O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Como escrever uma história-gênero #01 medieval

Iniciado por Destructor537, 01/11/2014 às 16:42

01/11/2014 às 16:42 Última edição: 01/11/2014 às 18:25 por Destructor537
Yo, galera eu estou aqui começando com a minha saga para escrever diversos gêneros de histórias para ajudar aos roteiristas principiantes a escreverem histórias interessantes para seus games ou qualquer outra coisa, e para começar iremos primeiro para o gênero MEDIEVAL  :<3:

1° para quem não sabe medieval é aquele gênero no qual se passa na idade média e com guerreiros, arqueiros, espadachins, camponeses, reis, cavaleiros, templários, etc. E para quem quiser saber mais do assunto basta pesquisar no google "idade média".

2° toda história medieval deve ter: o herói(que afinal luta por um reino o que o torna um mercenário no fim das contas, por isso não é necessário fazer o cara bonzinho demais) os reis(ou rainha sei lá) que se odeiam, o amigo do protagonista, o rival, o real inimigo(provavelmente o rei ou rainha), e talvez(não é nescessário) o grande amor do protagonista.

3° os reis tem que ter motivo para se odiarem, pode ser de ter um cor favorita diferente até dividirem uma paixão(pode ser qualquer merda), o mesmo se aplica ao protagonista e ao rival.

4° uma coisa não necessária mas que adiciona ma história mas que é interessante colocar é qual a ligação do protagonista com um dos reis.
5° no decorrer da história algumas coisas interessantes a acontecer são: o protagonista ou o rival se casar com a paixão(se for o protagonista ele perder o seu amor, se for o rival o protagonista matar o rival e ficar com a paixão) o rival ficar do bem, o amigo ficar do mau, descobrir por que os reis se odeiam, ou qualquer tipo de coisa inesperada.

6° o fim da história pode ser das seguintes formas: um dos reis matar o protagonista ou vice-versa, o protagonista matar os dois reis, o protagonista morto por: o rival, o ex-amigo ou até sua paixão, os reis pararem a batalha, todo mundo morre e o protagonista se salva, ou qualquer coisa do tipo.

Para aqueles que gostaram sábado que vem tem a segunda aula: #02 Fantasia(o único gênero que me considero profissional).Até.

"Minha flecha transpassará todos os meus inimigos"

Cara, você não explicou praticamente nada. O título do tópico é "Como escrever uma história Medieval", você só citou ALGUNS pontos que formam uma história medieval, não ensinou como escrever uma.
...

10/12/2014 às 00:37 #2 Última edição: 10/12/2014 às 00:41 por Dragonfire
[box class=errorbox2]deve ter digitado esse tutorial com o bumbum u.u...
vou lhe explicar como se cria uma estoria medieval cara...

Primeiramente, ignore o insulto a respeito de suas nadegas acima...nao levo muito a serio essas coisas, espero que voce tambem nao...

Agora sobre seus aspectos de uma estoria medieval, alguns sao expressoes deliberadas gliches e outras uma tentativa voraz de fugir deles.

Vamos deixar algo bem claro..ignore o gliche, finja que ele nao existe, pense no que esta em sua mente que pode deixar sua estoria boa e nao tente comparar sua estoria com uma lista sobre coisas para nao fazer feita por criticos boboes, pois o gliche nao e algo ruim nem bom, e apenas algo que muitas estorias tem em comum

Bom..vamos comecar com a estoria medieval.[/box]

Meio/Cenario/Ambiente

Claro que os personagens sao aspectos importantes em uma estoria, mas seria interessante voce criar o meio antes dele...(meio = lugar)

Sim..pode ser 2 reinos brigando entre si por coisas futeis (sqn), ou pode ser algo mais realista, como um grande reino unificado e cheio de problemas internos

Nao e necessario que ocorra uma guerra entre reinos para deixar a estoria bacana, o que deixa ela bacana e a maneira com a qual tudo e integrado

Motivos & Heroismo/Anti-Heroismo

Para se fazer um bom medieval , e imprescindivel que haja sangue, discordia e morte pela espada (como reza a lenda)
porem voce deve dar sentido a essa matanca. Motivos muito comuns sao ouro, posse de terras, conflitos politicos, conspiracao por poder e usurpacao de tronos. Normalmente nao se ve o heroi brigar por essas coisas futeis tipo dinheiro, posses e poder pois ele e um homem de honra (sqn juvenal), ai que esta o plot twist...nem sempre o heroi acaba brigando pelo motivo certo.

