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Ruby_Aula 3 .>Enter

Iniciado por Enter, 30/12/2014 às 00:35

30/12/2014 às 00:35 Última edição: 03/01/2015 às 22:48 por Enter
Привет, как дела?. Здравствуй! Спасибо, хорошо
Se for repassar o guia, dê os devidos créditos ao criador: Enter
Dou inicio a esse espaço para uma aula de linguagem Ruby.
Requerimentos:
Ter lido algum livro ou artigos que ensinem a lógica geral de linguagens de programação;
Ter instalado Ruby no seu computador.
Material referência usado para essa aula: Beginning Ruby - Peter Cooper
Mensagem do dia: Um conhecimento complexo é feito de conhecimentos simples.
[box2 class=titlebg title=Lição 3: Métodos]
Aula 2 .>Enter
Aula 3 .>Enter (Você está nela! :clap:)

Nas lições anteriores falamos também sobre atributos - que são características dos objetos de forma individual. Mas tão importante quanto os atributos são os chamados: métodos - que nada mais são do que o comportamento de algo.

Vamos a um enunciado:
"Um programador criou um universo virtual, ele pensa em criar cachorros virtuais que sabem somar e dizer o resultado da soma. Como ele pode implementar essa ideia?"
Resolução:  Primeiramente vamos buscar os conceitos ou substantivos desse código e filtrarmos mentalmente quais são os relevantes para tornarem-se classes nesse código.

Então, pelo que extraímos do enunciado e filtramos por relevância temos que criar as seguintes classes: Animal e Cachorro.
Não foi passado nenhum atributo no enunciado, mas foi passado um comportamento; o cachorro sabe fazer cálculos de soma e é capaz de falar.
Ok e o que é falar? Falar é uma característica(=atributo) na vida real certo? e o comportamento um método. Então, é a mesma visão no código (afinal, você é o criador dessa realidade)


A sintaxe para criar método é:
def nomeDoMétodo
comportamento
end.

Observação: O método deve estar dentro de uma classe, pois, afinal ele é um comportamento de algo.

Ok...Agora vamos 2(="to") "the" "CooÚúLDe"!



Abra o seu irb(Ruby interativo, mais conhecido como "telinha preta do ruby")

digte e tecle enter, para cada linha:
class Animal
end

class Cachorro < Animal
attr_accessor :falar
def somar
puts falar+falar
end
end

esparta = Cachorro.new

Agora vamos atribuir um valor para a variável(=atributo):

esparta.falar = 2

E como especificamos no código falar+falar significará o mesmo que 2+2. Entendeu?
Ok. Agora, vamos executar o método e ver o valor que vai ser retornado:

esparta.somar

vai retornar 4, pois 2+2 = 4.

O que eu preciso saber, até agora?
Ok, é importante que você saiba que classe e objetos, na orientação a objetos, não são a mesma coisa.
imagine as classes como conceitos (palavras no dicionário) e objetos... bem... como eu posso dizer... Você é um objeto! Você é um humano vivo, com água, carne e osso(=atributos). Você, seu cachorro "Hunter" e seu gato "Thunder" são objetos.
e com isso, entanda a relação, "...and be like Water"(Bruce Lee)
         Você é humano. Um ser humano, além de ser você, também é um conceito. É uma classe. Mas você não é uma classe, você é algo que se encaixa em uma classe.
         class Humano
         end
         seuNome = Humano.new
Você tem valores nos atributos, métodos, a classe tem atributos e métodos,mas quem vai ditar os valores é o objeto.
Um objeto é o seu cachorro "Hunter" e ele é preto, rosa... E ele pertence a classe Cachorro (que por sua vez é uma subclasse da classe Animal)...

Observação: subclasse é chamado assim quando há uma classe superior, da qual é herdado todos os dados dessa classe mãe.



In the next episode of the walking Dea...RubY!: Nós vamos conversar sobre parâmetros. E depois disso... Vai ser tempos de level uP na linguagem ruby!

[/box2]
Task:

Treine a criação de métodos com retornos até dominar a sintaxe.