O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Digital Painting (ou sei lá o nome disso) ou Pixel Art nas Big Faces?

Iniciado por Lucas Leite, 03/04/2015 às 04:31

Como diz o título do tópico, estou em dúvida quanto ao tipo de arte que devo usar nas big faces de meu projetos (e na tela de título, e em todas as pictures que eu utilizar para as "cutscenes" etc). Inicialmente, tentei pixel art, mas as imagens de 320x380 pixels estavam dando muito trabalho e eu ainda nem terminei o antialiasing da primeira big face que fiz.

Há cerca de uma hora, resolvi refazer a tal big face no aplicativo MyPaint, cujo foco é digital painting. Eu admito, sou tão incompetente com digital painting quanto com pixel art (de fato, nem sei se o que fiz pode ser chamado de digital painting), mas mesmo assim o resultado saiu tão regular quanto a PA e levou apenas uma fração do tempo para fazer.

Sem mais paredes de texto, eis uma imagem com as duas big faces para comparação:

Eu ainda preciso "ajeitar" ambas as imagens (sombras em ambas, antialiasing na PA), mas acho que isso já é suficiente para ter uma referência de qual estilo é melhor. Sinceramente, prefiro a digital painting (direita), mas queria ler a opinião de vocês. Observem que, embora eu reconheça que há muito o que melhorar, a digital painting em seu estado atual é melhor que consigo fazer. Eu ainda preciso adquirir muito mais experiência antes de conseguir melhorar meus gráficos.

Também aproveito para dizer que estou disposto a trocar um rim por uma mesa digitalizadora.

Bom, isso vai depender de um ou mais fatores; Estilo e visual agradável.
Afinal, o jogo é seu, se você preferir utilizar PA para suas big faces, que assim seja.
Ou, se você prefere usar Arte Digital por que achará melhor/mais fácil, também é decisão sua.

Big faces em pixel art não é algo que se vê em projetos na esquina, porém. Pessoalmente, eu preferiria que você mantenha o estilo das big faces em PA por serem mais únicas mesmo.
Mas se continuar fazendo as big faces no MyPaint, recomendo que continue treinando, mesmo sem usar PA, o estilo dos seus personagens (como eu vi no tópico dos screenshots), por alguma razão, me lembrou Monkey Island da Lucas Arts. Eu duvido que você não tenha jogado antes, heh.

Eu achei levemente melhor ela desenhada, mas ainda assim passível de melhoras.
Como o carinha disse, tu deve usar a que melhor convier, e independentemente da
escolha, ao meu ver vai precisar de mais treino. Mesmo o desenho ficando melhor,
seria bom dar uma melhorada no corpo do personagem. Se as linhas ficarem menos
trêmulas, melhor ainda.

@SantannaCL: Sim, eu joguei alguns adventures da LucasArts, inclusive Monkey Island. Inicialmente, eu tentei fazer algo mais próximo do DC Animated Universe (principalmente as primeiras temporadas de Batman: The Animated Series), mas acabei exagerando um pouco nos traços, lembrei de Sam & Max: Hit the Road e resolvi manter os exageros.

@King Gerar: Eu vou tentar melhorar à medida que trabalho em meu projeto. Anatomia não chega a ser um bicho de sete cabeças para mim, mas quando eu tento misturar anatomia com perspectiva, a coisa complica. E as linhas tortas são mais pelo fato de eu estar usando o mouse para desenhar.

Em todo caso, eu acredito que eu ainda consiga melhorar antes de o meu projeto estar completo. Até o momento, só desenhei as big faces básicas de três personagens. Ainda preciso desenhar as big faces do quarto personagem e dos NPCs, bem como as expressões faciais de todos eles e as pictures que pretendo utilizar. Falta de oportunidade para praticar não vai ser um problema.