O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

-x-

Iniciado por TheNewSon, 11/04/2015 às 11:21

17/04/2017 às 12:04 #15 Última edição: 17/04/2017 às 12:07 por Denver
FenixVoltz
Você não fez nada de errado, é que eu precisei fazer certas coisas para controlar o fluxo do jogo, senão o jogador já poderia fazer todos os enigmas logo no início e o enredo se perderia, entende? Mas eu acabei de atualizar a seção de ajuda com várias dicas, inclusive para o seu "problema" que muita gente também comentava na finada MRM, hehehe! Boa sorte!

dodoop
Agradeço o elogio! Realmente, design é o meu ponto fraco, mas pretendo melhorar isso nos meus próximos projetos. A versão atual já pode ser considerada a final, apenas não é a definitiva porque eu quero colocar mais alguns "extras". O jogo principal está completíssimo.

ATUALIZAÇÃO:
Atualizei o tópico com várias dicas na seção "Ajuda" e criei a nova seção "Extras". Aproveitando, fico feliz que o tópico aqui na CRM esteja ganhando movimento e que o meu jogo não tenha caído no completo esquecimento, hehehe! Agradeço de coração a todos os interessados! S2

19/04/2017 às 00:11 #16 Última edição: 19/04/2017 às 02:16 por FenixVoltz
Eu voltei a jogar  e vou te contar o que aconteceu, eu fiz passo a passo o de como fechar com o final A, ao chegar na cena que  o Albert elimina o Doppelganger, depois da conversa que ele tem com o danny e ouve um barulho de tremor e começa a correr falando não é possível, logo apos a fala do Danny "Espere Albert" O jogo trava ai  :o: não da continuidade  tanto o albert quanto o danny ficam imoveis.
E vou falar um pouco melhor do que eu achei do jogo ate agora

Pontos Positivos

  • Trilha Sonora Magnifica isso eu não tenho como negar, todas as musicas do jogo são bem feitas (principalmente do silent hill) e não só a musica como efeitos e sons e semelhantes
  • O clima do jogo foi bem construído, eu consigo sentir que estou em um jogo de terror você soube criar essa atmosfera
  • A história do jogo é bem intrigante e misteriosa ela te prende em querer jogar mais e mais

Pontos Negativos

  • Eu achei que a forma que determina que final eu irei ter um tanto quanto injusta!, por que as escolhas de diálogos que temos não são impactantes para mudar o destino do Danny, ainda mais que iria responder o mais próximo de minha personalidade então acho errado ter uma resposta certa e outra não, ainda mais quando não sabemos qual é a certa (Se não olhar suas dicas do tópico) uma coisa é ter escolhas bem importantes, como algo que possa determinar a vida de alguém, trancar algum personagem importante da historia em um quarto, ou deixar de acompanhar alguém, ai sim concordo que são decisões que mudam meu destino. Agora aquela cena do quarto da laura que o Danny esta  tendo um dialogo com os próprios pensamentos é um tanto quanto besta!

  • Isso já é algo pessoal meu nada que mude a experiencia de fato do jogo mas eu particularmente não gostei do charset da criatura que nos persegue inicialmente, sei la e muito Capiroto kkk podia ser algo mais a sombroso mais criativo que fosse uma propaganda para ti como o nemesis e cabeça de piramide são mas como disse e algo pessoal da minha opinião
  • Outra coisa que é opinião minha, vale ressaltar que eu acho os diálogos em geral do jogo lenta!, eu ate entendo que na trama principal possa ser lento por que como um Maker eu entendo que isso da mais intensidade ao mistério na cena em questão e na narrativa, mas desmotiva eu ficar procurando itens em cada parte do comodo  com as mesmas mensagens e de forma bem lenta
  • Os quartos de hospedes embora você tenha dado pequenas particularidades nelas como mudar sprite da cama e semelhantes, eu achei que podia ser melhor, eu  sinto como se tivesse sido CTRL C e CTRL V,  você podia ter feito elas de forma diferente, mesmo que chegue falar um contra argumento falando que uma arquitetura da casa e bla bla tem que ser assim,  ok! eu posso ate aceitar que o formato do quarto é o mesmo, mas o local da cama mesas e cia podiam ter sido posicionadas em locais diferentes, nada que um decorador não resolva kkk
  • E por fim o bug que me impediu de continuar no jogo, já é auto explicativo