Um exemplo disso em Uma Cancao de Gelo e Fogo(Game of Thrones) e o tio Eddard Stark implicando com o regicida, so pq ele tava cansado e sentou no trono do tio robert depois de matar aerys...

Um plot twist nem sempre e algo tomar um rumo diferente, as vezes e mostrar alguma coisa em outro ponto de vista completamente diferente do anterior que seja compreensivel.

O heroismo e algo bonito de se ver em uma estoria medieval porem se tornou um gliche muito dificil de se reciclar, mas nao deixe que isso o faca desistir desse gliche, va em frente pode ser que de certo.
O anti-heroismo se tornou um gliche mais reciclavel e mais apropriado para o genero medieval

Criatividade Genial

antes de tudo, para escrever um bom medieval, voce precisa ter a Criatividade Genial dentro da estoria, isto e...sacadas inteligentes, motivos logicos, estrategias precisas, cenarios bem descritos e situacoes realistas independente do favorecimento/desfavorecimento ao personagem, expanda vastamente a criatividade da est[oria e torne-a genial

Surrealidade Realistica

surrealidade realistica...seria como um limitador na base da surrealidade que torna o medieval bastante empolgante, um exemplo disso em um jogo e a barra de hp do char, apesar dele soltar as porra loca pra mais de 5 lado, ele ainda e um mortal, e pode morrer (como reza a lenda), ou a mana de um cara que arremessa bolas gigantes pegando fogo, pois e..apesar dele soltar as bolas gigantes mortiferas ele tem um limite pra tacar elas. O que eu quero dizer, e que voce nao deve criar algo tao overpower que nao precisa passar por uns mal bocados pra atingir o objetivo principal(Imagine se o Frodo pudesse se teletransportar a la goku)

A Surrealidade Realistica em uma estoria medieval...e que mesmo que o heroi seja um blademaster mito pra caralho a la Axe, ele nao vai sair a la John Carter peitando um exercito inteiro e saindo vivo.

Momento Mitou

Toda estoria bacana tem aquele momento que alguem mita, ultrapassa os limites comuns da treta toda, passa de leve o limite da Surrealidade Realistica, e isto e bom de se fazer uma vez na estoria, porem evitaras fazer isso frequentemente, esse momento mitou seria um plot twist, alguma situacao ruim que todos tem certeza que a bomba ia estourar na mao do personagem, por isso seria bom evitar esse momento mitou mais de uma ou duas vezes, conforme ele se torna frequente, logo perde a emocao

(exemplos de momento mitou> Goku SSJ1 vs Freeza, Gohan SSJ2 vs Cell & Vegeta SSJ2 (xerado por causa do tapa na bulma) vs Bills )


Momento Mito das Galaxias

tem algo bacana de se fazer se voce tiver disposto a sacrificar seu personagem, em meio ao seu momento mitou, ele exalta o limite da surrealidade realistica ate chegar bem perto do limite da zoeira, e em meio a tanta zoeira ele consegue alcancar esse objetivo de dificuldade Master Hardcore e acaba morrendo no processo, dai logo entao tal personagem e martirizado e reconhecido amplamente (exemplo> Tiber Septim/Ysmir/Talos de The Elder Scrolls 1 e 5)

Tocando o Jogador(no bom sentido)

E o que sempre deve ter em qualquer estoria, o toque no jogador/leitor, se a estoria nao tocar ele, que seja na base de perder parente, de dor de cotovelo, de perseguir o amor da vida dele, de viadagem desnecessaria ou qualquer coisa relacionada ao emotivo do jogador/leitor, nao sera uma estoria cativante