O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

CRM Avalia #2 - Warrior's Ballad: Populus In Discrimine

Iniciado por Misty, 17/12/2012 às 22:48

17/12/2012 às 22:48 Última edição: 14/10/2013 às 09:32 por VincentVII

A Centro RPG Maker está dando a oportunidade para todos aqueles que anseiam por reconhecimento e divulgação para seus projetos. Claro que os projetos avaliados serão escolhidos de acordo com o desenvolvimento do mesmo e se notarmos que o membro criador do projeto esteja trabalhando duro para conseguir, assim como muitos querem, terminar seu projeto e transforma-lo em um jogo.
Lembrando que assim que um membro aceita participar do CRM Avalia seu projeto estará sendo avaliado de acordo com as informações dispostas em seu tópico, e caso haja uma demo (ou o membro decida enviar uma unicamente para a avaliação) ela será jogada para melhor avaliação. Assim como o projeto poderá receber elogios, críticas também podem surgir em meio a avaliação.
O projeto dessa semana é Warrior's Ballad: Populus In Discrimine, e está sendo desenvolvido por [user]RodrigoAijo[/user] com plataforma para o RPG Maker VX Ace e vem demonstrando um crescimento impressionante em seu tempo de desenvolvimento. Sem mais delongas, vamos iniciar a avaliação!

O game procura retratar temas que raramente são encontrados no maker, e diversas vezes nos encontramos em situações similares as que os jovens protagonistas do projeto se encontram. Pobreza, solidão, dificuldades financeiras entre outros temas considerados como "fortes" por muitas pessoas estão presentes no projeto, e deve-se denotar RodrigoAijo conseguiu trabalhar com eles sem que tornassem exagerados, em algum ponto.
Algo que realmente impressiona no projeto é sua parte gráfica que em conjunto de vários recursos e alguns trabalhos gráficos feitos por Rodrigo, conseguem trazer um ar impressionista. Característico com as cores preto e branco, o design do jogo não deixa a desejar em sequer uma parte. Você irá viver a pele de vários personagens e deverá examinar e explorar todo o ambiente do jogo para que possa dar continuidade a história, algo como o próprio criador deixou claro em seu tópico, a ideia do jogo é o jogador apreciar a história, os ambientes, músicas e a atmosfera que engloba todo o mundo de Warrior's Ballad.

[box class=titlebg2]
Enredo
[/box]
O enredo do jogo é uma das partes mais chamativas do jogo, além de ser interessantíssima. No jogo você deverá viver na pele de diversos personagens e assim ir desvendando os mistérios da história de cada um deles, lembrando é claro que cada personagem viverá em um núcleo diferente, ou seja, nada se repete de um personagem para o outro e a história acaba ficando muito mais dinâmica e envolvente do que se fosse uma história somente para ser jogada com o personagem que escolher.
Os temas abordados são mais adultos e deve-se manter a atenção no decorrer do jogo pois a história é complexa e cheia de entrelinhas que se forem perdidas podem causar algum tipo de confusão à frente. Melancólico como deve ser, quase todos os personagens até agora expostos possuem muitos problemas e uma personalidade complicada de se entender, algo que aparentemente não é muito bom para qualquer jogo, já que os personagens devem ser distintos uns dos outros para não causar nenhum tipo de monotonia.

[box class=titlebg2]
Design
[/box]
O design do jogo é algo interessante de se analisar, principalmente pois tudo o que se vê nele passa uma mensagem diferente. Rodrigo soube muito bem transmitir as décadas dos anos 80 e 90, onde o mundo começou a se desenvolver mais tecnologicamente falando, além de ser a época do "Sexo, drogas e Rock N' Roll", e o design do projeto transparece exatamente isso. Claro que o jogo não se passa nessa época, o jogo tem um sistema de datas completamente diferente do nosso "mundo real", porém a ideia de tudo parece ter uma inspiração no que foi citado acima.
Característico com o preto e branco, segundo o autor do jogo o design procura tratar de "psicodelia" e expressionismo. Algo que chama bastante a atenção, é a simplicidade somados à falta de cores expostas que resultam em algo único e muito característico, que fará as pessoas verem e logo de cara assemelharem ao Warrior's Ballad. 

[box class=titlebg2]
Mapeamento
[/box]
O mapeamento é um dos pontos mais fortes, com certeza. Os mapas são estranhamente bonitos e trazem consigo uma beleza que se sobressai diante os demais projetos. Com uma perspectiva diferente da "câmera" do jogo, é possível visualizar os mapas por cima, dando uma perspectiva diferente no ambiente do projeto, além de utilizar recursos lindos para esse feito.
Algo que realmente chama a atenção nesse quesito é a atmosfera que o jogo passa através dos mapas. Drogas, bairros em situações precárias, violência e o vandalismo estão presentes nas ruas de Tipicool, cidade exposta até o momento.
Alguns pontos deixam um pouco a desejar, como por exemplo o posicionamento dos móveis e o tamanho dos interiores, que algumas vezes acabam ficando grandes demais e a escassez dos objetos acaba ficando maior do que deveria ser.