PS: embora eu tenha  falado muitos pontos negativos não se reprima, por que o jogo está muito bem feito, tudo o que falei ai são apenas opiniões do que eu achei que possa melhorar, os únicos pontos negativos que realmente estão pesando que interfere na experiencia de Jogatina é Justamente o Ponto 1 (Finais) e Ponto 5(Bug) que está na cara né kkk, espero correção

FenixVoltz
Puts, me desculpa por isso, cara... Eu costumo testar o jogo de cabo a rabo antes de lançar, mas como eu resolvi lançar essa versão nova de última hora, acabei não testando, até porque eu também julguei que não fosse necessário testar todo o jogo de novo, já que vários jogadores estavam conseguindo fazer todos os finais sem problemas . Mas pode deixar que ainda hoje eu vou começar a testar tudo de novo! Muito obrigado por reportar!

Muito obrigado também pela crítica! Muita coisa no jogo a princípio me pareceu uma boa ideia, mas agora já não parece mais... Apesar de ter muito jogo profissional que também coloca condições pra lá de bobas pra conseguir finais diferentes (veja Silent Hill 2 como exemplo), no final das contas eu também não fiquei satisfeito com o que fiz, pelo menos nessa parte. Ainda assim, confesso que eu tenho um certo orgulho desse projeto, hehehe!

Enfim, hoje ou no máximo amanhã eu prometo que testo o jogo do início ao fim com todos os finais e corrijo tudo o que tiver para corrigir, ou pelo menos tudo o que eu conseguir encontrar, hehehe! Espero que isso não tenha de desanimado! Até mais e muito obrigado de novo!

Citação de: Denver online 19/04/2017 às 09:01
FenixVoltz
Puts, me desculpa por isso, cara... Eu costumo testar o jogo de cabo a rabo antes de lançar, mas como eu resolvi lançar essa versão nova de última hora, acabei não testando, até porque eu também julguei que não fosse necessário testar todo o jogo de novo, já que vários jogadores estavam conseguindo fazer todos os finais sem problemas . Mas pode deixar que ainda hoje eu vou começar a testar tudo de novo! Muito obrigado por reportar!

Muito obrigado também pela crítica! Muita coisa no jogo a princípio me pareceu uma boa ideia, mas agora já não parece mais... Apesar de ter muito jogo profissional que também coloca condições pra lá de bobas pra conseguir finais diferentes (veja Silent Hill 2 como exemplo), no final das contas eu também não fiquei satisfeito com o que fiz, pelo menos nessa parte. Ainda assim, confesso que eu tenho um certo orgulho desse projeto, hehehe!

Enfim, hoje ou no máximo amanhã eu prometo que testo o jogo do início ao fim com todos os finais e corrijo tudo o que tiver para corrigir, ou pelo menos tudo o que eu conseguir encontrar, hehehe! Espero que isso não tenha de desanimado! Até mais e muito obrigado de novo!

Não se preocupe que eu não desanimei até por que é super normal que bugs assim aconteçam, espero a correção  :wow:

ATUALIZAÇÃO:
Lancei a versão semifinal 2.1 para corrigir um problema que fazia o jogo travar em uma parte essencial. Quem baixou a 2.0, por favor substitua pela 2.1 ou não conseguirá avançar muito no jogo. Lamento a inconveniência!

Outro bug encontrado.. as anotações do mestre ao pegar peça do rei, não é possível lê-lo...

21/04/2017 às 09:26 #21 Última edição: 22/04/2017 às 11:14 por Denver
Argh... isso que dá ficar mexendo no jogo depois que já está tudo pronto! Tanto esse quanto o bug anterior aconteceram na mesma parte (cena no subsolo), que eu precisei alterar um pouco por causa do "modo cinema". O primeiro bug aconteceu só porque o evento do demônio do espelho não estava com a opção "atravessar" marcada, e esse segundo bug aconteceu porque algumas switches e variáveis relativas à perseguição não foram desligadas por causa de uma maldita condição que eu esqueci de alterar depois que eu criei o "modo cinema"; ou seja, o jogo "pensa" que você ainda está sendo perseguido e por isso não deixa você ler as anotações ou qualquer outro arquivo, entre outras coisas como examinar o cenário. Não era nem pra você ter conseguido pegar as anotações, hahaha!

