lixo'' é um pouco pesada.
Mas como alguém ai falou,tem seus altos e baixos  :XD:
Título: Re: Funk: a sua opinião!
Enviado por: Strato online 23/11/2013 às 22:32
Minha opnião sobre o funk:
Spoiler
[close]
Título: Re: Funk: a sua opinião!
Enviado por: Cronus online 23/11/2013 às 23:00
Eu pretendia dizer que me incomodo sempre que vejo tópicos de discussões Off criados no fórum (que andam surgindo com frequência), mas nesse caso acho válido como um assunto pra se conversar, principalmente porque pode ser um meio de dar uma olhada em pontos de vista diferentes e tentar mudar sua opinião. Eu estou do lado do Moonlight, e minha opinião a respeito do famigerado Funk Carioca foi mudando pouco a pouco conforme tentei compreender algumas coisas (como discussões com o Ramon, do blog que o Moon linkou).

Acho inútil perder tempo argumentando num tópico de debate quando a minoria está disposta a ser flexível e muito menos quando sequer se preocupam em ler argumentações dos posts anteriores (a maioria tá fazendo isso, só posta dizendo o que acha que taca um foda-se pra opinião contrária), mas vou tentar resumir o que eu acho principalmente porque a opinião contrária aqui parece ser minoria.

Sobre Funk como forma cultural
Eu concordo que o Funk carioca é sim cultura, mas não concordo que ele separa níveis na sociedade e sim o contrário. Ele é um reflexo da divisão de certos níveis sociais, ele existe na sua forma e em sua essência porque espelha uma realidade que faz parte da vida das pessoas que vivem naquele nicho.

Dizer que é uma influência e não um resultado vale não só pra Funk carioca, vale também pra Rap, Rock, Country, Metal, Samba, Bossa Nova, enfim, qualquer coisa. Não vou discordar que influência existe justamente porque é uma forma de comunicação, e esse é o propósito. E isso é outro ponto a favor pra considerar o valor cultural disso: se cativa pessoas fora desse nicho e se dissemina por outras camadas sociais, é uma forma de comunicação extremamente válida e até boa. Simplificando: mostra que não precisa ser pobre e favelado pra poder se identificar ou gostar de um funk. Música se trata disso também.

Sobre a qualidade e tema

É óbvio que existe teoria musical, que existe composição, que existe toda a matemática por trás de música clássica. Eu acredito que é algo que se pode ser usado pra considerar aspectos de qualidade técnicos de uma música, mas a realidade é que a música não precisa ser tecnicamente perfeita pra poder agradar um público, sendo que o que importa é também a conexão que ela cria, a mensagem que passa e como se comunica. Atualmente acho muito difícil que um hit pop norte-americano carregue tanta qualidade e valores técnicos assim, então não acho que dá pra se colocar em pauta quando o assunto é "música boa e música ruim", aí é algo que fica subjetivo e cabe a você decidir se é bom ou ruim pra você, sua opinião e seu direito de tê-la.

Sobre a abordagem dos temas do funk, como já dito, é um reflexo social. O Funk carioca surgiu no meio das favelas, que não preciso nem explicar como é que funcionam no geral. Todo mundo conhece os filmes nacionais "apelativos" que retratam essas coisas. Sexo (funk de putaria), Marginalidade (funk de bandidagem) e os anseios de se destacar como alguém de mais valor em sua comunidade (funk de ostentação) são claramente espelhos da sociedade de onde surgiram. Isso é lógico pra qualquer gênero musical e forma de expressão, basta tentar compreender. Indo por outro extremo: Bossa Nova, garota de Ipanema. Nada maisé do que uma música sobre um tio de classe média alta de meia idade curtindo sua praia e vendo uma gostosa passando na praia, também no Rio de Janeiro. É um reflexo de uma realidade, tanto quanto o funk é o reflexo de outra.

Sobre o fato de que qualquer um faz o seu funk porcaria pra aparecer, pare pra refletir um pouco a respeito. Eu parei e devo dizer que achei fascinante, mas provavelmente não vou conseguir explicar exatamente porque. Digamos que no RPG Maker você admira muito uma pessoa que fez um jogo e quer fazer seu jogo igual. Se a pessoa na qual você se inspira é experiente e você é um noob, provavelmente vai fazer um jogo péssimo e grosseiro, mas um ou outro vai aparecer pra se identificar e curtir porque, apesar de ser ruim, o criador botou um pouco de si naquilo e expressou algo na sua visão, da sua forma, algo que alguém pode acabar se identificando. É bem por aí, acho que esse é o melhor exemplo que posso dar.

Enfim...

Falei que ia resumir, acho que eu menti. Até separei por tópicos pra ficar mais fácil de ler pra quem tá interessado, mas enfim...

Acho que ninguém precisa gostar de funk. Eu não gosto de funk, também não gosto de funkeiro invasivo ouvindo suas músicas inapropriadas em público. Mas não gosto disso tanto quanto não gosto de pessoas com a mesma atitude, e não é caráter necessariamente definido pelo seu tipo musical, de onde você veio, seu sexo ou sua cor. Embora não goste, aprendi a reconhecer que tem o seu valor cultural na sociedade, que tem sentido e que é tão válido e poético quanto qualquer outro movimento musical ou social. Also, vale mencionar que você não gostar muito provavelmente é atribuido a um certo choque de realidades por falar de algo muito diferente dos seus padrões. Admito que é um dos motivos pelo quais eu nunca gostei de filmes nacionais a respeito de favela e marginalidade: pra mim era algo terrível e totalmente fora do que deveria ser o padrão de uma sociedade melhor, que deveria ser como a realidade em que vivo.

Eu sinceramente aconselho que tente se refletir a respeito e entender esses pontos. Não preciso nem repetir a coisa dos movimentos "Sexo, Drogas e Rock'n Roll", ou como o Rap era marginalizado durante sua ascendência ou até como Blues era considerado música de "animal" pra sociedade branca em seus primórdios nos EUA.

Enfim, é isso aí. Espero que quem realmente esteja interessado no assunto possa ler opiniões contrárias como a minha e pelo menos refletir um pouco a respeito - não mata ninguém reconhecer quando você limita demais o seu raciocínio a respeito de um assunto. E entender e aceitar não precisam ser a mesma coisa que gostar.

Fui \o
Título: Re: Funk: a sua opinião!
Enviado por: Rain online 23/11/2013 às 23:17
Só revivi minha conta pra agradecer ao Moon pela "referência bibliográfica" e dizer que o Cronus rulou com a resposta acima. É basicamente isso aí, com destaque para esse trecho que pessoalmente já me cansei de repetir:

"Eu sinceramente aconselho que tente se refletir a respeito e entender esses pontos. Não preciso nem repetir a coisa dos movimentos 'Sexo, Drogas e Rock'n Roll', ou como o Rap era marginalizado durante sua ascendência ou até como Blues era considerado música de 'animal' pra sociedade branca em seus primórdios nos EUA."

Sem contar que, né. Kurt Cobain com uma arma é arte; MC Daleste com uma arma é bandido safado. Proponho um experimento que eu mesmo fiz há algum tempo atrás (para quem está levando esta discussão a sério): escute algumas músicas de funk carioca em um volume baixo, com fones de ouvido. Não, sério. Vocês vão parar com esse conceito de "não tem letra" (o que já é algo absurdo, pois a música erudita também não possui letras e nem por isso sofre com discussões toscas) ao prestar mais atenção nas canções. Verão que, como o Cronus falou, é possível inclusive dividir o funk carioca em várias subvertentes que abordam temas diferentes. Funk da ostentação fala sobre desejos materiais, funk proibidão fala sobre sexo, pop-funk (como a Anitta) possui letras mais suaves e por aí vai. Por sinal, é impossível não ouvir as músicas da MC Ludmilla e visualizar o dia-a-dia de uma adolescente comum que está no ensino médio - e olha, que coincidência, é exatamente essa a realidade da cantora, que está sendo retratada em forma de música.

