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Inutilizando Hbailidades e itens

Iniciado por Akira!, 14/01/2015 às 10:59

Inutilizando Habilidades e Itens

Fala galera Maker! Tudo certo?
Trago à vocês hoje uma dica bem simples de como
inutilizar certas Habilidades e Itens em determinados
momentos do jogo!
Como Habilidades e Itens podem ser usados também
em Batalha, alguns Sistemas por Eventos podem se
tornar Vilões quando se tem Batalhas durante o jogo!

Mas não se resume apenas em Batalhas, você pode
também inutilizá-los em certas regiões do mapa, terrenos,
status do personagem, % de HP e MP, etc!
O exemplo feito aqui é para Batalhas!
Vai depender do que você quer programar!

Vamos lá

Depois de ter criado sua Habilidade/Skill, crie um Evento Comum,
em processo paralelo ativado por uma Swicth 'X'!
Nos comandos de eventos, na primeira aba, clique em condição, deixe
marcado Adicionar Excessão, na quarta aba clique em Script e
adicione o seguinte código:

Código: ruby:0
SceneManager.scene.is_a?(Scene_Battle)
(Créditos ao Gab! e ao Shiroyasha)
por me ajudarem com esse código!

Observação: Esse código verifica se está havendo alguma
batalha no mapa, para Id de Terrenos, Regiões, etc tem que se usar
outros códigos!

Dentro dessa condição, é só usar o comando Chamar Script na terceira
aba dos comandos de eventos e adicionar o sequinte código:

Para Habilidades:
Código: ruby:0
$data_skills[x].occasion = 3
'X' é o Id da Habilidade no Data Base

Para Itens:
Código: ruby:0
$data_items[x].occasion = 3
'X' é o Id o Item no Data Base

Seu Evento vai estar assim:



O '3' aí em cima, é a ocasião em que o Item/Habilidade
pode ser usado, sendo:
0 = Sempre
1 = Apenas na Batalha
2 = Apenas no Menu
3 = Nunca

Fazendo isso, você evita erros/bugs nos seus sistemas por eventos!

É isso galera!
Espero que seja útil pra alguém!
Qualquer dúvida/erro, favor avisarem!
E se gostaram ou não, comentem aí!
Até!!!