Enfim, eu já corrigi aqui mas não vou lançar outra versão agora, o processo é muito cansativo (encriptação, upload, atualização dos links em todos os sites que o jogo foi divulgado, etc) e eu tenho muita coisa da faculdade para fazer nesse fim de semana. Olhe, faça o seguinte: continue jogando, porque eu acho que isso não vai te impedir de conseguir os outros finais (senão eu não teria conseguido, já que eu testei todos os finais do início ao fim). Ou se você quiser, me passe só os arquivos save e config que eu arrumo e te devolvo para você continuar o jogo sem problemas. Mas é certeza quase absoluta que em algum ponto esse bug vai sumir. Desculpa de novo por isso!

ATUALIZAÇÃO:
Lancei a versão semifinal 2.2 para corrigir mais um problema que não encerrava corretamente uma perseguição e restringia as ações do jogador pelo resto do jogo! Mais uma vez, quem baixou a 2.1, por favor substitua pela 2.2. Lamento de verdade!!

O jogo parece muito legal! vou jogar(Ver gameplay no you tube rsrsrs)

Mano, eu pensei muito antes de jogar o seu jogo  :rickas:, e acabei jogando, e me arrependi  :'-':, não porque ele é ruim, justamente pelo contrário, FOI O MELHOR JOGO DE TERROR QUE EU JÁ JOGUEI, tu conseguiu fazer um jogo de terror no maker que arrepia até os pelos do @# mano,  eu to sozinho em casa, essa musiquinha com esse grunido tava me dando um cagaço, mas o jogo é tão bom que a curiosidade tava superando o medo, todos os eventos muito bem montados, os mapas simples mas caprichados, parabéns mesmo cara  :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:, ta MUITO PHODA!

Edit: Essa Maria é uma desgraçada memo!!
Meu Projeto(Vx Ace) - Confira :)




Team History Book
Espero que goste do jogo! Mas já aviso que nos vídeos de gameplay o pessoal não conseguiu ir muito longe não, hehehe!

RaphMachado
Nossa, que susto que eu levei quando comecei a ler o seu comentário, hahaha! Muito obrigado pelos elogios, espero que você consiga terminar o jogo sem problemas!  :)
(PS: Tadinha da Maria...  :v )

15/11/2018 às 17:31 #26 Última edição: 28/11/2018 às 10:06 por TheNewSon
A quem estiver interessado (sinônimo de ninguém):
Um bom tempo atrás, eu deletei incontáveis contas web afora - o que inclui Imgur, MediaFire, 4Shared, Mega, etc. - e se eu ainda tenho esta conta aqui no fórum, foi porque o King Gerar me recusou um favor aqui eles não deletam contas. O motivo não importa, mas por causa disso, este e muitos outros tópicos se tornaram praticamente inúteis. E mimimi e blablablá...

Bem, sobre o jogo... apesar de estar completo, eu pretendia adicionar mais coisas, mas desisti dessa ideia faz tempo; vou deixar o jogo do jeito que está. Até porque eu estou com um novo projeto em mente agora (descrevi as ideias neste tópico). Mas acho que já passou da hora de atualizar este tópico aqui, que está em coma e sem links ativos há muitos meses! Mas, err... estou com muita preguiça de fazer isso agora, então vou apenas atualizar o link de download pelo MediaFire para quem estiver interessado em conhecer o meu primeiro joguinho. Espero que gostem! :)


26/11/2018 às 11:15 #27 Última edição: 26/11/2018 às 11:20 por TheNewSon
Liber Spiritus ganhou uma avaliação no quadro Projeto da Semana! E ganhou um Rank D...  :T.T:  mas foi merecido. Seja como for, eu gostaria de responder alguns pontos da avaliação:

Spoiler
Sobre o enredo:
Na verdade, a data tem importância para o enredo! O que aconteceu só poderia ter acontecido naquele dia. Para o jogador, pode ter sido um detalhe sem nenhuma importância, mas para mim teve bastante - até porque eu gosto de criar uma "cronologia de acontecimentos" para poder me situar melhor, principalmente na hora de escrever os diários dos personagens. Teve muita coisa que acabou não sendo incluída no jogo, mas que para mim continua sendo importante, porque na minha mente dá mais sentido às coisas que aconteceram no jogo.