See Ya.

PS.: TIME FOR SOME RESPECT!
Título: Re: Funk: a sua opinião!
Enviado por: King Fire online 24/11/2013 às 17:24
Cara, funk pra mim é um.... LIXO! :aiaiai:
Podem dizer que eu estou exagerando, mas cada um com seus gostos...
Título: Re: Funk: a sua opinião!
Enviado por: K.A.O.S online 24/11/2013 às 17:47
 Passei um dia inteiro praticamente ouvindo funk, e estou falando sério. Não liguei pra nomes, artistas e etc, simplesmente procurei alguns 'packs' na internet, baixei e coloquei no MP3. Agora minhas opiniões a respeito:

Alguns eram até legais de ouvir, não tinha tanta asneira na letra e até acabavam sendo engraçados olhando por um lado, entretanto sou obrigado a dizer que 80% do que ouvi era o(assim como estão chamando aqui no tópico) 'baixo funk'. Não discordo em relação as comparações com rock e etc pois ambos tiveram seus momentos porem ainda sim não acredito que as coisas tenham sido tão ruins quanto ao que acontece com o funk. Não sou velho nem nada pra ter vivido e ainda lembrar o que houve nessa época do rock e nunca cheguei a ter tanto contato com o RAP.

Motivo? Apesar de ter seus casos eu dificilmente me encontrava na rua ouvindo alguém passando de carro ouvindo isso no volume máximo, nem mesmo nas casas. Já cheguei a viver em um bairro onde tinham vários vizinhos roqueiros e os caras ouviam a música em um volume satisfatório, sabe? Acredito que eu não teria problema algum com o funk se essa galera agisse da mesma forma, coisa que acredito que não vá acontecer.

Nesses momentos que lembro no que a galera geralmente posta no facebook... 'Se não gosta, respeita!'. Mas eu acho até engraçado pois muitas vezes estou em casa estudando, terminando um projeto pra empresa enquanto assisto TV, e então do nada um vizinho sai com o carro, deixa no meio da calçada, abre o porta-malas e deixa tocando funk no volume máximo. E se for reclamar? 'Liberdade' é uma das respostas que dão.

Mas de qualquer forma, que a música seja boa ou ruim, ninguém é obrigado a ouvir a mesma coisa que você. Se formos falar da questão do 'respeito', acredito que ambos lados mereçam e não apenas o lado criticado. Afinal, será que seria necessário exigir respeito caso a pessoa restringisse a música apenas a si própria?

É isso, abraços!
Título: Re:  Funk: a sua opinião!
Enviado por: Lehmure online 24/11/2013 às 22:50
Citação de: King Fire online 24/11/2013 às 17:24
Cara, funk pra mim é um.... LIXO! :aiaiai:
Podem dizer que eu estou exagerando, mas cada um com seus gostos...
Spoiler
(http://weknowmemes.com/wp-content/uploads/2012/01/good-good-let-the-butthurt-flow-through-you.jpg)
[close]
Título: Re: Funk: a sua opinião!
Enviado por: Moon[light] online 24/11/2013 às 22:56
A questão dos caras que ouvem isso em carros de som é um complicador do nosso tempo. Hoje em dia essas coisas são mais fáceis de fazer e temos uma cultura que é cada vez mais ligada à ostentação e à autopropaganda. Se faz de tudo para chamar a atenção (Facebook que o dia). Quando o funk virar só um gênero a mais, se as coisas não estiverem muito diferentes, o próximo "gênero de revoltado" vai fazer algo parecido.
Não estou defendendo essa atitude, entenda. Discordo de quem faz isso e também fico irritado, até porque já rolou até baile funk (for real) na frente da minha casa de madrugada, mas não sei se você pode culpar o gênero por isso. Muita gente faz coisa parecida usando techno e esse tipo de "inferninho" era normal nos anos 80-90, pelo que dizem meus pais.