O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Sistema de movimento por pixels com recursos legais

Iniciado por Hudell, 04/05/2015 às 09:44

04/05/2015 às 09:44 Última edição: 20/01/2017 às 09:23 por King Gerar
Orange Movement

Compativel com: RMVXA
Compatibilidade: média
Facilidade de uso: fácil
Lag gerado: desprezível

[box class=titlebg]
Condições de Uso
[/box]
Você pode usar este script em qualquer tipo de projeto.

[box class=titlebg]
Para que serve o script
[/box]

Este script modifica a movimentação do personagem, adicionando várias novas possibilidades. São elas:

1) Movimento por pixels.
Para fazer o personagem dar passos menores, basta usar a configuração Tile_Sections, que indica em quantos pedaços o tile deverá ser quebrado (quebrando em 2 pedaços, o personagem vai caminhar 16px, quebrando em 4, ele vai caminhar 8px a cada passo e assim por diante). Se deixarem com 1 pedaço, o movimento por pixels não será ativado e o personagem continuará andando um tile inteiro.

2) Movimento diagonal. Não precisa de nenhuma configuração, funciona por padrão.

3) Pular por cima de pequenos obstáculos do tileset automaticamente.

Tem várias formas diferentes de configurar esse recurso. Vocês podem deixar o script decidir quando pode ou não pular, ou podem usar uma região do rpg maker para marcar quais tiles podem ser pulados.

Você pode configurar se quer que o jogador pule apenas se estiver correndo ou não. Pode desabilitar o recurso quando tiver mais personagens na party (ainda não testei se os followers se perdem quando o jogador pula). E também pode configurar um efeito sonoro para tocar sempre que o jogador pular.

4) Pular por cima de eventos automaticamente.

Por enquanto não dá pra configurar os eventos, apenas ativar para todos ou desativar para todos. Em breve vou colocar configurações para melhorar isso.

5) Deixar o jogador cair de barrancos (estilo pokémon).

Basta configurar os barrancos com uma região indicando em qual direção o jogador pode cair.


6) Desviar de objetos automaticamente.

Se o jogador fica segurando a seta para cima e tem um evento ou alguma coisa no tile impedindo a passagem, o personagem vai automaticamente caminhar para esquerda ou direita para desviar desse objeto e seguir andando para cima. Mesma coisa para todas as outras direções.

Essa função tem três configurações:
a)Distância máxima que o personagem pode caminhar em outra direção, em tiles. Colocando um valor alto, o personagem pode até desviar de casas inteiras sem que o jogador precise mudar o botão.

b)Se o script deve mudar a direção do personagem ou não

c)Se o script deve desviar automaticamente somente quando o personagem está correndo ou sempre.

As duas últimas só tem efeito se a distância que o personagem precisa andar é maior que um passo, pois quando um passo para o lado é suficiente, ele apenas caminha diagonalmente.


[box class=titlebg]
Vídeo
[/box]

[box class=titlebg]
Download e Script
[/box]

[box class=titlebg]
Créditos e Avisos
[/box]
Criador: Hudell
Confira meu jogo inspirado na série Harvest Moon:
Fantasy Farming - Orange Season

Muito bom, parabéns.
Espaço RPG Maker
  (clique na imagem abaixo)

Obrigado :)

Já atualizei o script com sete novas opções de configuração, todas relacionadas com a função de desviar de objetos.
Confira meu jogo inspirado na série Harvest Moon:
Fantasy Farming - Orange Season

Atualizei novamente com algumas correções.

Estou pensando em implementar colisão por pixel também, mas estou passando para perguntar se alguém tem interesse nisso antes de eu começar.
Confira meu jogo inspirado na série Harvest Moon:
Fantasy Farming - Orange Season

Bem legal o Script, bem mais facil de usar que o do Victor Sant e mais avançado e util que o do Khas.
Valeu por dispor.

Valeu :)



Eu fiz uma grande atualização do script agora, com muito mais opções:


  • Opção de configurar o tamanho do jogador. Agora vocês podem usar um jogador maior ou menor que o padrão e o meu script fará com que as colisões e os eventos sejam disparados corretamente.
  • Opção para determinar se, caso o jogador esteja em cima de dois ou mais eventos diferentes, o script deve disparar todos ou apenas o primeiro que encontrar.
  • Melhorei a movimentação dos seguidores.
  • Melhorei a movimentação do personagem quando é utilizado o comando de "mover personagem"
  • Opção para desabilitar o movimento diagonal
  • Opção para habilitar e desabilitar o script utilizando um switch.
  • Várias correções menores.
Em breve vou fazer um demo para mostrar tudo funcionando.
Confira meu jogo inspirado na série Harvest Moon:
Fantasy Farming - Orange Season

Atualizando o post pra falar de alguns recursos novos no script:

* Adicionei uma opção para configurar a passabilidade dos tiles usando regiões
* Corrigido um problema onde eventos podiam caminhar por cima do jogador
* Coloquei opção para que quando o jogador esteja de frente para dois eventos e configurado para disparar apenas um evento de cada vez, ele ignore o primeiro evento se este estiver em branco, disparando o segundo diretamente.
* Criei um patch de compatibilidade com o XAS (aqui: https://github.com/Hudell/scripts/tree/master/standalone/movement/compatibility)
* Fiz uma alteração para permitir que o jogador consiga sair de cima de eventos impassáveis se ele de alguma forma for parar lá. (Ex: ao soltar uma bomba com o XAS).
Confira meu jogo inspirado na série Harvest Moon:
Fantasy Farming - Orange Season