Sobre os personagens:
A minha intenção era que a presença da "caixa de nome" separasse os diálogos "falados" do resto dos diálogos, mas acho que não deu muito certo. Welp, vivendo e aprendendo...

Sobre o mapeamento:
Eu admito: minha habilidade de mapear é risível, hehehe! Mas você está certo de supor que os espaços vazios foram deixados de propósito por necessidade: nos corredores, por exemplo, eu defini uma altura/largura mínima de 3 tiles, porque com 2 tiles já se tornava praticamente impossível de dar olé nos perseguidores. Nos demais cômodos, eu precisava dar ao jogador a chance de escapar caso ele não conseguisse se esconder com sucesso - ainda mais da "dupla de perseguidores". Além disso, meu TOC me obrigou a construir a mansão com extrema precisão de tiles: não consigo construir uma casa que tenha 5 tiles por fora, e 10 tiles por dentro (veja mapa abaixo).

Spoiler
-
[close]

Sobre a interface:
Como assim não há menu de itens!? Hahaha! Há sim um menu de itens que pode ser aberto como se fosse o menu padrão do RMXP! O motivo do menu de itens estar separado do menu de saída é porque eu só precisava desses dois menus no jogo, mas achei feio demais reduzir o menu padrão do RMXP a essas duas opções, então assimilei esses dois menus a duas teclas diferentes. E o fundo da imagem do personagem muda de cor: azul se ele está seguro, vermelho se está sendo perseguido. Tudo isso estava no tutorial, mas se você não o leu por completo, não te culpo... Obrigar o jogador a ler 10 páginas de tutorial logo no começo do jogo é pedir para ser odiado (Ciclope que o diga).

Sobre a trilha sonora:
Na verdade, eu reduzi o peso das músicas usando o "MP3 Quality Modifier"... Acredite, estava beeem mais pesado antes! Mas não vou mentir: eu me considerava satisfeito com o peso do jogo na época. Hoje em dia, não me considero mais... e isso, em grande parte, é culpa sua, Corvo.

Sobre a nota geral:
Sim, infelizmente a tela de loading foi necessária, por causa do velho script de "Lampião Customizável" do Madajuv... E o fato de todo o RTP estar incluso no jogo, foi porque, na época, o tutorial que eu li deu a entender que isso deveria ser feito para que os jogadores não precisassem instalar o RTP para poder jogar (por isso tem mid e mp3 misturados). Eu acreditava que o executável do jogo buscava esses arquivos, independentemente de serem usados ou não. Hoje sei que não é o caso, e a primeira coisa que eu faço quando crio um novo projeto é desvincular completamente o RTP do jogo, para colocar na pasta apenas o que realmente for usado.

Considerações finais:
Lá em 2015, quando eu estava perto de lançar o jogo, não estava muito satisfeito. Eu estava feliz com a história, feliz com os personagens, feliz com muita coisa, mas eu sentia que ainda dava para melhorar muito! Contudo, mesmo naquela época, eu já tinha percebido que por mais que eu melhorasse algumas coisas, sempre seria possível melhorar ainda mais, só que se eu caísse nesse ciclo, não lançaria o jogo nunca. Por isso, lancei o jogo do jeito que estava. Acho que por mais que a gente leia, nada nos dá mais conhecimento do que efetivamente criar e concluir um jogo. A gente vê o que fez de errado, o que poderia ser melhor, o que não deveria nem ter sido incluído no jogo... e também temos o precioso feedback dos jogadores! Acho que não precisamos criar e recriar e recriar o mesmo jogo para melhorarmos; basta criar um jogo, aprender com o que foi feito e seguir adiante com um novo jogo. Porém, se algum dia eu fizer um remake desse jogo, pode acreditar que essa avaliação, bem como o feedback que eu tive de todos aqueles que se dispuseram a jogar o meu primeiro joguinho, vão contribuir bastante para que seja um jogo bem melhor do que esse.

Muito obrigado!  :ok:
[close]

zerei esses dias com final B e A.
primeiro jogo de rpg maker que levei susto.  nota 10   :clap:

28/11/2018 às 17:06 #29 Última edição: 28/11/2018 às 17:07 por TheNewSon
darkson22
Fico muito feliz que tenha gostado, mas... jura que você conseguiu os finais "B" e "A"!? São os mais difíceis, o "A" é quase impossível sem um detonado!! Duvido que tenha conseguido mesmo, hahaha!! Print ou não existe.  xD