Um exemplo dos mapas
[close]

[box class=titlebg2]
Jogabilidade
[/box]
A jogabilidade de um projeto é algo que deve ser discutido com muita cutela e as ideias devem estar trabalhando em harmônia para que não cause problemas futuramente. No caso de Warrior's Ballad, os sistemas foram desenvolvidos para que o jogo não torne-se um simples "visual novel", afinal de contas o intuito de tudo é a apreciação da história e a exploração dos ambientes.
Um dos sistemas que merecem um reconhecimento, é o sistema de humor que será implantado no projeto. O que seria? De acordo com o que foi descrito no tópico, o sistema irá trabalhar em cima do humor dos personagens, que por sua vez quanto maior, melhor. Caso a barra de humor chegue a 0, o jogo será perdido e você terá que reiniciá-lo, porém, existem diversas maneiras para que essa barra de humor não decresça, como por exemplo conversar com alguém, isso normalmente pode ajudar no humor de seu personagem, mas cuidado, caso suas decisões não agradem seu humor irá diminuir com certeza. Caso você não esteja interessado em se socializar você pode contar com a ajuda de algumas drogas que farão o esse trabalho para você, mas possivelmente elas causarão dependência, lembrando que pode acontecer do personagem não se adequar a droga e só piorar seu humor.
Com os gráficos bonitos não é difícil de se encantar com a ambientação, então, andar sempre será a melhor escolha para desvendar os acontecimentos da história, procurar, vasculhar e conversar é essencial para prosseguir no jogo.

[box class=titlebg2]
Olá, eu sou o Rodrigo!
[/box]
Para conhecermos um pouco mais sobre o Rodrigo, fiz essa entrevista com ele!
Mistyrol
Rodrigo

Quando e como foi que conheceu o RPG Maker?

"Acho que foi em meados de 2009, quando eu estava navegando na internet em busca de novos jogos de simulação. Eu entrei no baixaki e vi aquela categoria para criação de jogos. Foi lá que conheci o RPG Maker XP. Eu nunca gostei dele."

Como maker, você tem algum sonho que deseja realizar no decorrer de sua carreira?

"Lançar Warrior's Ballad e mais uma penca de jogos que tenho e mente."

Sente-se de que maneira para com o seu desenvolvimento com o Warrior's Ballad? Ou seja, acha que está fazendo um bom trabalho?

"Às vezes eu olho para ele e acho que certa coisa está legal, às vezes olho e acho que certa coisa está ruim... Acho que isso continuará durante todo o desenvolvimento, o que seria muito bom. Ultimamente tenho costumado perder o foco nas coisas que estou fazendo para o projeto. Isso deve ser por causa do fim do ano e de todos esses concursos e eventos que acabam me distraindo. Pelo menos espero que o resultado seja aceitável."

Como é sua relação com os membros da comunidade?

"É estranha... Eu gosto de quase todos daqui. Ainda tem pouco, né? Hum... "

Que tal fazermos um jogo de respostas rápidas? Vamos começar! Qual a sua engine favorita?

"RPG Maker VX Ace."

Área maker que atua?

"Todas, menos Scripts."

Área que possui mais dificuldade?

"Programação por eventos."

Jogo favorito (seja ele no maker ou não)?

"Final Fantasy IX"

Para finalizar, o que teria à dizer para os membros da comunidade? Uma mensagem que deixaria para eles!

"Leia menos livros e jogue mais video games. Nunca tenha medo de apresentar suas ideias para um público, seja sempre você mesmo. Jogue um jogo que gosta e faça outro melhor."

[box class=titlebg2]
Considerações Finais
[/box]
O jogo também promete ter uma trilha sonora totalmente original composta pelo próprio Rodrigo, em geral contém vários subgêneros da música eletronica, incluindo Synthpop, Experimental Electronic, Ambient, Krautrock, Electro, IDM e volta e meia até uma leve pegada de elementos de noise irá tocar.
Não é nenhum segredo que Warrior's Ballad será um grande sucesso e tem um caminho longo a seguir pela frente, mas com as habilidades de Rodrigo isso não será problema, afinal de contas, o projeto já é vencedor de diversos concursos e não para de ser indicado para outros. Deve-se dizer que é curioso o motivo da escolha desses temas mais fortes, afinal de contas não é algo muito "comum" de se encontrar, vamos esperar para ver no que vai dar!
A seguir, alguns comentários de fãs do projeto:

"Belo projeto camarada! Queria parabenizar não somente pela bela combinação de artes visuais com sonoras, mas também pela bela sintonia do design do projeto. Gosto muito dessa área, então aprendi a avaliar bastante sobre isso. Ficou muito bem harmonizado os climas, tanto do jogo unido à logomarca, quanto do tópico unido ao objetivo do jogo. Boa sorte com a conclusão dele, terá muito trabalho pela frente. Terá também muitos obstáculos, mas lembre-se : mar calmo nunca fez bom marinheiro!" - [user]Pozinhofan[/user]

"Com a maior certeza do mundo, este é dos melhores games feitos em rpg maker que eu já vi.
Os gráficos, a história e os sistemas, não irei dizer tudo porque não foi apresentada uma amostra muito concreta das músicas do jogo, mas sei que já que é você que está criando elas ficarão ótimas cara.
" - [user]riepermaster[/user]

"Confeço-lhes que foi um desafio ser imparcial na avaliação desse projeto, afinal de contas é tudo tão bonito que é difícil de não ficar elogiando o tempo todo sem que não pareça "puxa saquismo".
Gostei muito do ambiente do projeto, esses temas são interessantíssimos e realmente me interessam, me fazem pensar os motivos que o autor escolheu e realmente me prendem de maneira inexplicável.
Finalizando, espero muito desse projeto e do criador, desejo muito sucesso e cada vez mais conquistas na vida do Rodrigo! Boa sorte, meu amigo!
" - [user]Mistyrol[/user]

Wow, grande matéria, Misty! Acabei de ler ela e fiquei impressionado. Eu não conhecia o projeto do Rodrigo, mas com certeza darei uma passada lá quando eu estiver com mais tempo. O Rodrigo é um ótimo designer e um ótimo sonoplasta. Já pude ouvir algumas das suas composições, bem como tive a honra te der uma logo feita por ele para um antigo projeto. Não conhecia o lado mapper dele. Gostei do que vi. O tileset também é bem bonito e contribui para o ar Cyberpunk. A entrevista também ficou show de bola!

Parabéns pelo preview, Misty! Ficou demais! *-*

Um grande abraço,

Kazuyashi.

Vou ser sincero, é um tipo de projeto que eu curto muito no maker, porque eu simplesmente adoro os projetos que saem daquele estilo medieval e clássico, nada contra quem faz, eu gosto também, mas por projetos que fazem toda a ambientação diferente da comum eu curto muito :], parabéns pela matéria e parabéns ao Rodrigo pelo belo projeto.

Citação de: Kazuyashi online 17/12/2012 às 23:13
Wow, grande matéria, Misty! Acabei de ler ela e fiquei impressionado. Eu não conhecia o projeto do Rodrigo, mas com certeza darei uma passada lá quando eu estiver com mais tempo. O Rodrigo é um ótimo designer e um ótimo sonoplasta. Já pude ouvir algumas das suas composições, bem como tive a honra te der uma logo feita por ele para um antigo projeto. Não conhecia o lado mapper dele. Gostei do que vi. O tileset também é bem bonito e contribui para o ar Cyberpunk. A entrevista também ficou show de bola!

Parabéns pelo preview, Misty! Ficou demais! *-*

Um grande abraço,

Kazuyashi.

Muito obrigado Kazu! Sim, o Warrior's Ballad é um dos melhores projetos da atualidade, e não poderia ser pior né, já que o Rodrigo também é um dos melhores makers que eu conheço.
Mais uma vez, obrigado! E aguarde pela próxima matéria!  :blink:

Citação de: Raizen online 18/12/2012 às 13:48
Vou ser sincero, é um tipo de projeto que eu curto muito no maker, porque eu simplesmente adoro os projetos que saem daquele estilo medieval e clássico, nada contra quem faz, eu gosto também, mas por projetos que fazem toda a ambientação diferente da comum eu curto muito :], parabéns pela matéria e parabéns ao Rodrigo pelo belo projeto.

Pai! Com certeza, já está meio passado esses temas medieval e clássico, eu também gosto, mas dar uma inovada de vez em quando não faz mal a ninguém, não é mesmo?
Obrigado, e também fique no aguardo! u.u

Gostei muito da avaliação do projeto, o descreve muito bem pois, segundo minha opinião, é um dos maiores projetos da atualidade. Parabéns pela ótima entrevista, Misty e, mais ainda, ao Rodrio por estar fazendo um game de qualidade destes.

Ótima iniciativa!
Eu não conhecia Warrior's Ballad: Populus In Discrimine, e pela análise e pelos comentários anteriores parece ser bem promissor.
Espero que o projeto vá para frente, já que há muita falta de projetos de qualidade ultimamente.

Muito obrigado pessoal.
É ótimo que pessoas possam conhecer o projeto através da avaliação, acreditem, vale a pena conferir o tópico!  :XD: